Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Blogs > Eduardo Andreassi > Dicas de Fotografia > 

Conceitos Básicos V – Fotografando de noite, a Lua e ISO

Tirando algumas dúvidas de leitores, fotografando noturno, ISO e fogos de final de Ano.

16 de Novembro de 2009.
Publicado por Eduardo Andreassi  

Aproveitando que estamos às vesperas de festas e viagens de final de ano, muitas pessoas ainda tem dificuldade em fotografar algumas coisas, entre elas, fogos de final de ano e retratos em geral, incluindo paisagens, fotos noturnas e a fotos da Lua, como leitores andaram me perguntando.

Aproveitando o espaço, acho importante comentar que fotos e edição de imagens sempre andaram juntas, de um modo ou de outro, mas está se tornando algo muito comum e até " enganando" o olhar de quem fotografa ou quem admira a foto.
Ser fotógrafo requer um olhar, técnica, treino. Ser um manipulador de imagem é algo muito diferente e isso não caracteriza que a pessoa domine a arte de fotografar.
Não se iludam com algumas imagens que vocês vêem em muitos sites e pensam ser uma excepcional fotografia.

É você quem fará a diferença!!!

Softwares cada vez mais fácil de acessar, pessoas fazendo cursos para dominar essa técnica e até os que o fazem em casa mesmo, estão banalizando e transformando o "conceito" de fotografias, em minha opinião.

Evito ao máximo manipular imagens, pois retratam algo que não é real. Procuro sim, deixar a foto o mais perto do que os olhos registram e acredito que esse seja o foco de meus leitores. Portanto, fotografia é uma coisa, manipulação e tratamento (demasiado) de imagens, é outra.
Vejam bem: não estou em momento algum desfazendo dos que tratam imagens. São profissionais, artistas também, mas convenhamos que são coisas distintas.
Aliás, dia desses fiquei admirado com a quantidade de retoques que uma revistafez na capa, em uma modelo. Mais parecia uma pintura do que uma fotografia!!!

Fotografando a Lua

Aproveitando o cenário

Aproveitando o cenário
Foto: Eduardo Andreassi

Nessa foto ao lado, o fato de não estar na escuridão total (céu um pouco claro ainda), facilitou ao fotografar a Lua, evitando borrões e disporções na imagem, onde também aproveitei o cenário

Voltando ao assunto, vamos abordar a tão comentada foto da Lua, como perguntaram.
Fotografar a Lua com máquina compacta, é algo relativamente simples, porém, nao esperem por resultados que vocês costumam ver em imagens lançadas na internet.

Muitas delas são feitas com máquinas e lentes ultra profissionais e muitas outras, com muita edição de imagens.

Primeiro, observe o cenário. Não acho que gostariam de uma foto linda da Lua com fios ou postes aparecendo no registro.
Fuja de qualquer outra luz que não seja da própria Lua (luz de rua, luz de carros...)

apenas mantendo postura e usando teleobjetiva
Usando teleobjetiva e tripé
Fotografando a Lua
Lua refletindo na água/ foto sem qualquer apoio

Postura: volte nas outras colunas e acompanhem. Posicione-se da maneira mais confortável possível e se precisar apoie muito bem a máquina (seja onde for) e use o timer se achar que deve para não tremer em nada a câmera.Temos que improvisar, já que, supondo, que não temos o tripé.

ISO: o ISO define a entrada de luz na máquina, mas quanto maior o ISO, mais ruído ela vai dar. Portanto, se tiver esse recurso, tente em ISO 200 ou inferior. Faça algumas tentativas, abaixando-o.

Modo Paisagem, ISO Alto

Modo Paisagem, ISO Alto
Foto: Eduardo Andreassi

Observe a foto ao lado: como estou sempre usando máquinas compactas para dar exemplos, nessa foto não foi diferente. Como não tenho regulagem de ISO, ela apresentou o mesmo elevado, chegando a ISO 800, o que causou um pouco de ruído na foto (grãos).

E uma dica: procure fotografar a Lua assim que nasce, pois além dela estar maior, você terá o contraste do céu que não estará totalmente escuro e portanto, a câmera irá ler as duas luminosidades, provocando menos ruído, mais nitidez e evitará que saia trêmula e borrada.

Se der sorte, conseguirá pegar ela amarelada, (O fenômeno é ocasionado pela dispersão da luz. Assunto de Física!) É simplesmente linda essa imagem!!!
Ou espere a Lua subir muito, apoie muito bem a máquina e se preciso for, use o timer.
Opte por função noturna,(nunca use o flash)

Sempre espere a imagem se formar no visor antes de mexer na máquina.

E, informando vocês, para quem quer fotografar ou simplesmente como eu, adora admirar a Lua Cheia, teremos o início dela no começo de dezembro (02/12) e no final do mesmo mês (31/12), na virada de ano. Curtam muito!!!

Fotos Noturnas

Com essa técnica, essas dicas, se torna até relativamente fácil fotografar lugares de noite.
A Câmera capta toda e qualquer luz que estiver próxima e demora alguns segundos para registrar. Por isso ela é mais lenta nessa ocasião e você precisa de mais paciência. Mas o resultado é simplesmente fabuloso.
Darei vários exemplos concretos.

Apoiando a câmera

Apoiando a câmera
Foto: Eduardo Andreassi

Apoiando a câmera

Apoiando a câmera
Foto: Eduardo Andreassi

Observe que após eu ter apoiado a câmera no capô do carro, usando o timer, procurei o melhor ângulo possível.
E na foto ao lado, usando o mesmo processo, obtive o resultado, sem que aparecesse parte do veículo.

E como não estamos falando de modo mais profissional e procurando uma linguagem de simples entendimento, estou descartando o tripé, câmeras com variação de velocidade e de abertura e até o uso de controle remoto para disparador.

Muitas vezes, quando eu vou fotografar algo com máquina compacta, uso esses artifícios. Já apoiei a câmera em cima do carro, já prendi a respiração e travei os ombros, já apoiei parte dela em um poste e liguei o timer. Tudo isso no intuito de não mexer absolutamente nada.

O resto, como nas dicas anteriores, é com você. Veja o resultado, apague, escureça ou clareie o visor e atenção: muitas vezes terás surpresas agradáveis ou não ao visualizar suas fotos na tela do computador.
Já aconteceu comigo de ver uma foto no visor na máquina e achar que estava perfeita, mas quando a abri no computador, não gostei. E o contrário também acontece, lógico.
Portanto, pratique, pratique e pratique. Permita-se errar e tentar de novo.

Fotografia Noturna

Fotografia Noturna - Foto: Eduardo Andreassi

Na foto acima, feita na Praça de Sé em São Paulo, altas horas da noite, apoiei uma lateral da máquina no poste e usei o timer, evitando ao máximo tremer, até que se formasse a imagem.

Fotografando fogos de artifício

Na verdade, você iria precisar de um tripé, uma máquina com variação de abertura e velocidade e um pouco experiência.
Mas, como o assunto é fotografar com máquinas compactas digitais (ou analógicas) portáteis, o modo é outro.
Geralmente, nessa safra nova de máquinas, esse recurso já existe e tem algumas até com o Ícone Fogos de Artifício.

Fogos de Artifício

Fogos de Artifício
Foto: Eduardo Andreassi

Na foto ao lado, observe que a foto saiu mais nítida porque foi correto o tempo de disparar, o local aonde os fogos iriam explodir e a postura correta permitiu que a imagem não saisse distorcida.

Como esse tipo de cena ocorre uma ou duas vezes por ano, digamos assim, praticar se torna muito difícil e não se cobre se a maioria das fotos nao ficarem boas.
Com certeza, você vai tirar muitas e aproveitar poucas.
De preferência para fotografar logo no começo da queima, pois no final, dependendo da quantidade e lugar, a única coisa que você conseguirá ver é o rastro de muita pólvora queimada.

Deixe a máquina já posicionada aonde você acha que os fogos irão explodir e dar aquela visão maravilhosa.

Aperte o botão do disparador no exato momento que os fogos estourarem.
Se tiver a opção modo Infinito (ou Paisagem), use-a também.
Evite o zoom de modo a abrir bem o cenário e captar o maior número possível de fogos.

Se tiver a opção de regular, use ISO baixo, que por mais que seja escuro e esteja de noite (suponho), você irá fotografar fogos, coisas claras.

Já na imagem da esquerda, mostro o tempo errado de disparar, o que a má postura causou (tremeu e borrou a foto) e o que os resíduos de pólvora provocam se deixamos para fotografar no final da festa.
Na foto da direita, mesmo com muita pólvora no ar, o tempo de disparo foi correto e a postura foi essencial, não deixando que a imagem desfocasse.

foto borrada

foto borrada
Foto: Eduardo Andreassi

Acertando o tempo de disparar

Acertando o tempo de disparar
Foto: Eduardo Andreassi


Considerações Finais

Não esqueci de abordar assuntos de como melhorar suas fotos com celulares e também citar fotos no contraluz e em PB, mas deixarei esses assuntos para as próximas colunas.
Vou formando essas mesmas diante das dúvidas que vão surgindo e aproveitando o "gancho", respondendo e citando mais dicas.

Bem, espero estar colaborando de alguma forma e convido-os como sempre, a participar, dar opiniões, perguntar e divulgar!
Afinal, essa coluna é exclusivamente feita para vocês, numa linguagem que espero que seja direta, simples e objetiva.

Espero vocês.

Forte abraço e boas clicadas!!!!
Eduardo Andreassi
e-mail: edu_andreassi@hotmail.com
www.andreassifotos.com.br

Copyright 2009 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.



Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Lina

 postado: 18/11/2009 19:04:42editar

Olá, adorei os comentarios sobre o ISO, entendi, minha maquina tem essa regulagem! Vou tentar fotografar usando timer, ficar parada eh algo mto dificil, mas pelo visto bastante necessario! Adorei o assunto de fogos, sempre fotografo e sempre sai ruim, esse ano entrarei com pé direito, fotografando os lindos fogos graças a vc. Obrigada, otima materia.....

Oi, tudo bem?
obrigado pelos elogios e que bom que abordei vários assuntos que serão útil a você.
Mude o ISO sempre que precisar , seguindo as dicas, use sim o timer para te dar mais estabilidade na máquina e bons cliques quando fotografar fogos de artifício.
Pena que como eu disse, são poucas ocasiões para treinar , mas fique atenta para começar a fazer seus treinos antes que o céu fique cheio de pólvora.

Qualquer coisa, me procure e mais uma vez, muito obrigado por acompanhar.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

DICAS TURÍSTICAS & INFORMAÇÕES

 postado: 18/11/2009 20:21:09editar

Acho sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Obrigado por ter gostado e estar sempre acompanhando.
Espero que faço bom proveito.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Bruno Rezende - www.colunazero.com.br

 postado: 18/11/2009 20:32:18editar

Ótimas dicas e, pra variar, belíssimas imagens!
Show de bola Eduardo.
Grande abraço,
Bruno Rezende.

Opa Bruno, tudo bem?
Legal você estar acompanhando não só a coluna de viagens , mas a de dicas de fotos também.
Muito obrigado por isso e desejo sucesso sempre para você, nas suas matérias.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Pedro A Silva

 postado: 18/11/2009 21:00:20editar

Meu caro Eduardo,mais uma vez tenho o prazer de acompanhar seu trabalho. As aulas com muita clareza dissipam dúvidas e fornecem uma praticidade de execução formidável.
Aqui das margens do Rio S.Francisco que implora uma revitalização, desejo-lhe muito sucesso,envio-lhe um abraço.

Muitíssimo obrigado pelos elogios e por ser leitor fiel de minhas colunas.
Eis minha intenção: passar de maneira clara e objetiva, um pouco da praticidade de manusear as câmeras compactas, usando para isso,como exemplos, fotos também.
E procurando simplificar o máximo possível os termos que tenho abordado.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Anaiza

 postado: 18/11/2009 23:12:43editar

Boa noite Edu!

Agora posso me preparar para de fato fotografar as festas de final de ano.
Muitíssimo obrigada pelas dicas. Adorei!!
Grande abraço.

Oi Anaiza, como vai?
Pois então, antes de começar a queima dos fogos, sempre tem um ou outro que dispara rojões e está aí a única oportunidade de treinar um pouco antes de começar sua seção de fotos.

Espero que continue acompanhando, que pratique bastante (os noturnos também) e releia as colunas, afinal, ler e sair para praticar, dá resultados bons!!!

E obrigado você, por estar gostando e acompanhando!!!

Qualquer dúvida, sugestão ou outra coisa, pode me procurar.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Edson Campolina

 postado: 19/11/2009 23:38:13editar

Valeu Eduardo! Neste feriado testarei pela primeira vez minha Teleconversora!!! Já regulei a máquina e brincando em casa percebi que para que uma boa focagem só a partir de uns 06 metros de distância... Espero as dicas do PB. Abraço!

Opa Edson, vai fundo e faça altas fotos. Pena que estamos na lua Crescente, mas ainda hoje vi uma cena muito legal dela.
Quanto ao tele, só não esqueça que isso vai baixar um pouco os stops e vc tem que compençar de alguma forma, seja na velocidade ou dando mais pontos de compensação de luz.

Boas clicadas!!!

Abraços
Eduardo

Jeannette Campos

 postado: 25/11/2009 16:19:43editar

Parabéns pela fotografia selecionada para a National Geographic.Está MARAVILHOSA. No dia em que a vi,não tive tempo de comentar,mas,achei que merecia um premio de tão linda.Parabéns. Abraços Jeannette.

Oi Jeannette, como vai?
Fotografar é algo que amo fazer e reconhecimento sempre me motiva mais.

Muitooooo obrigado, tá?

Abraços
Eduardo

Clara Calado

 postado: 28/11/2009 10:49:58editar

Eu fica cadia mais encantada com as suas dicas, eu que sou amante de fotografias, fico babando aqui e tentando guardar tudo que vc nos diz para melhorar a qualidade das minhas fotos, parabéns pelo seu belissimo trabalho, abraços Clara

Obrigado Clara.
Além de continuar acompanhando, espero que sempr pratique e veja os resultados, ok?
qualquer coisa, pode escrever e desde já te convido a ver todas minhas outras colunas, as fotos e divulgar se quiser.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

vania maia

 postado: 28/11/2009 12:14:35editar

Olá Eduardo, legal a generosidade de dar dicas para quem não tem muita noção de fotografia! Que bom que ainda existe alguem com disponibilidade de dar sem o vil metal! Acabei de comprar minha máquina e não sei como usa o timer...ehehe se puder me dar uma dica, agradeço! Obrigada vania

Oi Vania, tudo bem?
Me propos a criar essa coluna com esse intuito mesmo. De dar dicas, ainda que simples, para máquinas compactas e aconselho você ir lendo e praticando sempre.
Bem, quanto ao Timer, deve saber que é um artifício da câmera para te dar alguns segundos antes dela registrar a cena.
Serve também para retratos, lógico.
Mas tem que estar apoiada em algum lugar.
Você liga o timer, pressiona o botão levemente até a máquina achar foco, e na sequencia, pressione o mesmo até o final. Daí, você terá alguns segundos para que a máquina capte a imagem.

Qual sua dúvida nesse sentido ou em outros.
Qualquer coisa, me procure, ok?

E, obrigado por acompanhar e pelo elogio.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Grazi

 postado: 28/11/2009 20:47:25editar

Oi Eduardo!!!
Nossa adoro suas dicas... aliás já disse isso kkk... mas vou treinar muito fotos de fogos... todasque tirei até hoje não ficaram boas... mas vou continuar treinando... quanto as fotos da lua... de cada 50 fotos que tiro da lua 1 fica boa kkk... mas não desisto kk
Obrigada pelas dicas... sempre me motiva a fotografar cada vez mais... abraços...

Oi Grazi, tudo bem?
Notei que estava sumida mas pelo que vejo, sempre acompanhando minhas pequenas dicas.
Obrigado, viu?

Fotos que não temos o costume de tirar, como da Lua e fogos de artifício, entre outras, é absolutamente normal jogarmos fora a maioria delas.
Inclusive porque nós mesmos vamos ficando mais seletivos e vendo a tal foto ficou melhor que a outra, e deletando.
É isso aí, pratique mesmo e conte comigo.

Abração
Eduardo

vania

 postado: 29/11/2009 12:21:40editar

Valeu! Eduardo, muito obrigada, vania

Imagine.
Disponha e pode perguntar quando quiser.
Abs

Eduardo

Ana

 postado: 26/12/2009 17:11:22editar

Salut Eduardo! Estou aqui, do outro lado do oceano, admirando seu trabalho e tentando aprender um pouco mais como fotografar. Suas "obras" acima: 'Aproveitando o Cenário','Lua Amarela','Santos', 'Praça de Sé' me encantam. Interessantes seus conselhos como fotografar a lua e fogos de artificio. Porei em pratica suas dicas.
Gostaria de saber como fotografar cenas de espetáculos (quando autoriazado é claro), por exemplo de circo, teatro, etc...
Voltarei sempre, até lá, deixo um abraço para voce e meus agradecimentos.
Ana

Grazie Ana, come stai?
Bem, como eu sempre falo, a melhor maneira de ter fotos boas é ter o olhar e conhecer a sua máquina. E fotos de espetáculos, shows, é relativamente simples. Se for ambiente fechado, dificulta um pouco.(como aquela que esta no concurso ai na França)
Mas como via de regra, se desloque sempre, buscando o melhor ângulo. Use zoom com moderação para não causar muito ruido e flash só se for mesmo necessário e se você gostar dos resultados.
Preciso saber que tipo de espetáculos e que máquina usa, dai, te explico melhor.

Abraço e volte sempre sim!!!!

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Simone Santos

 postado: 28/12/2009 09:19:41editar

Dicas bem oportunas!!!
Eu, como fotógrafa amadoríssima, me delicio ao utilizar essas técnicas e melhorar a qualidade!
Que o Ano Novo seja recheado de sucesso e dicas maravilhosas!!!!!!
Forte abraço!

E muitos clicks lindos, né?.....

Tudo bem Simone?
Acho eu que, amodores ou profissionais, sempre e sempre estamos aprendendo. Seja nas técnicas, seja com Câmeras melhores.
Mas como sempre eu digo, sem o olhar, a pessoa não vai muito longe....

E nós fotógrafos, temos que procurar deixar as pessoas cientes que não é porque se obtem uma boa máquina que possa fazer grandes e maravilhosas fotos. Sem o olhar, a prática, a técnica, fica difícil....

E desejo que você volte sempre, interaja mesmo e bem vinda ao clube dos fotógrafos, sendo "amadora" ou não, rss.

Super Abraço, Feliz 2010 e muitíssimo obrigado pelo elogio.

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com

Talmo-Micão

 postado: 12/7/2010 01:58:41editar

Oi! Eduardo, como vai? Eu achei ótimo as fotos de Inhotim,
principalmente, sou fotógrafo iniciante, e tenho pouca esperiênica em viajar. Mas gosto muito de comunicar com pessoas como você, que têm experiências, e transmite o que sabe com todos. Aprecio lugares e objetos diferentes.estou de férias, pretendo viajar om minha esposa, ainda este mês: Tenho vontade de conhecer, Monte Verde, e outros lugares interessante.

Talmo, como vai?
Nas fotos de Inhotim, usei 3 máquinas, sendo duas profissionais e uma compacta. Com certeza você pode obter os mesmos resultados, mas sob seu modo de olhar.

Obrigado por ter gostado!!!
Então siga as dicas e vá improvisando se necessário, no quesito fotografar.
Apenas, para começar, conheça o mínimo de recursos de sua câmera e SE PERMITA sentir o locar, olhar com outros olhos e ser ousado, como por exemplo, fotografar o mesmo cenário mas em outro horário e de outro ângulo.
Vá fundo e acredite: seu olhar que fará a diferença.
Qualquer coisa, dúvida, mais detalhes, me procure.

Abraços, boas férias, excelente passeio e ótimas clicadas. Ahhh, aproveite e RELEVE suas recordações. Daqui há alguns anos vai ser gostoso pegar a foto e viajar no tempo.

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Juscemar Jorge Guzzi

 postado: 27/8/2010 20:29:26editar

Hola, meus parabens pelas belas fotos, continue asim, ajudando os outros sem se importar com nada, uma boa dica vale como ouro, sou iniciante procurando melhorar, hoje moro em Verona-Italia, e logo estarei de volta ao nosso querido Brasil, quem sabe trabalhando na area de fotografia.....
Meu grande abraco a voce e continue com sue belo trabalho.

JJG -

Caro Juscemar,

Ciao amico, come stai?

Grazie per ttti que parlare di mio lavore. Grazie....
Muitíssimo obrigado pelo elogio que não deixa de ser um insentivo.
Espero que sua estadia na Itália seja proveitosa e comece, se possível, a fotografar ai mesmo, pois tem paisagens e aquiteturas na Itália que são dignas de posters.
Tenho pretenção de deslocar-me para ai para fazer um trabalho desse nível.

Fique sempre atento às matérias e dicas e pratique muito.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Andrea Botelho

 postado: 17/1/2013 16:07:21editar

Tenho uma benq gh600 e não consigo fotografar a noite, pois o visor não me deixa ver nada, ai vou por rumo. Essa máquina não veio com o manual em português, o que dificulta mais ainda. Se você pudesse me dar alguma dica. Obrigada. Andrea (Franca)

Respondido através de meu e-mail para garantir que o leitor obtenha a resposta.
Para contatos, escreva para edu_andreassi@hotmail.com

Grato
Eduardo Andreassi
http://www.eduardoandreassi.com

Mari Cebalho

 postado: 25/3/2013 22:13:26editar

Tenho um Nikon D90
Fotografo aniversários e eventos em geral.
Não estou conseguindo deixar minhas fotos nitidas como eu gostaria.
Uso normalmente Velocidade 80 F 4 Iso 200
Flash SB 900
Gostaria de saber o posso fazer para melhorar minhas fotos.... pode me ajudar?
Obrigada

Mari, tudo bem?
Posso tentar, mas a distância e via net fica mais complicado.
Vamos lá: Se antes, usando mesma fotometria junto c/flash as fts ficavam boas e agora não, algo esta errado. Pode ser desde uma mão mais tremula até o CCD.
Aumente um pco. a velocidade (na mesma situação) e veja resultados.
Mantenha os filtros limpos. Tente tb subir o ISO até 400. Faça testes e me avise.
Qq. coisa, pode me acionar no edu_andreassi@hotmail.com
Abraços
Eduardo Andreassi

Christiane

 postado: 21/7/2013 13:17:09editar

Oi, Eduardo...gostei muito da sua matéria, nem sempre, profissionais como vc, gostam de dar explicações. Adorei suas fotos no seu site...parabéns..

;)Obrigado Christiane!!!
Sempre que necessitar de alguma dica, me acione.
Seja muito bem-vinda!!!
Um abraço,
Eduardo Andreassi

Fotografia/Fotojornalismo/Comunicação

www.andreassifotos.com.br

www.eduardoandreassi.com

http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi

|]]

Renato Albuquerque

 postado: 14/11/2013 08:43:40editar

Quero comprar uma máquina a um baixo custo, mas com qualidade que suporte tirar fotos como os olhos vêem, principalmente a lua em seu tamanho normal. Poderia me indicar alguns modelos candidatos para eu comprar? Grato.

Renato, como vai?
Existe uma infinidade de câmeras no comércio. E atualmente, de meses em meses estão lançando outras.
Procure e veja seu gosto com uma que tenha regulagens de velocidade, ISO, abertura (profissionais de entrada), como a Nikon e Canon, por exemplo.
Qto. a obter a foto da Lua, existem boas máquinas com zoom digital e essas que citei, depende de uma boa teleobjetiva, que terá que ser comprado a parte.
Pesquise bastante.
Particularmente, como faço muito fotojornalismo, uso Canon. Outros preferem a Nikon. E por ai vai.
Veja nesse link para poder ter uma noção ( http://www.angelfoto.com.br/main.php?page=list_produto&pri_id=180&cat_id=164).
um
abraço,
Eduardo Andreassi

Jornalismo/Fotografia/Comunicação

www.andreassifotos.com.br

www.eduardoandreassi.com

http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

http://www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi|]]

Renato Albuquerque

 postado: 21/11/2013 11:23:39editar

Bom dia! Estou analisando umas máquinas e identifiquei a Fujifilm s8200, que detém bom ISO, para tirar fotos noturnas. Gostaria de saber se esse modelo é uma boa recomendação para tirar fotos noturnas, em especial da lua e prateados do mar. Grato!

Renato, boa tarde.

Desde já agradeço sua participação.
Creio que é uma boa escolha, em vista do que pretende focar.
As câmeras estão evoluindo constantemente e de certa forma, se equiparando.
Ainda assim, se possível, vá à alguma loja conceituada e analise a Câmera pretendida.
ISO é uma ferramenta para dar mais claridade ao assunto e quanto maior estiver, mais suscetível à ruídos estará.
Espero que eu tenho ajudado.
Um abraço,
Eduardo Andreassi

Jornalismo/Fotografia/Comunicação

www.andreassifotos.com.br

www.eduardoandreassi.com

http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

http://www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi|]]


 

Últimos boletins

Veja também

Máquinas fotográficas Compactas. Qual comprar? - Parte VIConceito Básicos de fotografia - parte IV

 

editar    editar    editar    1.611 visitas    17 comentários