Conceito Básicos de fotografia - parte IV

Suas dúvidas, mais dicas e fotografando com celular!!!

  
  

A câmera não faz diferença nenhuma.
Todas elas gravam o que você está vendo.
Mas você precisa VER!" (Ernst Haas)

Costumo iniciar certos assuntos, com essas palavras que acho simplesmento verdadeiras.

Outras colunas que postei, observei que muitas pessoas tiveram dúvidas diversas, entre elas, a limpeza da máquina, escolha de equipamento, como guardar sua Câmera e enquadramento de assuntos.
Então, para interagirmos mais ainda, além de responder às perguntas, fica um espaço aberto à sugestões para as próximas colunas, ok? Conto com vocês!

E aproveitando que muitos viajaram nesse feriado prolongado, porque não revelar suas fotos, seguindo as dicas de minha última coluna de revelações? Aproveite!!!

Limpeza

Limpando a lente

Pois bem, limpar a máquina não requer muita experiencia. Requer paciência e uns toques.
O visor, é fácil. Limpe com algodão mesmo, seco ou pouco umedecido. Mesmo que contenha alguns poucos riscos, não vai alterar em nada a qualidade da foto.

Já a lente, aquele onde capta a imagem, aconselho a limpá-lo com cuidado e sugiro aqueles panos de microfibra que usamos para limpar óculos.
Eles além de serem macios, são próprios para lentes de óculos e não soltam pelos. Antes disso, procure dar umas borrifadas de ar para tirar o excesso de pó e pode também passar sutilmente um pincel.
Mas sempre com cuidado para não riscar a lente.

Exite uma espécie de caneta muito boa e prática que eu mesmo uso, de diversos tamanhos. Sua ponta contém carbono e assim , com movimentos circulares, passamos na objetiva, eliminando pequenos riscos e tirando a sujeira, como maresia (inimiga de máquinas) e gordura. Se tiver oportundidade de adquirir uma, eu aconselho.

Kit de limpeza e Silica

Quanto a guardar sua máquina, principalmente para aqueles que moram no litoral, aconselho providenciarem Silica.
São essas sachês da foto que absorvem a umidade. Troque eles com frequencia. São baratos e evitam dores de cabeça.

Escolha de sua Câmera

Tenha sempre em mente o seguinte: para qual finalidade usará sua máquina? Para o dia a dia? Lembranças? Retratos de família? Festas? orkut?
Uma pesquisa apontou que o maior fabricante de máquinas para captar imagens não são as marcas e modelos tradicionais que já conhecemos (nem as câmeras compactas). É a Nokia com seus celulares.
Pois é, celulares!!!

Então, como aqui abordamos câmeras compactas, vou pegar o gancho e falar um pouco também de fotos com celulares.

Não se iluda muito com aqueles dizeres que sua máquina tem 5MB, 7MB, 10MB, 15 MB. Isso ajuda sim, é fato. Mas dependendo da finalidade, do tamanho que vai querer a foto, nada adianta estar com uma compacta de resolução de 10MB.

Adianta sim, é dominar sua máquina (ou celular) e PRATICAR SEMPRE.. Ler, reler o manual, com a máquina na mão, tirar fotos, apagar, tentar de novo. Tudo isso faz parte.

Lembre-se das outras colunas: postura é essencial e sem seu olhar, sua sensibilidade, máquina nenhuma vai fazer milagres.

Eu particularmente analiso a máquina pelo zoom óptico e pela qualidade e abertura da lente.

Quanto à resoluções, e um assunto cheio de polêmica. Os fabricantes, no intuito de vender mais, anunciam "resoluções ' cada vez mais altas, mas o que manda na qualidade das fotos são os pixels e resolução em DPI, ao imprimir ou revelar!!!

Para fotos enormes, uso máquinas com resoluções altas. Mas para fotos normais, do dia a dia, paisagens, retratos, uso uma de 7.1MB.

Celulares

Vou comentar pouca coisa e deixar para a próxima coluna, o uso de celulares para tirar fotorgrafias.
Cada vez mais , se opta pelo uso de obter fotos utilizando os celulares. E esses, estão cada vez mais avançados no quesito "qualidade de imagem".

Celulares

Celulares modernos, mais avançados, utilizam lentes que somente câmeras fotograficas dispõem.
Na verdade, estão fabricando "máquinas fotograficas" com possibilidade de uso como telefone celular.

Mas nunca a qualidade da imagem irá se equiparar com as câmeras. Mesmo tendo, 2, 3 MB de "resolução".

Portanto, tenha em mente que é apenas um artifício para obter fotos instantâneas sem ter que carregar sua máquina.

Para enquadramento, nitidez, balanço de iluminação na tela do aparelho, utilizamos os mesmos métodos que indico.

Pôr do Sol

Pôr do Sol

Fotografar Pôr do Sol não requer muito conhecimento.
Apenas aconselho que não enquadre o Sol bem no meio do visor ou obturador. Desloque-o um pouco para um lado e se quiser, pode escurecer o LCD.

Não fique muito tempo exposto ao fotografar o sol, ainda que esteja se pondo. Isso pode danificar o CCD dela.

Algumas máquinas já vem pré-ajustadas de fábrica com esse tipo de cena, mas nada impede que você use modos diferentes, como o que citei acima.
Uma dica: se tiver essa regulagem, experimente trabalhar com ISO 100 ou menor, tirar várias fotos e considerar a melhor.

Não confie nunca no resultado do LCD da máquina. Somente tua visão no momento, sua experiência que vai saber se pode aproveitar a foto ou não. Senão, espere para abrir a imagem no seu computador.
Tente!!

Locais como cavernas e grutas

Com uma máquina simples, compacta, não espere muito de suas fotos. Além da pouca luz existente, o uso de Flash nesse local só iria mostrar uma fotografia que não condiz com a realidade, não destacando as cores naturais desse local.

Usando ISO elevado, irá obter mais claridade, mas muito ruído (grãos) na foto e por não isso aconselho esse procedimento.

Lugares Escuros

Procure então (se tiver essa opção), abaixar a velocidade, abrir bem o obturador e apoiar-se firmemente em algum local, valendo até uma técnica muito simples, que seria usar temporizador e apoiar a Câmera em alguma rocha.

Se optar por estar segurando a máquina, procure prender a respiração utilizando o modo de disparo seqüencial, se sua máquina tiver esse recurso.

Alias, na coluna anterior, vale a técnica da boa postura e de até prender a respiração na hora de fotografar, se você não tem as mãos firmes. Na verdade, são os ombros as principais ferramentas para manter a máquina estável.

Enquadramento

Antes de sair por ai fotografando, ande, observe o local, tente imaginar o melhor enquadramento. Observe de onde a luz esta vindo, aonde vai refletir, suas sombras, e lembre-se que a camera vai retratar aquilo que voce está vendo.
Observe bem todos os ângulos possíveis!!!

Fuja das cenas básicas de colocar o assunto sempre no meio da foto. Se desloque e observe resultados.
Aproxime-se do assunto e se for crianças, fotografe na altura dela. Se agache, sente, fique de joelhos, deite, enfim. Faça o possível para ficar a altura dos olhos dela.

Se for praias, por exemplo, com sol a pino, procure fotografar o assunto com um cenário que ao fundo, por exemplo, apareçam corer vívidas, para que a foto, o assunto, não fique sem graça.

Buscando o melhor ângulo

Minhas melhores fotos (gosto pessoal) são aquelas que não são posadas. Talvez o intinto de cobrir corridas e fotojornalismo, seja mais apurado para isso.
Fica valendo esse toque também.

Sensibilidade, criatividade e inspiração. Sem inspiração, você que pode até obter fotos lindas, mas acho muito difícil. (digo por mim mesmo!!!)

Portanto, calma na hora de fotografar e fuja dos padrões. Se desloque, fotografe o assunto, observando o cenário, aproxime-se. E se for pessoas, mesmo que tenha que cortar um pouco da cabeça ou esperar o momento certo, faça-o!

Fotografar requer olhar, paciência e prática!!!


Abraços
Eduardo Andreassi
e-mail: edu_andreassi@hotmail.com
www.andreassifotos.com.br
Copyright 2009 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.



  
  

Publicado por em

Ana

Ana

26/12/2009 17:28:23
Ciao !
Aprendi aqui mais coisas que eu desconhecia (aliàs, nao sei muita coisa sobre a arte de fotografar). Tentarei "me lembrar" e colocá-las em prática.
Lembrar-me-ei de, primeiro, VER o sujeito/objeto/paisagem, antes de fotografar.
Mais um abraço, hehehe
Grazie.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Ciao Ana, rsss Faz o seguinte; leia e saia descontraidamente fotografando até ter o teu próprio estilo. Ou leia, veja como dou exemplos e tente fazer a mesma coisa. Treine, pratique!!!! Boas clicadas e mais abraços também, rss Ciao........ Eduardo
Jeannette Campos

Jeannette Campos

10/11/2009 14:47:41
Oi Eduardo! Dicas ótimas.A foto do pôr do sol está maravilhosa.Parabéns.Jeannette

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Jeannette, como vai? Muito obrigado pelo elogio e espero que continue gostando das fotos e dos relatos. Desde já convido-a a ver e acompanhar minhas outras colunas e interagir também, ok? Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Grazi

Grazi

07/11/2009 15:11:36
Oi Eduardo!!!
Como sempre suas dicas são ótimas!! adoro e as coloco sempre em prática... pra falar a verdade não aprovo essas cameras de celulares, além de acabar com a bateria normalmente tem uma resolução muito ruim... a parte de enquadramento to aprendendo... não sei porque mas quando vou tirar uma foto fico com uma vontade de colocar o alvo bem no centro... kkk mas nem sempre o resultado fica legal... então to aprendendo a colocar um pouquinho para o lado... to treinando...
Obrigada por mais essa coluna... sempre tão importante para quem está iniciando na arte da fotografia.
Ah gostei da dica de uma leitora pra vc falar um pouco mais sobre o iso e velocidade das cameras ainda tenho essa dificudade...
Obrigada!!
Abraços

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Pois é Grazi, você mesma vai estabelecer sua própria técnica ou observar resultados quando pratica. Quanto a celulares, como eu disse, é uma realidade e muitos usam esses aparelhos para fotos simples, mas nunca se compara às câmeras. Pegue um dia qualquer que esteja inspirada e saia por ai clicando, mudando angulos, cenários, brilho no LCD, com e sem zoom, etc, etc e veja resultados no computador. Se gostar de alguma, revele sim. Tente o pôr do sol, por exemplo. Quanto a ISO e velocidade, nem todas as máquinas tem essa função. Na via das dúvidas, começe pelo básico e pratique com o que passei, ok? Deixe no automático ou não ultrapasse ISO 400, por exemplo. É um assunto mais técnico e teria que ser uma matéria só disso, entende? E de novo, obrigado por ter gostado. Qualquer dúvida, me contate. Abraços Eduardo
Luciana - São Paulo

Luciana - São Paulo

07/11/2009 00:03:55
Em primeiro lugar quero parabenizá-lo pela excelente coluna. Acompanho todas.
Gostaria de saber como tirar boas fotos do luar com a câmera do celular?
Abraços,
Luciana

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Luciana, como vai? Tudo bem? Muito obrigado por estar gostando e acompanhando!!! Como eu disse, os celulares não são muito indicados para esses tipos de fotos, mas a noção básica de uma boa foto de Lua, seria não tremer a màquina (no caso celular) absolutamente em nada, boa postura, e sem interferência de outras luzes, deixando que a máquina capte somente a luz da Lua. (nas cidades, do alto de um prédio seria uma boa dica). Tente enquadrar ela quando ainda está surgindo (geralmente ela é maior) e depois quando estiver bem no alto. Céu limpo, cenário que você vai enquadrar (sem fios de rua, etc ). Uma dose de paciencia e INSPIRAÇÃO te ajudará e muito. Tomara que consiga e me diga depois, ok??? Abraços Eduardo www.andreassifotos.com.br
ELIZABETH MARTINS

ELIZABETH MARTINS

06/11/2009 17:54:37
CARO ANDREASSI.ADORO FOTOGRAFAR MAS PRECISO APRENDER AS TÉCNICAS MAIS IMPORTANTES P/BOA FOTO.A COMEÇAR POR TIPO DE CAMERA,PRETENDO COMPRAR UMA CANON 12MPX.ou similar P/FOTOS EM VIAGEM,NATUREZA,ETC.GOSTARIA DE UMA BOA CAMERA C/BOM PREÇO.VC.PODE ME AJUDAR? MT.OBRIGADA E PARABÉNS PELO ÓTIMO TRABALHO! ABRAÇO, ELIZABETH MARTINS- B.H.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Elisabeth, como vai? Legal mesmo você ter gostado e estar acompanhando. Saudações para o pessoal de BH que há tempos não vou até ai. Bem, vamos lá: opinião sobre máquinas é muito pessoal, e eu poderia indicar um monte delas. Mas com essa resolução e preço, tente ver se gosta dos modelos da Canon e Nikon. Me parece que a Nikon D60 e Canon 450D (Rebel XSi) estão com bom preço. são máquinas rápidas, práticas com a vantagem de você ir mudando as objetivas. Consulte e se precisar, me contate, ok? Abraços e boas clicadas. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Edson Campolina

Edson Campolina

05/11/2009 23:17:15
Muito bom Eduardo! Eu mesmo pedi dicas sobre a limpeza, pesquisei muito e não tomei nenhuma atitude antes de suas dicas. Tenho uma H50 e como estou sempre nas Montanhas, mais como proteção, uso um filtro UV que pega toda a sujeira e posso trocá-lo quando afetar a qualidade. Adquiri uma Teleconversora e vai aí uma dica para uma próxima coluna.
Obrigado e abraço!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

olá Edson, tudo bem? obrigado pelo elogio e como eu disse, meu intuito e passar alguma informação útil e pedir para vocês interagirem e divulgarem. Não abandone nunca o filtro, seja UV, seja polarizador, seja Warn ou outros. Eles protegem e muito sua lente!!! E facil de limpar, como citei na coluna anterior. Quanto eu abordar TeleConverter, fica complicado, porque fugiria totalmente do assunto das máquinas compactas e cairia em algo mais profissional e não tenho espaço para isso. Só adianto que ao usar, experimente dar mais entrada de luz, pois geralmente TC modificam o stop na objetiva. Abraços Eduardo
Simone Santos

Simone Santos

05/11/2009 12:06:22
Dicas ótimas! Minhas fotos nunca mais foram as mesmas depois de ler sua coluna! Parabéns!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Simone, como vai? Muito obrigado pelo elogio e espero mesmo estar ajudando. Sempre vale a pena reler as colunas e praticar! Te convido a ver minhas outras colunas e se precisar, pode e deve perguntar, ok? Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Conceiçaõ A. Santos

Conceiçaõ A. Santos

04/11/2009 17:17:20
Obrigado adorei as dicas, eu sempre enquadrava o sol bem no meio da câmara. agora vou fazer como suas dicas.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Conceição, como vai? Você até pode enquadrá-lo bem no meio, mas não aconselho não só por causa do CCD da máquina, mas também porque pode aproveitar todo o cenário junto ao sol, como mostrei na foto como exemplo. Grato por gostar e acompanhar. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Lais

Lais

04/11/2009 12:05:33
ameeeeeeeeei... estou fazendo uma apostilinha com as coisas que estou aprendendo, e essa coluna está recheada de dicas que eu nao sabia.... muuuuito obrigada!!!!!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Lais, tudo bem? Então, se me lembro bem, você em sua cidade tem um cenário que lhe proporciona muito material para trabalhar e praticar. Aproveite!!!!! Qualquer dúvida, estou por aqui, ok? E obrigado por acompanhar e por estar gostando. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Maristela

Maristela

04/11/2009 11:01:33
Parabéns!!! ótimas colocações como sempre

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Maristela, que bom que esta gostando e acompanhando. Espero que esteja lhe auxiliando em algo, ok? Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Ana paula sena

Ana paula sena

04/11/2009 10:54:03
Adorei, dicas preciosas, numca pensei " ..a gente precisa ver.." gostei. Dez!(como sempre)

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Ana Paula, como vai? Muito obrigado pelo elogio e por estar acompanhando. É isso mesmo, você precisa "ver" a imagem, e,,,,,,e praticar!! Se precisar , só perguntar, ok? Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Alexandre

Alexandre

04/11/2009 10:52:37
excelentes as dicas.a maioria das pessoas que possuem máquinas digitais utilizam as mesmas no modo automático, e desconhecem o equipamento que possuem.eu particularmente possuo a CANON A470, e utilizo muito a opção super macro que por aproximar até 1cm, me proporciona fotos fantásticas, e eu tenho que muito o que aprender sobre fotografia...grato

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Alexandre, como vai? Grato pelo elogio e como pode ver, usei uma foto de uma Canon A470 sendo limpa. Só praticando, deixando sua imaginação falar mais alto e ter muita paciência e dominio sobre sua máquina que irá te proporcionar fotos lindas. Continue acompanhando e desde já convido-o a ver e divulgar minhas outras colunas. Dívidas: só me escrever. Forte abraço Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Everton

Everton

04/11/2009 10:40:25
Olá Eduardo tdo bem?

Achei muito boa a dica para cavernas e grutas, visto que já passei por essa situação de estar numa bela caverna e tirar fotos com o uso do flash acreditando que assim teria melhores resultados, no entanto quando fui conferir as imagens em casa vi que todas sairam monotonas e "falsas" demais, uma vez que não retratava a verdadeira imagem e cores reais do local...

Minha dica para as próximas colunas seria de dicas para fotos em eventos e festas principalmente a noite!
mais uma vez parabéns pela coluna!
Abraço

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Everton, estou bem e vc? Bem, da próxima vez que entrar em uma gruta ou caverna, releia tudo isso e não se esqueça nunca da postura, de como segurar a máquina. Válida a sugestão de dicas para as próximas colunas, mas vou abordar como fazer com as máquinhas compactas. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Claudia

Claudia

04/11/2009 10:01:26
Bem, Parabens! Adoro suas colunas, sempre nos ajudar a ver as coisas com outros olhos e angulos. Interessante falar sobre limpeza, realmente acabamos limpando qndo a sujeira já está a olho nu, esquecendo daquela poeirinha q faz toda diferença. PArticularmente gosto de celular apenas para falar, mas vc falou algo q é uma grande verdade, sao "maquinas com possibilidade de falar". Gostaria q qndo pudesse e se achar interessante falar sobre ISO, na verdade dar uma aula sobre essa funçao, pois, é isso q sempre faz em todas as colunas, nos dar aulas. Obrigada.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Claudia, como vai? Bem, a intenção é passar um pouco de minha prática e abordo assuntos que vejo que as pessoas tem dificuldades ou querem se aprofundar mais sobre o mesmo. Válido sua dica de ISO, mesmo eu tendo abordado esse assunto na outra coluna. Irei falar nisso mais para frente. E realmente tive que começar a falar sobre celulares, pois são usados também para fotografias, e lógico, tem suas limitações. Obrigado por participar. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com