Peru - Lima, Pisco, Paracas, Ica e Nasca

Conheça conosco os encantos deste país alegre, colorido e com uma infinidade de belezas

  
  
Leão Marinho

O Peru é um país com cerca de 28 milhões de habitantes e é dividido em 25 regiões. Conta com uma geografia bastante diversificada, tendo floresta tropical, desertos, praias, montanhas acima dos 6.000 msnm e uma grande diversidade de fauna. Das 107 zonas de vida existentes no mundo, segundo o naturalista Clinton Hart Merriam (1855-1942), o Peru detém 84. O idioma oficial é o espanhol, porém boa parte da população fala idiomas nativos como o Aymara e Quéchua.

Nosso roteiro

Se fosse para resumir esta viagem em uma frase diríamos: o Peru nos surpreendeu com seus encantos. Quer seja pela sua diversidade de atrações, pela sua organização com o turismo e obviamente pela beleza. Para esta viagem decidimos conhecer o maior número possível de lugares e por conta disso tivemos pouco tempo em cada local e muitos deslocamentos. A idéia do roteiro foi nossa e a operação foi da agência Wayra Ecotrips, que fica em Cusco mas opera passeios em todo o Peru. Começamos os entendimentos por email com um mês de antecedência, e quem sempre nos atendeu foi a Liz, que fala português - aliás, depois descobrimos que eles são especializados em receber brasileiros. Enfim, a Wayra cuidou de todas as reservas de hotéis, ônibus, receptivos, etc e tudo saiu exatamente conforme planejado. Em cada local que chegávamos havia uma pessoa nos aguardando já com os transfers para hoteis e passeios. Os guias foram muito prestativos e transmitiam muitas informações sobre os locais.

Lima

Falésias beira mar

Lima é uma cidade grande, plana e com clima constantemente nublado. Um fato curioso é a ausência de chuva. O volume é tão pequeno que não há bueiros nas ruas. Outro fato interessante, para os apreciadores de jogos, é o número de cassinos: mais de 2000. Chegamos em Lima às 12h e fomos para o Hotel Casa Andina – Private Collections em Miraflores. Durante o caminho pela beira mar se tem uma linda visão das falésias que separam a praia da cidade. Miraflores e San Isidro são distritos nobres da capital e possuem uma boa infra estrutura hoteleira.

Para conhecer bem a cidade decidimos por um city-tour no período da tarde. O 1º ponto visitado foi a Huaca Pucllana, uma pirâmide em adobe de origem pré-inca localizada no centro da cidade. Infelizmente por questões de tempo não pudemos fazer a visita completa que inclui um museu. Ao caminhar pelas ruas nos demos conta de outra característica da cidade e dos peruanos de uma forma geral: o de buzinar para tudo e todos. Incrível, como todos buzinam.

Lima tem muitos monumentos históricos e praças arborizadas e floridas. Aliás, outra característica em praticamente todas as cidades, é a presença da plaza de armas, uma praça no centro da cidade sempre tendo uma catedral e edifícios históricos ao seu redor. Visitamos a igreja de San Francisco de Asís e as catacumbas em seu subsolo. Muito interessante ver como eram “enterradas” as pessoas antes da construção de cemitérios. Em seu interior é possível ver milhares de ossadas desta época. As praças de Lima e demais cidades são sempre muito bem cuidadas e estão cheias o dia todo, tanto de turistas como da população local. Além da impressionante catedral o que chama a atenção nos edifícios é a presença de balcões externos.

No dia seguinte aproveitamos a manhã para caminhar pela cidade e sentir como é a vida na metrópole. Fomos até a orla e visitamos o parque del amor. No almoço, provei o prato mais típico do Peru: Ceviche. Trata-se pequenos blocos de peixe crú servido gelado, marinado em limão e bem condimentado – uma delícia.

Praças de Lima
Balcões externos
Catedral
Chafariz - Plaza Mayor
Chafariz - Plaza Mayor

Pisco

Plaza de Armas

Tanto esta como as demais viagens internas, foram feitas em excelentes ônibus de dois andares com ar condicionado, serviço de bordo e até internet. Uma curiosidade destes itinerários é que não há paradas, ou seja, viaja-se facilmente 7 ou 9h non stop. Como nossas reservas haviam sendo feitas com antecedência sempre pegávamos as poltronas 1 e 2 no segundo andar. Ou seja, viagem com tela de cinema para ver a paisagem.

Pisco é uma pequena cidade que foi muito afetada pelo grande terremoto de 2006. O turismo é uma forma de ajudar em sua reconstrução e nos sentimos muito gratificados em poder colaborar. Ficamos impressionados com o estrago causado à cidade e em ver como seus moradores tentam retomar as atividades. Foi em Pisco que tivemos o primeiro contato com um tradicional meio de transporte dos peruanos: o mototaxi. São adaptações de lambretas ou motos com uma pequena carroceria para levar até dois passageiros. Importados da Índia, são uma verdadeira febre para o transporte de pessoas em pequenas distâncias.

Destroços do terremoto de 2006
Obras de reconstrução
Local onde existia uma igreja
Prefeitura interditada
Moto taxi

Paracas

Milhares de aves sobre a ilha

Partimos de Pisco bem cedo, pois o passeio de barco em Paracas sai antes das 8h. Várias e potentes lanchas partem numa viagem de 30’ até as ilhas Ballestas. Lá, dezenas de milhares de vidas aproveitam a segurança e isolamento do local para a reprodução. São leões marinhos, pinguins, atobás, gaivotas, pelicanos e muitas outras aves disputando o concorrido espaço nas rochas quer seja para construir seu ninho ou simplesmente descançar. No caminho das ilhas vimos o candelabro, desenho de origem desconhecida medindo 128 x 74 m feito no solo de uma das ilhas.

As ilhas são protegidas e apenas pesquisadores e coletores de guano, fertilizante formado pelo excremento dos animais, tem acesso à elas. Após o passeio há um tempo para curtir os restaurantes e bares da orla com direito a uma cervejinha ouvindo os grupos de música típica.

Leão marinho
Atobás
Pelicanos
Pinguins
Candelabro

Ica

Oásis Huacachina

A parte da tarde foi dedicada para conhecer Ica, cidade próxima com uma característica única: suas enormes dunas. Nossa opção foi almoçar em um restaurante localizado no oásis Huacachina. Após o almoço fizemos um passeio de buggy e ficamos impressionados com o tamanho e a extensão das dunas. Nossa opção foi de passeio sem emoção, pois o objetivo era fotografar, mas mesmo assim houve momentos que o coração quase saiu pela boca.

Um fato curioso é que as dunas se movem com os ventos no decorrer do tempo, mas como há um equilíbrio na direção que eles sopram, elas não avançam sobre a cidade. No final da tarde visitamos o museu da cultura Nasca e um fato que chama a atenção são os crânios deformados em exposição. Para se destacarem socialmente, eles amarravam faixas apertadas nos bebês que causavam o alongamento do crânio com o passar do tempo.

Dunas de Ica
Dunas de Ica
Dunas de Ica
Crânios deformados
Múmias

Nasca

Linhas de Nasca - Macaco

Nasca é uma pequena cidade cuja principal atividade é o turismo para sobrevoar as famosas linhas de Nasca. São enormes desenhos feitos em baixo relevo no deserto pelos Nascas, civilização que viveu entre 200 a.C. e 600 d.C. Há muitas teorias sobre sua origem e significado, desde que servia como referência para pouso de naves extraterrestre à de que o objetivo era pedir aos deuses bons resultados nas colheitas. Os desenhos ou geóglifos constituem-se de formas geométricas (triângulos, retângulos) e formas de animais (aranha, colibri, macaco, etc) e foram feitos retirando-se as pedras (avermelhadas) da superfície expondo o subsolo mais claro. Como não há areia e não chove nesta região a erosão é praticamente nula perpetuando assim as linhas.

São centenas de géoglifos espalhados ao longo da rodovia Panamericana e foram descobertos em 1930, quando se sobrevoou a região pela primeira vez. Devido ao seu tamanho, para serem vistas, toma-se um monomotor num concorrido aeroporto e voa-se há 130m do solo. Os aviões levam 6 a 7 pessoas e o problema é que para que todos possam ver os desenhos, o piloto faz manobras inclinando o aparelho para o lados, sempre apontando a asa para a figura em questão. Bem, esses movimentos podem causar desconforto para os mais sensíveis. A sugestão é fazer o vôo de estomago vazio.

Na parte da tarde fomos conhecer o museu Antonini, dedicado à cultura Nasca. Lá estão expostas peças em cerâmicas com os mesmos símbolos do deserto, o que evidencia que as figuras eram feitas em cerâmicas, como protótipos e depois transportadas para o solo.

Linhas de Nasca - Mãos
Linhas de Nasca - Colibri
Linhas de Nasca - Aranha
Aviões no aeroporto
Rodovia Panamericana

Veja o audiovisual desta viagem

Nossa viagem continua

Veja a 2ª parte: Arequipa, Chivay e Cânion do Colca

Dicas dos autores

Adilson e Marcia Moralez

Adilson e Marcia Moralez
adilson@ecofotos.com.br
www.ecofotos.com.br
• Não deixe de provar os pratos típicos do Peru.
• Um excelente aperitivo é o Pisco Sauer.
• Para o vôo em Nasca é aconselhável fazê-lo com o estômago vazio ou tomar algo para enjôo, pois algumas pessoas passam mal.
• Não deixe de caminhar calmamente pelas cidades para conhecer melhor suas pessoas.

Serviços

Agência Wayra Ecotrips
wayra@terra.com.pe
+51 84 201706
+51 84 984 693535
Cusco

Hotel Casa Andina
Lima, Arequipa, Chivay e Nasca

San Jorge Hostal Residencial
Calle Barrio Nuevo, 133
Pisco

  
  

Publicado por em

Maria da penha

Maria da penha

30/05/2013 14:02:15
meu deus isto tudo que eu li me deixou profundamente com inveja por que infelismente nao tenho condiçoes pra faser estas viagens ,mas so de ver e ler ja me sinto um pouco, nestes lindos lugares .eu viajo pela internet.....

ELFO DORADO

ELFO DORADO

22/03/2013 01:37:37
Pra tudos que querem conhecer Peru o meu pais e suas maravilhas poden me contactar...eu Amo Brazil pais irmao,
raul_forever2011@hotmail.com

Valeria Rojas

Valeria Rojas

16/10/2011 14:58:06
maravilhoso, ja estive em Nasca e Ica amei demais , demais prwetendo viver em Lima muito breve , assim que ocnseguir um trabalho , eres um país excelente m,aravilhos.

Deodoro

Deodoro

12/06/2011 18:51:06
Olá,

Estou indo ao Perú no próximo dia 10/07. Já tenho a programação para visitar as regiões dos cannios, dos incas e o lago titicaca. Vou passar 5 dias em Lima. Li sobre Ica-Paracas-Ilhas Ballestras e fiquei muito interessado. Como faço para passar 2 dias por lá? Meio de transporte, hospedagem, tours, etc?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Deodoro Eu utilizei os serviços de uma agência local para evitar problemas e perda de tempo. Não tenho muito informações de como fazer isso por conta. A agência que usei foi: Agência Wayra Ecotrips wayra@terra.com.pe Fixo +51-84-201736 cel. +51-84-984-693535 Abs
Angélica

Angélica

19/05/2011 20:12:31
Olá, lindo o vídeo.. parabéns, eu e meu marido estamos planajando fazer mais ou menos o mesmo trajeto, só gostaria de saber quanto tempo durou a viagem de vcs?

Agradeço desde já.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Angélica Muito obrigado pela visita e pela msg. Fizemos tudo isso em 13 dias. Mas foi bem corrido, pois praticamente ficamos um dia em cada lugar. Vale a pena reservar alguns dias a mais se possível. Abs
Helen

Helen

24/12/2010 15:22:03
Tive em Peru no mês de novembro, amei e faço planos para um novo passeio ou quem sabe morar em lima. Gostaria de conhecer brasileiros que moram no mesmo...pessoas honestas,sinceras q queiram fazer amizades, ñ quero me sentir sozinha.
E para quem possa me informar. o que é preciso para morar,residir, se estabelecer nesse país?!
Agradeço desde já.

Ramiro fogiatto

Ramiro fogiatto

01/07/2010 22:47:08
Estou com grande vontade de fazer esta viagem de carro, sera que esta tudo asfaltado de assis brasil ate lima/ Peru.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Ramiro Sim, com a inauguração da nova transoceanica é possível ir do Acre ao Perú de carro. Quanto estive lá encontrei um carioca que fez este caminho. Abs
Afranio pimentel

Afranio pimentel

03/02/2010 12:59:14
vc sabe a distância de assis brasil- Acre a ica

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Oi Afrãnio Não sei não, mas você pode ver facilmente no google maps. Abraços
Daniela de souza

Daniela de souza

24/01/2010 02:02:32
oi gente penso em ir pra Peru este ano, ainda precisa de passaporte? ouvi um comentario sobre um acordo entre alguns paises. isso inclui o Peru? E tenho medo das altitudes vcs acham q posso passar mal? agradeço a atençao

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Daniela Sim, você precisa de passaporte, o que não é necessário é o visto. Para saber sua reação à altitude você precisa experimentar, não tem como prever. Cada pessoa raage de um jeito. Mas não se preocupe, basta se hidratar, tomar o chá de coca onde for necessário. No demais é só curtir as belezas do Peru.
Lêda

Lêda

08/01/2010 23:05:04
Fiz uma viagem imaginária olhando as fotos ao tempo em que lia a descrição de cada lugar.
Sou apaixonada pelo Peru, em especial "Machu Picchu". Pretendo viajar para lá nas minhas próximas férias.
Obrigado pela satisfação que me foi proporcionada.
Abraços,

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Lêda Muito obrigado pela visita e pela mensagem amável. Muito me alegro em saber que pude propociornar bons momentos aos viajantes virtuais. Pode preparar as malas e agendar o pacote para as férias que se encantará com certeza. Um grande abraço
Sérgio

Sérgio

28/12/2009 19:07:41
Estou planejando fazer essa viagem de carro, partindo do Rio Janeiro - Rio Branco(Acre)- Lima (Peru). O que vc acha? De Rio Branco até Lima, é recomendável? Se vc tiver essas informações, ficaria grato.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Sérgio Nossa viagem foi aérea por Lima, mas em Machu Picchu encontrei justamente um carioca que veio de carro pelo Acre, via a trans-oceânica. Ele estava viajando só e não teve problemas. Particularmente por segurança eu recomendo fazer em pelo menos dois carros, pois existem longos trechos sem qualquer tipo de suporte (posto, cidades, etc). Mas certamente é uma aventura que gostaria de fazer um dia. Grande abraço
Juliana Campos

Juliana Campos

28/12/2009 17:59:20
Já tive a oportunidade de conhecer vários países, mas nenhum comparado ao Peru.Recomendo a viagem 100%!

Cae

Cae

28/12/2009 17:54:04
Ola, somos uma agencia de esporte de aventura y organizamos passeios por todo o Peru, nossa agencia PAT ( Peru adeventure Trails) poderia organizar algo para vcs caso vcs estejam enteressados. Eu sou brasileiro e vivo aqui em Lima ja a 11 anos. Caso queiram mais informacoes por escrever ao meu correio e tambem podem visitar nossa pagina webs www.peruadenturetrails.com e www.perubike.com

Um abraco

Luiz Alberto Candido

Luiz Alberto Candido

28/12/2009 17:34:19
Põxa! Deve ter sido muito bacana! Quero ter a oportunidade de ir prá lá em breve!

Sadi Carlos Ritzel

Sadi Carlos Ritzel

28/12/2009 17:24:07
Olá Adilson e Marcia Moralez!
Fatástica a matéria e fotos que apresentaram. Pergunto qual a melhor época para fazer uma viagem Lima com Machu Pichu.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Sadi Lima pode ser visitado o ano todo, já Machu Picchu deve-se evitar novembro à março devido às chuvas fortes. Julho também é muito cheio devido às férias no hemisfério norte. Grande abraço
Juliana Ribeiro

Juliana Ribeiro

28/12/2009 17:01:32
Olá Adilson, a sua descricao foi perfeita, eu sou brasileira, mas vivo em Lima já há 2 anos e sou apaixonada por esse país, tenho uma agencia de viagens aqui também especializada em Peru e da próxima vinda será um prazer poder recebe-los.
www.caminobraZil.com
Saludos Cordiales
Juliana Ribeiro

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Juliana Obrigado por confirmar minha percepção. Realmente o Peru é um país extraordinário. Abraços
Wellington Ribeiro

Wellington Ribeiro

28/12/2009 15:44:21
Sou de Minas Gerais, mas estou morando em Lima-Peru há 5 anos. Me casei con una peruana e con o país. Peru é um país fantástico, além do mais sua historia e seu passado encanta a cada um que vem visitar. Pelo tempo que estou aqui e por meu trabalho, conheco a maioria dos lugares, uns 80% e digo que cada um é mais impressionate que o outro. Convido a todos para que venha conhecer as maravilhas desse país, sobretudo a mais nova descoberta, CARAL, a cidade mais antiga da America.
Bom amigos, para quem gosta de altura, esta Pastoruri, lindo e frio, muito frio.
Saludos

Ana luiza

Ana luiza

28/12/2009 15:33:11
ano passado conheci lima e arequipa d+...
presenciei um terremoto bem no aeroporto hahaha eu quero voltar!!! as comidas são demais!!!

Leonardo Fraga

Leonardo Fraga

28/12/2009 15:27:17
Pessoal, já estive 2 vezes no Peru, sendo q nesta última estive em Nazca. Realmente as Linhas são maravilhosas, mas alerto para um detalhe: meu sobrevôo foi feito em um Cessna para 4 pessoas (incluindo o piloto), e realmente os q não estão acostumados com aviões de pequeno porte podem ficar mareados, já q se inclina o avião a 45 graus repentinamente para direita e esquerda durante uns 30 minutos (ou mais). Vale a pena! Recomendo também a quem tiver tempo, ir até Wayna Picchu, a quase 2700 msnm.

Saudações

VITOR

VITOR

28/12/2009 15:15:17
QUEM FOR A LIMA NÃO DEIXAR DE VISITAR O RESTAURANTE "EL BOLIVARIANO" EN PUEBLO LIBRE. BUFFETT ESPETACULAR COM MAIS DE 100 PRATOS DA CULINARIA CREOLE!

Regina cv

Regina cv

28/12/2009 15:07:41
Gostei muito dos comentários sobre viagens ao Peru.Eu e mais 3 amigas pretendemos ir conhecer este país em abril deste ano.Será que esta época do ano será boa?As dicas que você deu foram ótimas.Vou estar sempre em contato com seu site.Muito proveitoso tudo que escreveu.Adorei.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Ola Regina Muito obrigado pela visita e mensagem. Sim, abril já acabaram as chuvas e a temperatura ainda é amena. Bom saber que gostou da matéria. Um abraço
José Guilherme da Silva

José Guilherme da Silva

28/12/2009 14:59:59
Tenho uma vontade enorme de conhecer o Perú, porém o médico que assiste minha esposa, que é hipertensa, não aconselha. Diz ele que férias nas quais quartos de hotel tem balão de oxigênio, não são férias. É isso mesmo? O Perú é um dos cem países que quero visitar, junto com minha esposa!

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá José Bem, eu não tenho condições de avaliar os riscos da altitude para a hipertensão. Porém, nem todos os lugares do Peru são altos. Você poderia tentar um roteiro onde conhecesse os lugares abaixo de 2.000 m, por exemplo e tentar ir subindoo aos poucos. Se ela se sentir mal basta descer. Em meu roteiro, por exemplo, Lima, Ica, Pisco, Paracas e Nasca estão praticamente ao nível do mar. Os problemas começam com Puno, Arequipa e Cusco. Grande abraço
Fátima Nascimento

Fátima Nascimento

28/12/2009 14:30:30
Parece ser uma viagem mágica. Pode-se ir a qualquer tempo? Como é o clima lá em Fevereiro?

Abraço,

Fátima Nascimento

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Fátima Sim, realmente o Peru é um país mágico. De novembro à Março é bastange chuvoso e quente. O ideal é de abril à outubro, lembrando que julho tudo é mais cheio devido às férias no hemisfério norte. Grande abraço
Ciriloh

Ciriloh

28/12/2009 14:29:56
Já fui duas vezes ao Peru, visitei Lima, Arequipa, Cusco, Machu Pichu, Paracas, Ica, Nasca, falta conhecer algumas cidades ao norte, gosto do país, sua gente, sua comida, e tudo é muito barato, voltarei assim que puder.

Mercia veronica

Mercia veronica

28/12/2009 13:40:04
ISABEL, respondendo a sua pergunta sobre a altitude em cusco, realmente é chatinho para algumas pessoas sentir aquele mal estar acmpanhado de dor de cabeça e cansaço. mas em todos os hoteis eles servem chá de coca gratis para evitar isso. tome com moderação. é gostosinho e suave. nao se preocupe pq ninguem vai ficar grogue tomando esse chá. o máximo que pode acontecer é vc perder o sono se exagerar na dose. tb vale levar umas aspirinas ou melhor ainda o dorflex para a dor de cabeça. mas o legal é o primeiro dia vc ficar no hotel, muito dificil isso, mas ficar deitado o dia todo ajuda e no dia seguinte sair para os passeios sempre com uma aspirina na bolsa. e uma alimentação bem leve. eu tomava somente liquido nos dias q fiquei em cusco, na verdade eu nem conseguia comer nada, nao consegui ficar deitada no hotel o dia todo, sai para os passeio pela tarde mesmo com a cabeça explodindo. mas é muuuuito bom. nao tem dor de cabeça q te derrube! e dependendo do mes cuidado com o frio, quando fui, em maio, tava fazendo, as 5 horas da tarde, -2 (2 graus negativos)!
boa viagem e aproveite muito!!

Edson

Edson

28/12/2009 13:34:18
Huaraz é uma ótima opção para quem gosta de trekking. Ali existe a laguna churup.Muito incrível esse lugar. Vale a pena conhecer

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Edson Infelizmente não deu desta vez, mas certamente está no roteiro da próxima visita ao Peru. Grande abraço
Efigenia

Efigenia

28/12/2009 13:26:30
É tudo de bom poder fazer essa viagem maravilhosa, é o meu sonho.
Obrigada pelas informações , temos mesmo de dividir nossas alegrias , principalmente quando oferece conhecimentos p/ outras pessoas que gostaria de conhecer esses lugares maravilhosos e diferente de tudo que já conhecemos.
Grata por tudo isso,
Abraços - Efi - BH

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Efigenia Eu é que agradeço pela visita e pela mensagem. Para mim é um enorme prazer compartilhar minhas experiências. Grande abraço
Arsenio

Arsenio

28/12/2009 13:25:51
Estou pretendendo ir ao Peru no proximo ano, porém estou preocupado com os custos... quanto aproximadamente é o custo desse tour??

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Arsenio Eu recomendo ver diretamente com a Liz da agência Wayra Ecotrips de Cusco: wayra@terra.com.pe +51 84 201706 +51 84 984 693535 Pois parte de nossa viagem foi patrocianda por ela. Abraços
Marcos Higa

Marcos Higa

28/12/2009 13:08:37
Olá Adilson,

Tudo bem ? Fiz o meu primeiro curso de fotografia com vc na Techimage. Em 2006 eu e minha esposa também fomos ao Peru e nos surpreendemos com os lugares, a cultura, o povo. Prazer em "re-encontrá-lo". Parábens pelas fotos e reportagem. Um grande abraço. Marcos Higa.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Marcos Puxa, que surpresa, obrigado pela visita e pela mensagem. Espero que esteja colocando em prática também o apresendizado do curso :-) Grande abraço
VANESSA PAIXÃO

VANESSA PAIXÃO

28/12/2009 12:08:11
Poderiam ter mostrado também CUSCO e MACHU PICHU! Históricos e deslumbrantemente lindos!

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Vanessa Sim, vamos mostrar com certeza. Não perca a continua da matérias nas próximas semanas. Abraços
Ilana

Ilana

28/12/2009 11:49:25
Quais seriam os valores atualizados desse roteiro?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Iliana, recomendo ver diretamente com a Liz da Agência Wayra Ecotrips wayra@terra.com.pe +51 84 201706, +51 84 984 693535 ou +51 84 984 693535, pois parte de nossa viagem foi patrocinada por eles. Abraços
Gloria Regina

Gloria Regina

28/12/2009 11:46:33
Assino embaixo em relação ao encantamento que o Peru deixou em minha memória e meu coração. Chorei de emoção quando cheguei a Machu Picchu. Amei a fauna das ilhas Balestras. Cusco é uma cidade maravilhosa e o povo peruano extremamente hospitaleiro. Essa matéria me deu vontade de voltar! Um abração e obrigada!

Roseli

Roseli

28/12/2009 11:34:51
Adorei a matéria, estamos pretendento ir ao Peru em março de 2010. Quantos dias voces levaram para fazer todo esse tour?

Roseli

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Roseli Março é boa época para conhecer esta região. Nossa viagem durou 13 dias, mas como disse foi muito corrida, eu recomendaria de 15 à 20 dias para fazer este trajeto com mais calma, principalmente Lima, Cusco e Vale Sagrado. Grande abraço
Minadabe Parra

Minadabe Parra

28/12/2009 11:15:46
Muito bom pessoas como você que conhecem lugares e divulgam para que outras pessoas possam também conhecer e se preparar melhor para o seu passeio. Gostei muito da forma que foi abordada os passeios e espero que logo eu possa faze-lo também. Senti falta apenas de informações de custos de viagem. Grande abraço Dabes

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Minadabe Realmente para mim é uma grande satisfação compartilhar minhas viagens e incentivar as pessoas a fazê-las também. Infelizmente não tenho todos os custos, pois parte da viagem foi patrocinada pela agência Wayra Ecotrips de Cusco. Grande abraço
Isabel

Isabel

28/12/2009 11:06:03
Adilson e Marcia, adorei a matéria e espero não perder os próximos capítulos. Uma pergunta, como driblaram o problema de altitude? Tenho muita vontade de conhecer o Peru mas esse detalhe me preocupa.
Forte abraço!

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Isabel Bom saber que a matéria agradou. Bem, quanto à altitude as precauções são: ingerir bastante líquido, tomar chá de coca e andar devagar acima dos 3.000 m. Não precisa se preocupar com isso, são apenas alguns lugares acima de 3.000. Espero ter ajudado e um grande abraço
Henrique

Henrique

28/12/2009 11:03:35
Está fazendo 4 anos que fiz um tour pelo Peru. Mas quero voltar o quanto antes, para conhecer lugares que acabei não indo, como Ica, Pisco e Arequipa, e os que passei pouco tempo, como Lima ou Puno. É uma viagem que recomendo sempre, acredito que ninguém se decepcionará.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Henrique Com certeza, concordo em gênero e grau com você. O Peru merece uma viagem com tempo. Abraço
Salete Guimarães

Salete Guimarães

28/12/2009 11:01:33
Estive no Perú em novembro passado, assim como vcs fiquei muito surpresa com tudo o que vi. O povo é muito simpático e o que mais me admirou foi o orgulho que os peruanos sentem de sua história.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Salete Obrigado pela visita e pela mensagem. Abraços
Jairo duarte

Jairo duarte

28/12/2009 11:00:12
ja fui ao Peru, Cuzco, Machu Picchu, sao lindos,tudo isso que falaram e mais um pouco, e barato e melhor que muitos lugares da Europa, Cuzco e a melhor cidade queja visitei, Machu Pichu e INCRIVEL.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Jairo Realmente concordo com você o Peru é surpreendente. Obrigado pela visita. Abraços
Gilmar Azevedo - Roraima

Gilmar Azevedo - Roraima

28/12/2009 10:53:25
Nossa!!! Fiquei fascinado com a Matéria, pois só reforçou a minha ida em abril a este país encantador. Meus amigos e eu vamos fazer o caminho Inca até Machu Picchu, como tambem conheceremos Lima e Cusco. Espero ansioso as próximas matérias. Abraço

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Gilmar Muito obrigado pelo retorno. Escolheu uma excelente época para conhecer o Perú. Ainda hoje publico a 2 parte. Abraços
Caroline

Caroline

28/12/2009 10:35:30
Amei as fotos e toda a sua descrição. Vou acompanhar toda a viagem. Você escreverá um livro sobre ela depois?
Parabéns pelas fotos. Antes eu já tinha muita vontade de conhecer o Peru agora então não vejo a hora de conheer cada pedacinho deste país lindo.
Estarei aqui ansiosa aguardando mais noticías de sua viagem.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Caroline Muito obrigado pela visita e mensagem. Ainda não tenho pretenção de um livro, mas todas minhas viagens já estão em meu site www.ecofotos.com.br, vale a pena uma visita. Ainda hoje publico a 2 parte da viagem. Abraços
Hindu

Hindu

28/12/2009 10:27:40
uhuuuuuuuu...

dia 18 estou de partida com destino a esse pais maravilhoso.

Mercia Veronica

Mercia Veronica

28/12/2009 10:25:55
Agora só resta visitar o norte do peru que também é maravilhoso. o departamento de la libertad tem muita coisas interessante para se ver, acomeçar pela cidade que recepciona os voos saidos de lima, trujillo. O Peru realmente é impressionante, tem uma geografica espetacular. Morei lá alguns anos e tive a maravilhosa oportunidade de conhecer muitos lugares. é muito barato viajar pelo peru, vale a pena conhecer cada pedacinho. e os peruanos realmente são uma simpatica com os brasileiros. parabens pela matéria.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Mercia Sim, o norte também está nos planos futuro. Obrigado pela visita e pela mensagem. Abraços
João Paulo Junqueira

João Paulo Junqueira

28/12/2009 10:14:50
Conhecer o PERU é um sonho que vou realizar no próximo dia 05 de janeiro, vou acrescentar o vôo sobre NASCA, parabéns pela matéria.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá João Paulo Obrigado pela visita e pela mensagem. Abraços
Rosana

Rosana

28/12/2009 10:03:13
Já estive em Lima 2 vezes. Na 2 vez fui a Cusco e Machu Picchu. Adorei o que vi até agora. Pretendo voltar em breve. Essas dicas são ótimas!

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Rosana Obrigado pela visita e pela mensagem. Abraços
Bruna

Bruna

28/12/2009 09:46:10
amei o leão marino

Nilza C Freitas

Nilza C Freitas

27/12/2009 12:32:12
Fiz essa viagem há dois anos realmente é fantántisca. Em Lima fiquei em albergue da juventude em Miraflores, excelente! Gosto muito do Perú e até já fiz o Caminho Inca em Machu Picchu, e o povo peruano é uma simpatia..

Terezinha Silva

Terezinha Silva

25/12/2009 17:18:52
Um dos meus maiores sonhos é conhecer A cidade de Cusco e machu picchu, sou facinada por este pais
espero realizar este sonho.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Terezinha Sim, com certeza deve batalhar por este sonho. Cusco é fascinante. Abraços
Leka

Leka

23/12/2009 15:53:22
é maravilhosa sua descrição, me senti sentada ao seu lado sobrevoando a região. Parabens, aguardo anciosa novas matérias.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Leka Obrigado pela visita e mensagem. As outras matérias sairão nos próximos 3 domingos. Não perca. Abraços