Como escolher o tamanho do quadro de sua bike

Veja como é medido e qual o tamanho do quadro ideal para você

  
  
Caminho dol Sol

A escolha do tamanho do quadro de uma bicicleta é fundamental para sua postura, conforto e desempenho. Caso esteja usando um tamanho errado poderá lhe trazer um grande desconforto, dores no corpo e certamente a pedalada não será prazerosa. Apesar disso parecer óbvio é muito comum ver pessoas pedalando com bikes de tamanho inadequado ou simplesmente com os ajustes errados, por exemplo, altura do selim (banco).

Bem, mas hoje vamos tratar apenas do tamanho do quadro e numa futura matéria falaremos de todos os ajustes de uma bike.
Para as bikes rígidas/hard tail, o quadro é apresentado em polegadas. Essa altura é medida do centro do movimento central (pedivela) até o centro do tubo horizontal (onde ele cruza com o tubo vertical). Algumas bikes trazem o tamanho impresso no próprio quadro. Para adultos a numeração esta na faixa de 16” à 22”.

Não existe uma relação direta entre estatura x tamanho do quadro e a melhor forma de saber é medindo a altura do seu cavalo. Nas lojas especializadas existe uma escala que traduz a altura do cavalo ao tamanho adequado.

Uma vez escolhido o quadro você deve ajustar a altura do selim para que o pedalar seja confortável. Quanto estiver pedalando deixe o peito do pé apoiando no pedal e nunca o meio do pé, pois é nesta posição que se tem maior força e o menor desgaste muscular.

Pé na posição errada
Pé na posição correta

Com a perna na parte mais baixa do pedal (alongada) o joelho deve ficar levemente flexionado. Ou seja, não pode esticar a ponto de sentir que irá perder o apoio e nem deixá-lo curvado em excesso. A posição ideal só virá com a prática, mas fique atento à sua posição para sempre melhorá-la.

Joelho muito dobrado
Joelho flexionado corretamente

Para as bikes full suspension o tamanho do quadro é medido em P, M, G. Uma vez que justamente devido ao trabalho da suspensão a altura do quadro varia. Mas o princípio para a escolha é o mesmo – a altura do cavalo.

Uma vez escolhido o quadro e com a altura do selim devidamente ajustado, pode ser que guidom fique muito próximo ou longe demais. Para isso você poderá ajustar (trocar)a mesa, peça que conecta o guidom ao quadro. Além da distância ela também ajusta a altura do guidom. Vamos voltar a falar da mesa mais profundamente em outra matéria.

Mesa - regula a altura e distância do guidom em relação ao quadro

Vale lembrar que o quadro é o componente mais caro da bike e deve ser escolhido com muita calma. Vale a pena andar com bikes de amigos para testar antes de escolher o seu.

Aqui falamos de alguns ajustes básicos que podem ser feitos em casa mesmo. Mas o idel é fazer um bike fit, onde um profissional irá avaliar uma série de fatores e "customizar" sua bike às suas necessidades. Veja minha outra matéria sobre o bike fit.

Autor

Adilson Moralez

Adilson Moralez
www.ecofotos.com.br
adilson@ecofotos.com.br

  
  

Publicado por em

Ciro Giordano

Ciro Giordano

11/4/2013 13:01:37
Adilson..legal ter descobreto vç! Estou voltando ao pedal depois de 20 anos. Fui comprar uma bike, experimentei algumas caloi, mas gostei mesmo da diamond back. Vç conhece esta marca? Posso comprar sem medo, no caso há quadro de 18" e 20", o que acha mais adequado para mim (altura 1,79). Grato, abç.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Ciro Pra ser sincero não conheço essa marca, mas pelo que vi no site me parece interessante. Mas como não sei o modelo que está vendo e nem qual o objetivo de uso da bike fica difícil opinar. Quanto ao tamanho do quadro, minha recomendação é ir a uma loja de sua confiança e eles devem medir seu "cavalo" para escolher o tamanho correto. A priori pela altura o 18" serviria, mas só o cavalo determina o tamanho exato. Abs e bom pedal
Eva David

Eva David

8/7/2012 16:47:57
Adilson..adorei a materia..nem sabia existia isto Bike fit,,,,estou procurando informacoes, pois como estou com excesso de peso o medico sugeiu que pedalasse,
morro na praia e tem lugares maravilhosos para trilhas..tens alguma sugestao de mountain bike pra mim..tenho 1,57 altura.

abraco

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Ola Eva Existe uma variedade enorme de marcas e modelos e depende muito quanto quer gastar e que tipo de trilha irá fazer. Se for andar só na praia e trilhas leves, marcas nacionais como Caloi ou Soul podem atendê-la. Agora eu recomendo gastar um pouco mais e procutar por marcas como Scott, Trek, Specialized, Kona. A Scott por exemplo tem um modelo feminino chamado Contessa. Procure uma boa loja que irão indicar o tamanho ideal para sua estatura. Abs e bom pedal
Milton Gonçalves de Oliveira

Milton Gonçalves de Oliveira

27/5/2011 10:24:20
Adilson, suas informações e dicas são excelentes. Também sou apreciador e praticante nas horas vagas.
Parabéns.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Milton Valeu pela visita e mensagem. abs
Janete

Janete

20/8/2010 11:46:47
tô me envolvendo devagarinho com a idéia de pedalar por aí... fiz 25km nas embocaduras da orla paraense... gostei. vou comprar minha bike.

R.Mian

R.Mian

21/3/2010 03:50:24
valeu pela dica ! depois de 10 anos estou voltando a pedalar , vou comprar uma caloi elite 2.1 ( é uma boa bike né ?! ) sempre soube que tinha tamanhos de quadro mas tambem nunca tinha dado valor a isso !!! um amigo me disse que um quadro maior vou ter vantagem na subida e perder um pouco nas decidas , é isso mesmo ???

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Mian Sim, a Caloi Elite 2.1 é uma boa bike. Se começar a fazer trilhas muito pesadas no futuro vai sentir falta de mais recursos. Mas como sempre digo, é necessário começar com a sentir falta dos recursos e não sair comprando a melhor bike do mundo se ainda não tem experiência. Bem, quanto ao quadro o ideal é que seja adequado a você. De certa forma ele tem razão Grande abraço
Marcelo

Marcelo

21/2/2010 20:51:21
quando pequeno eu andava muito de bike o dia todo com os colegas,mas não sabia escolher a bike pra mim era tudo igual, agora sei como escolher ,muito obrigado Adilson pela dica.valeu!

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Marcelo Bom saber que foi útil a matéria, em breve terei mais novidades. Abraços
Antonio dos Santos de Olveira Lima

Antonio dos Santos de Olveira Lima

15/2/2010 20:28:04
Olá, Adilson Moralez,
Que beleza de matéria. Ando de bicicleta desde menino mas não sabia destes detalhes para uso de uma bicicleta.Vou observá-los, a partir de agora.
Um abraço a todos que visitam este sait.
Dr. Lima/Cruz-CE.

Mauricio Veiga

Mauricio Veiga

10/2/2010 13:56:49
Oi Adilson, tudo bem? Parabèns pelas matérias!!!
Vai aqui uma dica dos quadros que uso, pode servir de exemplo para outros ciclistas, a minha estatura aprox. 1,80m, utilizo quadros 18 VICINI e 19 GIANT, pessoalmente prefiro o 18 VICINI.
BIKE é como sapato!!! Teste bem antes de comprar, toda a regra tem sua exeção.
Na minha escolha sempre levo em consideração conforto e agilidade.
Abraço a todos.

Mauricio Veiga ( ECOBIKERS/MORRETES )

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Maurício Muito obrigado pela visita e mensagem. As dicas ajudam mas lembre-se que o tamanho do quadro é relacionado a altura do cavalo e não necessariamente a estatura, pois pessoas de mesma estatura podem ter pernas mais longas/curtas. Veja a dica do Guionardo no post anterior que dá a dica de como medir o cavalo e calcular o quadro. Grande abraço
Guionardo Furlan

Guionardo Furlan

10/2/2010 13:31:05
Só pra constar, eu faço bike fit em Blumenau.
No meu site tenho uma calculadora on-line para determinar o tamanho do quadro.

http://guionardofurlan.com.br/ciclismo/bikefit

aquele|]] abraço

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Guionardo Muito obrigado pela dica. Já está publicado o link para o internautas. Abraços
Sr. Ketilys

Sr. Ketilys

24/1/2010 21:52:22
Ola Adilson,

Estou acompanhando as materias. Porem ficou uma duvida: Em nenhum momento voce explica o que eh "cavalo". Eu imagino que deve ser a altura do vao entre as pernas. Estou certo? Se sim, tenho 70cm de cavalo. Tens a relacao do quadro ideal para mim?

Att:

Sr. Ketilys Ravardieri

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Sr. Ketilys Obrigado por acompanhar as matérias e pela mensagem. Sim, é isso mesmo. Acabei não detalhando por se tratar de um termo de costura e não de bike :-) Bem, achei uma publicação na internet com uma formula. Não tenho certeza da procedência mas ela diz: Cavalo/2.54-14=Quadro. Ou seja, tome a altura do cavalo, transforme-a em polegadas, subtraia 14 e terá o tamanho do quadro. Pela sua informação seria: 70/2.54-14=13.5" Ou seja, seu quadro seria o de 13.5". De qualquer forma eu recomendo fazer um teste numa loja especializada. Eles irão confirmar esta informação. atenciosamente