Conceitos Básicos – parte II

Pequena dicas de modos de fotografar.

  
  

Pequenas dicas de fotografia

Vindo de minha última viagem ao Pantanal e Bonito,percebi que haviam pessoas que não sabiam usar uma simples máquina fotográfica, tanto em modos de cenas e enquadramento, quanto à postura adequada para tirar fotos.
Baseado nisso, resolvi abordar esses assuntos de maneira clara, simples e o mais imparcial possível, e dar algumas dicas.

Só para contar, os exemplos citados nas fotos abaixo foram feito exclusivamente com máquina digital compacta.

Espero que façam proveito e gostem.


Postura

segurando a máquina

Muitas pessoas não seguram a máquina de forma correta.
A forma mais correta para segurar a máquina fotográfica, no intuito de ter mais firmeza com a mesma e obter uma imagem sem estar tremida, costuma ser com os braços junto ao corpo.
Se você tiver firmeza o suficiente, com o tempo pode alongar um pouco os braços, mas lembrando sempre de manter a máquina estável (parada, sem tremer).

Na hora do disparo, ao carregar no botão do obturador, faça-o de maneira suave, lembrando de apertá-lo levemente sem disparar, a fim de obter o foco, e então, oprima o botão do obturador até o final. Isso fará que a máquina capte o foco antes de você obter a imagem.

Em muitos casos, dependendo das circunstâncias, vale a dica de apoiar a máquina em algum local e até usar o “timer” dela.

Enquadrando e focando imagem

Nesse exemplo acima, mostro em uma só imagem, quatro exemplos diversos:
• o dedo carregando levemente o botão do obturador, focando o objeto
• a maquina apoiada em algum lugar para não tremer a imagem.
• O uso da grelha para enquadrar melhor uma cena,
• A regra dos três terços (modo avançado)


Uso do flash

foto com uso do Flash

Muitas pessoas imaginam que o emprego dessa luz artificial só se faz necessário em ambientes escuros,mas podemos usá-la durante o dia.
Esse recurso é muito útil em dias ensolarados. O que pode acontecer nesses dias de sol forte, é o motivo a ser fotografado estar na sombra ou em contra-luz (sol atrás do motivo)e são nessas situações que o uso do flash é bastante útil.
Existem pessoas que não abrem mão desse recurso, chegando a usar de forma criativa, sem deixar evidência do emprego do mesmo.
O uso do flash possibilita imagens diferentes e criativas, mas é preciso saber dominar essa técnica.

Um dos erros mais comuns que observo são os retratos onde a pessoa aparece com os olhos vermelhos. Felizmente, nas máquinas mais atuais, existe esse recurso para evitar esse tipo de cena.

Optando por modo de uso de flash em "olhos vermelhos", há um pequeno disparo do flash antes da máquina registrar a imagem, e em seguida, já com a pupila dos olhos contraida, acontece o segundo disparo, onde a foto é registrada.

Por via das dúvidas, se possível, peça que a pessoa não olhe diretamente para a câmera e acenda alguma luz no ambiente.


Modo Macro

Eu emprego também em minha máquina compacta o uso do Macro (ou Close-up) para obter fotos de assuntos pequenos, insetos, objetos, documentos e até de pessoas e paisagens.Um resultado que gosto muito.

Modo Macro com Zomm

Ao contrário do conceito básico que esse método só se aplica para pequenos assuntos, ou curtas distâncias, o uso constante dele nos mostra resultados criativos e interessantes.
O modo Macro deixa, nesses casos, a imagem maior (e mais detalhada) e a profundidade de campo é mínima. Como geralmente ela trabalha com velocidade baixa, procure sempre um ponto de apoio e não mexer a câmera.

Costumo usar muito quando vou fotografar algumas paisagens, pessoas, cenários, empregando o Zoom com moderação.
O resultado, associado ao enquadramento, nitidez da foto e assunto, fica surpreendente.

Modo Macro com emprego de Zoom
Modo Simples em PB

Observe as fotos acima.
Foram feitas no mesmo dia, utilizando o mesmo cenário. Acontece que na foto à esquerda, empreguei o Modo Macro com Zomm moderado (para não destoar a imagem e causar ruídos). Na da direita utilizei o modo simples, ambas em PB (Preto e Branco).

Na da esquerda, o foco principal nesse caso, são as cascatas, dando uma impressão de uma cena com mais vida, desfocando o fundo.
Já na foto da direita, com o modo simples, toda a cena é focada.

Particularmente, gosto muito de usar esse modo e sempre que tenho a chance, vou mudando cenas, métodos, constrastes, brilho do LDC, me deslocando até o assunto, apoiando a máquina se precisar, usando timer e trabalhando com fotos em PB (Preto e Branco)

Sempre respeitando o gosto de cada pessoa, ao meu ver as fotos PB demonstram com muito mais realidade às imagens, dando um ar de sensualidade, de expressão viva, de beleza e fascinio, misturando arte e saudosismo.

Paisagem em PB

E lembre-se que a qualidade que deseja em suas fotos só vem com muito treino e uma certa dose de sensibilidade e arte.
Como costumo dizer, por ser uma arte, não segue regra específica e cabe ao autor, admirar e fazê-la de sua maneira.Portanto, pratique!

Abraços

Eduardo Andreassi
e-mail: edu_andreassi@hotmail.com
www.andreassifotos.com.br
Copyright 2009 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.



  
  

Publicado por em

Alexander

Alexander

11/07/2014 12:24:02
OLA gostaria de saber algumas dicas boa pra tira foto
eu tenho sl1000 da fuji
e gostaria d uma dica se eu colocar um protetor de sol ou um tubo ajuda nas melhoria de algumas fotos?

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Ola Alexander. Como vai? Eu particularmente, quase nem uso para-sol. Trabalho direto na lente. Mas o mesmo pode evitar reflexos da luz do sol, por exemplo. É uma opção e depende muito do que foca e de sua habilidade. Portanto, se tiver oportunidade, faça o teste e veja se vale o investimento. Um abraço, Eduardo Andreassi
Mracelo Lourenço de Sousa

Mracelo Lourenço de Sousa

22/10/2009 15:15:20
Gotaria de perguntar ao fotográfo Eduardo como posso
montar umu pequrno curso de fotografia-básica na univer-
sidade em que estudo para um grupo seleto de pessoas que
querem aprender a fotografar, ok.Eu sou fotógrafo acho
um pouco dificil falar se usar termos de fotografia.
Abraços, Marcelo

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Marcelo, como vai? Como colegas de profissão sabemos que realmente é difícil falar em fotografia sem usar termos técnicos. Eu mesmo, em minhas colunas, me pego tendo que refazer na intenção de não usar esses termos. Bem, não sei nada sobre essa turma, mas se o projeto existe, podemos conversar sim sobre isso. Disponibiliza de espaço físico? Montou uma grade de horários, principalmente para saídas fotográficas? Não sei o método que vai usar, mas sugiro que alunos levem suas próprias máquinas e forme a turma. Pode me contater, se necessário. Boa sorte e bom trabalho. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Francisco

Francisco

09/10/2009 11:48:41
Gostaria de perguntar ao fotógrafo Eduardo,tendo eu duas câmeras digitais compactas,mesmo tendo elas o recurso de eliminear olhos vermelhos, na maioria das fotos os olhos ficam vermelhos ?

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Francisco, como vai? Não necessariamente os olhos irão ficar vermelhos. Como a pupila dos olhos estão dilatadas ao maximo em ambientes escuros, ao receber a luz, os vasos sanguineos são iluminados, causando os "olhos vermelhos". você está tendo problemas de "olhos vermelhos" nas suas fotos??? Siga as dicas e se tiver mais dúvidas, escreva. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Almir

Almir

07/10/2009 20:37:46
Muito legal, adorei essas dicas, comprei uma máquina fotográfica faz pouco tempo e não sei mexer muito bem. Gostaria de saber o melhor tamanho da imagem ao fotografar? 7m, 5m,ou no 3m?

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Almir, como vai? Desculpe, mas não entendi muito bem sua dúvida. A qualidade da imagem, e seu tamanho, vai depender da resolução de sua máquina, dentro outros fatores mais complexos que não abordo nessa coluna. Se eu puder te ajudar, escreva novamente. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Claudio

Claudio

07/10/2009 14:28:55
muito boa a sua coluna,
mas estou preocupado. Estou indo ao Rio e gostaria de aproveitar ao máximo a cidade tirando lindas fotos usando sempre a paisagem por de trás (fundo) da família, sem sair desfocado.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Claudio, tudo bem? Fique tranquilo. São apenas dicas que dou para explorar ainda mais as fotos. É o que eu digo: conheça bem sua máquina e de asas à imaginação, ok? Bom passeio e boas clicadas. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Rosana Braz

Rosana Braz

06/10/2009 09:05:01
Eduardo,
obrigada por suas dicas, são ótimas.
Adorei sua paisagem em pb, faço pintura em telas e logo imaginei como ficaria linda num quadro, poço usa-la?
um abraço.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Rosana, tudo bem? Pode usar sim, desde que não comercialize minha imagem e que sempre de os devidos créditos, os direitos autorais da imagem, entende? Boa pintura!!! Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
James

James

06/10/2009 09:04:27
Só pra complementar, minha maquina é sony a100, muito boa, mas não sei a potencia desse recurso, o flash.
Uma pergunta pessoal, vc acha muita pretensão uma exposição? Gostaria muito de compartilhar com outras pessoas minhas fotos, paisagens de toda a América do Sul.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá James..como vai? Como eu sempre digo, você tem que conhecer ao máximo sua máquina. Ela deve ter, (não sei), uma regulagem de potência de flash, ao algo parecido. Enfim, trabalhe luminosidade, clareie ou não a tela do LCD e pratique. Aconselho a ir atrás de revistas que fizeram avaliação dessa máquina. Quanto à exposição, porque não? Isso é com você. Abraços Eduardo
James

James

05/10/2009 15:55:26
Qual a distancia media q posso usar o flash em dia de sol pra q não fique escuro o rosto?

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

James, isso depende muito da potência do flash da sua máquina e da luminosidade sobre o assunto. Mas em média, para preencher os contornos, de 2 a 5 metros. (depende, ok?) Abraços Eduardo Andreassi www.andreasifotos.com.br
Ana Gessyka - RBco/AC

Ana Gessyka - RBco/AC

05/10/2009 13:48:56
Legal, gostei das dicas. Já que sou bióloga estou procurando aprender para registrar meus melhores momentos, de forma singela porém com toque de profissionalismo. Sucesso e Abç.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Sucesso então Ana. Espero que essas dicas, ainda que simples, possam lhe ajudar em algo. Trabalhe também com o modo macro (na verdade, Close-up) Abraços Eduardo Andreassi www.andreasifotos.com.br
Danda Delfino

Danda Delfino

05/10/2009 12:50:55
Interessante, pelo corre-corre, ainda não tinha parado para ler suas dicas. Irei prioriza-las, pois amo fotografias, principalmente de paisagens. Faço direto ecoturismo e adoro fotografar cachoeiras... Parabéns pelo seu trabalho, pois repassar conhecimentos nem sempre as pessoas acham "tempo" para isso...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Grato por ter gostado, Danda. Contineu acompanhando e praticando, pois é o único modo de melhorar suas fotos, ok? Abraços Eduardo Andreassi www.andreasifotos.com.br
Solange Violante

Solange Violante

05/10/2009 12:13:04
Adorei as dicas. Vou mostrar para toda a família.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Legal Simone!!!! Continue ligada e qualquer dúvida, pode me contatar. Abraços Eduardo Andreassi www.andreasifotos.com.br
Antonia

Antonia

05/10/2009 11:27:33
0la, como sempre muito uteis as dicas para leigos como eu!Valeu Eduardo! Ah! em tempo, belas fotos,em especial a Paisagem em PB! deslumbrante!Abraços

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Antonia. Espero que continue gostando. Abraços Eduardo Andreassi www.andreasifotos.com.br
Simone Santos

Simone Santos

05/10/2009 10:36:04
Que legal sua coluna. Podemos utilizar suas dicas mesmo tendo máquinas digitais bem simples!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Simone, tudo bem? Pois bem, é uma coluna voltade para iniciantes com máquinas digitais, por isso a linguagem simples e direta. Espero que continue gostando,ok? Abraços Eduardo Andreassi www.andreasifotos.com.br
Ygor santamaria

Ygor santamaria

05/10/2009 08:49:16
parabens pelas dicas eduardo!!
então queria umas dicas em fotos P B,pois nunca consigo o foco certo em fotos preto em branco, as vezes as fotos não saem ou saem escuras, o que devo fazer?
meu flog pra quem quiser ver algumas fotos minhas
http://elmagal.coresdobrasil.com

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Ygor, como vai? Bem, eu poderia citar um monte de motivos e razões, mas vou com a mais simples, acho. Talvez, pelo fato de você só fotografar com cores e lógico, or ver, enxergar colorido. Tente aos poucos, e regule a luminosidade, através do LCD da máquina. Tente assim e acompanhe, me dizendo como está ficando. Abraços Eduardo Andreassi www.andreasifotos.com.br
Edemundo Belli

Edemundo Belli

05/10/2009 08:46:36
Interessantes seus comentários e dicas.
Bonitas fotos, muito bom seu " clic ".
Quem sabe ensina, e com isso sabe mais ainda.
Agradeço suas dicas.
Edemundo Belli- Brusque/sc,

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado pelo comentário, por ter gostado e por estar acompanhando. Breve, mais novidades. Abraços Eduardo Andreassi www.andreasifotos.com.br
Edson Campolina

Edson Campolina

04/10/2009 22:49:27
Eduardo, testei o uso da função Macro em paisagens na montanha. O resultado foi fantástico! Obrigado! Estou encantado com as fotos que tenho feito. Sugiro dicas de limpeza de lentes e visor LCD...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Edson, como vai? Que bom que gostou do resultado!!! Continue assim, explorando sua máquina, seus recursos e de asas a sua imaginação. Grato pela sugestão. Em breve... Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Vania

Vania

04/10/2009 16:27:31
Adorei as dicas e as fotos em pb ficam maravilhosas.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Legal né Vania??? Da um ar totalmente diferente nas fotos e que bom que você gostou, pôs em prática e acompanha minha coluna. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Amilcar sampaio

Amilcar sampaio

03/10/2009 11:58:57
aprendi muito,obrigado!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Amilcar, como vai? Vai acompanhando, observando e sempre praticando, ok? Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Sandra

Sandra

03/10/2009 11:15:30
Essas dicas se fazem essenciais, pois é tão bom tirar fotos e registrar momentos...as vezes ficamos na mesmice, não condicionamos ou trabalhamos nossa criatividade também (PB e zoom e outras alternativas que temos e podemos trabalhar). A posição dos braços foi uma ótima dica e procuareiter mais postura quanto a isto, rss. Abraço e valeu!!*:*

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Legal que tirou proveito Sandra. De resto, como eu disse, explore sua máquina e deixe sua criatividade tomar conta, ok? abs Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Janete

Janete

24/09/2009 10:09:27
t^na intenção de fazer uma mostra de fotos das árvores plantadas em nossas avenidas. na minha praça, aqui do bairro. se conseguir vou enviar prá vocês a história... sou apaixonada por fotos... na minha família as preciosidades foram feitas por mim, por puro instinto. nunca fiz curso...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Janete, como vai? Mande sim, e clique mesmo, ok? Abraços
Estevão Amorim

Estevão Amorim

24/09/2009 10:02:23
Muito bom as dicas tanto para o uso da macro quanto para o PB.
Edurdo, gostaria de um auxílio seu se possível, esta acontecendo um concurso de fotografia em minha cidade natal Governador Valadares-MG e eu quero participar sou especialista em fotografar pedras preciosas e nao tenho esperiencia alguma com paisagens e para esse concurso o ASSUNTO é uma montanha conhecida mundialmente com Pico da Ibituruna, tenho um NIKON D90 e duas lentes uma delas é uma SIGMA MACRO de 150mm 1:2.8 e a outra é a da propria Nikon 80 - 105mm, pode me orientar quais os melhores recursos posso utilizar para fazer um foto perfeita desse ASSUNTO e poder concorrer com um belíssima foto. Para que tenha uma visão melhor do ASSUNTO que vou fotografar pesquise no google imagems PICO DA IBITURUNA. Desde já agradeço. Forte Abraço. Obrigado!!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Estavão, como vai? Bem, nesse aspecto de te orientar qual lente vai usar, qual foco vai fazer, qual enquadramente e angulo seria melhor, é muito pessoal. Vai da tua visão,entende? E o concurso, o juri vai analisar diversos fatos, então, sugiro que você mesmo siga suas intuições e visões, ok? O único modo de sempre estar melhorando, é praticar. Boa sorte e boas clicadas! Abraços
Anaiza

Anaiza

20/09/2009 16:23:41
Olá Eduardo!
Maravilhosa a última foto em PB, particularmente adoro fotos em PB e concordo com você quando diz que "mistura arte e saudosismo". Estou adorando suas dicas. Como te falei anteriormente, pena não ter acesso a essas dicas nas viajens que realizei em lugares paradisíacos. Mas valeu!
Abraços.

Obrigada!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Anaiza, como vai? Que bom que está gostando e acompanhando. Breve, mais terá mais novidades. Nunca é tarde para aprender e ter suas próprias técnicas. Dou apenas uns toques de como eu faço quando uso máquinas compactas digitais. O pB foi um exemplo.Ótimo que gostou. Agora, nas suas próximas viagens e mesmo no seu dia-a-dia, praticar, ok? Grato pelos elogios. Abraços Eduardo Andreassi
Pedro Alves da Silva

Pedro Alves da Silva

20/09/2009 03:04:47
Muito boas dicas.
Bastante práticas as novas dicas, revelando tambem o lado docente do profissional fotografo E.Andreassi.Imagino que tanto prá mim quanto para os aficcionados a arte ,são bastante funcionais. Continue com o foco voltado para sua platéia. Só com muita prática habilita-se a execução de alguma técnica,não basta somente a capacitação,vamos a luta e asas e cordas para a imaginação. Isso vale um abraço...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Pedro, como vai? A Intenção é dar asas à imaginação e captar imagens com o uso de alguma técnica e dicas. Grato pelos elogios e espero que continue acompanhando. Forte abraço Eduardo Andreassi
Kelly

Kelly

18/09/2009 01:31:25
Linda a última foto , da paisagem em PB,parabéns! Como vc disse , a visão do artista é que conta. Quanto ao modo macro,tenho encontrado bastante dificuldade pois minhas fotos não ficam boas. Será questão de treino?
Estou gostando muito das dicas , pois amo fotografia e quero aprender mais sobre essa arte.
Abraços

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Kelly, como vai? Grato por estar gostando e acompanhando!! Tanto na questão do macro, com ou sem emprego de zoom, quanto em cenas, em flash, é uma questão de praticar e como sempre repito: conhecer sua máquina e as limitações e recursos que ela pode te dar. Quanto ao resto, leia e ponha na prática. Outra coisa: eu mesmo, tem dias que acabo não gostando de nenhuma foto minha. Coisa de gosto, sensibilidade, sei la. Noutros dias, adoro todas. Depende. Acompanhe as dicas e boas clicadas. Abraços Eduardo Andreassi
Everton

Everton

18/09/2009 00:08:59
ótimas dicas!! Vou usar bastante aquelas que evitam "olhos vermelhos" uma vez que quase sempre ocorrem comigo já que tenho olhos claros e tenho que corrigí-las posteriormente em programas específicos.

Abraço

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Everton. Ótimo que está aproveitando e curtindo a coluna. Experimente as dicas e boas fotos! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Debora

Debora

17/09/2009 18:29:09
Como vc disse, realmente, para tirar ótimas fotos é necessário treino, mto treino e sensibilidade para achar os melhores angulos.
é o que tenho tentado fazer.
E tbm o que tenho feito pra melhorar a qualidade de minhas fotos é testar e usar todos os recursos que tem na minha pequena e humilde camera. e até que tem saido umas fotos boas.

o recurso macro é uma beleza... amei as dicas, apesar que mtas dessas já sabia de tanto treinar.. mas outras foram bem aproveitadas por mim!
estou gostando mto dessas dicas!
valeu mesmo!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

oi Debora, tudo bem? Que gratificante é saber que você, as pessoas, estão interagindo, gostando e aproveitando! Aproveite as dicas, pratique mesmo e fotos boas conseguirá. Tenho uma frase no começo do meu site que acho o máximo e vou dar desfeicho com ela, ok? Abs Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br "A câmera não faz diferença nenhuma.Todas elas gravam o que você está vendo.Mas você precisa VER!" (Ernst Haas)
João Batista de Souza Neto

João Batista de Souza Neto

17/09/2009 16:44:25
Eduardo,
Gostei das suas dicas sobre o uso do modo macro para paisagens, deixando as imagens mais interessantes em alguns casos. Sempre que puder, vou comentar suas dicas. Por falar em fotos, vou a Alter do Chão (PA) agora em setembro e em Bonito no final de outubro. Depois posso enviar algumas fotos.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Opa João, tudo bem? Legal, vá, divirta-se e lembre-se das dicas, praticando bastante, ok? Mantenha contato e acompanhe a coluna. Abraços
LAIS

LAIS

17/09/2009 15:26:53
Só curiosidade: Essas fotos da cascata em PB, foram tiradas em Santos???

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Lais, foi sim, dia desses. Abraços
LAIS

LAIS

17/09/2009 15:22:02
Gostaria de fazer uma pergunta sobre fotos PB já que vc abordou o tema... hoje em dia, com todos os recursos que temos, qual a melhor escolha, tirar a foto em PB, ou alterá-la em um programa de edição de imagens...? Mais uma vez obrigada pela oportunidade...

PS: essa historia do modo Macro eu nao sabia, achava que era realmente só para fotos de pertinho.. vou testar esse final de semana....kkkkk

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Lais, como vai? Há os que optam em tirar em PB. Outros, tiram fts no colorido e o software de alguns programas extraem as cores. Eu faço dos dois modos, mas uso mais tirar fotos diretamente em PB. Para mim, já vejo o conjunto todo, enquadramento, brilho do LCD (maquinas digitais) e vou fazendo ao meu gosto. Quanto ao macro, porque não experimente esse modo com PB? Pratique....rsss Boas clicadas e me diz os resultados. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Edson Campolina

Edson Campolina

17/09/2009 15:06:26
Eduardo, muito interessante o comentário sobre o recurso Macro. Pra mim é novidade. Como sou montanhista e paisagem é o que não falta, testarei. Abraço!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

isso, disse tudo. teste, pratique e sempre digo: conheça bem a sua máquina. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Fernanda Barletta

Fernanda Barletta

17/09/2009 12:15:52
Adoro essa coluna sobre fotografia!! Sempre com dicas muito pontuais e fáceis de serem aplicadas.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Fernanda, como vai? Essa é a intenção. Passar alguns toques de um modo prático e objetivo. Acompanhe e grato por estar participando. Abs. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Grazi

Grazi

17/09/2009 10:12:18
Adorei Eduardo!!!
Dificilmente me lembro de fazer imagens em PB... nossa o resultado sempre fica incrivel... vou começar a usar esse recurso... mais uma vez obrigada!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Grazi, como vai? Entaõ, explore mais esse recuros e boas clicadas. Grato por estar acompanhando. Abs. Eduardo Andreassi