Santos. Sol, mar e atrações.

Paraglider, o Porto de Santos, a Praia e virada do ano. Venha, acompanhe...

  
  

Paragliders

Voando

E seguindo um estilo "full time", continuo a ir relatando tudo aquilo que tenho oportunidade de ver e conhecer.

O destaque inicial agora, é o Parapente, ou Paraglider. O que importa é que tudo é uma festa!!

caminhando ao Pôr do Sol

Em um final de tarde, quando estava na praia tirando algumas fotos, vendo pessoas caminhando e correndo, observei de longe alguns Paragliders e resolvi na mesma hora ir conhecer essa aventura e tirar mais fotos para mostrar na coluna.

Para quem curte uma aventura um pouco mais radical, é possível voar de paraglider, mesmo sem ter um.
Área concorrida para a prática do vôo livre e por seu panorama, que abrange toda a Baía de Santos, com suas praias e o porto, e a praia de Itararé até a Ilha Porchat, em São Vicente. No alto do morro funciona a rampa de decolagem, de responsabildade do Clube de Vôo Livre do Litoral Paulista, a Escola de Parapente Dinâmica do Ar e uma lanchonete.

Se você quiser voar, a Dinâmica do Ar oferece vôos com pilotos credenciados, mediante uma taxa de R$ 100,00 (vôo duplo) e R$ 150,00 (vôo triplo). Basta agendar, com 2 dias de antecedência, pelo e-mail infos@dinamicadoar.com.br, ou com 1 dia de antecedência pelo tel. (13) 3469-5221. (segundo informações)

Perto do Canal 1 (Santos, sua orla, é composto por 7 canais), subindo em direção ao Morro do José Menino, seguindo as placas, terá indicação de vôo Livre.
Uma subida fácil, mas estreita e muito habitada. Portanto, vá devagar.

Havia muitas pessoas e até garotos que tomam conta de carro, mas a maioria mesmo era apenas apreciadores do esporte.

As instruções durante o vôo são passadas por rádio o tempo todo.

Mesmo sendo começo da noite, ainda pude ver algumas pessoas que estavam voando e umas três que saltaram.
Quando escureceu demais, óbvio que a aventura ficaria para o dia seguinte.
Ainda assim, mesmo com uma máquina compacta, consegui registrar a Lua Cheia, que eu tanto venero.

Instrutor orientando via rádio
Lua olhando da rampa de salto

Mont Serrat

A subida no Bonde Funicular

Monte Serrat é cartão postal de Santos.

No alto do Monte também está a Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade, uma das atrações históricas da cidade, datada de 1603.

Segundo a História, Santuário de Nossa Senhora de Monte Serrat que foi erguido em 1598. Em 1614 um desmoronamento salvou a cidade de Santos de uma invasão Holandês, e isto foi considerado ser um milagre.

A cerca de 150 metros de altura, de lá é possível avistar a zona portuária, o Canal de Bertioga, o Estuário e as Ilhas Barnabé e de Santo Amaro, além de alguns morros.
O sistema funicular de bondes, planejado em 1910, foi construído em 1923.

Monte Serrat

O Bonde parte de meia em meia hora e lá ainda conta com lanchonete e equipamentos de lazer para as crianças.
o trajeto se faz em cerca de 4 minutos, o que seria então, 1 metro por segundo.

Curiosidade e muitos Santistas não sabem: Um funicular é um carro de cabos que circula sobre carris; a sua principal função é o transporte de passageiros ou carga ao longo de encostas. Uma linha de funicular é normalmente constituída por dois carros puxados por um cabo de aço, um em cada extremo da linha; partem ao mesmo tempo numa linha única, a meio do percurso a linha divide-se em duas permitindo o cruzamento. (Wikipédia)


Porto de Santos

Um pequeno trecho do Porto de Santos

Para tentar entender um pouco do maior Porto da América Latina, o Porto de Santos, é preciso conhecer um pouco da História.

Vou tentar resumir alguns fatos , inclusive porque o tema aqui é Ecoturismo, e então seria ótimo uma pesquisa mais profunda.

No século XVI, o Porto de Santos, que chamava-se na verdade Porto de São Vicente, situava-se na Ponta da Praia.

Com o crescimento acelerado e constante das Vilas de Santo André da Borda do Campo e São Paulo de Piratininga, que hoje seriam São Paulo, e ABC Paulista , fez em proporção direta que o porto crescesse.

Com o desenvolvimento do interior da Província de São Paulo e a cultura cafeeira acarretam acentuado crescimento da produção agrícola e a necessidade urgente de melhorar as condições para o seu escoamento em direção ao porto. Viu-se a necessidade de construir uma estrada de ferro que escoasse a produção para o Porto.

A São Paulo Railway foi de vital importância para o desenvolvimento do porto e da Vila de Santos

Eu mesmo, por onde consegui andar no Porto de Santos, fiquei admirado com o que vi. Muitos caminhões, trens e chegando a toda hora. Lógico que o Porto de Santos não para e dá para notar que não tem mais para onde crescer.

Greepeace aportado em Santos

No canal, aonde passam os Navios de carga e de cruzeiro, observei que devido ao extremos cuidado que tem que ter para atravessar esse mesmo, e à sua largura, todos os navios são guiados por um expecialista nisso, que chamam de "Prático".

Inúmeros portões de acesso a embarque e desembarque de pessoas e principamente de mercadoria.

Confesso que uma única vez eu havia conseguido ir a um Navio Ancorado, foi para fazer uma cobertura fotográfica. Quando o Navio do Greepeace esteve no Brasil.

O movimento intenso das Balsas que dão acesso ao Guarujá, onde a atravessia é feita pela barca que transporta pessoas, ou as mesmas Balsas, que transportam automóveis, motocicletas e muitas bicicletas.

Saindo da Balsa que vem de Guarujá

Pessoas que moram não só em Santos, mas em Cubatão, Guarujá, São Vicente e outras cidades, compõe o quadro de milhares de funcionários do Porto de Santos.

Balsas
Trecho do Porto
Trem que circula até o Porto
Trecho do Porto
Trecho do Porto

Maior queima de fogos do Lit. Paulista

É o que a Prefeitura anda anunciando, perdendo somente para a Cidade do Rio de Janeiro.

Cerca de 35 toneladas de fogos de artifício iluminarão o mar de durante aproximadamente 15 minutos de show, a partir de cinco balsas distribuídas na orla.

A partir das 21h do dia 31 de dezembro, orquestras e grupos de baile farão apresentações em todas as tendas da praia.

As tendas permanecerão montadas durante toda a temporada de verão até o carnaval em todos os dias. São informações divulgadas pela prefeitura.

E se você pretende ver esse show, aproveitar a cidade de Santos e cidades da Baixada Santista, programe-se, pois o movimento nas estradas sempre é muito intenso.
Conculte Ecovias através do fone 0800197878. Através do site ou fone, você pode saber o fluxo do transito, tirar dúvidas, pedir socorro mecânico, ter uma noção do tempo de viagem e até olhar as inúmeras câmeras instaladas nas rodovias Anchieta, Imigrantes, Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e outras que dão acesso ao litoral.

Até Breve.

Parceria e Apoio

Prestigie os colaboradores. Eu indico

• Mundo Terra - Sua loja de camping, viagem, lazer, esporte e aventura -
Loja com venda online de produtos para camping, aventura, trekking, mergulho, roupas de inverno, corrida, esportes e muito mais.

• Pack & Track - Equipamentos esportivos de alta performance para uso outdoor. Revendedor autorizado da marca Deuter, líder européia no segmento de mochilas.

• Editora Photos

• Photo Magazine


Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Copyright 2009 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização

  
  

Publicado por em

Angela

Angela

30/12/2009 12:42:38
Gostaria de enviar mensagem para Janete, que postou sua mensagem em 26/12: Que pena, pelo jeito faz mesmo bastante tempo que você não vem à Santos... Os canais nada mais são do que rios que foram canalizados e deságuam no mar e do saneamento deles depende a balneabilidade das praias. São "tombados" e os problemas de esgoto já não existem, portanto, agora você poderá fazer lindas fotos dos canais, com garças pescando em vários deles. Volte à minha cidade, que é maravilhosa, e constate você mesma. Você vai adorar!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Postado Angela. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Angela

Angela

28/12/2009 12:38:51
Achei demais minha cidade tão bem reportada em um guia de turismo tão importante! Mas, como sempre para quem não é da região, há algumas confusões: a rampa de vôo livre é em São Vicente, apesar do acesso começar em Santos; há um foto da atracação da balsa em Santos, com o shopping em Guarujá ao fundo, onde se lê "na rampa de vôo livre". Adorei a matéria!!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Angela, como vai? Muito obrigado por ter lido, acompanhado, interagido e me apontando essa falha. Peço desculpas e já corrigi. Como disse, a medida que vou conhecendo, vou fotografando, fazendo contatos, vou lançando e graças a vocês, e por vocês, que solto a matéria no intuito de divulgar a cidade e opções para as pessoas. Em breve, virão mais colunas. Acompanhe. Abraços e Feliz 2010 para nós!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Diego -Biografia Fotostudio

Diego -Biografia Fotostudio

27/12/2009 22:57:36
Olá Eduardo, passei para conhecer o seu trabalho e gostei do conteúdo.
Vou aparecer mais vezes, ok ...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Diego, tudo bem? Sim, apareça mais vezes e se necessitar de algo, só avisar. Abraços e feliz 2010!!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Jacira belem pa

Jacira belem pa

27/12/2009 22:56:40
nossa!!! nao pensei q santos fosse tudo isso, sua narrativa faz qquer um sentir vontade de estar em santos, decidi conhecer santos depois de ler o q vc escreveu, sou guia de turismo, mas infelismente os roteiros q saem daqui de belem nao comtemplam santos, vou ter q ir por conta propria...mas vou.. santos q me aguarde. um abraço e parabens pela materia...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Muito obrigado Jacira, por ter gostado e acompanhar as colunas. Fique atenta, pois não acabou e tem mais a ser publicado, tanto de Santos, quanto de alguma outra cidade. E espero que quando vier, goste do que estou vendo, pois procuro relatar exatamente como vejo e sinto. Por isso que dou muita ênfase às fotos: elas falam por si.... Abraços e muito obrigado. Feliz 2010!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Janete

Janete

26/12/2009 11:34:05
uma viagem leva a outra não é verdade? oia, essa tua passagem por Santos mexeu com meus calos... conheci Santos num momento importante da história do Brasil e sei que a modernidade chega, com alguns problemas resolvidos e outros a resolver.A rua das boates em Guarujá... Enquanto isso, a lunação vai e vem e tb do meu quintal curto as luas... e é uma área carente essa de alugar bikes; parece-me que ainda é uma idéia aparentemente sem credulidade... nas praias do meu estado tb não as encontro para circular. Tenho que pedir de amigos... fica a sugestão para os empresários... fotos dos canais? (e o da m...?rs}. O túnel que dá acesso e a rodoviária, tb tem história. Vixe Maria, bom dia prá vc e sua equipe.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Janete, tudo bem? Válido seu registro, seu parecer e ainda tenho muito a mostrar e conhecer a cidade. Tinha tirado foto dos canais, mas como não saiu como eu queria, nem relatei (ainda) Agora, a falta de locar bikes, isso em qualquer época do ano, tem os dois lados: necessário ver se o comerciante consegue pagar suas contas, seu aluguel e acho que um insentivo da prefeitura, não seria nada demais. Todos só teriam a ganhar. Mas, percebi que a ciclovia foi construída mais no intuito de deslocar as pessoas que vão trabalhar. (essa foi a minha impressão) Ainda terei tempo de conhecer Guarujá e região, e como em qualquer cidade do mundo, a modernidade nos traz soluções para os problemas, que até então não existiam..... Trabalho só e eu sei o quanto é duro a divulgação e credibilidade de nosso trabalho. Espero que continue acompanhando todas minhas colunas, interagindo e nos vemos por ai, ok? Feliz 2010!!! Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Elianir(lia)

Elianir(lia)

25/12/2009 23:34:54
OI TUDO ADOREI SA FOTOS ,ESPERÇ QUE VC CONHEÇA MAS SANTOS ,EU MORO AQUI E AMO A MINHA CIDADE BJOS FELIZ ANO NOVO (A ESQUECI AS QUEIMAS DE FOGOS E MUITO LINDO ) ABRAÇOS...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Elianir, como vai? Justamente o que estou fazendo: aos poucos ir conhecendo mais Santos e região e fazendo contatos, seja para divulgar ou para trabalhos mesmo, já que me encontro por aqui, agora. Os fotos vou acompanhar, e tentar registrar, mas já me disseram que é lindo mesmo, e como eu divulguei, são muitas toneladas de fogos. Estou adorando ver os enfeites. Muito obrigado por ter gostado e pelos elogios, tá? Espero que continue acompanhando, e divulgue, rsss. Beijos, abraços e feliz 2010!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Grazi

Grazi

25/12/2009 15:01:56
Parabéns Eduardo!!`
É muito bom ler sua coluna... fácil de ser entendida e muito interessante...
Realmente atraves de sua coluna da vontade de conhecer Santos... Sobre o paraglider ficou uma dúvida... e ai vc saltou?
Tudo de bom... um 2010 de sucesso pra vc...
Bjuss

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Grazi, tudo bem? Puxa, fico realmente feliz por você sempre estar lendo e gostando do que publico. Ainda estou conhecendo Santos e aos poucos, vou lançando, naquele estilo diferente, o "full Time", rs. Infelizmente não saltei de Paraglider, pois tem que fazer um curso e já estava no começo da noite. E fui mesmo para tirar fotos e divulgar meu trabalho. Como citei na coluna, senti falta de lugar para locar bikes. Logo verá mais novidades, ok? Super abraço. Felice 2010 per te!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Everton

Everton

25/12/2009 13:56:29
Olá Eduardo como vai?

Mesmo depois de um tempo afastado de suas colunas devido à correria do final de ano, aqui estou novamente! agora de férias e com mais tempo... rss

E ai saiu o vôo de paraglider?? parece ser espetacular, não?! Gostei das suas dicas a respeito do litoral da baixada santista, em janeiro pretendo fazer uma viagem mas, como sou do Paraná e não conheço o litoral de São Paulo fiquei curioso para conhecê-lo, além de que, um vôo de paraglider não seria nada mau...rsrsrs

abraços e excelentes viagens em 2010!!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Everton, como vai? Percebi mesmo que andou sumido mas sei que todos nós sempre estamos correndo. Bem, antes de qualquer coisa, muito obrigado por acompanhar as colunas e gostado. Sei que possa ter demorado para ler, mas o fez. Quanto ao vôo, pode fazer, seguindo aquelas informações que passei. E tenho ainda muito mais a mostrar sobre Santos e região da Baixada Santista. Talvez, um pouco de Peruíbe, Itanhaem....Vejamos. E fica aqui registrado os meus votos de que tenha um feliz 2010 e mais uma vez meu agradecimento por ter acompanhado esse tempo todo, tudo o que fiz. Forte abraço, muita saúde e paz. Eduardo Andreassi www.andreassi.com.br