Mendoza - Argentina

Conheça as atrações desta charmosa cidade aos pés da cordilheira dos Andes

  
  
Cordón del Plata

Mendoza está localizada aos pés da cordilheira dos Andes e pode ser considerada como um oásis, pois está numa região semi-desértica. A água que abastece Mendoza vem dos rios Mendoza e Tunuyán, que têm origem do degelo dos Andes.
Uma das maiores curiosidades de Mendoza é um sistema de irrigação por toda a cidade para aumentar a umidade do ar. Trata-se de canaletas que percorrem a maioria das ruas com água proveniente desses rios. O sistema é controlado por comportas que são abertas durante o verão em dias muito secos.

O clima em Mendoza é moderado-temperado e com predomínio de aridez vinda dos Andes. As temperaturas oscilam entre 18 e 33 ºC no verão com dias quentes e noites frescas. No inverno varia entre 3 e 16 ºC. Justamente para combater a aridez a cidade é muito arborizada e tem muitas praças e fontes. Por influência de sua colonização existe o hábito da siesta, onde praticamente todo o comércio fecha após 13h só reabrindo no final da tarde. Por conta disso os passeios se estendem noite a dentro com muitas pessoas nas praças e restaurantes até altas horas.

Uma das grandes atrações urbanas é o parque San Martín. Com mais de 300 hectares o parque é muito procurado pelos mendocinos e turistas para caminhadas, corrida ou simplesmente passear pelos seus bosques.

Mendoza é procurada o ano inteiro por turistas e não faltam opções para agradar todos os gostos. Para os que desejam o turismo convencional as opções vão dos bons restaurantes ao tour de vinhos pelas bodegas da região de Maipu. Para quem prefere aventura as opções vão do rafting no rio Mendoza ao desafio de subir a montanha mais alta das Américas: o Monte Aconcágua com 6.962 msnm.

Após 15 dias participando na expedição ao Aconcágua, reservei 4 dias para “descansar” e curtir Mendoza. Fiquei hospedado no Gran Venus Hotel e através da agência Ibarrak Viajes montei uma programação para conhecer as melhores opções da cidade.

Canaleta para umidificar o ar
Parque San Martín
Bar no calçadão
Fonte no Parque San Martín
Praça Independência

Cavalgada em Potrerillos

Cavalgada por Potrerillos

Neste passeio uma van recorre os hotéis buscando os turistas e o destino é a região de Potrerillos, próximo à pré-cordilheira. O passeio é guiado por profissionais experientes e os cavalos são muito dóceis para a montaria.

O tour é de 2 horas e começa com dicas básicas de montaria. Quando todos já estão montados e familiarizados com os comandos, dois guias acompanham o grupo por ruas arborizadas e estradas de terra. A região é de grande beleza cênica e propicia a integração do grupo que reúne pessoas de vários países.

Existem outras opções de passeios como o tour de 4 horas e até mesmo uma travessia na pré-cordilheira de vários dias.


Rafting

Rafting no rio Mendoza

Para quem está a procura de fortes emoções este passeio certamente não pode faltar. O rafting é feito no rápido e caudaloso rio Mendoza. Com suas águas frias e turvas, o rio assusta um pouco os menos experientes. Mas a equipe proporciona um bom treinamento e os guias são muito experientes.

Ainda na central de recepção é dado um treinamento e todos os participantes recebem as roupas e equipamentos de segurança. Para garantir conforto contra a água fria as roupas e botas são de neoprene. Uma vez equipados e treinados todos são transportados de ônibus até o ponto de partida. Após as fotos dos grupos os botes são lançados correnteza abaixo.

Durante o trajeto inicial o guia vai treinando a resposta do grupo aos seus comandos. Isso será fundamental mais abaixo quando as corredeiras começam aumentar. Logo de cara já se descobre que a roupa é bastante útil, pois todos se molham nas corredeiras. A cada obstáculo vencido o grupo comemora com o grito de guerra erguendo os remos.

Para garantir boas lembranças uma fotógrafa acompanha os botes pela rodovia registrando os melhores momentos. A descida é bastante ativa e é necessário quase o tempo todo para desviar dos piores obstáculos. Os guias seguem dando seus comandos guiando os botes pelos lugares corretos. No ponto alto do trajeto nosso guia pergunta se o grupo deseja emoção. Como a resposta foi sim, ele força uma colisão entre dois botes arremessando várias pessoas na água – dentre elas eu.

Foram segundos que pareceram uma eternidade até que finalmente emergi e me dei conta onde estava. Logo em seguida os caiaques se aproximam para ajudar no resgate. Agarrados aos caiaques fomos levados até a borda dos botes onde fomos içados, conforme instruções do treinamento. Bem, susto passado, voltamos a remar até o ponto de desembarque.

Rafting no Rio Mendoza
Rafting no Rio Mendoza
Rafting no Rio Mendoza
Rafting no Rio Mendoza
Rafting no Rio Mendoza

Tour de vinhos

Uva Malbec

Esse realmente é um passeio imperdível em Mendoza, que tem renome internacional como produtor de vinhos de altíssima qualidade. Na região de Maipu existem centenas de bodegas e várias formas de visitá-las. Uma delas é através de bicicleta, que pode ser alugada para esta finalidade. Também é fornecido um mapa das bodegas para facilitar a vida dos ciclistas.

Em meu caso pelo pouco tempo preferi fazê-lo de carro onde escolhemos 3 bodegas e uma fábrica de azeite. A primeira e mais tradicional foi a La Rural. Sua história começa na Itália no princípio do século XIX com don Francisco Rutini. Felipe Rutini, seu único filho muda-se para a América e funda a bodega em 1885.

O tour com dezenas de turistas inicia-se pelo vinhedo passando pelo interessantíssimo museu que expõe todas as peças e maquinários da época. Depois é apresentada a área moderna da bodega onde hoje são produzidos e engarrafados os vinhos. Ao final do tour todos vão para a sala de degustação onde são servidos alguns vinhos da casa. A bodega tem vários vinhos de qualidade sendo o Rutini Malbec seu carro chefe.

A próxima bodega foi a Di Tomazzo. Esta é bem pequena, mas muito tradicional - foi fundada em 1869. O trabalho é mais artesanal e o próprio tour foi exclusivo, pois apenas eu estava no momento. Interessante ver os tonéis de tijolos e os barris de carvalho, ambos europeus, utilizados na apuração do vinho. Cada bodega tem sua particularidade para produzir o sabor, aroma e corpo em seus vinhos.

A terceira bodega do dia foi a Cechin. Também pequena e tradicional onde fui recepcionado pelo proprietário que faz questão de apresentar sua proposta que é de vinhos sem aditivos químicos. O processo também é artesanal e muito interessante ver o tratamento personalizado para cada garrafa produzida.

Para fechar o dia fomos visitar a Pasrai, uma fábrica de azeite. Minha primeira surpresa foi conhecer um pé de azeitona – nunca tinha visto um. Um guia também apresenta todo o processo de produção e ensina como distinguir os tipos de azeites existentes. Ao final há uma sessão de degustação com pãezinhos e são apresentados cosméticos, tais como cremes e óleos hidratantes, todos oriundos da azeitona.

Museu Bodega La Rural
Museu Bodega La Rural
Adega Bodega Di Tomazzo
Rotulação Bodega Cechin
Azeitona no é

Cordón del Plata e vale Tupungato

Vale do Tupungato

Este dia foi dedicado para um tour de carro pelo vale do Tupungato com belos visuais do Cordón del Plata, uma seqüência de mais de 60 km de montanhas com neves eternas que contrastam com o vinhedos no vale. O trajeto é por uma única estrada de terra batida e pode ser feito em carro passeio. A única atenção é por conta de chuvas que podem inundar os pontos mais baixos da estrada. Durante o trajeto avistam-se os inúmeros vinhedos e plantações de batata, que também é predominante na região.

Embora estivesse de carro com um guia local ficava sonhando em fazer aquele trajeto de bicicleta - seria perfeito. Não há grandes aclives, o visual é maravilhoso e a distância ideal – cerca de 50 km. Bem, quem sabe fica para a próxima visita à Mendoza, uma cidade charmosa e que vale a pena ser visitada.

Para quem quer um pouco mais de aventura existem muitas opções de trekkings pelo Codón del Plata. Além de várias vias de escalada.


Cordón del Plata
Cordón del Plata
Cordón del Plata
Cordón del Plata
Cordón del Plata

Dicas do Autor


Adilson Moralez
adilson@ecofotos.com.br
www.ecofotos.com.br

  • O calor no verão é bem forte, mas por ser seco não incomoda tanto;
  • Não deixe de levar protetor solar e creme hidratante;
  • Reserve um dia inteiro para conhecer o parque San Martín, eu tive poucas horas;
  • Existem muitas outras atrações e opções de aventura em Mendoza;

Serviços

Ibarrak Viajes
info@refugioplazademulas.com.ar
ibarrakviajes@yahoo.com.ar
Ecuador 787 - Villa Nueva - Guaymallén
Mendoza - Argentina
+54-261-4268797

Gran Venus Hotel
info@granhotelvenus.com
Perú, 1155
Mendoza - Argentina
+54-261-423-8930

  
  

Publicado por em

Ribamar Silva

Ribamar Silva

05/02/2010 16:09:33
Somos uma família composta por 5 pessoa, quanto gastaria para fazer esta viagem (diárias em hotel, passeios, refeições,etc.)?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Ribamar Aconselho você a procurar uma agência de viagem. Esta viagem eu fiz por conta aproveitando que estive no Aconcágua. Abraço
Téssia luana

Téssia luana

03/06/2009 10:27:31
Nossa essas fotos são maravilhosas!!
Estou pensando em fazer um mestrado em Mendoza e com essas fotos a vontade aumentou!!!
abraços!!

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Téssia Legal, bom saber que te motivei a conhecer a bela Mendoza. Com certeza vai adorar Abraços
Marilene e Juan Betros

Marilene e Juan Betros

19/02/2009 22:03:39
OLa,
Acabamos de chegar de uma viagem maravilhosa pela America do Sul(Argentine,Chile,Peru e Bolivia). Conheci Mendoza, realmente é uma cidade linda e cheia de atrativos, não deixem de fazer o passeio de um dia visitando Villa Vicencio e Uspallata, onde podemos conhecer as pré cordilheiras e as cordilheiras. Ah conhecemos tambem o Aconcagua. É uma viagem ao passado e muito emocionate.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Marilene e Juan Concordo em 100% com vocês, a América Latina é fascinante. Abraços
Fabio

Fabio

06/02/2009 14:57:43
Já fui e recomendo. Subir até Puente Del Inca também é um momento mágico, inesquecível.

Margarida

Margarida

05/02/2009 11:11:08
Deve ser maravilhoso, tenho muita vontade conhecer os Andes. Gostaria q me enviasse relação de um passeio Chile (Andes) Argentina (Buenos Aires) poderá ser fora de temporada pois o valor é menor. Grata