Máquinas fotográficas Compactas. Qual comprar? - Parte VI

Opções para todos os gostos e bolsos

  
  
Câmeras

Aproveitando essa pausa entre Viagens Nacionais e Esporte Aumobilistico, Eventos, Salões e outros, estou novamente com vocês repassando algumas Dicas de Fotografia e Conceitos Básicos.
Quem não está acompanhando, convido-os a ler as outras colunas. e para os que já conhecem, reler sempre é muito bom e esclarece algumas dúvidas.
Espero que gostem, tirem proveito, participem e divulguem.


A massificação da tecnologia de fotografia digital nos trouxe a praticidade de obter e registrar imagens com muito mais facilidade, rapidez e a um custo muito inferior, perto de anos atrás.

Está cada vez mais acessível ao consumidor brasileiro a escolha de modelos para todos os gostos e bolsos. E a fotografia está cada vez mais presente em nossas vidas. Seja no lar, em ocasiões especiais ou mesmo em turmas de amigos para registrar aqueles momentos.

E ficam as pergunta que eu faço a mim mesmo: "O que fazem com tantas fotos, como as guardam e aonde? E por quanto tempo???"

Sim, porque a impressão que fica é que lançam em algum site, alguma mídia, mas não há aquele mesmo gostinho e saudosismo (e talvez importância) que tinhamos anos atrás em rever nossas lembranças. De certa forma, não a usam como informação, recordação, como antes. É usada como algo "de momento" e pronto. Some depois...
Será que postam, deixam um determinado tempo e depois, as perdem por aí? Fica a dúvida...

Descrição
Descrição
Descrição
Descrição

Em contrapartida, essa mesma facilidade de obter imagens sem grande conhecimento, e a preços cada vez mais acessível, traz o "prazer" de registrar aquele momento de maneira que não necessite conhecimentos apurados e técnicas.

E com o mercado muito bem abastecido de centenas de modelos de Câmeras fotográficas (incluindo os celulares que tiram fotos), abre-se um leque de opções para a compra, diante de sua necessidade.

Daí, caimos naquelas que prometem uma enorme resolução. Outras, que tem detecção de rosto. Outras, prometem um zoom de 20x sem ruídos. E por ai vai. E te pergunto: "Realmente você sabe o que quer dizer isso? "Vale a pena esse investimento para tão pouco ou nenhum uso?"

Resolução da Câmera, por exemplo, de 7MB é mais do que suficiente para excelente fotos, seja para mídia ou impressos médios (A4).
Inclusive é com uma pequena máquina dessas, de 7.1MB que eu faço essas colunas e alguns posters quando faço revelação.
A diferença está no conjunto da máquina, no sensor, na lente, no modo como você domina a máquina (e não o contrário)e o que eu considero primordial: o seu olhar!!!

Percebi que as pessoas se apegam muito aos recursos ditos nas caracteristicas das mesmas e aparência da máquina (tamanho), sem ao menos saber como usá-los. Sempre me perguntam: "Ahh, qual máquina é a melhor?" E respondo: "a que você souber dominar".


Eventos

Como procuro ser o mais direto possível, cito um exemplo: em algum momento, naquela ocasião inusitada, que você tem apenas alguns pouquíssimos segundos de oportunidade, não terá tempo de tentar estudar e entender a sua máquina. Portanto, além dos comandos simples facilitarem, você tem que ser rápido e conhecê-la. Com certeza, essas "Detecções de Rosto", "Estabilizador de Imagem" , "Detector de Sorrisos' e outras funções, não vão lhe ajudar muito não.
O "motivo", "assunto", não vai parar, voltar atrás e esperar você clicar. Pode apostar!

Eventos
Eventos

Lógico que detalhes técnicos são imprescindíveis quando procuramos uma Câmera fotográfica, mas é necessário um pouco de conhecimento, gosto e confiança na marca.

Foi-se o tempo que compravámos qualquer coisa para durar uma vida (generalizando). As coisas são cada vez mais descartáveis e sempre requer cuidado e manutenção.

Tentando ser o mais objetivo possível e simplificar, sugiro que procure uma Câmera que atenda às suas necessidades. Por exemplo: "Se não sabe operar com Velocidade, Abertura, ISO, Profundidade da Campo, Medições, para que uma máquina de porte profissional se uma compacta, de menor peso, fácil de transportar (cabe em seu bolso) e operar, responde plenamente suas necessidades?"

Esqueça todos esses termos. Estamos abordando o uso de Câmeras Compactas.Vamos simplificar então!!!
O mercado está cheio de máquinas excelêntes, com uma infinidade de locais para adquirí-las e formas de pagamento que cabem perfeitamente em seu bolso (é o que esperamos).

Aconselho sempre a procurar em locais confiáveis, que não trabalhem com ponta de estoque ou saldões e muito cuidado com o menor preço e maior prazo para pagamento!

Atenção a tudo isso, pois o que é uma solução para ter a tão sonhada máquina fotográfica, pode se transformar em pesadelo.
Nos dias de hoje, é possível comprarmos com segurança, em lojas de outros estados, que tem tradição. Basta uma boa indicação e a operação é feita por telefone e/ou internet.

Particularmente, trabalho com três tipos de marcas, sendo compactas e profissionais. Por gostar das marcas, da facilidade que tenho em operá-las, da praticidade de cada uma, sempre acabo seguindo a mesma linha.

Daí, entramos naquilo que insisto sempre em falar e responder aos leitores e já virou jargão: conheça e domine sua máquina, seja ela qual for. E tendo o olhar, a máquina não vai fazer a diferença.

Descrição
Descrição
Descrição
Descrição

Por ética, não vou comparar marcas e modelos. Depende muito de seu gosto e de novo, qual você domina melhor.

Algumas marcas já conhecidas do público, como Canon, Nikon, Pentax, Leica, Olympus, Fuji, Sony, Panasonic, Samsung, Kodak e outras, tem uma quantidade enorme de modelos e características próprias.
Algumas delas, dão ênfase na resolução (7, 10, 15MB). Outras, fazem questão de mostrar a marca de suas lentes (Leica, Carl Zeiss...) Tem opção para todos os gostos.

Portanto, muita pesquisa e calma na hora de comprar. E mais ainda, na hora de clicar. Passei algumas pequenas dicas e irei continuar passando. Releiam sempre que puderem.

E lembre-se que ao fazer uma foto para uso profissional, ou cerimônias,(ou mesmo aquele momento importante) procure um colega fotógrafo. Você pode até pensar que sai caro, mas o resultado, sem sombras de dúvidas, é gratificante e compensa.

Afinal, nós fotógrafos trabalhamos com isso diariamente, estudamos muito, sempre estamos aprendendo, inovando, e nosso investimento em equipamentos, são extremamente caros.

Espero ter ajudado e havendo dúvidas, contate-me.

De resto, Boas Clicadas, Boas Viagens e Feliz Páscoa.

Abraços
Eduardo Andreassi
Contatos : edu_andreassi@hotmail.com
www.andreassifotos.com.br
Copyright 2010 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.

  
  

Publicado por em

Sol fonseca

Sol fonseca

12/01/2011 01:50:32
Eu adoro fotografia e agora lendo sua dicas estou mais empolgada ainda...Adoro seu trabalho...Parabéns !!!
Beijoca
Sol ;-)

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Sol, tudo bem? Então deixe esse "sol" continuar a brilhar intensamente em você e siga em frente. Te apoio como puder. Muitíssimo obrigado pelo elogios e beijos e necessitando de algo, contate-me, tá? Outros beijos para você também. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Débora

Débora

05/04/2010 09:35:52
Sempre aprendo muito com tuas matérias Du... e fico esperando a próxima...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado. E espero que continue acompanhando, gostando e,,,,participando. Sempre.