Peru - Puno e Lago Titicaca (Ilhas Uros e Taquille)

Conheça a imensidão do lago Titicaca e as particularidades de duas comunidades que vivem em suas ilhas.

  
  
Ilhas Flutuantes Uros
Catedral

Considerada a capital folclórica do Peru, Puno é uma cidade no extremo sul do país às margens do lago Titicaca. Situada a 3.827 msnm, Puno tem um clima seco e a temperatura chega facilmente abaixo de zero nos meses de julho e agosto. Boa parte de sua população é descendente de dois grupos étnicos andinos: Quéchua e Aymara. Este último teve sua origem nos arredores de Puno.
A grande atração de Puno é o lago Titicaca. Situado a 3.810 msnm, é o maior lago navegável do mundo – com uma área de 8.560 km2 divide o Peru da Bolívia. A temperatura de suas águas varia de -3ºC à 13ºC.

Aproveitando a tarde livre de sábado fomos conhecer uma feira livre, onde os pequenos produtores da região vem vender seus produtos. Tanto o movimento de pessoas como a extensão da feira são muito grandes. O que mais nos chamou a atenção foi a grande variedade de batatas, incluindo uma delas que é totalmente branca. Essa cor é obtida após ficar 15 dias submersa em água fria.

No dia seguinte fomos conhecer o Titicaca e nosso passeio se concentrou em duas de suas maiores atrações: Ilhas Uros e Taquille, cada uma com sua particularidade impar.

Igreja de Santo Antonio
Barcos no Titicaca
Milho roxo na feira
Feira livre
Vista da cidade

Ilhas Uros

Recepção dos Uros

As ilhas Uros, que ficam a 30’ de barco de Puno, na verdade não são ilhas comuns e sim uma justaposição de várias camadas de totora, um junco abundante em parte do lago, o que faz com que flutuem. Para que não se movam lago adentro, são ancoradas no fundo com cordas. Sobre elas o Uros controem suas casas e tudo o que precisam também com a própria totora, incluindo seus barcos.

Embora a população sempre viveu nas ilhas, hoje devido ao turismo houve uma grande mudança em seus hábitos e parte deles vivem em terra firme e vem às ilhas para comercializar seu artesanato. De qualquer forma é impressionante sua adaptação à essa estranha forma de viver. Existem cerca de 600 Uros vivendo atualmente nas ilhas e mesclam os idiomas Quéchua e Aymara.

Em nossa visitação fomos recebidos pelo líder daquela ilha, que juntamente com nosso guia, nos explicou como a ilha é construída e mantida através da montagem de uma maquete. Após a orientação cada grupo é convidado à visitar a casa de uma família e conhecer seu artesanato. Como um opcional pode-se fazer um pequeno passeio num barco de totora.

Mulheres tecendo
Barco de totora
Casa de totora
Interior de uma casa
Detalhe da totora

Ilhas Taquille

Terrazas na ilha Taquille

Dando sequência ao passeio seguimos mais 2h lago adentro tendo como destino a ilha Taquille. Esta agora é uma ilha propriamente dita, mas o grande diferencial é sua população. A ilha foi habitada originalmente pela cultura Pukara que desenvolveu as primeiras terrazas para o plantio. Foi então dominada pela cultura Tihuanaco que falava Aymara e no século XIII foi então dominada pelos Incas que trouxeram o Quéchua. Em 1580 a ilha foi comprada pelo espanhol Pedro Gonzalez de Taquille que influenciou no costume e na vestimenta de seus habitantes.

Na ilha não há animais domésticos, carro, bicicleta ou qualquer outro facilitador do trabalho humano. Todos vivem em comunidade e se ajudam mutuamente nos trabalhos de plantio e colheita. As vestimentas são muito peculiares sendo que as mulheres sempre usam saia e um tecido negro na cabeça, semelhante às muçulmanas. Os homens com camisas brancas de manga comprida e um colete preto. A cor do gorro na cabeça identifica se ele é casado ou solteiro e se usar um chapéu negro sobre o gorro indica que é uma autoridade na comunidade. Um costume somente entre os homens casados é usar uma pequena bolsa para o transporte de folhas de coca que é trocada entre eles em roda de amigos. Realmente é incrível ver como uma comunidade pode manter suas tradições por tanto tempo sem sofrer a influência do mundo moderno.

Coincidentemente visitamos a ilha em um domingo onde estavam fazendo a cerimônia de posse dos novos líderes, que foram eleitos na semana anterior. Todos estavam na praça central participando do evento.

Mulheres e suas vestimentas
Homens e suas vestimentas
Mulheres e suas vestimentas
cerimônia de posse
Homens e suas vestimentas

Veja o audiovisual desta viagem

Nossa viagem continua

Veja a 2ª parte de nossa viagem: Arequipa, Chivay e Cânion do Colca
Veja a 4ª e última parte de nossa viagem: Cusco e Machu Picchu

Dicas dos autores

Adilson e Marcia

Adilson e Marcia Moralez
adilson@ecofotos.com.br
www.ecofotos.com.br

• Não deixe de provar a truta do Titicaca, é maravilhosa;
• Não deixe de andar de bike-táxi, é uma experiência ímpar;
• Ande com calma, se hidrate e tome muito chá de coca, afinal você está a mais de 3.800 msnm;

Serviços

Agência Wayra Ecotrips
wayra@terra.com.pe
+51 84 201706
+51 84 984 693535
Cusco

Hotel Royal Inn
Puno

  
  

Publicado por em

Jadir Zonzini

Jadir Zonzini

23/1/2013 16:32:59
Fui conhecer o Peru em abril/2009, conheci Lima, Arequipa,Puno, Cusco e Machu-Picchu.Conheci o Titicaca, as ilhas de totora, o vento gelado que faz por la. Gostei de tudo, das comidas tipicas, da alegria e amizade do povo peruano. A viagem foi de nove dias, deu bem para conhecer os pontos principais.

Sandra

Sandra

27/12/2012 20:38:12
Quantos dias vcs recomendam ficar em Puno ?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Dois dias são suficientes. Pois Puno em si não tem grandes atrações, mas a grande atração são os passeios no lago Titicaca. [[http://ecofotos.com.br/peru-de-lima-puno-13-dias/#more-1142 abs|]]
Armando Colquehuanca Cansaya

Armando Colquehuanca Cansaya

9/8/2012 18:31:44
muchas gracias haber visitado a mi pais en especial a mi puno querido y todas las vondades que ofrece lo malo muchas de esas naturales ya no son nuestros ... privatisaron estos vende patrias que fungin de gobernantes... o brigado pe la visita...

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Hola Armando Yo que agradesco por su mensaje. Me encantó la hospitalid de las personas. Peru es muy hermoso. Un abrazo
Roseli Costa

Roseli Costa

8/7/2012 00:43:34
Estou ansiosa, vou para lá em agosto, realizar meu sonho!
Vcs me ajudaram muito.
Abraços

Bia Russmoano

Bia Russmoano

21/11/2010 21:50:59
Parabéns pelo belíssimo post e principalmente pelas fotos.
Fiquei encantada.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Bia Obrigado pela visita e pela msg. Abs
Vilmatatinha

Vilmatatinha

21/9/2010 07:28:39
adoro as belezas das ilhas grande e amo td que é da natureza elas são minha vida e meu mundo

Antonio dos Santos de Oliveira Lima

Antonio dos Santos de Oliveira Lima

20/1/2010 15:08:22
o Lago Titicaca é muito bonita e deve ser sempre visitado. As suas lendas são encantadoras.Como há lugares bonitos pelo mundo. Quan odvisitarem o Brasil, passarem pelo Nordeste, não deixem de conher as praias do Ceará: Preá e Jericoacoara.Dr. Lima/Cruz-CE.

Lenice kovacs

Lenice kovacs

16/1/2010 10:35:11
voces são pessoas privilegiadas, pois estão em contato permanente com Deus, exemplo: esta matéria é ESPETACULAR, tenho muita vontade de conhecer Machu Picchu, ou seja todo o Perú, conheço a Patagonia Ilha de Páscoa(Rapa Nui) sou meio radical.Parabens voces são 10.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Lenice Realmente é um grande privilégio poder conhecer lugares como o Peru. Obrigado pela visita e mensagem. Abraços
Paulo Dourado

Paulo Dourado

11/1/2010 13:29:36
Olá Amigos, o Peru é Mágiko, estive lá em Junho/09 e irei novamente em Junho/10 com um grupo de amigos, pois Machu Pichcu é fantástica.
Abraços
Paulo Dourado
www.viagensmagikas.com.br

Rodolfo Loose

Rodolfo Loose

10/1/2010 16:56:04
-Oi,boa tarde.
Matéria boa, sobre o Titicaca, o lago mais alto do mundo. Tenho vontade de conhecer o mesmo, desde que fazia o primário na cidade de Panambi Rs, quando foram exibidas imagens do lago em aula de geografia,assim como também quero conhecer as ilhas Malvinas;e que tal voces fazerem uma reportagem fotográfica das ilhas

Paulo

Paulo

10/1/2010 11:48:14
Qual a melhor maneira de conhecer essas maravilhas, da América do Sul, tem alguma agencia especializada. Abraços

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Paulo Sim, existem várias agencias com pacotes para diversos paises da américa do sul e central. Além da Wayra que recomendo para o Perú, posso indicar as demais no brasil: Freeway, Venturas e Venturas, Pisa trekking, etc. Dê uma pesquisada na web que encontrará os contatos destas alem de outras. Abraços
ELIZABETH MARTINS

ELIZABETH MARTINS

9/1/2010 22:37:28
OLÁ PESSOAL,PARABÉNS P/MATÉRIA! CONHECÍ PARTE DO CHILE E ARGENTINA,É LINDO,ADOREI!QUERO CONHECER A PATAGONIA E USHUAIA,E GOSTARIA DE ALGUMAS DICAS DE MELHOR ROTEIRO (ST.em MINAS GERAIS)ÉPOCA DO ANO,PREÇOS ACESSÍVEIS,ETC.
MTO.OBRIGADA P/AJUDA! ABRAÇOS, ELIZABETH.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Elizabeth Para a Patagônia a melhor ou única época é entre novembro e março. Recomendo ver com agencias de viagens especializadas. Abraços
CARLOS GOIS

CARLOS GOIS

9/1/2010 21:50:37
NAO TENHO DUVIDAS QUE DEUS EXISTE POIS UMA OBRA TAO LINDA DESSA, UMA MARAVILHA NAO PODERIA SER FEITA POR UM HOMEM A NAO SER UM SER SUPREMO, MUITO LINDO

João carlos shinya

João carlos shinya

9/1/2010 12:31:08
magnifico,explendido,muito lindo

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Oláa João Carlos Obrigado pela mensagem. Abraço
Cleumar Portella

Cleumar Portella

8/1/2010 21:15:56
Lugar fantástico,adoraria conhecer essa maravilha. Qual seria o custo razoavél,iria de moto,sairia de Porto Alegre?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Olá Cleumar Infelizmente não posso ajudar muito, pois fui de avião e os trajetos internos em ônibus. Posso garantir que os preços no Peru são bem acessíveis e as estradas que passei estavam em excelente condições. Espero ter ajudado. Abraços
Anaíse Cinelli Santos

Anaíse Cinelli Santos

7/1/2010 13:47:30
Achei fantástico o milho roxo. Como é visitar este lugar? Tem custos altos ou é acessível? E transitar pelo lugar, o acesso é bom?

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Anaíse O Peru é um país barato para nós, com boa comida, belos lugares e pessoas muito amáveis. Vale a pena conhecer sim. Abraços
Aracisouza

Aracisouza

6/1/2010 22:33:07
O lago TITICACA sempre desperta em mim muita curiosidade, qual é a origem, como pode ter um lago com tamanha dimensão naquela altitude. Parabens pela reportagem, para mim foi mais uma oportunidade de enriquecer os conhecimentos, eu sou um apaixonado pela costa do oceano PACIFICO, seguir a cordilheira dos ANDES do sul do CHILE passando pelo PERU visitando as cidades históricas ate o EQUADOR. Mais uma vez parabens pela reportagem, e fico na espera da outra parte. ARACI SOUZA.

Adilson Moralez

Adilson Moralez

Ola Araci Muito obrigado pela visita e pela amável mensagem. Eu também sou apaixonado pela américa latina. Ainda pretendo conhecer a maior de parte de seus paises. Principalmente os andinos. Abraços