Santos, as minhas primeiras impressões.

Santos, Quem disse que essa cidade é só Porto e Praia? Venha, conheça essa região comigo.

  
  

Primeiras impressões

cidade de Santos

Aproveitando serviços de fotógrafo realizados na região de Santos, resolvi fazer uma matéria um pouco diferente. Um estilo full time, já que vivemos na era da Internet e as informações não param de chegar.

A medida que vou conhecendo, vou lançando mais matérias dessa cidade.

Por um simples motivo: a cidade está cada vez mais movimentada e estima-se que mais de 600 mil turistas virão visitar a região. Além disso, já começou a temporada dos Cruzeiros Marítimos.

Segundo divulgado em jornal de ditribuição gratuíta, em Santos e baixada Santista, turistas de veraneio gastam em média R$ 34,00 por dia e Turistas de Negócios gastam em média, R$ 325,00 por dia, o que só nos leva a pensar que Turismo, seja ela qual for, bem estruturado, além de alavancar a economia local, os negócios e comerciantes, é um nicho que tem muito ainda a crescer e render.
E eu, assim como negociantes e comerciantes, como fotógrafo e Ecoturista, ainda espero mais apoio do governo e parceiros, patrocinadores na busca dessa conquista.

Não estranhem se por enquanto não divulgar agências, hoteis e restaurantes, pois vivendo aqui, pretendo conhecê-los a medida que vou ficando na cidade.
Pretendo citar e mostrar imagens de bares, restaurantes, hotéis, shoppings e lógico, atrações e turismo alternativo, além da praia.
A qualquer momento, vocês leitores e estabelecimentos comerciais, podem me procurar e escrever, comentando, recomendando e até serviços de fotógrafo

Então, dessa vez, vocês irão literalmente conhecer a cidade comigo, onde estarei lançando colunas diversas a medida que vou conhecendo e descobrindo atrações. E lógico, trabalhando.

Santos e região da Baixada Santista, como Guarujá,São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaem e Peruíbe são conhecidas principalmente pelos paulistanos por ter acesso fácil e rápido seguindo pela Rodovia dos Imigrantes e Rodovia Anchieta.

Rodovia dos Imigrantes
A caminho de Santos

Ambas, muito bem estruturadas e exemplo a ser seguido pelas muitas estradas do Brasil.

Por ser relativamente perto (cerca de 70km de São Paulo), Santos é constantemente visitada nos feriados, finais de semana e agora, mais ainda, às vésperas do Ano Novo, onde observei que a cidade se prepara muito bem na questão de segurança, locomoção e infra-estrututa.

Um fato que eu desconhecia é que Santos é uma ilha. Tudo bem que não aparenta, porque ao sair da estrada nem nos damos conta que atravessamos pontes .

A temporada de Cruzeiros

Navio de Cruzeiro aportado

Aberta a temporada dos Cruzeiros, atraindo turistas de todas as regiões do Brasil, segundo informações irão até o mês de Abril/Maio de 2010.
Sempre movimentando um grande número de turistas e milhares de Reais.

Mas isso estou confirmando e assim que tiver mais novidades, parcerias com operadoras e agências, irei citar para vocês.

Eu mesmo quase embarquei nessa para fotografar a bordo de Cruzeiros, mas já tinha compromisso. Talvez, numa outra oportunidade.

E se deu vontade de embarcar nessa, corra. Ainda tem vagas para os próximos meses.

Cruzeiro
Cruzeiro

Como disse, estou conhecendo a cidade ainda e ao mesmo tempo, passando para vocês, leitores.
E confesso que não imaginava o movimento e estrutura dessa cidade, pois só tinha como referência as cidades vizinhas,a Baixada Santista, onde visitava para frequentar a praia.

A Cidade de Santos

Santos não para!!! Seja no grande movimento que o Porto atrai ou seja no movimento dos turistas.

Chegando em Santos
Passeio de Bonde
Centro Histórico
Bonde, ao lado do Porto

Ao chegar, fiquei admirado com o Centro da Cidade. Conhecido como Centro Histórico, onde fica a Bolsa do Café, a Alfândega, o Bonde e construções antigas contrastando com as modernas, é constantemente visitada por escolas, turistas e fotógrafos, como eu, pois é um pedaço muito importante de nossa história.

Bolsa do Café

É possível optar em conhecer o Centro Histórico a bordo de Bonde.
Um passeio barato, onde o motorneiro (motorista do bonde) e ajudante, vão explicando cada trecho da centro.
Tive a oportunidade de fazer esse turismo alternativo onde obtive muito conhecimento e recordei coisas que já ouvia falar na escola.
Recomendo esse passeio, e obtive informações que o bonde circula de terça a domingo, das 11h às 17h. O ingresso é gratuito para menores de cinco e maiores de 65 anos. O circuito já conta com 2,9 km e após o término das obras serão 5 km, somando 40 pontos de interesse cultural do Centro Histórico.

Centro Histórico
Centro Histórico
Bolsa do Café
Bolsa do Café
Centro Histórico
Passeio
Prefeitura
Constrastes da arquitetura

Conheci e até conversei com o "Vovô sabe tudo", que são os motorneiros já aposentados desde a época que esse transporte terminou oficialmente em 1971.

Bastante movimentado, ao lado do enorme Porto de Santos, o maior da América Latina, atrai não só pelas belezas de séculos atrás, mas pela vontade de conhecer e reviver de alguma forma essa passado.

Para mim foi extremamente gratificante admirar construções antigas, contrastando com as modernas, em ruas estreitas e de paralelepípedo, calçamento reconstruído, mas sob iluminação típica do início do século XX.

Praia e ciclovia - dia ou noite, sempre movimentadas

cascatas

O jardim da orla de Santos, é considerado o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo. São mais de 5000 metros de extensão ao longo dos sete quilômetros de praia.

Descrição
Descrição
Descrição
Descrição

Ao redor, a linda e prática ciclovia, onde pessoas se deslocam de bicicleta para todos os lados, seja a trabalho ou mesmo a passeio.
Santos possui uma ciclovia a beira mar com mais de sete quilômetros de extensão, mais três quilômetros até o porto, e totalizando mais de 19 quilômetros em toda a cidade.

Infelizmente,senti falta de um local onde as pessoas possam alugar bicicletas como no Parque Ibirapuera em São Paulo.

caminhadas a beira do mar
praia
crianças jogando
lendo tranquilamente

Frequentar a praia, a ciclovia, praticar exercícios como caminhada e barras que encontramos na praia não é algo que tenha horário para fazer.

A qualquer hora do dia, da noite ou madrugada, irá ver pessoas caminhando,correndo, descansando, pedalando e crianças se divertindo.

Descrição
Descrição
Descrição
Descrição

Continuarei a postar mais a medida que vou conhecendo os lugares.
Paraglider? Sim, Santos tem essa opção!

Acompanhe
Até breve...


Parceria e Apoio

Prestigie os colaboradores. Eu indico

• Mundo Terra - Sua loja de camping, viagem, lazer, esporte e aventura -
Loja com venda online de produtos para camping, aventura, trekking, mergulho, roupas de inverno, corrida, esportes e muito mais.

• Pack & Track - Equipamentos esportivos de alta performance para uso outdoor. Revendedor autorizado da marca Deuter, líder européia no segmento de mochilas.

• Editora Photos

• Photo Magazine


Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Copyright 2009 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.

  
  

Publicado por em

Angela

Angela

04/01/2010 17:49:38
Oi Eduardo,
Já que você vem divulgando tão bem a nossa região, que tal saber que em Cubatão também há pontos a serem visitados? Entre em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura, que funciona no Parque Anilinas, na av. 9 de abril, telefone 3362.0853. O pessoal de lá é ótimo e vai adorar falar da cidade que, apesar de não parecer, tem muita coisa bonita para ser vista.
Um abraço.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Angela. Obrigado por estar gostando, por estar acompanhando e pelo toque sobre Cubatão. Na verdade, quando comecei a citar o passeio na serra do Mar, entrei em contato com a Secretaria e aguardo uma resposta. Mesmo assim, muito obrigado e se tiver mais sugestões, serão benvindas. Abraços Eduardo Andreassi
Ana A.S. PUJOLLE

Ana A.S. PUJOLLE

26/12/2009 16:35:08
Ola Eduardo : espero que tenha passado um lindo Natal.
Aguardei um momento de tranquilidade absoluta para vir admirar mais uma vez suas fotografias e conhecer um pouco mais do nosso querido Brasil.
Suas fotos e seus comentários nos fazem viajar por lugares jamais imaginados e nos dá vontade de fazer as malas e fazer como voce : sair por esse Brasil afora.
É muito bom saber que existem pessoas como voce que se servem desse meio de comunicaçao para realizar coisas úteis e lindas, permitindo a qualquer pessoa viajar, aprender e se comunicar.
Permiti-me ler os comentarios e vejo que voce os lê, aprecia e responde a todos. Voce é lindo e maravilhoso por isso ! Continue !
Compartilharei seu artigo com meus amigos.
Deixo um abraço para voce e votos sinceros para que 2010 seja ainda melhor.
Ana

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Ana, tudo bem? Sim, tive um lindo Natal e você? Que maravilha saber que minha coluna é divulgada na França, Europa e mais feliz fiquei ao ler todo esse seu relato. Sim Ana, procuro dentro das minhas possibilidades, passar tudo o que vejo, o que sinto, usando mesmo de muita sinceridade e amor a arte. Respondo aos leitores, um por um com o maior prazer. Nas viagens que faço, procuro conhecer um pouco de cada cultura local, além das atrações e do que a cidade e povo possa oferecer aos turistas. E vendo tudo isso, consciliado à minha profissão de fotógrafo, percebi que infelizmente aqui no Brasil falta mais divulgação e credibilidade a nós, da imprensa. Seja por falta de verba ou de acreditar nesse nicho, o Turismo. Eu mesmo faço muitas coisas por minha conta.Muitas vezes sou visto, somos vistos como ciganos, hippies, rssss. E, muito obrigado pelos lindos elogios e pelos votos. Faço tudo isso para vocês, leitores!!! Feliz 2010, Ana!!! Abraços Eduardo Andreassi
Ubiraci Amorim

Ubiraci Amorim

25/12/2009 11:42:05
Tivéssemos "7 Vidas", como dizem os gatos terem, 7 vidas viveria e mesmo assim não conseguiríamos explorar todos os detalhes e nuances desta minha maravilhosa cidade de Santos. Nascido, criado e a caminho da "melhor idade" aqui, posso dizer com a maior tranquilidade que Santos, sem dúvida alguma, guarda agradáveis surpresas para aqueles dispostos a "descobrí-la". Nossos bairros e seus moradores, uns que como eu nasceram aqui, outros que por aqui chegaram por diversas razões e foram ficando, ficando e assim fomos mesclando nossa cultura local com outras, de forma que temos uma aquarela cultural bem diversificada e mágica. Essa nossa pequenina ilha, consegue acolher de forma bastante fraternal, todos aqueles que por aqui chegam, na esperança que estes consigam vencer e assim poderem continuar a ajudar em nosso progresso.
Espero que você consiga passar atraves de suas lentes, o verdadeiro espírito de "ser Santista" e o por que amamos tanto esta minha e sua CIDADE!.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Ubiraci É exatamente o que me proponho a fazer! Procuro retratar através de minhas lentes ,com sensibilidade e muita atenção, toda a magia e nuances ,não só mostrando fotos , mas levando o leitor em uma "viagem" até o lugar. Obrigado por sua participação e espero que continue acompanhando. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Ronaldo soriano

Ronaldo soriano

23/12/2009 17:06:58
eu nasci em santos, já morei no hemisferio norte e voltei para a minha querida cidade. É pequena, de fácil locomoção, tudo perto e tem tudo que uma cidade como Londres ou Nova York tem, guardadas as proporções, pois são capitais com milhões de pessoas e Santos sozinha tem 420.000 habitantes.
É uma cidade de história brilhante e daqui sairam muitas cabeças que foram as pensantes no Brasil de 200 anos atrás. Temos o maior porto do hemisferio, que aumenta a cada dia...
Enfim, o pessoal de fora lembra de Santos como cidade portuária mas ela é muito mais do que isso. Quer saber?
Venha conhece-la como se deve.

Grande abraço
ronaldo soriano

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado por sua participação Ronaldo. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Luzia

Luzia

22/12/2009 12:59:16
Puxa, Santos é tudo isso e muito mais,lá vc caminha pela história do Brasil em todas as ruas do centro. Que bom que estão restaurando os prédios antigos, o Teatro ficou maravilhoso.
Minha filha viajou para o Hawaíí e trouxe muitas fotos, quando vi as fotos do jardim da praia de Uaikiki, disse:
_ O jardim de Santos é muito mais bonito que esse, as pessoas em Santos tem muito calor humano, são muito gentis,e que delícia caminhar pela orla.
È bem isso mesmo, tem gente que pensa que Santos é praia, porto e vila Belmiro.
Dá para imaginar o quê seria de São Paulo sem Santos, sem o porto?
O Brasil deve muito a Santos, EU AMO SANTOS.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Luzia, como vai? Obrigado por acompanhar e procuro estar passando o que realmente vejo. Melhor do que escrever, no meu caso, é mostrar as imagens. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Pedro A. Silva

Pedro A. Silva

22/12/2009 01:10:02
Alô Eduardo!Um abraço!
Com prazer apreciei as fotos e o texto,é gratificante viajar através de fotos e imaginar a beleza in loco e que com muito brilho retratas.A idéia pré concebida que tem-se de Santos é aquela de cidade portuária e bizarra,pelo menos o que nos noticiários transparece. Ainda bem que voce nos traz imagens e descrições que com certeza,são formadoras de novas opiniões da beleza de toda essa baixada santista.Que Brasil imenso.Feliz Natal e um Ano Novo de muitos e belos clicks.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Pedro, como vai? Um dos poucos leitores sempre fiéis ao ler minhas colunas e comentar algo. Muito obrigado por estar sempre acompanhando. Pois eu mesmo confesso que tinha essa impressão de cidade de Porto, com poucas coisas para serem vistas. Me deslumbrei mesmo com o centro histórico, onde relembro das coisas que aprendi e passo o que posso à vocês tudos. O Brasil ainda tem muito a ser visitado, explorado de modo consciênte e nós, divulgadores, precisamos de mais apoio para passar tudo isso à vocês. Um grande abraço e boas festas!!! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Janete

Janete

21/12/2009 17:56:46
oia, minino, tu precisa fotografar mont serrat. fiquei aí num tempo louco e tenho foto de menores engraxates numa pracinha que fica em frente ao prédio dos correios, se não me falta a memória. tem casa de madeira que uma coisa só... será que ainda tem mesmo? e andar de bicicleta na praia foi o méximo para mim. no guarujá. minhas fotos de árvores tão saindo. um dia mando.andei por aí em 78, tempos difíceis e peguei 6 graus dum inverno louco...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado pelas indicações e por acompanhar. Em compensação, agora faz dias lindos, com maravilhosos Pôr-do-Sol. Estou colhendo material e informações à medida que vou ficando por aqui. Acompanhe. Um feliz Natal e lindo Ano Novo. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Jeannette Campos

Jeannette Campos

21/12/2009 16:37:40
Fotos ótimas. Feliz Natal e um Novo Ano repleto de muitos clicks, muita paz e sucesso. Abraços Jeannette.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Muito Obrigado Jeannette. Procuro sempre melhorar no quisito fotos e escrita e abordar o máximo que posso para divulgar e dividir com vocês. Um feliz Natal e lindo Ano Novo. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Maria celia

Maria celia

20/12/2009 10:38:57
gostei do trabalho,que vai fazer a respeito de Santos.E gostaria de receber a continuação dele.Conheço Santos,mas vai ter novidades com voce divulgando seus pontos importantes.
obrigada
mc

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Maria Célia, Agradeço pelos elogios, por ter gostado e principalmente por sua participação. Minha intenção é essa, dar continuidade a matéria. Espero que você continue acompanhando e gostando. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Grazi

Grazi

20/12/2009 10:27:36
Oi Eduardo!!
Nossa lendo e observando suas fotos e textos...da muita vontade de sair conhecendo tudo pelo Brasil... é muito bom viajar por esses lugares com vc... parabéns pela reportagem... Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Grazi, Obrigado pelos elogios. Aproveite e ponha em prática esse sonho em 2010!! Tenha um lindo Natal. abraços, Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Márcia N. Amorim

Márcia N. Amorim

19/12/2009 23:24:49
Adorei passear por minha cidade através de suas lentes. Santos é realmente maravilhosa!Sugiro uma visita aos morros da cidade de onde se tem uma visão privilegiada de muitos pontos turísticos da região.Um abraço.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Márcia, Que legal que vc anda acompanhando. Minha intenção é não só mostrar lugares e fotos, mas sim, fazer com que você "viaje" até o lugar. Te convido a ver outras colunas, inclusive a de Dicas de Fotografia, e....interagir!!!Obrigado pela dica! Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Yvone

Yvone

19/12/2009 23:04:01
excelentes,suas fotos e escolhas de locais.Parabéns.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Muito legal sua participação! Obrigado pelo elogio. Procuro melhorar em cada matéria e principalmente nas fotos, coisa que faço com amor, muita atenção e sensibilidade. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Conceiçaõ Acelina dos Santos

Conceiçaõ Acelina dos Santos

19/12/2009 10:47:55
Maravilhoso, a gente viaja junto com vc...desejo que seu Nata seja muito feliz junto aos quee ama e k 2010 seja cheio de belas novidades . obrigado por compartilhar com a gente seus conhecimentos , Conce

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Conceição, como vai? Muito obrigado pelos elogiso, por acompanham e pelos voltos de Natal e Ano Novo. Espero entrar em 2010 com mais novidades e sempre trazendo para vocês, seja da maneira que for. Meus desejos de lindo Natal, de Feliz Ano Novo e espero que seus sonhos se realizem. Muito obrigado, tá? Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
ELZA,TURISMÓLOGA.

ELZA,TURISMÓLOGA.

19/12/2009 10:43:49
EDUARDO ANDREASSI TEM O QUE PODEMOS DIZER"UM OLHAR DEMORADO",O QUE QUER DIZER,SIGNIFICATIVO QUANTO À OBSERVAÇÕES QUE MUITAS VEZES "PASSAM EM BRANCO"POR OUTRENS.
ELZA.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado pelo comentário, Elza. Procuro da melhor forma que eu encontro e disponibilizo, mostrar através dos comentários e principalente das fotos, o que vejo e o que podemos conhecer e aproveitas. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
A

A

19/12/2009 09:27:11
Parabéns pela fotos lindas..
Sou estudante de Turismo Receptivo.
O Turismo no Brasil está em franca expansão, e toda a divulgação por qualquer meio que seja sempre é bem vinda.
Nosso País é tão grande e diversificado, e os brasileiros são os que menos conhecem sua própria "casa".
O turismo além de ser um direito dos cidadãos, deve ser explorado eficientemente, e a melhor maneira de começar a conhecer os espaços existentes é através de fotografias, que nos remetem a vontade de viajar, conhecer,explorar.
Existe a carência de iniciativas como as suas, de fotografar e divulgar.
Parabéns novamente.Um abraço.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado pelos elogios e comentários que retratam nossa realidade. Procuro divulgar sim através do que eu sei fazer, nas fotos, e o Brasil tem um potencial enorme de belezas para todos os gostos e bolsos. Mas falta mesmo apoio, divulgação, e mostrar ao público, todas as regiões que vou conhecendo. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com