Conceitos Básicos de Fotografia - Parte III - Suas fotos.

Quanto vale uma recordação? Revelando e armazenado suas fotos.

  
  

Amigos leitores,
para não perder o acompanhamento dessas dicas, sugiro que revejam as colunas
I e II ,para interagirmos mais ainda e para os novos leitores poderem acompanhar.

Revelando e arquivando suas fotos

Quanto vale uma recordação?

Você algum dia já se deparou com aquele antigo álbum de família, com aquela foto datada de muitos anos atrás? Foi bárbaro recordar, não?

E suas fotos? Pretende que sejam vistas daqui há alguns bons anos? Então, invista em suas fotos, revelando-as!!!

Fotos Reveladas

Com a chegada da era digital, da facilidade de se obter imagens e armazenar em computadores ou mídias, o preço acessível e falta de divulgação correta, foi ficando de lado a boa e tradicional revelação, onde tínhamos as imagens no papel.

Há alguns anos atrás, tinhamos somente as máquinas analógicas e revelavamos filmes em laboratório.

Esse avanço tecnológico da era das digitais nos trouxe facilidade de obtermos fotos, mas deixou um vazio para muitos, principalmente para os que só estavam acostumados com câmeras de filmes.

Pouco difundido nos dias de hoje, esse processo ainda nos traz certa nostalgia. E o próprio desconhecimento e comodidade da maioria das pessoas , faz com que esse método esteja já com os dias contados.

Procurarei ser o mais imparcial possível, pois esses assuntos geram uma certa polêmica mas é importante saber a diferença entre os termos, comercialmente falando, impressão e revelação. No final de tudo, os dois termos são aceitos, mas é preciso saber alguns detalhes.

Vocês não imaginam a diferença que existe em optar por relevar suas fotos (seja em forma de negativos ou mídia) em Laboratórios Fotograficos que trabalhem com equipamentos e papeis de qualidade, comparado com essas máquinas expressas que existem espalhadas por mercados, shoppings e quiosques. Aquilo nada mais é do que uma "simples" impressão.

Maquinas Expressas de

É exatamente como você imprimir uma foto em uma impressora de boa qualidade. Por se tratar de impresso sem tratamento algum, associado ao papel não adequado, o resultado na hora é bom. Porém, com o tempo, observando os detalhes, verá a resolução de sua fotografia desaparecer.

Tão importante e gratificante quanto ter obtido fotos lindas, é vê-las reveladas no papel. Sejam elas obtidas através das máquinas digitais ou analógicas. Vejam bem: não estou comparando máquinas digitais e as que usam negativo.

Particularmente, quando eu opto em revelar fotos, procuro locais de tradição. Afinal, eu quero que minhas fotos durem muitos e muitos anos. A qualidade dos equipamentos de laboratórios fotográficos e o papel empregado influenciam e muito no resultado da cópia.

Papel de qualidade e foto revelada

Já na revelação, a formação da imagem se dá com o emprego de agentes e processos químicos e com utilização de papel fotográfico, que irão resultar em fotos de ótima qualidade e grande durabilidade.

Ou seja, ao mesmo preço e com qualidade infinitamente superior, os Laboratórios oferecem serviços dignos de revelar suas fotos.
Afinal, você espera ter essa recordação por muitos e muitos anos, não?

Esses mesmos são especializados nisso e por esse motivo, vale a pena o pequeno esforço de procurar um local bom e fazer suas revelações.
Sugiro que faça uma prova, enviando algumas poucas fotos e vendo o resultado.

Depois de reveladas, procure armazenar suas fotos em local longe de umidade e de luz. Preserve-as longe de pó, produtos de limpeza, tinta e solventes em geral.


Back-up

Quanto ao arquivamento de suas imagens digitais, sejam elas provindas das câmeras digitais ou analógicas, convêm armazenar em várias mídias, como em computadores, HD externos, CDs, alguns tipos de DVDs , pen-drive ou até servidores.
De tempos em tempos, é conveniente fazer um back-up dessas imagens, seja ela qual for, no intuito de garantir-se de uma eventual falha na mídia e perda de qualidade.
Eu particularmente, rodo as imagens de tempos em tempos para verificar a qualidade e se não houve danificação das mesmas.
E mesmo assim, já perdi algumas poucas fotos e outras que simplesmente perderam a qualidade que tinham.


Finalizando

É fato que além dos proprietários de laboratórios e mini-labs já não apresentam esperanças de que esse processo continue por muito mais tempo, que perdeu espaço para a impressão digital encontrada aos montes por aí.

Procurando conversar com eles, constatei o já esperado. Empregos que já deixam de existir, técnicas artesanais e de qualidade que já são raras nos dias de hoje, preços de máquinas analógicas (as que usam negativo) em queda e até revelação de negativos em PB, que quase já não realizam mais.

Aquele gosto, aquele tão esperado momento para ver como sairam suas fotos, está com seus dias contados, segundo muitos lojistas.

E tudo isso tem um preço. Comércio, processos, empregos , durabilidade, qualidade e o saudosismo de ver nosso trabalho, feito a partir de todo um processo ao fotografar, perder “ sua graça”.

Recordações reveladas

Portanto, eu ainda sou um dos que ainda acreditam que arte, fotografia, técnica de revelar, processos, tem sim que ser mais divulgados. Afinal, fotografamos para recordar e mostrar nossa "arte". Creio então que valha a pena termos tudo isso muito bem guardado.

Abraços
Eduardo Andreassi
e-mail: edu_andreassi@hotmail.com

www.andreassifotos.com.br
Copyright 2010 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.



  
  

Publicado por em

Giulliano J. L. Monteiro

Giulliano J. L. Monteiro

11/02/2012 21:36:56
Tudo Bem Eduardo, gostaria de saber o Preço da Máquina e Quanto custa por Foto e Quanto se pode cobrar nas Fotos Reveladas ? Aguardo Resposta ...
Obrigado

Giulliano

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cara Giuliiano, COmo vai? Isso é muito relativo e vai da caso para caso. Depende da Câmera que você cita, do evento qe irá cobrir, sua dificuldade, da quantidade de fotos, de onde você revera... Para essas últimas dúvidas, costumo seguir tabela da ARFOC-SP. Vide: [[http://www.arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13&itemid=28 espero|]] ter ajudado e obrigado por participar. Havendo dúvidas, retorne. Abraços. Atenciosamente, Eduardo Andreassi www.eduardoandreassi.com www.andreassifotos.com.br
Elisabete

Elisabete

16/11/2011 23:39:10
ola eduardo gostaria de saber como faço para adquerir a maquena de revelar

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cara Elisabete, como vai? Se bem entendi sua pergunta, seria revelar negativos, aqueles filmes usados em máquinas analógicas? Esses envolvem todo um artefato de materiais próprios, químicas e técnica, ao estilo artesão nos dias de hoje. Se for as digitais, presumo que queira passar para o papel as fotos digitais. Daí, existem boas impressoras, mas nenhuma, no meu ponto de vista, irá se igualar às técnicas e processos feito por laboratórios idôneos. Esses mesmos, tem as máquinas próprias e você pode por exemplo, ver as marcas nas próprias lojas ou participar de feiras voltadas ao ramo. Boas máquinas costumam serem usadas em locais de confiança e em Na dúvida, me contate. Abraços. Atenciosamente, Eduardo Andreassi
Dhorinha

Dhorinha

10/07/2010 20:09:39
gostaria muito de saber quanto custa esta maquina pois fiquei muito interesada na mesma!!!!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá, tudo bem? Os preços variam conforme o gosto e necessidade. Em se tratando de compactas, você consegue adquirir ótimos modelos, com PROCEDÊNCIA, a partir de uns R$ 350,00, calculo. Já as DRLS, com mais recursos, por volta de R$1500,00 em diante. Depende... Dúvidas, me contate. Abraços e obrigado por participar. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
GUSTAVO BRAGA BARBOSA

GUSTAVO BRAGA BARBOSA

01/03/2010 15:35:55
NÃO GOSTEI POIS NÃO TEM TANTAS FOTOS

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Gustavo, tudo bem? As fotos é você quem vai procurar buscá-las e no eu puder, estarei te auxiliando. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Murilo Castro ferreira

Murilo Castro ferreira

09/01/2010 01:47:03
continua...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Murilo, como vai? Pois é, opiniões diversas que acabamos sempre no mesmo tema. Impressões ou revelações? Ao meu ver, e de inúmeros colegas da área de revelação, o prazer que temos em tirar fotos, se equivalia ao prazer do profissional que as revelava. É, era algo gratificante. e conversando com muitos, o grande erro, digamos assim, ao lançar máquinas digitais, foi em NÃO falar sobre revelar, dando ênfase a guarda-las em PC, mídias. Daí, profissionais e comércios que quebraram e isso é algo lastimável. E acho mesmo que tem razão quanto à revelações digitais. A impressão términa praticamente se equipara. Praticamente... A tendencia é melhorar muito mas a única certeza que tenho nesse momento é que não vou viver os 100 anos que os fabricantes dessas máquinas dão de garantia em suas fotos reveladas. Só o tempo mesmo. Ainda defendo o ofício de revelar e como citei na matéria, existem mini-labs e quiosques que peço que averiguem a qualidade do serviço....
Murilo castro ferreira

Murilo castro ferreira

08/01/2010 10:27:50
ola eduardo, adorei a materia trabalho no ramo fotografico ja a 12 anos, venho acompanhando a era digital e vendo desaparecer os filmes e logo assim tambem as revelacoes no papel. ate fiz minha monografia sobre isso, pois hoje tiramos muito mais fotos com a facilidade que ha, porem nao revelamos 1/4 do que tiramos, tem clientes que chegam na loja com um cd ou pendrive com mais de mil fotos, no final no maximo que ele revela sao de 3 a 10 fotos.
outro ponto que gostaria de salientar na sua materia é em relacao as maquinas de impressao rapidas, os famosos kiosks de revelacao, estes nao so por serem rapidos nao quer dizer que sao inferiores ao processo quimico, trabalho com os kiosk da mitsubishi e a qualidade da impressao termica praticamente ja se equipara ao banho quimico, e as fotos tem a durabilidade de mais de 100 anos, isso sem contar que ha lojas que hoje se sustentam somente como kiosk de auto revelacao, fazendo revelacoes de cd, cartaoes de memoria e bluetooth o que esta salvando as revelacoes no papel, e tambem fazendo variedades como fotoprodutos, calendarios, molduras e tratamento de fotos na hora, ha profissionais e lojistas de fotografia que ja optaram em aposentar suas maquinas de processo quimico pelos novos kiosk, visando qualidade, custo, agilidade.
mas dai creio que vai do gosto de cada um, mas parabens pela materia publicada, a mostrar cada vez mais que a revelacao é a melhor alternativa, pois deixar fotos em computadores nao é a melhor opção.
ate mais.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

E quanto aos comerciantes diversificarem seus produtos, é simples: eles tem que sobreviver e pagar suas contas. e o público compra a idéia dos produtos. Vide a "febre " do fotobook, por exemplo. Muito obrigado pela sua participação e por sua colocação de modo extremamente profissional. Continue acompanhando. E vamos lutar pelas revelações sim! Senão, nem lembranças de fotos em PC vão sobrar e sabemos muito bem disso. Abraços Eduardo Andreassi
Grazi

Grazi

07/11/2009 14:51:17
Oi Eduardo!!
Concordo totalmente com vc... Realmente uma foto revelada e de boa qualidade faz toda a diferença.
Eu adoro pegar antigos albuns e recordar... então me imagino olhando essas fotografias de hoje daqui a vários anos...
Com certeza vai ser a mesma emoção... vou aproveitar sua dica e correr pra revelar... kkk
Obrigada!! abraço!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Pois é Grazi, eu particularmente acho a diferença brutal de uma foto vista no visor da máquina ou no computador das que eu mando REVELAR. É uma obra de arte. Sem contar que dura muitos e muitos anos quando feita em locais bons. Seleciona as boas e corre lá e me diz depois, ok? rss Abraços Eduado
Anaiza

Anaiza

31/10/2009 16:04:41
Olá Edu!!
Curioso, estava mesmo pensando em escrever para você solicitando dicas de reveleção, pois voltei de uma viagem que realizei em Itacaré e estava preparando as fotos para revelar. E a sua dica veio de encontro com a minha necessidade. Adoro rever fotos e não me canso!!Estou adorando suas dicas, continuarei acompanhado!
Parabéns mais uma vez pela iniciativa.

Abraços

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

oi Anaiza, tudo bem? Então foi providencial a coluna, né? Lancei faz pouco tempo e em breve, virá mais. Acompanhe!! Muito obrigado por estar lendo, praticando, seguindo as dicas e pelos votos. Abraços Eduardo Andreassi
Everton

Everton

30/10/2009 02:00:28
Genial esta coluna sobre revelação de fotos!!
Até já havia me esquecido das vezes em que ficava todo entusiasmado para poder ver o resultado das fotos tiradas, era meio como uma brincadeira onde nos reunia-mos para avaliar os resultados, sem contar quando ainda hoje revejo antigas fotos de amigos, viagens, familiares, animais que já tive, faço muito isso inclusive no computador, pura nostalgia!!
Mais uma vez vc arrasou na matéria!! Parabéns Eduardo.

Grande Abraço

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Muito obrigado Everton!!!! E percebo que você é um leitor fiel de minhas colunas e dicas. Então acompanhe, porque logo vem outras. Abraços Eduardo
Pedro Alves da Silva-Juazeiro-Ba

Pedro Alves da Silva-Juazeiro-Ba

22/10/2009 19:46:33
Olá camarada Eduardo;com prazer vejo vc reportando-se as tradicionais revelações.Bateu saudade quando na adolescencia,ajudante de revelações em cine-foto no interior,passei muitas noites mergulhando as fotos PB em bandejas de reveladores enquanto ansioso víamos as imagens "brotando" no papel.Depois após passagens em bastante água eram levadas aos fixadores. Era um entusiasmo descobrirmos os detalhes. Agora as facilidades digitais tornou tudo muito mecanico e um tanto quanto ,sem graça.Muito boa a sua dica,aliás partindo de um profissional de reconhecida capacidade só esperamos boas coisas.Continuamos acompanhando seus trabalhos e dicas. Muito sucesso,abraços

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Saudações amigo Pedro, como vai? Antes de qualquer coisa, muitíssimo obrigado pelos elogios. Pois é Pedro, só quem revelou negativos como você sabe o quanto é gratificante ver as imagens aparecendo no papel após todo o processo de revelação. Dizem ser tão gratificante quanto para nós fotógrafos, vermos nossa imagem captada. E eu acredito que seja mesmo!!! Só para você ter uma idéia, conheço apenas 1 pessoa que revela negativos em PB. Pois é... E também, achei importante conscientizar as pessoas sobre a arte e ofício de revelar, que gera empregos, é de muita durabilidade a foto, e sem dúvida, muito diferente (melhor) do que vermos na tela de um PC ou da própria máquina. Pedro, grato por ter gostado , por acompanhar e por interagir na coluna. Continue firme e convido-o a ver outras reportagens minhas. Forte abraço Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Conceiçaõ Acelina dos Santos

Conceiçaõ Acelina dos Santos

22/10/2009 10:39:02
eu tenho muitos albuns de fotos , alguns deles estaõ perdendo a qualidade, as fotos ficando amareladas ou mudando a cor.Mas estou seguindo seu conselho guardo
minhas fotos em varias midias e as melhores mando revelar.ab Conce

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Conceição, como vai? Antes de tudo, muito obrigado por acompanhar, viu? Siga as dicas, aconselho a rever e interagir se quiser nas outras colunas e guarde suas lembranças, suas fotos, com carinho. Lembre-se que aonde revela, o papel e como armazena, são essenciais!!!! Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Janaina

Janaina

21/10/2009 09:33:49
Faz meses que me enrolo para revelar minhas belas fotos do Chile (Atacama). Digo belas não pq tenho boa noção de fotografia, mas simplesmente pq só as paisagens se encarregam disso.
Bem colocado o texto. Essa semana vou separar as melhores e levar para revelar! :)
Não dá pra deixar somente no computador as fotos; além de álbuns, temos que tb prestigiar os porta-retratos e pequenos quadros...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Sim Janaina, então procure local idôneo e REVELE sim suas fotos. Vale a pena termos guardadas nossas lembranças e como eu disse, ir tomando o gosto de ver no papel o resultado de suas clicadas. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Clara

Clara

19/10/2009 23:49:07
Oi, vc está certo, é delicioso rever albuns de nossas familias bem antigos, tenho da epoca em que as fotografias eram apenas em PB. Parabens pelo seu trabalho, amanha mesmo irei revelar bastante fotos e guardar com o maior carinho, depois da era digital ate esquecemos de revelar. Achamos q vai perdurar em nossos computadores e CDs de backup. :)

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Clara tudo bem? Por coinscidência estava agora mesmo respondendo a um leitor. Pois é, a foto nasceu PB e resolvi abordar esse assunto no intuito de esclarecer mesmo ao máximo que posso, essa diferença de revelações e citar a falta de divulgação em revelar fotos, que foi-se perdendo com o passar dos anos. Procure um Lab legal e se precisar de algo, venha, pergunte!!! Muito obrigado por estar gostando das colunas e por estar acompanhando. Fiz essa coluna para vocês mesmo, ok? Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Henrike

Henrike

19/10/2009 23:32:02
Revelar realmente é maravilhoso. Interessantissimo o assunto abordado, realmente não tinha ideia da diferença entre as revelaçoes de maquinas e de laboratorios. Obrigado, suas colunas fazem a diferença.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Henrike, como vai? Realmente pode parecer que vou na contramão da tendência, mas a diferença é brutal e observe, pratique.E depois me diga... Fico feliz por estar acompanhando e por ter gostado e muito obrigado pelo elogio. Forte abraço Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Fernanda

Fernanda

19/10/2009 16:38:13
Exatamente...vale muito a pena guardarmos nossas lembranças de uma forma mais artística. Sinto muita falta dos álbuns, de tocar a foto... Sem sermos retrógrados e negarmos o progresso, podemos ainda revelar nossas recordações!!! Eu gostaria de poder, eu mesma, revelar minhas fotos...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Pois é Fernada. Não consideramos retrógrado revelar fotos, nesse meio que estou, mas a chegada das compactas facilitou muito captar imagens e deixou de lado as revelações. Espero que eu tenha ajudado e grato por acompanhar, ok? Abraços Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Aurea Cruz

Aurea Cruz

19/10/2009 13:23:22
Saiba que amo fotografar, é uma pena que nem todo mundo acha isto valioso,revelo todas que tiro,em digital, tambem tenho uma Olympus analogica profissional que não sei bem fotografar com ela,com esta era de maquinas digital nem todo mundo explica como utilizar uma analogica.
saiba que gosto das informações que recebo,

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Ótimo Aurea, aos poucos, seguindo as colunas, e praticando, você vai adquirindo mais pratica. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Debora

Debora

18/10/2009 19:51:06
eu tbm prefiro ver minhas melhores fotos reveladas... é tão bom pegar os albuns de fotografia e ficar revendo e revendo as fotos. Além de que as fotos reveladas dão um valor a mais as fotos. Gostei bastante dessa tua colocação, pois com a era digital as pessoas esqueceram de que ainda há a opção de revelar as fotos.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Pois é Debora, a maioria das pessoas nem imaginal o lindo resultada que se dá quando revelamos as fotos. A arte fica outra coisa. Pois isso eu mesmo revelo minhas fotos, independente do que vou fazer com elas. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br