Minas Gerais e suas Cidades Históricas.

Ouro Preto, Mariana, Congonhas e Tiradentes - Patrimônio Cultural da Humanidade

  
  

Riquezas naturais intactas que revelam arquitetura reconhecida pela história. Uma excelência em gastronomia. Um povo acolhedor que recebe de braços abertos pessoas, turistas ou curiosos em conhecer tudo isso.
Eis o autêntico trivial mineiro. E plagiando um jargão no estado, “Minas, são muitas.”

Ouro Preto
Ouro Preto

Ouro Preto

Partindo do passado e avançando para o presente, vou dar uma pequena amostra do que se vivência em Minas Gerais. Começando com a arquitetura antiga e contemporânea, um contraste , porém convivendo em perfeita harmonia. O povo acolhedor com sua rica gastronomia, resultado de uma composição das tradições cultivadas no Brasil Colonial, pelos escravos, bandeirantes e tropeiros, resulta numa combinação perfeita, um convite fantástico às refeições apuradas.

Referência no Brasil e no exterior, reconhecida e tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto é passado conservado da história de Minas Gerais e do Brasil.
Palco de uma riqueza histórica e cultural ilimitada, as igrejas, casas e ladeiras por onde passamos proporcionam uma aula de história até para os mais desatentos.

Ouro Preto
Ouro Preto
Ouro Preto
Ouro Preto
Ouro Preto

E não para por aí, a região, sua estrutura, nos permite conhecer seus outros 12 distritos, cada um com sua peculiaridade. Ouro Preto é imbatível nisso.

Ouro Preto
Ouro Preto

Cada rua, cada imóvel, cada trecho, faz relembrar e traz uma sensação única de "volta ao passado". Bem estruturada em pousadas, artesanato, lojas, guias e gastronomia, sem apagar o "Ar de estarmos no século XVIII”, Ouro Preto é um dos principais destinos de turismo do Brasil e do Mundo.
Ladeiras e calçamentos da época, esculturas, igrejas, pequenas sacadas, um aglomerado de telhados em formas geométricas, com certeza atraem a atenção.

Para os apaixonados por fotografia e viagem, o local é ideal, até porque os distritos próximos têm atrações naturais que compõem a riqueza da cidade.

Casa de Tiradentes
Ouro Preto
Ouro Preto

É de encher os olhos a beleza e detalhes expressos em forma de esculturas, arquitetura, pintura, atrações, festas e gastronomia. A arte em Ouro Preto está presente em todos os lugares. Basta "olhar".
Ouro Preto não é só História, há festivais culturais o ano inteiro e paisagens maravilhosas. Seus distritos transmitem informação e tranqüilidade quando visitamos.
Eventos como Carnaval, Corpus Christi, Cineop (Mostra de Cinema de Ouro Preto) e Semana do Aleijadinho atraem milhões de pessoas.

Distante 90 km de Belo Horizonte, 680 km de São Paulo, 400 km do Rio de Janeiro e 440 km de Vitória, você pode se aventurar, sem qualquer tipo de problema quanto à estrutura e busca de informações, seja em mapas ou folders, (e até mesmo pela Secretaria de Turismo de MG ou guias e agências), de carro, ônibus ou avião.

Ouro Preto
Ouro Preto
Artesanato
Ouro Preto
Casa da Ópera

Há opções para todas as necessidades e vontades, inclusive já estão operando vôos internacionais para a capital, com deslocamento posterior para outros destinos dentro do Estado.

Com investimento e incentivo, a Secretaria de Turismo em MG está divulgando e apoiando os Circuitos de MG, sendo cada vez mais viável conhecer essa Região e o Estado. Com mais absoluta convicção o Estado de MG tem muito a mostrar não só ao Brasil, mas ao Mundo.

Hotéis, Pousadas, Bancos, Correios, Hospitais, Agências de Turismo, Rodoviárias, Locadoras de Automóveis e guias, reforçam a infra-estrutura para receber turistas do todos os lugares do Brasil e do Mundo.

Folders e mapas são encontrados com facilidade, indicam todas as igrejas, Museus, Chafarizes, Mirantes, Passeios Ecológicos, Parques e alguns locais interessantes, como pude visitar. A Casa da Ópera (Teatro Municipal): o mais antigo teatro em funcionamento em toda a América Latina e o primeiro do Brasil.

Ouro Preto
Ouro Preto
Ouro Preto
Ouro Preto

Afinal, é patrimônio histórico da humanidade, e não foi à toa que se dirigiram para lá multidões de todos os cantos do mundo atraídas pela busca do Ouro e de uma perspectiva de vida melhor.

Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis
Ouro/Igreja São Franscisco de Assis
Ouro Preto
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Comércio local

Conhecer Ouro Preto é muito mais que visitar. É como se vivenciássemos a época. As paredes falam, expressam riqueza e dor. Dor de um passado de tormentos e injustiças. E como se não bastasse admirar suas arquitetura, suas história, riquezas e peculiaridades, impossíveis não relembrar de Tiradentes, um dos mártires da Inconfidência Mineira, e Aleijadinho com suas obras.

Pintura de Ataíde, no teto da Igreja
Ouro/Igreja São Franscisco de Assis

A Igreja São Francisco de Assis encanta visitantes e devotos por seu projeto arquitetônico assinado por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pelas pinturas de Manuel da Costa Ataíde. O início de sua construção ocorreu em 1766. O ingresso cobrado é um valor simbólico e justo para a manutenção do local, feito pelas Irmandades.

Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, foi enforcado a 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica (hoje Ouro Preto).

Realmente fiquei impressionado pela beleza do local, suas esculturas, pinturas e o ouro espalhado por todos os cantos da Igreja. Tudo que lá brilhava era ouro. Realmente nenhuma câmera fotográfica, por melhor que for , irá reproduzir o que meus olhos viram e minha mente registrou.

Tudo lá é História! Desde moradias simples, que indicam o ano de construção e o que foi no passado até obras que conceituados artistas deixaram por lá.

Hotéis, Pousadas, Bancos, Correios, Hospitais, Agências de Turismo, Rodoviária, Locadoras de Automóveis e guias, reforçam sua infra-estrutura para receber turistas do todos os lugares do Brasil e do Mundo.

Optando por ter referências em Belo Horizonte, ou mesmo em Ouro Preto, essas agências dispõem de pacotes para a cidade e região.


Mariana

Trem em Mariana

Mariana, a 12 km de Ouro Preto, a primeira capital de Minas Gerais, encanta pelas paisagens e por ser parte de nossa história. O conjunto arquitetônico da primeira cidade de Minas Gerais foi desenhado pelo poder do ouro, e isto é percebido na ornamentação. Mariana está inserida no Circuito do Ouro e compõe um dos mais magníficos conjuntos barrocos do mundo. A mineração ainda é a principal atividade econômica da cidade mas aos poucos o turismo vem conquistando seu espaço.

Mais igrejas, mais informações, obras de arte, e cada uma delas, têm um significado. Artesãos espalham-se por toda região mostrando um pouco da cultura local.

A Estação Ferroviária foi reformada e em 2006 passou a funcionar como estação final do trem turístico de Ouro Preto a Mariana.Todo o espaço foi muito bem aproveitado .O prédio da antiga estação foi todo aproveitado e agora existe uma biblioteca, acesso à Internet e uma espécie de parque de diversões musical onde metais que parecem ter sido reaproveitados de pedaços de outros trens compõem vários instrumentos musicais
A bordo do trem, restaurado para os turistas, trilhos, paisagens e sensações são como uma viagem no tempo. São 18 km de extensão entre Mariana e Ouro Preto, percorridos em um trajeto de 1 hora. Imperdível.

Trilho e Roda do Trem
Estação
Viagem de Mariana a Ouro Preto
Dentro do vagão

A estação , o embarque ,o som do trem, tudo nos transporta ao passado através de túneis e paisagens deslumbrantes .
Caminhando em sentido a Congonhas, 48 km de Ouro Preto, o cenário proporciona mais um banho de cultura.


Congonhas

Obra de Aleijadinho

Congonhas possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido Aleijadinho.

Obras de Aleijadinho, reconhecidas pela Humanidade, muitas delas ao ar livre, contracenado com montanhas, céu lindíssimo e Igrejas majestosas. Um pardo que brilhava pelo talento, que mesmo com uma doença degenerativa, espalhou seu talento por Minas Gerais. Um mestre em expressar em suas obras, serenidade, harmonia e equilíbrio.

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica , e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo e os 12 profetas confeccionados em pedra-sabão dispostos na frente da igreja. Há ao todo 78 esculturas em tamanho natural.

Um estudo preciso das obras do mestre demonstra variações que comprovam a intercessão de terceiros. Aleijadinho, nesta época, já estava gravemente mutilado por uma misteriosa doença, que pesquisadores acreditaram ser lepra. E acredita-se que outros artífices, seguidores de Aleijadinho, tenham bastante participação na confecção de algumas obras.

Os Doze Profetas
Imagens dos Passos da Paixão de Cristo

Tombado pelo SPHAN, atual IPHAN, em 1939, como Patrimônio Histórico Nacional, foi considerado Patrimônio Mundial da Unesco em 1985.
A primeira igreja do novo Matosinhos de Minas Gerais foi construída em 1773, com a construção, anos após, entre 1780 e 1793 da Via Crúcis do sopé do morro até o santuário. Em 26 de julho de 1957, o Papa Pio XII, reconhecendo a importância histórica, artística e religiosa do conjunto, elevou a igreja principal à dignidade e Basílica Menor. A via-sacra é composta por uma série de capelas de planta quadrada, paredes caiadas e teto de quatro águas que abrigam cenas da Paixão de Cristo representadas mediante conjuntos esculturais esculpidos em cedro brasileiro e policromias, seguindo a estética sentimental e rebruscada de rococó.

Imagens dos Passos da Paixão de Cristo
Imagens dos Passos da Paixão de Cristo
Um dos Doze Profetas
Um dos Doze Profetas
Um dos Doze Profetas

O sacro caminho desenrola-se em zigue-zague, subindo por uma ladeira simbólica na qual organizavam-se procissões de penitência para expiar as culpas da sociedade opulenta do final do século XVIII neste importante centro minerário do Novo Mundo.(fonte: Wikipedia )'

Mas nem só de obras essa região é rica. Para aqueles que querem se aventurar mais sugiro que conheçam a Cachoeira do Brumado, Pico do Itacolomi, Gruta da Lapa e Mina da Passagem.


Tiradentes

Igreja Matriz de Santo Antonio

De lá, seguindo para Tiradentes, o cenário de obras artísticas e clima que a cidade transmite, muda sensivelmente.

Tiradentes foi uma das cidades que mais teve ouro de superfície no Brasil, e graças a isso se desenvolveu.

Tiradentes está inserida no circuito Turistico da Estrada Real. A cidade possui fácil acesso aos grandes centros pelas rodovias BR 040 e BR 381 (Fernão Dias) que são interligadas pela BR 265 , principal via de acesso a cidade
Ao pé da Serra São José, desfrute de passeios, bares e restaurantes típicos da culinária Mineira e internacional, pousadas e artesanato que varia desde a prata, passando pelo estanho, ferro, móveis e pinturas. Não faltam por lá atrativos naturais como o balneário de Águas Santas (fontes termais).
Espalhadas pela cidade você encontra lojas e artesãos diversos, e uma tranqüilidade típica do interior, sem glamour ou badalações,o que atrai turistas o ano todo.

Há opções de roteiros de turismo ecológico, caminhadas ecológicas, cachoeiras, cicloturismo, cavalgadas, rapel, passeios de jipe e bote.

Como nas outras cidades, são inúmeras as opções de hospedagem, oferecendo boa infra estrutura, e apresentando eventos o ano todo, como o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, sem destoar o clima delicioso do local.

É importante lembrar que não só a cidade, mas todo seu entorno paisagístico é tombado pelo IPHAN.
Tiradentes é considerada um dos pólos turísticos mais importantes do Brasil.

Tiradentes
passeios
Serra
casas da cidade
Céu de Tiradentes

Como disse, vôos regulares até Belo Horizonte partem dos principais aeroportos. E deslocar-se por essas regiões, é fácil e prático, pois as estradas são boas, há locadoras de carros e receptivos próprios para turistas de todo Brasil e do Mundo. Pode-se obter informações através da própria secretaria de turismo de MG ou nas cidades escolhidas como destino.

Tiradentes
Comércio em Tiradentes
Tiradentes
Loja de Móveis
Tiradentes

Considerações finais

As marcas de um passado de riqueza, luta e tristeza, deixaram pegadas fortes em cada trecho que andamos. Mudanças de paisagens, história e convivência com as mais diversas etnias e culturas, é eterno aprendizado. E nesse aspecto, o Brasil e Minas Gerais, mostram essa diversificação de uma forma mágica. Cenários de rios cortando a terra , contrastando com o brilho do sol que reflete em suas montanhas e águas, associadas a arquitetura do passado, um passado não tão distante assim. Povo simples e rico na sabedoria de viver acrescentam e muito ao nosso país.
Minas Gerais é muito do Brasil.


Parceria e Apoio

Prestigie os colaboradores. Eu indico

• Mundo Terra - Sua loja de camping, viagem, lazer, esporte e aventura -
Loja com venda online de produtos para camping, aventura, trekking, mergulho, roupas de inverno, corrida, esportes e muito mais.

• Pack & Track - Equipamentos esportivos de alta performance para uso outdoor. Revendedor autorizado da marca Deuter, líder européia no segmento de mochilas.

• Editora Photos

• Photo Magazine


Dicas do Autor

• Desligue-se do cotidiano e aproveite cada momento, paisagem e atrações. Uma experiência única.

• Pode optar em viajar com seu próprio carro ou se locomover de avião até Belo Horizonte. Por lá, e nas próprias cidades, encontrará receptivos preparados para esse city pela região e até locadoras de automóveis.

• Procure, se possível, evitar calçados altos. De preferência a tênis.

• Se for fotografar, prepare-se para muitas fotos lindas e paisagens maravilhosas.

• Mais informações, procure o site oficial de cada cidade ou mesmo com a SETUR (Secretaria de Turismo de MG)

Distâncias

Belo Horizonte - Ouro Preto 104 km
Ouro Preto - Mariana 14 km
Ouro Preto - Congonhas 55 km
Congonhas - Belo Horizonte 87 km

Belo Horizonte às principais capitais:

Aracaju 1591 Km
Brasília 748 Km
Campo Grande 1301 Km
Curitiba 1004 Km
Goiânia 874 Km
Maceió 1854 Km
Natal 2361 Km
Porto Alegre 1712 Km
Recife 2061 Km
Rio de Janeiro 445 Km
Salvador 1392 Km
São Luís 2832 Km
São Paulo 586 Km
Teresina 2302 Km
Vitória 524 Km

Serviços

• SETUR- Secretaria de Estado de Turismo de MG
• Site oficial de Turismo de Ouro Preto
• Site de Turismo de Tiradentes
• Site Oficial de Turismo de Congonhas
• Site Oficial de Turismo de Mariana

Hotéis e Pousadas

• Hotel Mercure Lourdes (Belo Horizonte)
• Hotel Solar do Rosário (Ouro Preto)
• Pousada Pequena Tiradentes (Tiradentes)

Gastronomia

• Restaurante Maria das Tranças
• Churrascaria Fogo de Chão
• Restaurante A Favorita
• Restaurante Casa do Ouvidor
• Restaurante Bené da Flauta
• Restaurante Padre Toledo
• Restaurante Santíssima Gula

Agradecimentos

• SETUR- Secretaria de Estado de Turismo de MG


Obrigado principalmente à vocês leitores, que acompanham, seguem e divulgam minhas colunas.
Havendo interesse nos serviços, contate-me.

Abraços
Eduardo Andreassi
e-mail: edu_andreassi@hotmail.com
www.andreassifotos.com.br

Copyright 2010 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.

  
  

Publicado por em

Jailton

Jailton

03/12/2013 00:35:32
muito legal

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado.
Neylando Fernandes M. de Oliveira

Neylando Fernandes M. de Oliveira

22/04/2013 03:30:36
Caro Eduardo, Sou Alagoano e me fascinará conhecer as belezas de Minas Gerais. Sinceramente, chego a ficar até arrepiado com tanta cultura, belezas naturais e principalmente tanta história que há em Minas. Como você pode perceber, a vontade é enorme em conhecer algumas das cidades históricas desse belo Estado. Gostaria se possível, que me desse algumas dicas e sugestões para que eu possa conhecer de maneira econômica, porém de forma confortável essas lindas antigas cidades, e, que você com tamanha propriedade, reportou em seu blog. Parabéns! Pelo trabalho e divulgação feitas neste site, é de grande valia para aqueles que ainda irão conhecer esse maravilhoso Estado. Um abraço.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Caro Neylando, Peço desculpas pela demora em responder. Contatei a SETUR de MG para obter mais informações, mas não obtive êxito. Sugiro que faça uma pesquisa começando por esse site mesmo - onde mostra receptivos, agências, transportes, hospedagens e outros - e no site da SETUR MG e assim, consiga referências de preços e serviços. Ao final do texto sempre aparece "hotéis em... Translado em..." Espero ter auxiliado. Um abraço e bom passeio. Eduardo Andreassi www.eduardoandreassi.com
Elenicia

Elenicia

01/06/2010 19:12:36
linda materia pretendo conhecer esses lugares agora julho,estou encontrando dificuldade e fazer um pacte turistico de trem saindo de vitoria, e possivel vc me indicar agencias em vitoria para realizar o meu passeio...

parabens pela materia

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Elenicia, Obrigado pelo elogio. Desconheço agências em Vitória que realizam esse pacote turistico. Mas pode se informar com agências de Belo Horizonte que poderão direcioná-la à agências em Votória. Tente por esse caminho. Dúvidas, me contate. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
DMinas Turismo - Ricardo Campos

DMinas Turismo - Ricardo Campos

21/05/2010 23:28:29
Prezado Eduardo,

Com um excelente e instigante texto, além de lindas fotos, você consegue traduzir a magia mineira. Realmente Minas são muitas e todos os brasileiros devem conhecer os encantos, os mistérios, a rica história e cultura que está impregnada em cada cidade, em cada vilarejo de nosso estado. As cidades que você visitou são realmente nossas grandes expoentes, nossa vitrine, principalmente para o mercado internacional, mas Minas Gerais tem outras cidades e atrativos como Diamantina, Serra do Cipó, a região de Furnas conhecida como Mar de Minas, a própria capital BH, Inhotim em Brumadinho e muito mais. Destinos que atendem a todos os gostos: culturais, históricos, ecoturismo, aventura, rural, etc.

A DMinas Turismo é uma agência de turismo receptivo que está a disposição de seus leitores para levá-los para conhecer estas maravilhas descritas na matéria.

Parabéns pelo belíssimo trabalho e aguardamos por novas matérias sobre o nosso estado.

Ricardo Campos
DMinas Turismo
dminas@dminasturismo.com.br
- - - - - - - - - - - - - -
www.dminasturismo.com.br
http://viagensinesqueciveis.wordpress.com
www.twitter.com/dminasturismo

www.youtube.com/dminasturismo
www.flickr.com/photos/dminasturismo

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Caro Ricardo, Excelente que tenha postado sua opinião e fica registrado mais uma opção confiável e idênea de agência e/ou receptivo, para os leitores. Quando à outros lugares, não tive tempo e visitar, a não ser Inhotim, que em breve, estarei postando.Aliás, já postei fotos e chamadas em mídia na Europa sobre esse lindo lugar. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Rogério Macedo - Mafra Turismo

Rogério Macedo - Mafra Turismo

19/05/2010 07:55:18
Eduardo, parabéns !!!
Este trabalho então, maravilha. Continuem divulgando as belezas do nosso país, com a maestria e inteligência da Ecoviagem.
Como nós sabemos, "conhecer Minas é conhecer a essência do Brasil e o berço de seu povo".

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Rogério, como vai? Muito obrigado por suas palavras e incentivo.Faço o melhor que posso diante das oportunidades. Abraços Eduardo Andreassi
ROBERTO BARROSO

ROBERTO BARROSO

19/05/2010 02:22:22
VALEU, MARAVILHAS MAS NAO DEIXE PARA TRAZ O SERRO QUE TAMBEM FAZ PARTE DESSE CONJUNTO. DA UM PULINHO LA . VALERA A PENA...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Roberto, como vai? Grato pela dica e na próxima oportunidade, estarei indo e relatando na mídia toda essa beleza que você mencionou. Abraços Eduardo Andreassi
Jose william Pereira

Jose william Pereira

17/05/2010 18:48:16
Eu vou de trailer nestes locais de Minas, sou mineiro e não conheço estas cidades eu vou em todas, acamparei por lá, valeu...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Isso Jose, Aproveite que esta bem estruturado, pode ir aonde quiser e vá nessa região ver um pouco das belezas e de nossas histórias. Obrigado por sua participação. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Rosivaldo carvalho

Rosivaldo carvalho

17/05/2010 16:47:01
É bom saber que Minas Gerais é um espaço geográfico que faz parte do Brasil. Tenho cada vez mais vontade de conhecer pessoalmente as belezas desse belíssimo estado. Parabéns Eduardo Andreassi pelas informações que você proporciona para todos os brasileiros.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Rosivaldo. Espero que vá conhecer, afinal, como dizem, Minas são muitas. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
RAQUEL SANTOS SILVA

RAQUEL SANTOS SILVA

17/05/2010 13:50:19
Olá! Eduardo adorei ler e ver sua linda materia,moro em Juiz de Fora MG mas ainda nao tive a oportunidade de conhecer minha terra mineira histórica.

Um grande abraço.Raquel

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Raquel, como vai? Olha, está perdendo oportunidade de ver um pouco do nosso passado que reflete em nosso presente. Tente se programar, consultar, estabelecer um cronograma e se for o caso, ir de cidade em cidade, como mochileiros e mesmo pessoas por lá fazem. Vai valer a pena e nem é tão longe assim. Continue por aqui, ok? Grato por sua participação, sua simpatia e seus elogios. Necessitando de algo, contate-me. Abraccio Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Roberto Margre

Roberto Margre

16/05/2010 14:06:01
Taí! Valeu a simpatia e a gentileza da manifestação... "na bucha"! Como nós Diamantina,sensibilizada, agradece.
Especial abraço da Pousada N'há Mocinha

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Roberto, Obrigado por interagir e citar sua pousada. Afinal, os leitores ficam sabendo de mais uma opção de hospedagem em Diamantina. Havendo oportunidade estarei passando por ai. Forte Abraço e grato pelo elogio. Eduardo Andreassi
Roberto Margre

Roberto Margre

16/05/2010 13:32:25
Muito legal todas as dicas mas... não ficou faltando algo nelas?
Obrigado pela parte que toca à nossa DIAMANTINA, inexplicavelmente esquecida... como sempre!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Roberto, como vai? Sim, ficou. Ficou faltando tempo de abordar mais cidades, inclusive Diamantina e São João Del Rey e citar mais arquiteturas e entretenimentos. Mas acredito que o pouco que relato já aguça a vontade de ir dos que não conhecem essa região. Fica para a próxima... Grato por sua participação. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Helena Maria Vilar dos Santos

Helena Maria Vilar dos Santos

15/05/2010 20:39:12
Nossa veio a calhar, tenho a maior vontade de fazer este roteiro o qual já ouvi que é um dos melhores e faz muito tempo que tenho interesse, como consegui agendar uns dias de folga no trabalho para o mês de junho vou procurar realizar este antigo e grande sonho.Obrigada pelas dicas e que belas fotos!
Helena Maria Vilar dos Santos - Valinhos/SP

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Helena, Assim como você, milhares de pessoas tem essa mesma vontade e desconhecem da facilidade que é realizar essa viagem, esse sonho. Sugiro que se organize, acompanhe o calendário de eventos, procure receptivos e/ou hotéis e divulgue. Afinal, estou tentando mostrar cada pedacinho lindo desse pais, tanto para nós mesmos, como no exterior. Abraços e obrigado por participar e ter gostado!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Osvaldo Filho

Osvaldo Filho

13/05/2010 16:12:11
Parabéns Eduardo, parabéns!

Trabalho formidável!

Espero, ainda neste ano, nesta época maravilhosa de tirar fotos (o céu azulzinho com pouquíssimas nuvens) terminarmos de acertar nossa parceria para divulgar ALAGOA e as Terras Altas da Mantiqueira!

Parabéns pelo belo trabalho!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Osvaldo, como vai? Sim, dependendo de mim, estarei por ai em breve para registrar e divulgar essa maravilhosa região, suas cidades e seu povo hospitaleiro. Abraços e obrigado!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com eduardoandreassi.ecoviagem.com.br
Marcelo Lourenço de Sousa

Marcelo Lourenço de Sousa

13/05/2010 14:49:06
As fotos estão belíssimas,conheço as cidades históricas de Minas Gerais ,e as fotos mostram o que de melhor as cidades históricas de Mariana e Tiradentes.
Parabéns,sou fotógrafo e acho que as cidades foram bem registradas como deveriam.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Marcelo, como vai? Muito obrigado pelos elogios, ainda mais vindo de um colega fotógrafo. Procurei fazer o melhor que pude, mesmo em muitas vezes estando com sol a pino, que não deram os resultados que eu gostaria. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Antonia

Antonia

12/05/2010 20:08:42
Otimo trabalho Edurdo.Amei.
Agradeço imensamente sua iniciativa de compartir com todos essas belezas do nosso Brasil.Parabéns!Continue assim. Desejo-lhe muito mais sucesso!Abraços.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Antonia, como vai? Eu quem agradece essas palavras de incentivo e elogios. Muito obrigado por sua participação. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Ataiza - SARTUR VIAGENS BHZ

Ataiza - SARTUR VIAGENS BHZ

12/05/2010 16:52:06
Olá Eduardo,
Lindas as imagens,que trabalho maravilhoso!! Como não se encantar com estas imagens, pois são cidades de características únicas e singulares e o seu trabalho contribuiu significamente para divulgar ainda mais Minas.Somos abençoados por tantas maravilhas!Cidades que encantam por sua beleza, sua história, sua arte e principalmente por sua cultura. Também senti falta de cidades como Serro, milho Verde e Diamantina, mas acredito que tudo ao seu tempo! Quem puder deve se organizar e vir à Minas para conhece-la! Estaremos à disposição!
Grande abraço e continue com este trabalho que é uma arte!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Agradeço imensamente a participação de vocês e obrigado pelos elogios. Em uma próxima oportunidade, com certeza estarei relatando cidades do Serro e Diamantina. No momento, deixo os leitores com mais essa informação na intenção de dar opções para eles, de locomoção, estadias e outros. Forte abraço Eduardo Andreassi
Marcos Donizeti Baptista

Marcos Donizeti Baptista

12/05/2010 10:51:25
Acho tudo muito lindo, sou de santa catarina e pretendo conhecer em breve este belissima regiao. parabens.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Muita linda toda essa região, sem dúvida. Obrigado por sua participação e pelas palavras, Marcos. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
VILELA - SAFARI VIAGENS BHZ e TREM-Assoc.Receptiv

VILELA - SAFARI VIAGENS BHZ e TREM-Assoc.Receptiv

11/05/2010 10:28:37
Estimado Eduardo,
Ótimo trabalho, é isto ai, Minas são muitas, tem que viver. Então venhão, Minas espera por vocês.
Agradeço imensamente o trabalho realizado e continue assim, são de pessoas e profissionais que amam o turismo como você de que precisamos.
Estamos as ordens. Parabens.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado pelas palavras. Desejo sucesso e e fica aqui registrado mais uma dica de receptivos e agências. Abraços Eduardo Andreassi edu_andreassi@hotmail.com
Clau

Clau

10/05/2010 20:19:36
Ê moço, o que os olhos não veem, o Edu vê e fotografa.. com a alma de menino curioso.
Adorei as fotos, parabéns!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Clau, Realmente procuro me entregar de vez quando fotografo. Obrigado pelas palavras e por ter gostado. Eduardo Andreassi
Graziele

Graziele

09/05/2010 13:39:53
Oi Eduardo!!
Mais uma vez uma bela reportagem, de fácil compreensão e ótima de ler... adorei!! realmente Minas é muito legal!!
E suas fotos... nossa lindas imagens... já te disse gosto muito do seu trabalho, mais uma vez parabéns...
Grazi

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Grazi, como vai? Realmente fico feliz por você gostar e acompanhar. Percebi que sempre posta algo e adoro saber como as pessoas vêem meus trabalhos. O resultado está ai. E muito obrigado pelo incentivo e pelas palavras. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Bruno Rezende

Bruno Rezende

09/05/2010 03:06:28
Grande Eduardo,
parabéns pela postagem. Como era de se esperar, ótimos cliques e dicas dessa belíssima região de Minas Gerais.
Abraços!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Bruno, como vai? Realmente eu já não sabia qual ângulo pegar, focar, enquadrar, de tanto assunto que encontrei. Sem contar a paz que essa região me proporcionou. Obrigado Bruno. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Catrin

Catrin

08/05/2010 12:02:19
parabéns eduardo,
compartilho sua paixão por minas expressa nos relatos e fotos, mas confesso que senti a omissão de uma colaboração importante e assidua ao ler esta edição, creio que por mero lapso. através de meu comentário estendo meus cumprimentos .
abraços.
Catri

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Catrin, Eu realmente agradeço à todos que colaboraram e citar um a um, seria tecnicamente inviável e injusto, pois certamente iria esquecer-me de alguém. E sempre agradeço ao meu Deus por me dar forças e coragem em dividir tudo isso com pessoas especiais, que me acompanham. Você!!! Obrigado Catrin!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Jeannette Campos

Jeannette Campos

07/05/2010 17:22:41
Eduardo,parabéns mais uma vez pelas fotos e dicas.Fotos que transmitem muita paz,lugares aconchegantes,ótimos para o descanso,longe dos atropelos das cidades grandes. Que arquitetura !!Um dia vou dar um pulo por lá...se Deus quiser.Abraços Jeannette

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Jeannette, Que bom que as fotos transmitiram tais impressões. E foi assim mesmo que me senti. Na paz e longe das correria. Muito obrigado por participar. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
AFONSO PIRES

AFONSO PIRES

07/05/2010 15:48:30
FICARAM LINDAS AS FOTOS ADOREI , GOSTARIA DE UM DIA PODER CONHECER ESSES LUGARES MUITO BONITOS AS FOTOS FICARAM LINDAS , UM ABRAÇO EDUARDO DO SEU AMIGO AFONSO.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Afonso, Obrigado por participar e pelas palavras. Estou sempre procurando retratar da melhor maneira que consigo. Forte Abraço Eduardo Andreassi
Patricia rodrigues pereira

Patricia rodrigues pereira

07/05/2010 10:09:47
Amei essas fotos Eduardo.Vou para MG todos os fim de ano lá é tudo de bom!!!!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Patrícia. Espero que continue a ir e desde já , convido-a para ver as minhas outras colunas. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Cleber Dantas Matão S P

Cleber Dantas Matão S P

06/05/2010 22:57:46
Ontem rotinas de um povo arquitetando seus ideais. Hoje historia que deslumbra..!No momento, olhos atentos, descurtinando imagens pelo vosso profissionalismo. Parabens Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cleber, Agradeço pelas palavras. Procuro retratar tudo da maneira mais fiel possível, mesclando com o olhar que tenho. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Maria Jose F.B. Souza

Maria Jose F.B. Souza

06/05/2010 18:05:21
eduardo
Somos apaixonados por MG e adorei suas fotos e comentários.Faltou Catas Altas e Sta Barbara, "cidades"
menores, menos conhecidas, mas charmosas e cheias de história, principalmente o Santuário do Caraça.Qdo houver oportunidade,passe por lá, vale a pena.
abraços
zeze

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Amiga Maria, Com certeza, lugares assim e muitos outros estão em meus planos. Infelizmente não tive tempo hábil para conhecê-los, mas seguirei sua indicação. Minas são muitas, como dizem. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Rosana Medeiros

Rosana Medeiros

06/05/2010 13:15:09
Eduardo parabens pelas fotos e pelo carinho que vc falou sobre Minas,nao sou Mineira mas tenho paixao por BH.Suas cidades historicas me fascinam, me emocionei em ler sua materia.obrigado por vc repartir essa viagem.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cara Rosana, Sempre é muito gratificante e estimulante ouvir isso de vocês, do Brasil todo, que acompanham meus trabalhos. Belo Horizonte, assim como cidades Históricas, e muitos outros lugares, sempre mostram paisagens lindas, povo humano e acolhedor e muita história. Eu mesmo trouxe muita bagagem de conhecimento, por ter convivido esses poucos dias com eles. Vá, se programe e faça acontecer. Irá valer a pena. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Du Carmo

Du Carmo

06/05/2010 11:32:56
Tenho muita vontade de conhecer Minas,mas agora sobre as lentes do Eduardo esse vontade aumentou muiittttto.que maravilha essas fotos,que lugares lindos,estou apaixonada por tudo isso.Espero em breve poder conhecer .
Maria do Carmo-Bonito-MS
DO CARMOS'TOUR AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO
67-3255-1851

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Du Carmo, Honrado com suas palavras e torço que venha mesmo se desbravar pelos encantos de MG. Um banho de paisagens lindas, povo acolhedor e muita histórias para relembrar-mos. Forte abraço para você. Sucesso na Agencia!!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Alexandre

Alexandre

06/05/2010 11:24:34
Olá Edu,
Parabéns novamente por teu trabalho de divulgação de nosso imenso País com tuas fotos.São com essas iniciativas que divulgamos as belezas e contrastes de várias localidades.Estou concluindo neste final de ano o Curso de Técnico em Turismo Receptivo, e terei credencial de guia estadual, por enquanto.Tuas informações, fotos são de muito valor para a área em questão.
Parabéns.
Um grande abraço e obrigado.
Alexandre

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Alexandre, Antes de mais nada, acredite na sua causa e siga adiante. Persista sempre!!! Obrigado mesmo por gostar e espero que minhas colunas tomem proporçoes no exterior, o que ja esta acontecendo. Procuro tratar esse espaço não como um blog, e sim como uma coluna com textos aproveitáveis e ricos nas informações. Forte Abraço Edurdo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Sérgio Ricardo Góes

Sérgio Ricardo Góes

06/05/2010 08:10:55
Belas fotos e excelentes dicas práticas! É isso que nós turistas precisamos! Parabéns pelo trabalho!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Góes, Muitíssimo obrigado por participar e pelas palavras. Essa é a intenção: mostrar aos turistas Brasileiros e estrangeiros, que temos muitas histórias e locais lindos que podem ser visitados, sem um custo que imaginam que seja exorbitante. Abraços amigo. Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Fernand Lodi

Fernand Lodi

05/05/2010 18:57:09
Caro Eduardo,

Agradeço em nome dos mineiros a bela reportagem, ilustrada de forma original e diferente sob seu olhar de artista, com conteúdo tão profundo e apaixonado de suas impressões sobre as cidades históricas que visitamos juntos. PARABÉNS! Decidi não falar sobre as cidades como fez tão bem por motivos óbvios, estmos inseridos nesse contexto e praticamente todos já conhecem essas cidades. Claro que se tratando de mídia e Internet seria necessário, mas ainda assim me restringi a imagens para despertar a curiosidade dos leitores.
Abraços,
Muito OBRIGADO, FERNAND LODI

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Caríssimo amigo Fernando, Muito obrigado por suas palavras. Procurei passar através do texto e das fotos, o meu olhar sobre tais lugares. Creio que o material mais rico trago apenas comigo: a convivência com pessoas humanas e cordiais como você. Faço questão de agradecer pela hospitalidade com que fui recebido em Minas Gerais e reafirmar que é imensurável a beleza da região. Obrigado Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br