Conheça Ouro Preto na Semana da Páscoa ou feriados

Ouro Preto/MG - Histórias e curiosidades

  
  

Conciliando meus trabalhos com lazer, compartilho e trago informações para os leitores de todo País, dando uma boa sugestão de viagem para feriados ou mesmo suas férias.

Ouro Preto - Foto Publicada na National Geographic Itália

A 90 km de Belo Horizonte (MG), Ouro Preto atrai turistas por sua importância histórica e seu conjunto de construções em estilo Barroco. Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1980, o município também abriga opções para quem gosta de curtir a natureza, como cachoeiras, mirantes, trilhas e rios.

Eis Ouro Preto. Um local fascinante, cheio de informações que nos dá uma aula de história e sensação única de estar voltando ao passado quando percorremos por suas ruas. Dois personagens são lembrados por suas obras e movimentos: Tiradentes e Aleijadinho.

E conhecer Ouro Preto é muito mais que visitar. É como se vivenciássemos a época. As paredes falam, expressam suas riquezas e sua dor.

Saber mais de nossa realidade, é voltar e vivenciar um pouco do passado. E nisso, Ouro Preto é imbatível.

Pelas ruas estreitas, observando construções antiguíssimas e bem conservadas, nos deparamos com muitas Igrejas decoradas com Ouro, metal até então encontrado em abundância na época e que trouxe muitos Mercadores, artesãos, engenheiros, advogados, clero, nobres, médicos, poetas, e serviçais.

Cada rua, cada imóvel, cada trecho só nos faz relembrar e sentir uma sensação única de "volta ao passado". Bem estruturada em pousadas, artesanato, lojas, guias e gastronomia, sem apagar o “Ar de estarmos no século XVIII, Ouro Preto é um dos principais destinos de turismo do Brasil e do Mundo.

Ladeiras e calçamentos da época, esculturas, Igrejas, pequenas sacadas, um aglomerado de telhados em formas geométricas, atraem a atenção até do mais desatendo. Um convite para “viver” o passado, aqui no presente.

Casarões de Ouro Preto

Para os apaixonados por fotografias e viagens, o local é ideal. Até porque outros distritos próximos, possuem atrações naturais compõem a riqueza da cidade.

Sem contar a facilidade de locomoção, seja com seu próprio carro ou alugando um em Ouro Preto, ou mesmo em Belo Horizonte. Se preferir, Agencias e Receptivos se encarregam de transportá-lo para conhecer esse local.

Ouro Preto

A Igreja São Francisco de Assis encanta os visitantes e devotos por seu projeto arquitetônico assinado por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pelas pinturas de Manuel da Costa Ataíde. O início de sua construção ocorreu em 1766.

Ao entrar, realmente fiquei impressionado pela beleza do local, suas esculturas, pinturas na parece e o Ouro espalhado por todos os cantos da Igreja. Tudo que lá brilhava era Ouro. Realmente nenhuma Câmera fotográfica, por melhor que for, irá se igualar no que meus olhos viram e mente registrou.

Marcas do tempo - Publicado na National Geographic Itália

Outro local que fiz questão absoluta de visitar foi em uma das moradas de Tiradentes, já que ele viajava bastante e se estabelecia em diversas cidades. Trecho a trecho, fiquei imaginando por onde andou o foi o líder da Inconfidência Mineira.
Tudo lá é História! Desde moradias simples, que indicam o ano de construção e o que foi no passado até obras que conceituaram artistas que por lá deixaram suas obras.

Lojas de Artesanato

Curtindo a natureza e mudando de ares, deixando as ladeiras íngremes de lado e seus casarões, podemos apreciar as belezas naturais por lá, que poucos conhecem. Uma boa dica para relaxar e conhecer mais ainda as belezas naturais da região.

Por ali mesmo, você pode se aventurar, fazendo trekking ou simplesmente explorar, visitando o Pico do Itacolomi, Parque Horto dos Contos, Estação Ecológica Tripuí e Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas. Ou ainda nos distritos, vale à pena conhecer a Represa do Custódio no distrito de Lavras Novas, a Represa Santa Rita no distrito de Santa Rita de Ouro Preto, boa para pesca, e suas cachoeiras, espalhadas pela região, como a Cachoeira do Macaco Doido, Cachoeira dos Prazeres, Cachoeira do Campo, Cachoeira São Bartolomeu.

Minas Gerais é aventura, lazer, hospitalidade, passeio, história, cachoeiras, gastronomia. Como dizem "Minas, são muitas".

Igreja São Francisco de Assis - Publicado na Editora Abril

Seus distritos, Lavras Novas, Cachoeira do Campo, Amarantina, São Bartolomeu, Casa Branca (Glaura), Santo Antônio do Salto, Santo Antônio do Leite, Rodrigo Silva, Chapada, Miguel Burnier, Santa Rita, Antônio Pereira e Engenheiro Correia compõem o cenário de atrativos naturais conciliados à História.

Pico do Itacolomi/ Publicado na National Geographic Brasil

Hotéis, Pousadas, Bancos, Correios, Hospitais, Agências de Turismo, Rodoviárias, Locadoras de Automóveis e guias, reforçam sua infra-estrutura para receber turistas do todos os lugares do Brasil e do Mundo.

Optando por ter referências em Belo Horizonte, ou mesmo em Ouro Preto, essas agências dispõem de pacotes para a cidade e região.

A Secretária de Turismo de MG está fazendo um excelente trabalho de divulgação e informações para os que desejam visitar não só Ouro Preto, mas todos os Circuitos de MG. Através de apoio, divulgação e impressos, todo o Brasil e muitos países já têm como metas, pacotes para o Estado de Minas Gerais.

Ouro Preto - Publicado na Revista Viagem e Turismo/Editora Abril

Folders e mapas são encontrados com facilidade, onde indica todas as igrejas, Museus, Chafarizes, Mirantes, Passeios Ecológicos, Parques e alguns locais interessantes, como pude visitar. Se achar conveniente, vários guias estão a sua disposição.

Espero que gostem e aproveitem todos os momentos e atrações.

Considerações finais

A convite do Governo de Minas Gerais (SETUR MG), foi possível obter material suficiente para pautar e informar leitores do Brasil sobre roteiros como esse.
Algo que infelizmente outros Estados - por falta de divulgação, interesse, recursos, burocracia ou outros empecilhos - não o fazem.

Existem tantas outras belezas "desconhecidas" no Brasil que sequer o público tem conhecimento. Conseqüentemente, deixam de ir e gerar recursos para o Estado em questão.
Algo que pode ser feito não somente pelo Governo, mas também por gestores e empresários locais.

A meu ver, algo que tem que ser olhado com bons olhos e planejado, pois a divulgação em mídias idôneas como essas traz credibilidade ao leitor/turista.

O Brasil como um todo, tem que ser reconhecido não só como o País do Futebol, do Carnaval (em todos os sentidos) e de mulheres bonitas. Para isso, são necessárias constantes matérias como essa - ainda que feita com meus próprios recursos - e investimento na divulgação.

O Brasil é Minas Gerias, Goiás, Pernambuco, Rio Grande de Sul, Bahia, São Paulo, Ceará, Paraíba e tantos outros lugares lindos.
Estou totalmente errado? Reflitam meus caros...

Dicas do Autor

• Desligue-se do cotidiano e aproveite cada momento, paisagem e atrações. Uma experiência única.

• Pode optar em viajar com seu próprio carro ou se locomover de avião até Belo Horizonte. Por lá encontrará receptivos preparados para esse city pela região e até locadoras de automóveis.

• Procure se possível, evitar calçados altos. De preferência a tênis.

• Se for fotografar, prepare-se para muitas fotos lindas e paisagens maravilhosas.


Parceria e Apoio

• Mundo Terra - Sua loja de camping, viagem, lazer, esporte e aventura -
• http://www.mundoterra.com.br


Agradecimentos

Agradeço a cada um de vocês que acompanham meus trabalhos, participam e compartilham.
Havendo interesse nos serviços ou surgindo dúvidas e sugestões, contate-me.

Eduardo Andreassi
Contato: E-mail: edu_andreassi@hotmail.com

•www.eduardoandreassi.com
• www.andreassifotos.com.br
• http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

Copyright 2013 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.

  
  

Publicado por em

Ilka Gracek

Ilka Gracek

25/03/2013 15:39:18
Estrada Real é um circuito maravilhoso. Pensando em Ouro Preto que para mim é "imagem e semelhança" à Paraty ou seja Paraty sem mar... Boa sugestão de passeio e muito mais.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Ilka, Como vai? Obrigado pela sua participação e faço das suas as minhas palavras. Um abraço, Eduardo Andreassi [[http://www.eduardoandreassi.com|]]