Caruaru, Pernambuco, – Renda-se às belezas, festividades e tradições de Pernambuco e dessa cidade

Tradição no agreste de Pernambuco atrai cerca de 2 milhões de pessoas, gera milhares de empregos e surpreende por suas belezas

  
  

Por Eduardo Andreassi

Recife

Pernambuco, possuidor de belezas épicas - seja no litoral, agreste, sertão e povoada por uma população carismática - é um dos Estados mais completos e atraentes do Brasil.
Possui um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial, uma herança da época da riqueza da cana-de-açúcar que atraia novos colonos.

Cultivando uma tradição, é justamente no agreste desse Estado que é realizada uma das maiores festas juninas do mundo, atraindo pessoas de todas as partes, fomentando a economia e gerando milhares de empregos diretos e indiretos. Estamos falando da cidade de Caruaru.

Festa de São João do Caruaru
Festa de São João do Caruaru
Festa de São João do Caruaru
Recife
Recife

Caruaru, o maior centro econômico do Agreste de Pernambuco, fica a 130 km de Recife e possui uma população de 350 mil habitantes. Partindo de Recife pela BR 232 (também chamada de Rodovia Luiz Gonzaga) - que se encontra em bom estado - são aproximadamente 1 hora de viagem.

BR 232

Dista cerca de 50 km de Gravatá, 25 km de Bezerros, 310 km de Triunfo e aproximadamente 100 km de Garanhuns.

Ainda em Caruaru, encontra-se o maior centro de confecções da América Latina. Comercializa do jeans às roupas íntimas, destacando-se por seus preços competitivos e pela boa qualidade dos produtos.


Conheça também...

Recife
Aeroporto de Recife

Recife, a capital de Pernambuco, tem uma população de mais de 1,5 milhões de habitantes. A cidade tem uma ótima infraestrutura - transportes, aeroporto, táxi, rede hoteleira, metrô - sendo o maior polo gastronômico do Nordeste e o terceiro do País.

Casa da Cultura

Destaques para a Praia de Boa Viagem, "Recife Antigo" (Praça do Marco Zero, "Rosa-dos-ventos"), Praça da República, a Casa da Cultura (até 1973 era a Casa de Detenção da cidade) e outros pontos que merecem atenção.

Casa da Cultura - até 1973 era a Casa de Detenção da cidade
Casa da Cultura - até 1973 era a Casa de Detenção da cidade
Recife - Praça do Marco Zero

No entorno da Capital, outra cidade que é passagem obrigatória para quem busca entretenimento e informações históricas, é sua vizinha Olinda.

Olinda

Olinda foi a primeira capital do Estado de Pernambuco. Detém títulos de Monumento Nacional, Cidade Ecológica e Capital Brasileira da Cultura sendo considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Olinda - Repentistas e turistas
Olinda - Turistas

Possui boa infraestrutura de hospedagem, restaurantes, barzinhos e um dos maiores, mais importantes e modernos Centros de Convenções do Brasil, onde apresenta entre outros, a FENEARTE.

Igreja e Mosteiro de São Bento

Suas várias igrejas seculares e o famoso carnaval de Olinda - maior festa popular do Brasil, conciliando criatividade e alegria - atraem turistas de todos os lugares do Brasil e de outras nações.

Gravatá é conhecida pelo clima ameno e por suas edificações com influências européias. Além disso, é bastante frequentado pelos pernambucanos durante o inverno.
A cidade tem um rico artesanato decorativo e de utilidade. A principal rua da cidade é conhecida como Polo Moveleiro.

Na época natalina a cidade é especialmente decorada, realizando um evento de projeções, luzes, música e dança, envolvendo dezenas de artistas que encenam um espetáculo de grande riqueza cênica.

Em 2012, o espetáculo “A Luz do Mundo”, que encena o nascimento do Menino Jesus, atraiu e encantou mais de 140 mil pessoas, nas suas sete apresentações.

Gravatá terá Natal de 2013 com tema de Festa de Reis

Gravatá promete uma encenação pública gratuita com performances no Parque Chucre Mussa Zarzar. A apresentação será norteada pela magia do "reisado", expressão do folclore brasileiro conhecida em todo o Nordeste.

O espetáculo será dividido em 12 atos e será narrado pelo próprio Papai Noel, que remete a uma noite de Natal em 1888 com uma família de colonos portugueses. A mãe se encarrega de montar o presépio ao lado das crianças e aproveita para lembrar a fascinante história dos Reis Magos.

A apresentação terá bailarinos, acrobatas e atores, além de duração aproximada de uma hora e meia com coreografia envolvente, efeitos especiais, rapel, surpresas e uma trilha sonora criada especialmente para a ocasião. Grandes estruturas, palcos fixos e móveis, tanques com até 1,2 mil m³ de água para performances aquáticas, telas para projeções em vídeo darão o tom do espetáculo com destaque ainda para técnicas que misturam alpinismo com suspensão circense.

Garanhuns é conhecida como a "Cidade das Flores" e a "Suíça Pernambucana". Destaque para o Festival de Inverno, realizado durante toda a segunda quinzena de julho, proporcionando muito entretenimento e atraindo milhares de visitantes.

As cidades do Agreste de Pernambuco proporcionam eventos e festividades o ano inteiro, com grades shows, forró e rica gastronomia. A região também oferece vastas opções de ecoturismo.


Caruaru

Caruaru
Caruaru

Polo artesanal, industrial, têxtil e cultural, atrai vizinhos de outras partes do Brasil e exterior, sendo passagem obrigatória para todos que visitam o Teatro de Nova Jerusalém (maior teatro ao ar livre do mundo) durante a Semana Santa, na cidade de Brejo da Madre de Deus(PE), a apenas 50 km de Caruaru.
O Espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém atrai público e imprensa do mundo inteiro, reunindo os melhores atores e atrizes.

A cidade comporta ainda a famosa e tradicional Feira de Caruaru - considerada a maior feira ao ar livre do mundo - que comercializa frutas, verduras, cereais, ervas medicinais, carnes, roupas e muitos outros artigos nacionais e importados.

Feira de Caruaru
Feira de Caruaru

Feira de Caruaru

Feira de Caruaru - Recebeu, em 2006 pelo IPHAN, o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Contempla quatro grandes feiras: Feira Livre, Feira da Sulanca, Feira do Artesanato e Feira dos Importados. Ao todo são 40 mil metros quadrados (m²) de área com 349 boxes, mercado com 107 boxes, além de mais de 11 mil bancas de sulanca cadastradas.
Sulanca: uma espécie de atacado para centenas de pequenos comerciantes de outras cidades, que chegam em ônibus fretados especialmente para a feira, vindos de diversas partes do Brasil.

Feira de Caruaru
Feira de Caruaru
Feira de Caruaru
Feira de Caruaru
Feira de Caruaru

Segundo pesquisas realizadas no local, semanalmente a Feira recebe cerca de 40 mil visitantes por semana, dos quais 10% são de Caruaru; 40% vem de outras cidades do interior de Pernambuco, 14% vem de Alagoas, 30% vem de outros Estados e 6% são provenientes de outros países.

Feira de Caruaru
Feira de Caruaru

Alto do Moura

Alto do Moura

Outro local de destaque é o Alto do Moura, bairro do município de Caruaru, conhecido internacionalmente por ser o maior centro de Artes Figurativas da América Latina, título concedido pela UNESCO.

Alto do Moura

O Alto do Moura é uma comunidade de artesãos populares, distante 7 km do centro da cidade de Caruaru. Este povoado concentra centenas de artesãos que moldam dia-a-dia o homem nordestino.

Até a metade do século XX, a produção local era toda da chamada cerâmica utilitária, como potes, jarras, moringas, além de outros utensílios domésticos. A tarefa era exclusiva das mulheres e crianças e a técnica adotada era semelhante a dos indígenas, sendo transmitida de mãe para filha. A história mudou com a chegada à comunidade de Vitalino Pereira dos Santos - "O Mestre Vitalino" , precursor dos bonecos de barro e da arte figurativa. A fama alcançada pelo Mestre Vitalino tornou a comercialização das peças mais fácil.

Casa Museu Mestre Vitalino
esculturas de barro
esculturas de barro
esculturas de barro
esculturas de barro
Mestre Manuel Eudócio
Severino Vitalino (filho de Mestre Vitalino)

Atualmente, um dos artesãos de renome na cultura caruaruense, e morador do Alto do Moura, é o artesão Manoel Eudócio, que recebeu da FUNDARPE o titulo de Patrimônio Vivo de Pernambuco.


Museu do Forró Luiz Gonzaga e Museu do Barro

Museu do Forró e Museu do Barro é outro lugar que merece a sua atenção.

Museu do Forró Luiz Gonzaga

Dividindo o mesmo prédio, os museus reúnem as duas expressões culturais mais típicas do agreste pernambucano: a música e o artesanato.

Espaço Zé Caboclo
Museu do Forró Luiz Gonzaga
Espaço Zé Caboclo
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi

O primeiro, dedicado a Luiz Gonzaga, conta com 180 peças, incluindo a discografia de 42 LPs e 10 fitas K7, cartazes e artigos de uso pessoal do artista, como a indumentária e a última sanfona utilizada pelo Rei do Baião.

Pertences de Luiz Gonzaga

Já o Museu do Barro – Espaço Zé Caboclo- dispõe de um acervo estimado de 700 peças do Alto do Moura.
O prédio fica localizado ao lado do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, que durante todo o mês de junho abriga as atrações principais do São João de Caruaru. O ciclo junino responde por um grande incremento na visitação desses locais.

A Festa de São João do Caruaru

Festa de São João
São 30 dias de Festa

Todo o ano realiza uma das maiores, senão a maior Festa de São João do Mundo.

Gastronomia regional
Danças típicas

São 30 dias consecutivos de festa - sendo essa organizada com exímio profissionalismo e regado de muita motivação e perseverança - proporcionando ao público muito entretenimento, como o forró, sanfoneiros, shows pirotécnicos, danças típicas, quadrilhas juninas, repentistas, milhares de barracas de gastronomia regional e muitos shows.

Toda a cidade enfeita-se com balões, bandeiras e outros artigos típicos do período, virando um verdadeiro arraial e proporcionando educação, cultura e lazer de qualidade.

Preocupados com os portadores de necessidades especiais, investem constantemente na acessibilidade e inclusão social.

Forró e muita diversão
Festa de São João

Sem registros de violência e recebidos por um povo acolhedor e caloroso, turistas vindos de diversas partes do Brasil e do exterior - muitos deles atraídos pela Copa das Confederações - divertiram-se com muito entusiasmo e segurança.

Segurança, estrutura e resultados

Para garantir a segurança, foram acionados cerca de 2000 mil homens entre polícia militar, civil e corpo de bombeiros. Além disso, uma excelente estrutura de saúde, um Conselho Tutelar e um Juizado do Forró asseguravam o bem-estar do público.

Forró e diversão são garantidos
Cerca de 1,5 milhões de pessoas participam

Tal evento proporciona mais de 60 mil empregos diretos e indiretos, atraindo um público de mais de 1,5 milhões de pessoas, ao mesmo tempo em que impulsionou a economia da cidade.
Muitos pacotes turísticos eram fechados - tendo como rota Porto de Galinhas e depois São João de Caruaru - atraindo ainda mais pessoas para a Festa, que puderam apreciar mais a diversidade que Pernambuco oferece.

Pátio do Forró
Grupos de turistas vindos de todas as partes

O comércio local também é aquecido. São gerados mais de três (3) mil empregos diretos e indiretos, segundo André Alexei, Presidente da Fundação de Cultura e Turismo.
A Rede Hoteleira também foi beneficiada, tendo sua capacidade preenchida em 100%.

“Pernambuco é só chegar” é mais do que uma campanha publicitária que tem como meta divulgar seu potencial turístico e fomentar a economia. É também a maneira de mostrar o quão belo é esse estado e seus habitantes, que cativam e recebem os turistas de braços abertos.

Tudo começou anos atrás com pequenas festas promovidas pelas próprias famílias caruaruenses. Com seu crescimento, a festa é realizada por toda a cidade - Pátio do Forró, Forró do Candeeiro, Estação Ferroviária, Alto do Moura e Palco Alternativo – atraindo milhares de turistas que participam dessa tradição e buscam diversão.

Público
Pátio do Forró
Apresentações de Danças típicas
Shows todas os dias
apresentações de Danças típicas


Mais de 30 eventos culturais, entre eles 15 comidas gigantes, oito eventos de rua - como o dia do Bacamarteiro e a Festa da Fogueira Gigante - diversos concursos de quadrilhas juninas, além dos polos de animação e centenas de shows de artistas, garantiram a diversão de milhares de pessoas.

Muita diversão - Shows

A organização do evento, juntamente com a Prefeitura de Caruaru, procurando sempre em oferecer o melhor, realizou durante o festejo uma pesquisa - prevista para ser divulgada no final de agosto - mais detalhada, abordando a satisfação do turista, considerando aspectos como a segurança, hospitalidade, circuito do forró e limpeza urbana.

Lindas e simpáticas mulheres
Lindas e simpáticas mulheres

Mas Caruaru - e Pernambuco como um todo - não é só sinônimo de forró e uma surpreendente festa junina. Mostra que é muito mais. Ela retrata bem o jeito do nordestino - simpáticos, alegres, solidários - e que fazem questão absoluta de compartilhar desses momentos de alegria com seus visitantes.
Além disso, é reduto de lindas mulheres, que fascinam e encantam, em todos os sentidos.

São tradições e eventos assim que fomentam a economia, o turismo e qualidade de vida das pessoas, na qual são gerados milhares de empregos e momentos de bem estar, sendo saudáveis e essenciais para o Ser Humano.

Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi

Caruaru acolheu-me com abraços sinceros, muita hospitalidade e solidariedade. E estávamos vibrando em sintonia, onde retribui com amor e respeito para cada um de seus habitantes, independente da posição social, raça, opção sexual ou crença.

Aprendi a amar essa cidade, sua população e Pernambuco como um todo, assim como admirar ainda mais a simplicidade das coisas, pois acredito que são nas pessoas (e lugares) mais simples, que encontramos as maiores riquezas.

Eduardo Andreassi
Comidas gigantes

Confirmei o que sempre digo em minhas matérias: “não importa o que eu sou, mas sim quem eu sou”


Considerações finais

Convidado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco e Empetur, em parceria com a Prefeitura de Caruaru, foi possível obter material suficiente para pautar e informar leitores do Brasil sobre roteiros como esse.

O Brasil como um todo, tem que ser reconhecido não só como o País do Futebol e do carnaval. Para isso, são necessárias constantes ações - feiras, workshops, divulgação nas mídias - que fomentam ainda mais o Turismo e mostram ao mundo as belezas de nosso país, gerando consequentemente mais empregos e receita.

O que nos impulsiona na vida são crenças no que somos capazes ou incapazes de fazer, no que julgamos possível ou impossível de realizar. Dai a frase: "sem saber que aquilo era impossível de ser feito, ele foi lá e fez".

Vivenciei tudo isso - festas, quadrilhas, projetos, forró, gastronomia local - mas acima de tudo, a humanidade, simplicidade e respeito com o semelhante, despertou uma profunda admiração pela cidade e seus habitantes.

A energia positiva era perceptível em mim. “Reacendeu” aquela chama na essência, que existe dentro de cada um de nós.

Percebi que há muito a ser vivido e amigos são pessoas que surgem em nossas vidas, ainda que por breve instantes.
E isso não é um mero acaso. Isso é algo louvável, providencial e admirável!

“Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.” (Antoine de Saint-Exupery).

Desde já convido vocês leitores a “sentir” a energia do lugar, compartilhar e recomendar aos amigos, assim como opinar no final da matéria.

____________________________________________________________

Parceria e Apoio

Lojas Mundo Terra

Lojas Mundo Terra

Mundo Terra - Sua loja de camping, viagem, lazer, esporte e aventura.

Com mais de 12 anos de mercado e milhares de clientes atendidos em todo o Brasil, comercializa produtos para camping, aventura, trekking, mergulho, eletrônicos, utensílios domésticos, roupas de inverno, corrida, de esportes ou mesmo roupas casuais e sociais.
As Lojas Mundo Terra promovem ações - palestras, workshops, bazar de descontos - que proporcionar ao público - homens, mulheres, adolescentes e crianças – muitas informações interessantes.

Missão: melhorar a qualidade de vida da sociedade e CONTRIBUIR para uma transformação e desenvolvimento do "SER".

Com um atendimento único, inovador e diferenciado, oferece aos seus clientes o produto ideal para cada tipo de situação e necessidade.
Atende em todo o Brasil.

SAC: (11) 3031.6399
Site: http://www.mundoterra.com.br

• Lojas Físicas

Moema (SP)- Al. dos Nhambiquaras, 809 - F: (11) 5051.4473
Pinheiros (SP)- Av. Pedroso de Moraes, 1085 - F: (11) 3037.7195
Higienópolis (SP) - Rua Maria Antônia, 80- F: (11) 3256.0066
Campinas (SP) - Rua Santa Cruz, 45 - Cambuí - F: (19) 3365.1511

SAC: (11) 3031.6399
Site: http://www.mundoterra.com.br


Editora Photos

Editora Photos

Portal Photos
O seu portal de FOTOGRAFIA - tutoriais, dicas e lançamentos.

• Site: http://photos.uol.com.br

Loja Photos
Um mergulho no Universo Fotográfico - Livros e DVDs para quem quer aprender a fotografar –

• Site: http://www.lojaphotos.com.br


Agradecimentos

Agradeço a cada um de vocês leitores que acompanham meus trabalhos, participam e compartilham.
Aproveito o ensejo e parabenizo toda a equipe responsável por esse feito.

____________________________________________________________

Serviços oferecidos

Ações feitas por Órgãos Governamentais, como Fam Tour, Fam Press ou Press Trip, têm como objetivo divulgar a região através dos jornalistas e suas mídias.
Havendo interesse nos serviços ou surgindo dúvidas e sugestões - assim como divulgar sua empresa, seus serviços e o potencial turístico do seu destino, contate-me.

Eduardo Andreassi
Contato: E-mail: edu_andreassi@hotmail.com
• www.eduardoandreassi.com
• www.andreassifotos.com.br
• http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

FanPage Facebook

F: (55) 11 99494.2697 – (55) 11 99546.4222 - São Paulo

Copyright 2014- Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº. 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.

  
  

Publicado por em