Inhotim, MG - Um espaço que reserva muitas surpresas agradáveis.

O Instituto Inhotim - Um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil, considerado o maior centro de arte ao livre da América Latina.

  
  


Anúncios Shopping UOL

Vista do Espaço, Efeito de imagem Invertida

Estando perto ou mesmo longe e se for viável, vale a pena passar momentos nesse lugar.

Você já se permitiu tentar se desligar do mundo materialista, da correria, dos horários a cumprir, das metas a serem alcançadas, de tudo que a vida urbana te cobra, te preocupa, te aborrece, e entrar em sintonia com você mesmo e com nossa Mãe Terra? Não conseguiu? Isso pode acontecer a qualquer momento. Basta se permitir. Com a mais absoluta convicção, dentro de minhas verdades, acredito que conseguirá recarregar suas energias.

Aprenda a estar em profunda Meditação. Sinta o local, o momento, o ambiente e se entregue de corpo e alma. Ou simplesmente silencie a mente e não pense. Apenas sinta.

Em meio há locais e dias muitas vezes conturbados, corridos, noticiários que transmitem informações trágicas e desumanas, ou outras tantas que não acrescentam em nada nosso crescimento, não conseguimos visualizar lugares que transmitem um pouco de paz e muitas vezes próximo de nós. Quando estamos de bem conosco mesmo, qualquer lugar é bom e nos dá prazer.

Nessa linha tênue, com olhar mais profundo, encontramos um lugar deslumbrante, moldado pela natureza, a disposição de todos os humanos; lugares esses que nos faz sentir paz interior, nos faz acreditar que o mundo nos oferece a tranqüilidade e nos resta observá-lo, apreciá-lo. Cito aqui um paraíso, refugio, que nos mostra que podemos nos fortalecer com que a natureza nos dá. Eis Inhotim, espaço localizado em Brumadinho, MG.


Inhotim. Sim, até eu demorei a associar o nome, mas quando cheguei lá, a sensação de paz absoluta toma conta de qualquer ser humano. E foi providencial: afinal, eu vinha das Cidades Históricas, onde o cenário era totalmente diferente.

E seria pretensão demais a minha tentar passar através do texto e das fotos, essas que procuro sempre dar qualidade e "vida", as sensações e beleza que esse local proporciona..

E para os que chegam agora, convido-os a acompanhar algumas pequenas e importantes dicas na arte de fotografar. Clique aqui.

Descrição
Inhotim
Descrição
Descrição
Inhotim

Inhotim é, sem dúvidas, um paraíso. A origem do nome, soa estranho, mas tem explicação plausível. A expressão Inho, que significava Senhor naquele tempo,com o nome do proprietário, Tim. Juntou os nomes que deu origem a Inhotim.

Trata-se de um Centro de Arte Contemporânea localizado em Brumadinho, cidade que fica a 60 km de Belo Horizonte, (aproximadamente 1h15 de viagem). O acesso pelo é km 640 da BR-381 – sentido BH-SP. O trecho é bem sinalizado, com placas indicativas do Centro de Arte.

Efeito na Câmera
Inhotim
Descrição
Inhotim
Inhotim

Atrevo-me a dizer que só indo lá para compreender o significado do lugar.
Inhotim. Um parque, um museu a céu aberto, um conjunto de obras contemporâneas onde cada artista expressa seu talento , sua arte, associado a uma paisagem que transmite paz, relaxamento e contato com a natureza. Tudo isso na mais bela harmonia. Eu diria que é um Jardim Botânico com toques de artistas e suas expressões.

São 45 hectares de verde das mais variadas formas, onde podemos trabalhar nossas sensações . Misturam-se harmonicamente obras que expressam a genialidade dos artistas com meio ambiente e sua rica botânica. Tudo para aguçar nossos sentidos. Basta você relaxar, apreciar e se permitir. Inhotim é isso. O idealizador desse lugar se quis passar essa impressão, conseguiu!!!

Inhotim
Inhotim

Por mais que eu tente explicar o que seria Inhotim, não conseguiria. Um local único para passar horas ou o dia inteiro, sem compromissos de consumir nada e muito menos sem ninguém incomodando. Muitas pessoas levam seus próprios lanches e ficam lá por horas a fio, sentindo e admirando cada obra, cada planta, cada ambiente. Talvez, pelas fotos, consiga mostrar um pouco desse lugar.

Grupos de alunos de escolas constantemente visitam o local. Um espaço aberto a todos, com o objetivo de mostrar e sensibilizar sobre a importância da biodiversidade para a sobrevivência humana.

Efeito
Inhotim

Em Inhotim, o meio ambiente convive em interação com a arte, sendo o ponto de partida para o desenvolvimento de ações de caráter socio-educativo nas mais diversas áreas.
Para minha surpresa, ao chegar, me deparei com esse espaço lindo que proporcionou a mais absoluta paz. Consegui ficar horas por lá, seja tirando fotos, brincando com a máquina, deslumbrando as paisagens e sentindo sensações que nem palavras e fotos jamais irão reportar. Sensações de paz, de contato com a Mãe Terra, sons, tranqüilidade, relaxamento.

Almoçando por lá mesmo, uma excelente comida por sinal, descansei a sombra sob árvores majestosas e apreciei o lugar. A cada olhar, a cada respiração, minha inspiração aguçava-se ainda mais. Ao mesmo tempo, me senti tão “zen” que eu queria mesmo é ficar sentado e olhar cada pedacinho daquilo tudo.

Inhotim
Inhotim
Inhotim
Inhotim
Descrição

Ambientes, contrastando com flora e lagos, além de retratar o que cada artista sentiu quando o criou, traziam percepções únicas. Audição, olfato, paladar, tato e visão, sem contar nosso sexto sentido, foram trabalhados. Creio que para isso acontecer,como já disse, basta um momento propício e você se permita.

Após andar por todo aquele complexo, senti um ar de cansaço. Mas não aquele cansaço que desgasta e que queremos ir logo para casa. Não! Aquele cansaço gostoso, onde ficou caracterizado que foi após uma vivência diferente, uma troca de energias. Foi o que eu senti.
Realmente me arrependi que não tirar os calçados e passear por lá com os pés na grama. A sensação seria plena!

Inhotim
Inhotim

O Parque Tropical possui áreas que seguiram conceitos sugeridos pelo paisagista Roberto Burle Marx. Lá se encontra uma das maiores coleções botânicas do mundo, com espécies tropicais raras e uma reserva florestal que faz parte do bioma da Mata Atlântica.

Tudo isso fornece de base para o desenvolvimento de pesquisa, inovação científica e educação. A partir do acervo artístico e botânico, existem ações de iniciativas nas áreas de pesquisa e educação.

Inclusão e Cidadania são propósitos do local.
Inhotim acredita que seu papel na comunidade extrapola a esfera de agente cultural e que é necessário criar e potencializar estratégias de desenvolvimento local, preservação do patrimônio e do meio ambiente, geração de renda, turismo, educação, esporte, saúde e infra-estrutura de Brumadinho.

O papel da Diretoria de Inclusão e Cidadania é atuar como agente de integração entre o Instituto e a cidade, colaborando para a eficácia dos projetos em desenvolvimento e promover novas ações em parceria com o poder público e privado, ou com atuação independente.

Inhotim
Descrição
Inhotim

Nesse sentido, a instituição participa ativamente da formulação de projetos para a melhoria da qualidade de vida na região
(fonte: Inhotim)

O parque promove atividades, como a Semana de Museus 2010, atividades educativas, Estação de trabalho, Visita Panorâmica especial, Palestras, Oficina de Mini-jardim, Mostra de Artesanato, Visita Temática especial e Ambiental, o III Encontro Nacional de Corais de Betim, e muitas outras. Basca acompanhar a Programação Cultural.

Para se ter uma vaga noção desse complexo e de sua proposta, grandes empresas trabalham em parceria com Inhotim. Recentemente o complexo recebeu seis mil alunos da rede pública de Betim ao longo do ano, em projeto patrocinado pela Fiat Automóveis

Inhotim
Descrição
Inhotim
Espelho D'água

Com um acervo de aproximadamente 500 obras de mais de 100 artistas, a coleção de Inhotim vem sendo formada desde meados de 1980. Pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais são exibidos em galerias espalhadas pelo parque botânico.

Segundo informações, já esta no projeto a expansão desse local, com a construção de um complexo hoteleiro inclusive, o que viabiliza a ida de pessoas de outras regiões, expande o comércio local e traz mais informações culturais para aqueles que querem visitar esse local.

Inhotim
Descrição

O que mais me impressionou é que, vivenciando culturas diferentes, relacionando com humanos e seus egos, o empreendedor dessa obra não faz a mínima questão de aparecer ou expor seu nome. Em nenhum momento isso foi citado e o que se sabe é que segundo ela, Inhotim é de todos.
Na intenção de preservar esse espaço e você aproveitar o máximo a cada momento, eis aqui algumas regras do local:

• Não é permitido ao visitante entrar com animais domésticos em Inhotim.
• Procure não se aproximar das lagoas e dos animais.
• A alimentação dos animais do parque é balanceada e específica para cada espécie. Por isso não é permitido ao visitante alimentar os animais.
• Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos fora das áreas destinadas para alimentação nem dentro das galerias.
• Não temos área para piquenique. Os lanches deverão ser consumidos no estacionamento ou recepção. Também é possível deixá-los no guarda-volume da entrada para serem consumidos posteriormente, fora do Instituto.
• É permitido tirar fotos e filmar apenas para uso particular e somente nas áreas externas. Não é permitido fotografar ou filmar dentro das galerias.
• Não está autorizado o toque nas obras. Quando for possível interagir com as mesmas, essa informação será dada pelos monitores, que orientarão o visitante sobre como fazê-lo sem riscos.
• Procure usar o telefone celular nas áreas externas. Evite usá-lo dentro das galerias.
• Flores e plantas fazem parte do acervo de Inhotim. Preserve-as.
• Temos lixeiras distribuídas ao longo de todo o parque. Inhotim faz coleta seletiva. Jogue lixo no lixo.
• A Recepção de Inhotim possui guarda-volumes onde bolsas e pertences podem ser deixados com segurança.
• Não é permitido a entrada de instrumentos musicais e brinquedos no parque

Para aqueles que desejarem uma leitura específica do assunto, indico Através: Inhotim Centro de Arte Contemporânea e Informativo Sala Verde.
Já reconhecido no mundo por sua beleza, esse espaço já foi destaque em mídias internacionais renomeadas como The New york Times, Vogue França e Ad Architectural Digest. (http://www.inhotim.org.br/uploads/File/imprensa/Clipping_Internacional.pdf)

Inhotim
Inhotim
Inhotim

Considerações Finais

Vivemos dias tumultuados e de correria. A falta de respeito ao próximo e com nosso planeta, gerou frutos amargos de desespero e desunião. Já nem cumprimentamos o outro ou perguntamos do fundo do coração se a pessoa está bem. Fazemos isso muitas vezes por fazer, por um simples costume.

Dias que vemos transformações drásticas no nosso planeta. Frutos de uma ganância e ignorância do ser humano, que destrói o próprio local em que mora. Costume, hábito, falta de informações, cultura? Um pouco de tudo, acredito.

Um mundo em que somos obrigados a ficar cada vez mais trancados e calados, regidos por leis e imposições de uma sociedade demagógica e gananciosa. Muitas vezes até cruéis...

Costumes que há poucas décadas atrás decaindo em pró da saúde do ser humano, como o vício de fumar. Mas me pergunto: E beber, matar, destruir famílias e lares, pode? Sim, infelizmente a ignorância do Homem, que comprou a "idéia" de que beber, além de estar na moda, traz a integração dele mesmo com a sociedade, de modo mais fácil, acarreta em consequências desastrosas.

Nossas crianças são os adultos de amanhã. Aonde e como estão elas?
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?" Reflita...

Que devemos interagir cada vez mais com a Mãe Terra em uma perfeita harmonia não tenho dúvidas. Inclusive, não só para buscar respostas e nos relacionar de modo mais tranqüilo. Mas a busca de nós mesmos.

E foi nesse lugar que, após uma exaustiva e gratificante viagem pelas Cidades Históricas, pude contemplar e sentir na pele, essa magnitude.

Seja percorrendo as estradas desse país, em lugares badalados ou mesmo em cidades tranquilas e sem atrações, no litoral, serras ou parques, é você o único elemento responsável por seu bem-estar.

E muitas vezes, esse seu bem-estar pode ser proporcionado diante de um ato de solidariedade, como ajudar os que necessitam, não esperando cheias, incêndios ou Natal.

Você fará a diferença sempre!!!

Informações

Contato Tel: +55 31 3227.0001
• e-mail: info@inhotim.org.br• Site: http://www.inhotim.org.br/
• Horário Quarta, Quinta e Sexta 9:30 às 16:30. Aos Sábados, Domingos e feriados de 9:30 às 17:30


Hospedagens e receptivos

Brumadinho

• Hotéis e Pousadas
• Agencias e Receptivos

Belo Horizonte

• Hotéis e Pousadas
• Agencias e Receptivos


Parceria e Apoio

Prestigie os colaboradores. Eu indico

• Mundo Terra - Sua loja de camping, viagem, lazer, esporte e aventura -
Loja com venda online de produtos para camping, aventura, trekking, mergulho, roupas de inverno, corrida, esportes e muito mais.
•
http://www.mundoterra.com.br


Agradecimentos

SETUR- Secretaria de Estado de Turismo de MG
Administração de Inhotim, por ter me proporcionado essa vivência.


Obrigado principalmente à vocês leitores, que acompanham, seguem e divulgam minhas colunas.
Havendo interesse nos serviços, contate-me.

Abraços
Eduardo Andreassi
e-mail: edu_andreassi@hotmail.com

www.andreassifotos.com.br

Copyright 2012 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.

  
  

Publicado por em

Marcos

Marcos

09/12/2013 00:02:17
Parabéns Eduardo pelas fotos, que voce continue sempre assim, nos mostrando as maravilhas do Brasil, o inhotim é dono de uma beleza incontestável.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Caro Marcos, Como vai? De antemão agradeço pelas palavras e por sua participação. Dentro das possibilidades estarei pautando mais regiões. Um abraço, Eduardo Andreassi www.eduardoandreassi.com [[http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br http://www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi |]]
Gabriel da Matta.

Gabriel da Matta.

16/01/2013 18:01:19
Eu achei muito bonito, já estive em Inhotim por duas vezes pela escola.
Pretendo retornar neste paraíso com os meus pais este ano.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Respondido através de meu e-mail para garantir que o leitor obtenha a resposta. Para contatos, escreva para edu_andreassi@hotmail.com Grato Eduardo Andreassi [[http://www.eduardoandreassi.com|]]
Susana

Susana

06/12/2012 19:50:02
Eduardo, acho que voce bem explicou quando disse que Inhotim não dá pra ser explicado, Inhotim é para ser vivido, sentido, apreciado. Eu já havia lido algumas matérias sobre ele, mas só agora em outubro quando estive lá, consegui entender um pouco mais a grandiosidade daquele lugar. Ainda bem que não consegui ver tudo em um dia só, porque assim sei que vou voltar pra ver um pouco mais e rever tudo de novo.....

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Susana, como vai? Nada é por acaso, acredito eu. Talvez não ver tudo e voltar com o gostinho de "quero mais" foi um dos principais fatores que encantou-se por Inhotim. Susana, aproveito a ocasião e convido-a a visualizar meus outros trabalhos e postagens, tanto aqui quanto em outros portais, inclusive o que estou criando. Necessitando de algo, me acione. Agradeço imensamente sua participação e saliento que só não respondi antes porque NÃO RECEBI AVISO DO PORTAL. Minhas desculpas em nome do EcoViagem. Um abraço Eduardo Andreassi [[http://www.andreassifotos.com.br http://www.eduardoandreassi.com http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi em|]] Desenvolvimento: [[http://eduardoandreassi.blogspot.com.br/|]]
Erika Iorio

Erika Iorio

05/09/2012 08:08:21
Eduardo, todas as poucas vezes que tenho o prazer de ver suas reportagens fico nas nuvens. Álém das fotos belissimas seu prazer em descrever os lugares, sua emoção em relatar sempre me emocionam. Parabéns. Abraços

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Erika, tudo bem? Muitas vezes, dependendo da ocasião e necessidade, acabo sendo mais direto e usando uma linguagem jornalística. Em outras matérias, como essa citada, procuro tentar passar um pouco da sensação e emoção que senti. É difícil, acredite. E além de fotografar e relatar coisas assim, o que dá um enorme prazer indescritível, é responder a comentários como o seu. Muito obrigado. Tudo que fotografo e descrevo, é feito com muita garra, persistência e amor. Faço também por vocês! Abraços e novamente, obrigado pelas palavras. Eduardo Andreassi [[http://eduardoandreassi.com http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br|]]
Aparecida

Aparecida

02/09/2012 12:13:41
parabens as fotos estao lindas queria ver flores tambem,

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cara Aparecida, como vai? Obrigado pelo comentário e elogio mas a verdade nua e crua é que o ambiente e paisagismo, assim como as artes contemporãncias tomaram toda minha atenção, ao ponto de me entregar ao lugar e mostrar as belezas de um modo geral. Aguarde a continue acompanhando que, se não ouver "impecícios" e contratempos, irei publicar fotos de parques de São Paulo, assim como algumas flores. Grato pela participação. Att, Eduardo Andreassi [[http://www.eduardoandreassi.com|]] [[http://www.andreassifotos.com.br http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br |]]
Bárbara Sabrina

Bárbara Sabrina

03/12/2011 14:17:00
Eu acho que o intituto de arte conteporanêa, e muito legal E tambem ensina sobre muitas coisas do pasado Que as vezes Jovens,criaças e até mesmo adutos não Sabe que Já existiu. O inhotim sem duvida e uma beleza!!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cara Bárbara, Realmente o instituto tem muita riqueza de informações e artes. Digo que é uma vivência única. Obrigado por sua participação. Atenciosamente, Eduardo Andreassi Fotógrafo Fotojornalista www.andreassifotos.com.br www.eduardoandreassi.com [[http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br |]]
Roberto Margre

Roberto Margre

14/04/2011 10:36:38
Eduardo, que coisa magnífica!!! Tanto a sabedoria do lugar e do empreendimento quanto o seu belo trabalho de reportar para nós esta dádiva. Em mim brotou uma irresistível vontade de conhecer Inhotim e também divulgar para os amigos. Parabéns pelo seu competente trabalho de sempre. Salve, salve!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Caro Roberto, De antemão, agradeço os elogios e fico lisonjeado em saber que além de ter gostado, divulgou para amigos. Mais ainda, que despertou agora uma vontade de passar algumas e produtivas horas em Inhotim. Permita-se. Aproveitando a ocasião, a sensação que Inhotim transmite se fixa somente em nosso bem-estar. As fotos também são reconhecidas tanto que uma delas foi selecionada pelo site Viagem Aqui, da Abril. Link: [[http://viajeaqui.abril.com.br/participe/foto-do-mes/index.shtml?foto=7p abraços|]] e muito obrigado. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Www.colunazero.com.br

Www.colunazero.com.br

20/08/2010 18:30:37
Grande Eduardo.
Belíssimo trabalho, pra variar. Que lugar fantástico hein? A primeira foto é uma verdadeira pintura.
Meus parabéns!
Forte abraço e ótimo fim de semana.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Muito obrigado e por mais que pareça montagem, pintura, é foto mesmo. Acho que eu estava mesmo inspirado, rsss. Forte abraço e sucesso em sua caminhada. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Janete

Janete

20/08/2010 10:23:07
O que tenho a dizer a você é: seja feliz e sempre publique suas deliciosas fotos e quem fotografa sonha,sente prazer e sempre por procurar aprimorar a arte que escolheu para viver.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Janete, sempre é gratificante que as pessoas admirem e gostem de meu trabalho. Forte abraço Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/

Http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/

08/08/2010 12:23:47
Parabens pela excelente matéria.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado!!!! Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
EDUARDO - CLEMÊNCIA TURISMO

EDUARDO - CLEMÊNCIA TURISMO

12/07/2010 10:19:22
parabéns xará, inhotim é isso e muito mais não deixem de conhecer. aproveito para informar que a clemência tur leva voce todo mês com saida de bh incluindo transporte, almoço com churrasco em Brumadinho e ingresso $ 75,00 próxima saída 17-07-2010.(31) 3495-1600
CLEMÊNCIA TURISMO

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Excelente!!! Pessoas e receptivos, além de meios de locomoção para quem quer conhecer esse paraíso sem se preocupar com nada. Depoimento válido e publicado. Leitores, uma excelente dica. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br PS: e obrigado pelo elogio.
Nilson

Nilson

09/07/2010 23:25:13
Parabéns Andreassi
abração
nilson

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Agradeço sua participação. Forte Abraço Eduardo Andreassi