Peru - Arequipa, Chivay e Cânion do Colca

Venha conosco a mais de 4000 metros de altitude para ver o vôo dos enormes condores no Mirador Cruz del Condor.

  
  
Cânion do Colca

Arequipa

Vulcão El Misti

Depois de Lima, Arequipa é considerada a principal cidade do Peru. Com 750.000 habitantes e situada à 2.350 msnm é grande, agitada e considerada a capital gastronômica peruana. O nome da cidade vem do Quéchua “ari quepay” que significa “vamos parar aqui”. Segundo uma lenda local esta frase foi dita pelo 4º imperador Inca, Mayta Capac, ao vir de Cusco após uma viagem de conquistas.

Arequipa é rodeada por 5 imponentes vulcões: Chachani (6.075msnm), Ampato (6.288 msnm), Coropuna (6.093 msnm), Pichupichu (5.664 msnm) e El Misti (5.825 msnm). Arequipa é considerada a cidade branca e este termo é devido ao Chachani. Durante suas erupções, na era pleistocena, suas lavas se solidificaram numa rocha clara chamada sillar, que foi utilizada na construção da cidade.

Como nas demais cidades, a plaza de armas concentra a catedral e os principais edifícios históricos da cidade. O movimento na praça é intenso. Devido ao tempo curto não conseguimos conhecer a cidade como gostaríamos.

Arequipa
Plaza de Armas
Catedral
Plaza de Armas
Pães

Chivay

Vendedora de artesanato

Chivay é um pequeno povoado situado a 163 km de Arequipa e é usado como base para o tour no cânion do Colca. Como está a 3.651 msnm é aconselhável caminhar devagar e tomar bastante chá de coca para evitar os sintomas da altitude.

No caminho passa-se pela reserva Aguada Blanca onde avista-se vicuñas e alpacas em liberdade. Neste ponto a altitude chega a incríveis 4.000 msnm e dá para sentir a respiração ofegante ao dar pequenos passos para fotografar os animais. É neste caminho também que se tem as melhores vistas dos vulcões.

Após o almoço e a devida instalação no hotel em Chivay fomos conhecer a estação termal La Calera que conta com piscinas interna e externa aquecidas naturalmente. À noite foi a vez de jantar num restaurante com show e danças típicas.

Vicuñas
Alpacas
Rua de Chivay
Casas em Chivay
Jantar com show típico

Cânion do Colca

Cânion do Colca

O cânion do Colca é considerado um dos mais profundos do mundo e para ver sua principal atração tivemos que sair bem cedo. Como ele fica há 50 km de Chivay saímos às 6h da manhã para ainda vermos os condores voando próximos do Mirador Cruz del Condor. No vale é possível ver a massiva utilização das terrazas, degraus cavados nos morros para o máximo aproveitamento de áreas para plantio.
Nas paredes próximas do cânion é possível ver as tumbas pré-incas. No vale existem os povoados Yanque e Maca. Paramos para visitar Maca e em sua praça é possível encontrar além das tradicionais vendedoras de artesanato pessoas com lhamas, águia e corujas pousando para fotos dos turistas em troca de uma moeda.

O ponto alto do passeio é chegar até o mirante cruz do condor, onde há maior probabilidade de ver os condores voando nas térmicas da manhã.

Condor
Marcia com crianças e suas Lhamas
Terrazas
Mulher com sua coruja
Vendedora de artesanato

Veja o audiovisual desta viagem

Nossa viagem continua

Veja a 1ª parte de nossa viagem: Lima, Paracas, Pisco, Ica e Nasca
Veja a 3ª parte de nossa viagem: Puno e lago Titicaca (Ilhas Uros e Taquille)

Dica dos autores

Adilson e Marcia Moralez

Adilson e Marcia Moralez
adilson@ecofotos.com.br
www.ecofotos.com.br

• Para minimizar o soroche, mal estar causado pela altitude, tome bastante líquido e principalmente chá de coca.

Serviços

Agência Wayra Ecotrips
wayra@terra.com.pe
+51 84 201706
+51 84 984 693535
Cusco

Hotel Casa Andina
Lima, Arequipa, Chivay e Nasca

  
  

Publicado por em

Priscila

Priscila

18/08/2013 18:23:09
Olá!!
Me tirem uma duvida... vcs fizeram esse tour no canyon del colca em apenas um dia? eu tava querendo fazer um tour simples, de van mesmo...

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Oi Priscila Sim, o tour foi de apenas um dia, mas para chegar lá e depois voltar, vindo de Arequipa, gastamos outro dia. Ou seja, considere 2 dias se estiver baseada em Arequipa. Boa viagem
Geovane

Geovane

28/12/2009 17:30:52
Ola... Muito interessante o roteiro feito por vcs. A narrativa demonstra que os lugares visitados são belissimos. Vc poderia informar quais os custos da viagem, trâmites necessários (precisa de passaporte)?
Obrigado

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Geovane Obrigado pela visita e mensagem. Quanto a custos recomendo falar diretamente com a Liz da Wayra Ecotrips, pois nossa viagem foi patrocinada parcialmente por ela: Agência Wayra Ecotrips wayra@terra.com.pe Fixo +51-84-201736 cel. +51-84-984-693535 Quanto aos trâmites: não é necessário visto, apenas o passaporte com 6 meses de validade e o Brasil exige vacina de febre amarela no retorno. Grande abraço
VITOR CUIABANO

VITOR CUIABANO

28/12/2009 15:20:28
EM AREQUIPA VALE A PENA CONFERIR O RESTAURANTE ESPECIALISTA EN TRUTAS "DON PIERO" FICA A BEIRA DE UM RIACHO ONDE CRIAM AS TRUTAS E TEM UMA BELÍSSIMA VISÃO DO VULCÃO MISTI. PRATOS GENEROSOS E MUITO BARATOS!!!