F O T O G R A F I A S - Muitas Dicas e Exemplos de Publicações utilizando Câmeras Compactas.

Fotografando com Sol a Pino , Dias Nublados, Modo Macro, Contraluz, Fundo, Flash, Estilos de Cores mais dicas. Exemplos de Publicações usando essas Pequenas Maravilhas Compactas

  
  

"A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa VER!" (Ernst Haas)

Curiosidade: Para quem se recorda dos tempos das DKW, que na língua alemã em uma de suas conotações quer dizer "A Pequena Maravilha", faço uma associação às máquinas compactas quando sabemos usar, mantê-las e aonde comprar.

Dia do Fotógrafo - 8 de janeiro

Visto que a fotografia está em toda parte, desde anúncios em revistas, outdoors e até em canais de televisão, ou mesmo presente em suas comemorações de festas ou férias, nada mais justo do que relembrar essa data e valorizar o profissional.


Venha! Participe e divulgue

Festas de Natal e Virada do Ano já se foram e em algum momento você possivelmente fotografou algo.Se não o fez, tenho plena convicção que ao menos viu.
Portanto, convido-os a ler, participar e divulgar.

desfocando o fundo

Antes de iniciar , gostaria de agradecer a todos que participaram, leram, comentaram e divulgaram, tanto nas Colunas de Viagens, e Dicas de Fotografia, quanto essa última, que achei necessário criá-la para passar mais informações.Eventos.

Foi um ano muito bom, rentável e reconhecido para mim quanto a minha profissão. Todos sabem que sou fotógrafo e fotojornalista, e que cubro desde Eventos até Viagens, incluindo o próprio fotojornalismo que colaboro em veículos Idôneos de São Paulo e grandes portais do Brasil, assim como Corridas Automobilísticas, destacando-se a Fórmula 1, Fórmula Indy e Fórmula Truck.
Acervos fotográficos de roteiros, regiões e cidades também fazem parte do exercício dessa atividade.

Publicado no Jornal Estado de SP

Sua criatividade, seu próprio momento e muitos testes irão fazer a diferença, mas nada irá comparar com seu olhar quando já estiver familiarizado com a arte.

fotografando em dias nublados

Muitos leitores participaram das colunas e deram sugestões de pautas, mostrando dúvidas quanto a uma série de técnicas e métodos.
Desde já agradeço essa interação de vocês e convido-os a continuar participando.
Fotos sem profundidade de campo, fotografias desfocadas, sem cores vivas, incluindo qualidade das mesmas em dias de Sol à Pino e dias nublados, assim como uso de flash, ambientes escuros e fechados e modos macro... Inúmeros temas.

Destacando detalhes
Dias Nublados
Ambiente fechado - Reportágem
Observando curiosidades - Criatividade

Ora, são muitos os assuntos e vou procurar ser o mais objetivo possível, e mesmo assim, recomendo que releiam as outras colunas.


Fotografia, Imagens e manipulação das mesmas

Antes, quero salientar que particularmente considero fotografia uma coisa e imagem outra. Não tenho costume de empregar o uso de programas como Photoshop, pois usado em excesso, em minha opinião, deixa de ser fotografia e transforma-se em imagem, uma espécie de "pintura", digamos assim, onde os programas e o usuário alteraram a realidade captada.
Fica tratada, bonita e diferente? Evidente! Mas aqui vamos abordar somente o básico.
Convenhamos: existem fotos espalhadas aos montes por aí que há emprego em demasia do uso de recursos de programas de edição.

Sem Tratamento - Publicada na '''National Geografic'''

Recentemente, legisladores britânicos e franceses tentam obrigar publicitários a serem mais realistas, seja nas fotografias de editorial ou anúncios, através de Projeto de Lei, na intenção de inibir o emprego de efeitos digitais, por uma série de motivos.
Eis o quero dizer e defendo. O uso em demasia disso, principalmente nesses meios, nos mostra uma realidade que não existe. Observe bem de perto algumas capas de revistas de moda daqui mesmo, no Brasil.
E não fica só nas revistas de moda. Isso é empregado até em concursos de fotografias, seja qual for o tema.

Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível.
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo em que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibiliza ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionadas intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.
(Fonte: Wikipédia)


Anteriormente, eu já havia dito que não se iludam com câmeras compactas com 12MB, 14 MB, muito menos com saldos e promoções milagrosas.

Publicada em Portal como foto de Capa - fotografada com câmera de 7.1 MB

Essa resolução é recomendada para fotos maiores, que necessitamos revelar ou mesmo imprimir em muitos casos, como para fazer um banner, um impresso em PS e até Outdoors. E essa resolução alta, mesmo assim, nas compactas não garante por si só, qualidade de imagem. Como citei antes, eu mesmo carrego uma de 7.1 MB, para uso pessoal e rápido.

Dica: carregue sempre sua câmera. Por muitas vezes você vai pensar: "Ah, se eu estivesse com minha máquina agora".

Se deslocando e escurecendo LCD

Para enriquecer a coluna, vou inserir fotos feitas com essa mesma máquina, algumas guardadas comigo, outras publicadas recentemente em várias mídias, mas sem edição de imagens em softwares.

Ambiente Fechado - Reportagem Diário de SP
Amostra de foto com sol a pino, editada- Nacional Geografic
Buscando Ângulos - Reportagem Diário de SP
Ambiente Fechado - ISO alto - Reportagem Estado de SP
Buscando Ângulos - Matéria em Mídia
ISO alto, sem flash - Reportagem Diário de SP
Publicada na '''National Geografic'''

Participem! Essa coluna é dedicada a vocês!

Cuidado com a procedência da câmera e atente-se a adquirir uma que você domine, seja de fácil uso e para determinada finalidade. Óbvio quando fotografamos profissionalmente, optamos por Câmeras Profissionais, cheia de recursos, mas a diferença é que necessitamos disso e sabemos usar esses recursos.


Aqui, o assunto são as compactas

O mais importante é o conjunto (a máquina, com seu sensor e lente) e o seu olhar, assim como sua postura. Portanto, atente-se que um simples passo para o lado, ou deslocar o assunto para outro, fará uma enorme diferença em suas fotos.

Fotos que hoje em dia são conhecidas popularmente como imagens, contribuiram para desvalorizar o profissional que investiu em estudo, dinheiro e tempo para aprender o que faz. Colaborou para isso, a massificação do uso de máquinas fotográficas, seus preços excelentes e facilidade em armazenar. Sem contar que por muitas vezes, de um modo geral, desvalorizam nosso ofício.

Em contrapartida, a maioria delas tem determinada vida útil sim, é descartável e entramos no problema de armazenamento, pois na ocasião, não houve a divulgação correta de que fotos digitais, podem e devem ser reveladas. Em minha opinião.

Foi ou está ficando de lado o profissionalismo, a valorização do artista (fotógrafo) e pior: suas imagens (fotos) têm data de validade quando não são reveladas no papel. Vide coluna de dicas e revelações.

Lembranças/PB/Revelação no papel/

Quer lembranças assim? Só no papel e um ótimo laboratório, com procedência, que usa química e produtos de qualidade, assim como profissionais que só fazem isso.
Pegando o gancho, muito mini-labs reaproveitam a química na intenção de poupar gastos, o que compromete a foto.Mas insista em revelar.

Vale a pena sim!

Postura

Observei muito que a maioria das pessoas, na pressa ou por achar que a máquina faz tudo sozinha por possuir pré-regulagens de fábrica, não se posiciona de modo correto.

Na coluna anterior, abordei e mostrei em fotos, a postura correta. Vide.

Independente do ambiente, assunto e tempo, nunca se esqueçam de segurar a câmera firmemente, e se necessário trave os cotovelos no quadril. Oprima o botão disparador levemente até obter o foco e nitidez e daí, sem tirar o dedo desse mesmo botão e quando obtiver o foco, dispare.

Buscando ângulos
usando a imaginação
Contrastando cores em dias nublados
Dias Nublados - Esperando Momento de clicar

Não gostou da foto, apague e tente de novo. Aconselho a tentar sempre, até obter o melhor resultado. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

Dica: Fotografe muito! Experimente fotografar a mesma coisa em vários horários do dia para ver a diferença. Mude de posição, enquadre de modo diferente, e veja a cena como um todo. Aos poucos irá perceber pequenos detalhes que passavam despercebidos e fazem uma grande diferença. Afinal, a vantagem da Câmera digital é poder tirar foto e apagar, se não gostar.

Contraluz

Fotografando na contraluz

Obter fotos na contra luz já foi assunto abordado por mim. Mas para quem não sabe, o que seria contraluz? Popularmente falando, é quando o sol está atrás do assunto, fazendo que a imagem não forneça os contornos nítidos do assunto. é você fotografando de frente para a Luz, seja sol ou iluminação.
Uma boa dica para isso seria inverter a posição do fotógrafo e assunto, deixando a luz sempre atrás da câmera ou usar o flash para preenchimento.

Dica: Sabendo trabalhar na contraluz, obtem-se fotos lindas e excelentes retratos se estiver com alguns poucos equipamentos. Mas isso é assunto para fotos profissionais.

Na seleção das melhores fotos de 2010 em um grande Portal

Flash

Usando Flash

Uma das coisas mais complicadas de ser abordada por escrito, pois na prática, poderia mostrar melhor.

Se muito longe do assunto, fica escura a foto. Se muito perto, fica claro, o que chamamos de imagem estourada. Geralmente a compacta tem nível de alcance de até 3 metros do assunto. Mais que isso, a imagem sai escura. Menos, sai muito clara. Tem que treinar e conhecer bem sua máquina.
Outra dica para uso do flash eu daria para assuntos em movimento. Como automaticamente a velocidade aumenta com o flash acionado, o assunto fica estático e mais nítido.

Dias Nublados

A luz difusa dos dias nublados é excelente para retratos de pessoas e até paisagens, pois oferece uma iluminação suave e sem sombras fortes. Basta você observar aonde incidem a luz no assunto e fotografar da vários ângulos até obter o resultado que desejas.

Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi

Procure ter um fundo mais escuro que o assunto e evite grande enquadramento do céu.
Como em colunas anteriores, eu já disse que você pode optar em clarear um pouco o visor do LCD de sua Câmera. Assim como pode também conciliar escurecer o visor com o uso do Flash. Ou seja, seja audaz e tente, persista. Não gostando do resultado, apague e tente de novo.

Sol a Pino.

Eis aqui um dos momentos que evito tirar fotos, a não ser que tenha árvores, sombras, ou seja realmente necessário, profissionalmente falando. As luzes deixam o assunto muito dura e sem vida. Os contornos não ficam evidentes assim como as sombras ficam profundas e definidas, tirando muito das definições das cores. Procuro usar difusores ou flash, mas eis um tema mais complexo.

Sol a Pino - em PB
Sol a Pino - em cores
PB

Sendo assim, procure fotografar o assunto com um cenário que ao fundo, por exemplo, apareçam cores vívidas, para que a foto e o assunto, não fiquem sem graça.

Dica: Tirar fotos em Preto e Branco ajuda e muito a diminuir a dureza do sol a pino.
Se houver muitas cores e luz ruim, opte por fotografar em Preto e Branco. Assim, o que domina é a cena e não o contraste das cores.

Importância do Fundo

Importância do cenário

Muitas vezes é interessante desfocar o fundo e deixar em primeiro plano o assunto que desejas. Obter um resultado diferente, fugindo dos "padrões", se é que em fotografia temos padrões.

Para isso, em compactas, aproxime-se muito bem do assunto. Se necessário aplique modo macro e até um pouco de zoom. Enquadre bem e tire a foto. A intenção é desfocar o fundo. Isso funciona muito bem em máquinas profissionais com teleobjetivas.

Criatividade - deslocando-se do assunto

Mas voltando às compactas, o fundo muitas vezes é esquecido e sem querer, acaba se sobressaindo do assunto. Portanto, atente-se o que está por detrás do motivo (assunto) e se necessário, se desloque um pouco para o lado, mude de posição ou tire o que não achar conveniente. Afinal, uma linda foto de um casal ou criança, por exemplo, e ao fundo, uma lixeira, irá estragar a foto.

Modo Macro

Modo Macro
Modo Macro - Matéria em Mídia

Modo Macro ou close-up, nada mais é do que a fotografia aproximada para aumentar a foto e poder observar seus detalhes.
Como nas colunas anteriores, já mostrei resultados de fotos de paisagens utilizando o pré-ajuste macro.

Geralmente, o emprego do macro para aumentar o assunto, quando muito próximo, junto com o emprego do flash é impraticável.
Ou seja, experimente sempre.

Estilos de cores

Standard, Vívida, Tungstênio, Séfia e PB. Experimente bastante essas regulagens que já vem na maioria das máquinas. Muitas vezes, você irá necessitar disso para obter cores mais forte ou estilos de fotos diferentes.

Foto em Séfia
Foto em Cores Vívidas
Foto em Standart
Foto em Tungstênio

Fotografia Noturna

Publicada na mídia
Publicado no

Ah, a fotografia noturna. Vou pegar exemplos de publicações recentes nas mídias de São Paulo, Sul do País e Rio de Janeiro, mas de antemão peço que releiam a coluna onde abordo esse tema.
Fotografar a noite, sem flash ou com flash, com tripé ou no caso, sem tripé requer um certo cuidado e prática. Particularmente, acho que o mais complicado seria fotografar fogos de artifício, pois não temos a exatidão de onde e a que momento irão estourar. E esses tipos de eventos ocorrem geralmente apenas uma vez por ano. Só a prática mesmo que vai trazer resultados como esses.

Publicado no
Publicado no

'Salientando que nesse caso, a intenção era única e exclusivamente registrar o momento para publicações nas mídias.'

Revelação - Impressão

Seja revelando ou imprimindo sua foto, sugiro que sempre o faça para não perder suas fotos. Lembre-se que imagens guardadas em mídias, desaparecem. Portanto, se o fizer, faça-o em duas mídias, no mínimo.

Vide coluna de revelações.

Dica: Armazenando em mídias, eu recomendo os CD's ao invés de DVD's.

Eu, particularmente, ainda prefiro a tradicional revelação, onde procuro lugares confiáveis, que utilizam papel e química de qualidade e assim, posso olhar e relembrar a qualquer momento minhas fotos, minhas lembranças, sem o perigo de se perder no tempo.

Sendo em Câmeras de negativo ou digital, revele suas fotos. O procedimento, em lugar confiável, é o mesmo.


Dicas:
• Antes de cada saída, verifique a carga da bateria. Particularmente, eu opto em ter e usar máquinas com uso de pilhas recarregáveis, que além de durarem mais, são ecologicamente corretas.

• Seu cartão de memória está formatado? Procure formatá-lo diretamente na Câmera fotográfica. Para não ter surpresas desagradáveis de não poder tirar mais fotos, verifique se ainda há espaço útil.

• Ajustou a sensibilidade ISO? Procure trabalhar com ISO menor para obter fotos mais nítidas e sem ruídos (grãos).

• Ajuste o balanço do branco na posição automática. Geralmente, dessa maneira, os resultados já correspondem às nossas expectativas.

• E, de novo afirmo: é possível sim revelar suas fotos digitais. Me admiro muito quando leitores me procuram e perguntam isso. Mas atribuo essa falta de informação às divulgações em massa quando lançaram Câmeras Digitais, não informando que o procedimento de revelar continua. E melhor: muito mais fácil, rápido, barato e com durabilitade por décadas.

Foto em Dias Nublados

Conclusão

E de repente, todo mundo virou fotógrafo. Ótimo, aproveite e faça você mesmo, como lazer, hobby ou terapia, mas seja consciente quando o assunto é reconhecer a profissão de fotógrafo.

Valorize o trabalho do fotógrafo assim como você valoriza o seu. Deixe que eles o façam quando se tratar de um assunto importante, seja desde uma "simples" e importante lembrança até um acervo de imagens de cidades e ambientes, como eu costumo efetuar também.
Investimos tempo, amor, estudo, equipamentos caríssimos e muita dedicação para termos nossos trabalhos reconhecidos e comercializados. Passamos horas a fio, madrugada adentro editando fotos, preparando as câmeras e não podemos errar quando estamos trabalhando.

Seguimos uma ética e tabela de referências!

Isso sem mencionar o quanto alguns lugares, pessoas e outros pagam por horas de trabalho, utilizando sua própria câmera Profissional. Chega a ser algo que nos sentimos sem dignidade alguma, para não usar uma outra expressão mais vulgar e conhecida.

E para quem pensa que quando estamos trabalhando (fotografando) uma festa, por exemplo, que também estamos nos divertindo, engana-se.
Estamos trabalhando.

Enfim, eu não poderia deixar de dar esse desfeche em Pró da Classe, pois vulgarizaram ou não tem conhecimento, que fotos profissionais e fotógrafos profissionais, trabalham com isso e sobrevivem, ou tentam, com esse ofício.

Resgate aquele saudosismo de ver aquela foto de muitos anos atrás. Mas para isso, tem que começar a clicar agora.
Tente sempre. Fotografia também é arte e não segue um estilo próprio.

Espero que tenha gostado e participem!

Abraços.

Havendo interesse em serviços de Fotógrafo, contate-me.


Eduardo Andreassi
E-mail: edu_andreassi@hotmail.com

www.andreassifotos.com.br
F: (55) 11 9546.4222 - (55) 11 9494.2697
Copyright 2011 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº. 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.



  
  

Publicado por em

Sol_fotosjoinville

Sol_fotosjoinville

06/09/2013 12:30:09
Olá Boa tarde!
Parabéns, adorei suas dicas tenho um flickr de fotos bem legais ainda não sou profissional como você, mas amo a fotografia tenho uma Canon T3i e amo de paixão fotografia. Valeu até mais. Tudo de bom para você.
Sucesso..
Sol. - Joinville - SC

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá, como vai? Obrigado pelas palavras e participação. Creio que você tenha o principal ingrediente: a paixão por fotografar. Pratique, clique e se permita. Um abraço, Eduardo Andreassi [[http://www.eduardoandreassi.com |]]
Carlos Antônio

Carlos Antônio

23/06/2012 18:09:03
Boa Noite ! Sr. Alexandre muito obrigado por compartilhar os seus conhecimentos conosco,gostaria de sua opinião caso não fira a sua ética profissional.
É o seguinte gostaria de fazer um curso de fotografia online,e aprender fotografia para trabalhar como fotojornalista de um pequeno jornal em minha cidade, o senhor me indicaria um ou mesmo apenas poderia me dizer se deve procurar um e fazer via online mesmo, haja vista aqui não ter curso ou escola de fotografias. Muito Agradecido e continue essa pessoa inteligente e prestativa em matéria de compartilhar o vosso conhecimento com nós os leigos e até então mesmo à distancia seus admiradores e amigos...
Muita Paz !

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Caro amigo Carlos, Quando aceitei o convite e me propus a dar alguns conselhos, foi em prol dos leitores e desse ofício, que tem que ser mais valorizado, inclusive. Sem pensar, aconselho o SENAC! Tem nas unidades e on-line também. Dedique-se, pratique e siga a risca tudo que puder aprender, seja em colunas ou no SENAC. No mais, desejo sucesso ao colega da mídia! Necessitando de algo, contate-me. Um abraço! Eduardo Andreassi [[http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br http://www.eduardoandreassi.com http://www.andreassifotos.com.br|]]
Beatriz

Beatriz

19/03/2012 20:48:32
nao gostei

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado por participar. Abraços
Samira

Samira

04/08/2011 11:03:07
Adorei suas dicas!! Muito boas!! Eu amo tirar fotos! Mas eu queria evoluir para uma máquina melhor, mas tenho muitas dúvidas. Eu queria uma máquina que tivesse o recurso de fazer o que você diz ali em cima: "desfocar o fundo e deixar em primeiro plano o assunto que desejas". O que a máquina tem que ter para eu conseguir isso? Obrigada!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Samira, como vai Tecnicamente, é possível fazê-lo até com compactas (faço muito isso). Foco no assunto principal, ela lê e desloco um pouco a mesma para a lateral. Lógico que com uma semi-profissional, com possibilidades de regulagens de abertura, velocidade e uma objetiva boa, fica mais fácil. Particularmente uso duas marcas: Canon(profissional) e Nikon (compacta). Vai do gosto, mas reza a lenda que Canon(pronuncia-se Canôn) aguenta mais a "pauleira" e Nikon é mais voltada para o social, devido a qualidade das imagens. Questão de gosto. Espero que tenha ajudado e muito obrigado por seus elogios quanto ao meu trabalho. Qualquer coisa, contate-me. Abraços. Att, Eduardo Andreassi www.eduardoandreassi.com www.andreassifotos.com.br [[http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br |]]
Flavia

Flavia

20/06/2011 11:26:50
Gostei do que li, foi útil, principalmente no que tange ao armazenamento das fotos em mídias tipo CDs e não em DVDs que são mais sensíveis. Obrigada. Flavia

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Flavia, como vai? Realmente é na prática que verás a diferença. Mas aconselho a não armazenar em DVD, a não ser em casos extremos e com muito cuidado. No mais, nada substitui a boa e saudosa REVELAÇÃO. Entende-se por revelação quando usamos papeís e químicas em lugares confiáveis. E não esse modismo de Impressão, que não garante a qualidade, penso eu. Obrigado pela sua participação. Atenciosamente, Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br www.eduardoandreassi.com
R.Mian

R.Mian

26/01/2011 19:09:33
valeu pelas dicas , realmente são de grande ajuda .
Um abraço a todos __0__

Luis Sérgio

Luis Sérgio

21/01/2011 19:24:28
Boas dicas. Como vc diz: o importante é praticar. Gosto muito de fotografar e depois revelar, as lembranças são maravilhosas. Um grande abraço.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Luis. E frisando: como é gratificante ver os nossos resultados no papel. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Condessa

Condessa

16/01/2011 22:44:42
maravilhoso!amo registrar as pessoas ao meu redor...e ler esta matéria fez passar um filme na minha mente...obrigada!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cara e nobre Condessa, rs Obrigado pela sua participação e espero continuar sempre auxiliando da maneira que posso, em pró dos leitores e tirar o máximo proveito das fotografias, de modo eficiente. Fotos são, na verdade, lembranças eternas. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Edna Enilde

Edna Enilde

14/01/2011 18:55:24
Parabéns Eduardo !
gosto demais de fotografias e suas dicas são valiosas.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Edna, como vai? Muito obrigado pelos elogios e por participar. Procuro dar algumas dicas para que vocês leitores, desfrutem o máximo dessa arte. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Simone Santos

Simone Santos

14/01/2011 10:11:24
Ótimas dicas!!!
Realmente acho que tenho feito verdadeiros milagres com minha "compactazinha"!
Obrigada por sempre compartilhar conosco experiêncuas colhidas em anos de trabalho!
Forte abraço!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Simone! Com essa matéria e exemplos, espero ter mostrado que é possível sim obter fotos boas e revelar usando máquinas digitais compactas. Continue sempre por aqui e tendo dúvidas ou sugestões, participe ou me contate. Abraços Atenciosamente Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
ESTEVAO VIANNA

ESTEVAO VIANNA

13/01/2011 23:55:46
SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.
O MEU SONHO.
GOSTO IMENSAMENTE DE FOTOGRAFAR, MAS NÃO DOMINO NENHUMA TÉCNICA.
TENHO EM MEU ACERVO MAIS DE UM MILHÃO DE FOTOS, DENTRE ESTAS, ALGUMAS CENTENSA DE ANIMAIS, PISAGENS E FLORES.
AMO FOTOGRAFIAS. PARABENS. ESTEVAO

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Estevão, tudo bem? Então continue a fotografar sem se preocupar com técnicas. Ponha no Automatico e siga algumas dicas que dou. Sempre, teu olhar fará a diferença. Abraços Atenciosamente Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Ricardo

Ricardo

13/01/2011 23:42:17
Qual a vantagem dos CDs ao invés de DVDs para armazenar as fotos?

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Ricardo, desculpe pela demora em responder. Bem, isso na verdade tem prós e contras e daria uma matéria, mas vou usar o que sei e minha experiência, tentando me fazer claro. DVD'S são mais instáveis do que os CD's e nem todos os leitores antigos conseguem "ler" as mídias de DVD's atuais. DVD's, ao mínimo de curvatura, como tirá-la da caixa, pode abrir minúsculas rupturas e fissuras na parte de leitura, onde aglomeram sujeitas e comprometem seriamente as imagens, no caso. São mais frágeis que os CD's. O certo mesmo seria REVELAR, ou senão, guardar em algum HD, com vários back-ups. Espero ter ajudado. Grato por sua participação. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Gleisse

Gleisse

11/01/2011 15:34:57
Olá Eduardo!
Sinceramente, adoro as suas dicas. Tenho muita vontade de fazer um curso e me aprofundar mais nesse assunto. Gosto muito das fotos de surf. Meu namorado surfa e eu fotografo. Diz que levo jeito. rs. Mas encontro algumas dificuldades como a sombra que o nascer do sol proporciona na imagem. Além disso preciso de uma câmera com um zoom bem legal. Aconselha alguma específica?
Grata.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Gleisse, tudo bem? Legal você participar, gostar e perguntar. Agradeço desde já. Se você tem jeito, insista e estude muito. Talento, intuição e esse jeito são os mais difíceis. Por partes: essa sombra que o nascer do sol proporciona na sua imagem, confesso que não consegui entender muito bem. Não seria uma difusão das luzes? Envie-me uma imagem para eu avaliar e poder te orientar melhor. Quanto às câmeras, compactas ou semi-profissionais, aconselho verificar pessoalmente qual delas vai te dar um zoom bom com o mínimo de ruído (grãos na imagem). Trabalho com Canon, Nikon e gosto muito da Sony. Nesse caso, a H50 e H20. Enfim, em qualquer caso, as opções de Câmeras são muitas mesmo. E cada dia um novo lançamento. Necessitando de mais detalhes, me contate, okay? Espero ter ajudado. Abraços e boas clicadas. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Mary

Mary

10/01/2011 19:57:43
Oi André, adorei suas dicas!!!!
Vou usá-las nas minhas próximas viagens e pq não tb no aniversário da minha mãe, dentro de casa!!!!
Continue sempre assim.
Mary

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Mary, como vai? Está vendo? Uma oportunidade para praticar e guardar aqueles momentos que no futuro, irá poder ver e relembrar. Eu mesmo, após meses ou anos depois que tirei uma foto, a olho e fico relembrando fatos e cituações. Muito legal. Qualquer dúvida, me contate. Abraços Atenciosamente Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Cintia

Cintia

10/01/2011 16:05:03
olá, adorei as dicas! mesmo com uma maq de 10 mp,fotografo muito bem,quando viajo c amigos,passo raiva pq as fotos deles ficam ótimas,pois eu as tiro,ja as minhas sao sempre ruins!!!rrsss

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cintia, tudo bem? Antes de tudo, grato por participar. E considero "normal", pois acontece o mesmo comigo. Raras fotos minhas tenho porque nunca gosto. E sabe o por que no meu caso? Muito detalhista, exigente.... Talvez aconteça isso com você. Enfim, tente não posar para fotos. Espere que um dia algum amigo tire uma ou várias fotos espontâneas tuas e veja resultados. Quem sabe, pois aconteceu comigo, rss Abraços Cintia. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Alexandre ET Cseri

Alexandre ET Cseri

10/01/2011 10:28:30
OLá Andreassi...
Parabéns pelas dicas que sempre vem agregar valor aos seus comentários...e são de muito valor para nós fotógrafos exporádicos...eu mesmo sou um desses...sou apreciador de macro ,e sempre que posso consigo capturar imagens interessantes com minha compacta Canon A470, que possui a opção super-macro, com aproximação de um centímetro, e mais 4x de zoom óptico...
Novamente congratulações por teu trabalho...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Como vai Alexandre? Obrigado por participar e expor suas opiniões. Possuo também uma Canon A470 e justamente para fotos macros que a utilizo em alguns casos.. Excelente Câmera. Alexandre, obrigado pelos elogios e sempre que puder ou necessitar, participe, pergunte. Abraços Atenciosamente Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br