Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Blogs > Eduardo Andreassi > Viagens Nacionais > 

São Thomé das Letras, uma natureza mística!!!

Prepare suas bagagens e comece a pensar em dar uma esticada e ir conhecer essa deliciosa cidade.

26 de Maio de 2012.
Publicado por Eduardo Andreassi  

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras - Foto: Eduardo Andreassi

Prepare suas bagagens e comece a pensar na hipótese de dar uma esticada e ir conhecer essa deliciosa cidade.
Mesmo que possa parecer um conto de ufologia, embarque comigo nessa e desfrute das inúmeras atrações naturais e místicas que essa cidade tem.

Em uma das antigas viagens que fiz há cerca de 2 anos atrás, até Monte Verde, MG, resolvi seguir adiante e conhecer São Thomé das Letras (MG) .

São Thomé das Letras situa-se a cerca de 400 quilômentos de São Paulo, aproximadamente 4 horas de viagem pela Fernão Dias. Mesmo de noite e sem iluminação , as condições da estrada são boas, os melhoramentos são nítidos, principalmente após a concessão da rodovia .
Temos na estrada refletores de luz que ajudam e muito o direcionamento do veículo no escuro, possuíndo vários postos e boa sinalização, com duplicação total até meu destino.
O cidade de referência para quem sai de São Paulo é Três Corações.

Lembrando sempre que as fotos foram totalmente de improviso e não sairam do modo que eu quis. Mas afinal, fui para curtir mesmo essa tão falada cidade, seus encantos e "mistérios".

S.Thomé das Letras

S.Thomé das Letras
Foto: Eduardo Andreassi

S.Thomé das Letras

S.Thomé das Letras
Foto: Eduardo Andreassi

S.Thomé das Letras

S.Thomé das Letras
Foto: Eduardo Andreassi

S.Thomé das Letras

S.Thomé das Letras
Foto: Eduardo Andreassi

Chegando a São Thomé das Letras o clima é de misticismo

Até pode parecer coincidência , mas como já estive lá algumas vezes e ainda pretendo voltar, garanto que aconteceram coisas que parecem magia. Para começar, foi lá que vi Estrela-Cadente, coisa que nunca tinha visto em toda minha vida ; meus aparelhos celulares e GPS simplesmente não captavam sinal algum; meu pen-drive simplesmente não funcionou mais e para ajudar mais ainda, minha máquina digital, que nunca havia dado problema, do nada, também parou.Então eu tive que tirar fotos com celular e com máquinas emprestadas de última hora, que nem sei a marca e com uma analógica. Coincidências demais! Talvez.
Saindo da cidade, parece mentira, mas tudo voltou ao normal!!!

Feita toda de pedras extraídas das pedreiras locais, desde as ruas, calçadas, até estabelecimentos e moradias.
Esse é o primeiro grande encanto ao chegar lá. No inverno, prepare-se para muitos agasalhos se resolver visitar a cidade.

Encontrei inúmeras pousadas para todos os gostos e bolsos.

S.Thomé das Letras
S.Thomé das Letras
S.Thomé das Letras
S.Thomé das Letras

É costume de pousadas e da região, servir apenas o café da manhã pois as pessoas costumam sair para visitar as grutas, cavernas e atrações locais, passeios que podem ocupar o dia todo. Há excelentes opções, mas recomendo usar tênis ou botas, pois as ruas, como eu disse, são de pedra e se chover o tombo é quase certo!

Cidade de boa estrutura em comércio, pousadas, restaurantes e pizzaria, que oferecem boa comida. Seu principal público são os jovens, casais e adolescentes.
Aconselho a quem for, se informar melhor sobre bancos disponíveis, porque só visualizei um.

Ouvi dizer que os homens trabalham em pedreiras e as mulheres em lojas de artesanato, que por sinal são muitas. Há de tudo nessas lojas. Desde coisas místicas, incensos e muita variedade de artesanato feito com pedras.

S.Thomé das Letras]Eduardo Andreassi
Gruta São Thomé
Pedra das Bruxas

Visitada por todos os tipos de grupos e pessoas, desde jovens solitários ou em grupos, até famílias, é certo que a cidade oferece atração para todos os gostos.

Cidade linda, onde se tem muito a explorar e fotografar, ou simplesmente estar em contato direto com a natureza em busca de energias positivas.

São Thomé não para!!! Desde as caminhadas para várias cachoeiras e grutas, onde crianças e adolescentes se oferecem como guias, até shows que sempre acontecem, principalmente no mês de Agosto.
Em finais de semana, na praça matriz, visualizei muitas pessoas trabalhando em uma feira de artesanato.

Ainda no trecho urbano, temos uma pequena gruta, a Gruta São Thomé, de onde surge a história de um fugitivo de senzala, do tempo dos escravos, que se abrigou nela e encontrou uma imagem de São Thomé e as inscrições rupestres. Dai, o nome São Thomé das Letras.

Pedra das Bruxas
Pedra das Bruxas
Pedra das Bruxas
Pedra das Bruxas

Vista do alto, enche os olhos não só pela beleza natural e quase intacta, mas pelo fato de estarmos a uma altitude de cerca de 1800metros.

Ainda dentro da cidade, não deixe de ir até a Pedra das Bruxas. Um grande e lindo espetáculo da natureza, além de ser algo realmente místico para quem se permite.
Lá em cima, um contato direto com o céu, tendo como vista um cenário deslumbrante. E estando por lá, caminhe mais um pouco e conheça o Mirante e a Pirâmide.

De preferência vá ao Mirante no final da tarde. Você vai presenciar e participar de um espetáculo único: a reverência ao pôr do sol. O local fica bastante movimentado e silencioso neste horário. Uma multidão admira o sol se pondo em atitude de total sintonia com a natureza.
O clima é de Paz absoluta. Jamais vivenciei algo semelhante. Extraordinariamente místico. A lua despontando e mais de longe você vê apenas os vultos das pessoas ,tranquilas,muitas sentadas nas pedras, simplesmente extasiadas com a beleza.

Ja na saída da cidade, seguindo pela rodovia, fui ao encontro de outras atrações, não optando por levar guias. Afinal, eu não tinha compromisso com o tempo e com nada, a não ser comigo mesmo.

Cachoeira São Thomé

Cachoeira São Thomé
Foto: Eduardo Andreassi

A caminho do Vale das Borboletas, me deparei com um local que poucos frequentam e conhecem. É a Cachoeira de São Thomé. De águas calmas, sons da natureza, é um local propício para passar uma tarde e literalamente relaxar e esquecer do mundo.

Ali, outro lugar que me senti em contato absoluto com nosso Ser Superior.

Caminho do Vale das Borboletas
Caminho do Vale das Borboletas

A Cachoeira de São Thomé é simplesmente um espetáculo da natureza que o homem ainda não destruiu. Pouco visitado por falta de divulgação e informação, ou por causa das outras inúmeras belezas da cidade, eu achei uma ótima opção de passeio.

Já no Vale das Borboletas, ao chegar, encontramos uma espécie de sítio, onde há criação de animais e somos muito bem recebidos. Variedades de doces e aguardentes para todos os gostos.

Ao passar por esse local, deparamos com outro espetáculo da natureza. De águas cristalinas, muitas pedras, bebi água tirada dali mesmo, sem receio, pois sei que São Thomé tem inúmeras fontes naturais.

Cachoeiras
Cachoeiras
Cachoeiras
Cachoeiras

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras - Foto: Eduardo Andreassi

Indo para a Ladeira do Amendoim, tudo bem sinalizado até então, uma situação única e de várias explicações. Parei o carro em um pequeno declive e ele sozinho começou a subir. Adorei fazer isso várias vezes e mesmo com o carro carregado, ele subia sozinho e normalmente.

Nesse mesmo caminho, mais a frente, encontra-se a famosa Gruta do Carimbado, a passagem secreta para a Cidade Sagrada dos Incas, (Machu Picchu), segundo a lenda. Houve expedições para averiguar isso, mas a passagem é estreita demais.

Lá o ar fica rarefeito e é impossível entrar em qualquer gruta sem lanterna. Mas , na minha opinião, ir até lá e não entrar, é deixar de se aventurar e conhecer de perto, essa "lenda" e a natureza.

Logo no começo, como havia chovido, o clima era agradável mas a sensação de calor vai se tornando mais evidente na medida que

caminhei alguns poucos metros.

Encontrei alguns moradores nesse pequeno trecho, mas como o lar é deles e passagem fica estreita demais, voltei para a entrada da gruta. Afinal, o morador estava dormindo.

Gruta do Carimbado

Gruta do Carimbado
Foto: Eduardo Andreassi

Gruta do Carimbado

Gruta do Carimbado
Foto: Eduardo Andreassi

Contando com outros lugares magníficos que visitei, como Cachoeira da Lua, Cachoeira Vale das Borboletas, Cachoeira Véu das Noivas, Sangri-lá e outras. Uma infinidade de passeios para quem quer Ecoturismo e contato direto com a natureza.

Cachoeiras
Cachoeiras
Cachoeiras
A caminho da Gruta do Carimbado

No Caminho da Cachoeira da Lua, vale a pena conhecer um canto muito especial e energizado. Chama-se Gruta do Sobradinho.

Caminho da Gruta do Sobradinho
Gruta do Sobradinho
Gruta do Sobradinho
Gruta do Sobradinho

São 150 m de corredor escuro, e é aconselhável levar lanterna.

No interior da gruta, são encontrados pequenos lagos e no final do caminho existe uma piscina natural de água cristalina boa para banho.

Se esquecer de sua lanterna, por lá você pode locar.

a caminho da cidade

a caminho da cidade - Foto: Eduardo Andreassi

São Tomé das Letras oferece sempre um espetáculo à parte, diante de tantas maravilhas, caminhos, cultura e trechos a serem explorados.

Vale a pena ir mais a diante e conhecer a Cidade das Estrelas, um local repleto de paz e misticismo, onde constantemente pratica-se rituais e retiros.

A sensação de energia positiva é evidente para quem se permite vivenciar o local.
Longe de tudo, propositalmente, pois o intuito e que você esteja com você mesmo.

Cidade das Estrelas
Cidade das Estrelas
Cidade das Estrelas

Enfim, tendo muito tempo a explorar todos esse locais e mais alguns, não perca a oportunidade de conhecer Carrancas, Sobradinho e seus encantos, Luminárias e outras cidades por perto.
E se for mesmo aventureiro, conheça e vá pela Estrada Real. Um cenário deslumbrante.

Descrição
Descrição
Descrição
Descrição

Infelizmente, como citei, não pude obter fotos melhores devido ao contratempo com minha máquina, mas para ser sincero, fui mesmo para descansar e conhecer essa cidade.
Ainda terei muito mais a mostrar, inclusive porque ainda preciso confirmar minha ida novamente à cidade, onde espero que traga mais material e novidades.

Mas, como tudo na vida tem os dois lados, há um paradoxo quanto a beleza da cidade, seus misticismos e a exploração de suas pedreiras.

pedreiras
pedreiras
pedreiras
pedreiras

Legalizadas ou não, segundo comentários de habitantes de lá, é fato que é ou foi a única fonte de renda para os homens da região, mas é realidade que a extração dessas pedras, provocou danos irreparáveis à natureza.

Boa viagem e divirtam-se!!!

Como chegar

Belo Horizonte (337 km) - BR 381 sentido São Paulo, passando por Carmo da Cachoeira. Entrar à esquerda na BR 491 em direção a Três Corações e à esquerda na MG 167 para Bento de Abade. Após percorrer 25 Km, virar à direita até chegar em São Tomé das Letras.

Rio de Janeiro (460 km) - BR 116 sentido São Paulo até Itatiaia. Virar à direita na BR 354, passando por Itamonte, Santana do Capivari, Pouso Alto até Caxambu. Pela BR 267 à esquerda, passar pelas entradas de Águas de Contendas e Conceição do Rio Verde até chegar em Cambuquira. Entrar na MG 167, passando por Três Corações, virando à direita após 25 km e percorrer 18 km até São Tomé das Letras.

São Paulo (355 Km) - BR 381 sentido Belo Horizonte, passando por Careaçu, São Gonçalo do Sapucaí entrada para Campanha, virando à direita na BR 491 para Três Corações e à direita na MG 167 para Bento de Abade. Após 25 Km, virar à direita, percorrendo 18 km até São Tomé das Letras.

Distâncias das capitais
- São Paulo (SP): 355 km
- Rio de Janeiro (RJ): 460 km
- Belo Horizonte (MG): 337 km
- Brasília (DF): 1038 km
- Salvador (BA): 2186 km
- Porto Alegre (RS): 1506 km

Dicas do Autor

• Leve agasalhos e gorros. Lá costuma esfriar muito.
• Se desligue do seu cotidiano e aproveite ao máximo essa cidade.
• Convém andar com calçados firmes, pois as ruas são de pedras e escorregadias. Leve tenis e botas.
• Se for fotografar, prepare-se para muitas fotos lindas e totalmente diferentes do que você já viu.
• Convem reservar antecipadamente sua estadia no hotel.
• Relaxe! As pessoas vão lá atraídas pelo misticismo da cidade e grupos de jovens que querem diversão.
• Se não for de carro, trace um roteiro se resolver ir ver alguma das atrações naturais que são fora do centro da cidade.

Serviços

Hotéis e Pousadas.


Parceria e Apoio

Lojas Mundo Terra

Lojas Mundo Terra

Lojas Mundo Terra

Mundo Terra - Sua loja de camping, viagem, lazer, esporte e aventura.

Com mais de 12 anos de mercado e milhares de clientes atendidos em todo o Brasil, comercializa produtos para camping, aventura, trekking, mergulho, eletrônicos, utensílios domésticos, roupas de inverno, corrida, de esportes ou mesmo roupas casuais e sociais.
As Lojas Mundo Terra promovem ações - palestras, workshops, bazar de descontos - que proporcionar ao público - homens, mulheres, adolescentes e crianças – muitas informações interessantes.

Missão: melhorar a qualidade de vida da sociedade e CONTRIBUIR para uma transformação e desenvolvimento do "SER".

Com um atendimento único, inovador e diferenciado, oferece aos seus clientes o produto ideal para cada tipo de situação e necessidade.
Atende em todo o Brasil.

SAC: (11) 3031.6399
Site: http://www.mundoterra.com.br

Lojas Físicas

Moema (SP)- F: (11) 5051.4473
Pinheiros (SP)- F: (11) 3037.7195
Higienópolis (SP)- F: (11) 3256.0066
Campinas (SP)- (19) 3365.1511


Infojornalismo

Help Drink SP

Uma nova modalidade de serviços delivery está disponível para aqueles que são pegos de surpresa quando recebem os amigos ou mesmo aos que desejam evitar as dolorosas e pesadas punições imposta pela Lei Seca.

A Help Drink SP, com um atendimento único, inovador e diferenciado, oferece ao consumidor o produto ideal para cada tipo de situação e necessidade, tendo como missão levar o melhor, do modo mais econômico e eficaz, evitando assim filas, contratempos e não infringir a Lei ao dirigir quando consumir álcool. Sendo então, a solução para possíveis contratempos e melhor: sem a necessidade de que o consumidor tenha que se preocupar em sair para buscar.

Situada na zona Sul da cidade de São Paulo, a Help Drink SP fornece a pronta entrega produtos como cerveja, vinhos e whisky - nacionais e importados - além de refrigerantes e energéticos. Para suprir as necessidades do cliente, uma vasta opção de petiscos está disponível no cardápio da empresa, assim como carvão e gelo para uma boa churrascada entre amigos e familiares.

A empresa comercializa os itens a preços camaradas, entrega em domicílio e seu funcionamento é de segunda a domingo.

Confira os horários de atendimento e contatos
Atendimento

Segundas: 19:00h às 00:00h
Terças:19:00h às 00:00h
Quartas: 19:00h às 02:00h
Quintas: 19:00h às 02:00h
Sextas: 19:00h às 03:00h
Sábados: 18:00h às 04:00h
Domingos: 15:00h às 22:00h

Contatos:
Site: http://www.helpdrinksp.com.br
Tel.: (11) 5093-6590

É de conhecimento público – e uma questão de prudência e zelo com a vida alheia – de que não é permitido dirigir quando ingerimos álcool. Ao mesmo tempo, nem sempre estamos preparados – viabilidade - para servirmos algo aos amigos, pois em muitos casos, somos pegos de surpresa. Então, a necessidade se faz presente.


Abraços

Eduardo Andreassi
e-mail: edu_andreassi@hotmail.com

www.andreassifotos.com.br
www.eduardoandreassi.com
eduardoandreassi.ecoviagem.com.br
Copyright 2012 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.



Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Conceiçaõ Acelina dos Santos

 postado: 14/10/2009 19:02:34editar

Maravilhoso, principalmente vc dividir com outras pessoas todas essas maravilhas obrigado por existir. Conce

Obrigado Conceição.Fiz justamente para vocês, leitores!!!
Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

angel

 postado: 15/10/2009 23:31:34editar

Parabéns pela matéria e comentários. Sou de São Thomé, e é mesmo um lugar místico,o por do sol que assistimos é realmente incrível, único, inesquecivel.E quanto as fotos você vai tirar quando retornar,aguardamos sua visita,afinal não é um lugar mágico?
Angela

Oi Angela, tudo bem?
Pois é, só quem já esteve lá e viu algo que sabe explicar a magia desse lindo lugar.
Espero voltar em breve, e dessa vez, obter mais material e focar tambem comércio local.
Grato pelo elogio e continue acompanhando meus trabalhos, tá?

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Everton

 postado: 17/10/2009 00:56:00editar

Primeiramente parabéns pela matéria...
Somente lendo a matéria e contemplando as fotos já sentimos um pouco do misticismo da região... espetacular mesmo!!
Nada como uma pequena cidade interiorana para recarregarmos nossas "baterias" heim...

Abraços

Olá Everto, tudo bem?
Pois é, cidade perto e cheio de energias boas.
Grato por acompanhar.
Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

carlos leistner

 postado: 21/10/2009 09:36:58editar

Eduardo,
Parabéns pela matéria.Estive por esse mundão de, ou sem, Deus.Vivi na Europa por mais de 7 anos, e nos USA.
Nunca e em nenhum outro lugar há algo que se compare.
Abraços
Carlos

Ótimo que gostou da matéria e do lugar, Carlos.
Então já o intimo a acompanhar outros lugares que visitei e minhas colunas, e sempre que quiser, interagir, ok?
Obrigado pelo elogio!!!

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Flávio José de Oliveira Andrade

 postado: 21/10/2009 13:34:54editar

Olá Eduardo, tudo bem ?
Primeiramente queria parabenizá-lo pelo passeio, realmente você não exagerou, São Thomé é DIVINO, essa é a melhor palavra que encontro para descrever esse lugar.
Porém, discordo e plenamente sobre o que diz, com relação a ser um lugar onde o homem ainda não destruiu.Você citou o Vale das Borboletas, eu não sei quanto tempo você frequenta lá, mas com certeza não conheceu antes da presença daquelas predreiras imundas e nojentas. Elas literalmente destruiram o vale. Uma pergunta, você já viu, em um leito de rio, pedras quadrada ? Teoricamente impossível, mas lá tem, devido às explosões nas pedreiras e o assoreamento por elas causado.Você citou o sitio que tem na chegada, tendo oportunidade, converse com a senhora que fica no barzinho,que é dona do sítio, que por sinal é um amor de pessoa, ela te dirá.Infelizmente não me lembro o nome.
Enfim, você deve ter reparado na chegada da cidade, aquele amontoado de restos de pedras, sem que nada seja feito pra recuperar.
Outro ponto que gostaria de comentar, só pra efeito de alguém querer visitar, a Gruta do Sobradinho não fica no caminho do Vale das Borboletas, é totalmente ao contrário, fica na estrada que vai para o lugarejo de mesmo nome, logo após o Canta Galo.
Gostaria de comentar também da Gruta da Bruxa, não sei se você atravessou, se não, quando for não deixe de fazê-lo, procure pelo Zé João, na minha opinião é o mais indicado para ser guia. É uma figura. Porém para atravessar, se for "gordinho" , não aconselho. São 300 m de caverna, quase todo percurso, literalmente nos arrastando. O sentimento que tive, quando sai de lá, foi de estar renascendo. Vale a pena, correr o risco.
Bom já falei demais.
Um grande abraço, e mais uma vez, parabéns.
Flávio

Olá Flávio como vai?
Muitíssimo obrigado pelo elogio e por interagir.

Flávio, você como leitor atento deve ter visto as fotos e notou que na coluna tinha imagem da pedreira e amontoados de pedra, como você citou. Sinal que vi, óbvio.
Nunca meu olhar de reporter fotográfico iria deixar de ver isso e fui atrás de informações, saber mais sobre tudo isso.
Acontece que se eu abordar a fundo o assunto, a parte de Ecoturismo começaria a ficar sem sentido.

Por isso, dou desfeche com um "Paradoxo".

E tempo: eu como fotógrafo e ecoturista raramente exploro locais com guias. Eu mesmo traço minhas rotas.

Mas fica registrado sua participação, suas dicas e refeito errata sobre caminho do vale das Borboletas.

E desde já o convido a ver outras colunas minhas, inclusive de fotos.
Interaja lá também, ok?
Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

jéssica

 postado: 22/10/2009 10:04:41editar

maravilhosa a iniciativa e animo de vcs de compartilharem essas trips conosco obrigada .

Obrigado por ter gostado, Jéssica!!!
Continuo acompanhando e desde já te convido a ver e interagir nas minhas outras colunas. Fique atenta a novidades.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

gilberto paulo vieira

 postado: 22/10/2009 10:39:04editar

gilberto vargem grande do sul/sp.cidade simpatia lugares lindos e uma paisagem exuberante,pra quem nunca visitou sao tome ai uma recomendaçao.um local muito bom pra relaxar a mente e o espirito desse mundo cheio de complicaçoes

Olá Gilberto, tudo bem?tudo zen? rs
Válida sua opinião e registrada.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

jgaules

 postado: 22/10/2009 11:54:14editar

E ai ANDREASI!! Muito legal seu trabalho ....
vc só não falou do eterno "TIÃO ROSA", um dos moradores da cidade que trabalho com extração da pedra sabão e que na época que eu frequentava a cidade (+ ou - 26 anos atras) era o cidadão que mais via discos voadores e nos encantava com suas histórias no bar do "GÊ", e isso, naquela época não tinhamos a febre de guias turisticos, as pessoas ainda gostavam de estar com vc só isso escutar as suas histporias, etc. ME LEMBRO BEM: "SOBRE A PEDRA O HOMEM", mas mesmo com estas mudanças SÃO TOME é uma cidade que merece ser conhecida e apreciada por suas belezas naturais, como também, pelo seu povo simples ....(não sei se é mais) ....

Olá Gaules, como vai?
Pelo visto não foi só da coluna de Bonito que gostou. Agradeço por estar acompanhando meu trabalho, viu?

Pois é Gaules. São Thomé ficou falada por suas histórias e por ter sido frequentada (dizem) por Paulo Coelho, R.Seixas.
Fiz questão de focar São Thomé ao Ecoturismo porque tem muito a ser visto e explorado (não extrair nada não).
Infelizmente não tive tempo de conhecer essa pessoa. Desde a época que você foi até os dias de hoje, a cidade deve ter mudado muito e focam muito shows que acontecem por la. Vale a pena divulgar a cidade, como eu o fiz e você voltar até lá e relembrar muitas coisas.
Qualquer coisa, me contate.
Mais uma vez, grato por estar acompanhando.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Ilka

 postado: 22/10/2009 13:53:44editar

Olá Eduardo! Vendo a foto da Cachoeira São Tome das Letras, pude me remeter aos quadros mentais de minhas meditações. Achava que não existisse este lugar, mas, agora sei que existe. É desse jeitinho mesmo...
Quanto a Ladeira do Amendoim, aqui, em Belo Horizonte, existe uma rua no Bairro Mangabeiras, próxima da Praça do Papa, que parando o veiculo, ele sobe sozinho, é um barato...
Um dia conhecerei São Tomé das Letras e Aiuruoca!
Abraços.
Ilka.

Oi Ilka, tudo bem?
Legal, legal mesmo ter isso em mente ou ter recordado algo que já deve ter visto de algo outra forma, não? Enfim...
Aproveita e dá uma esticada até lá! A estrada está boa e você vai ficar mais energizada ainda.

Conheço Mangabeiras sim e já fiz isso nesse local, mas te garanto que nada comparado ao que vi na Ladeira do Amendoim. Simplesmente, saí do carro e fui atrás dele, acompanhando-o, rss.
Aiuruoca também é lindo, assim como o Vale do Matutu.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

renata dos santos melo

 postado: 22/10/2009 20:41:30editar

muito bommmmmmmmmmmmm mesmo

Oi Renata, tudo bem????
Legal que curtiu a coluna e o comentário.
Agora, ponha em prática e se precisar, pode sim interagir e voltar a postar.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Renata Mota

 postado: 23/10/2009 12:39:59editar

É realmente nada do que se disse desse lugar mistico é exagero. Vale a pena fazer tal viajem. Para quem quer relaxar e se renovar é o lugar perfeito para isso. É uma viajem que eu faria novamente sem duvida alguma.

Oi Renata, tudo bem?
Muito obrigado por acompanhar a coluna e jé te condivo para ver as outras.
Pois é, eu mesmo gosto tanto de lá que já fui umas 4 vezes e irei novamente.
A cada ida, uma surpresa legal, enigmática até.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

ELZA CRUZ/TURISMÓLOGA.

 postado: 24/10/2009 12:33:59editar

SÓ TENHO QUE PARABENIZAR EDUARDO ANDREASSI POR SEU PROFISSIONALISMO, A QUEM DESEJO SORTE E QUE DEUS PERMANEÇA SEO COMPANHEIRO CONSERVANDO ESSA SENSIBILIDADE ÍMPAR.OBRIGADA.
ELZA CRUZ/TURISMÓLOGA.

Muito obrigado pelos votos e pelo elogio!!!!
Espero que continue acompanhando e gostando.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Nilce de Souza

 postado: 25/10/2009 11:47:21editar

Gostei muito!!!
Lindos lugares pra se visitar!!

Olá, como vai Nilce.
Ótimo que gostou e está acompanhando. Já te convido a acompanhar colunas de dicas de fotos e apreciar também!!!

Abração

Eduardo

Jeannette Campos

 postado: 25/10/2009 12:41:39editar

É mesmo, Eduardo, dá vontade de esquecer o mundo num lugar desses. Estou com vontade de dar um pulo lá.Parabéns pelo trabalho.Abraços.Jeannette

Oi, tudo bem???
Muito obrigado pelo elogio e te convido a ver outras colunas, inclusive a de Dicas de Fotografia, e....interagir!!!
Muito gostoso mesmo o lugar!!!

Tenta se planejar e ir, porque vai valer a pena. Dependendo de onde é, um final de semana esticado, daria certo.
E melhor: você voltaria com o gosto de querer ir novamente.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Angela M. P. Costa

 postado: 25/10/2009 21:34:52editar

Olá, Eduardo.
Achei incrível sua reportagem sobre São Tomé das Letras. Estive lá, há alguns anos atrás, e continuo fascinada por este lugar. Lendo suas descrições, fui recrdando e concordando com a impressão que vc nos passa.
Adorei este lugar e pretendo voltar muito brevemente.
Quero descobrir mais coisas a respeito do lugar.
Parabéns pelo seu trabalho e entusiasmo.
Abraços, Angela Costa.

Oi Angela, tudo bem?
Muito legal você ter gostado e "viajado" comigo em meu relato. Eu mesmo já estive algumas vezes por lá e sempre descobrindo algo novo.
Infelizmente só não relatei mais na coluna por problemas na máquina e pelo curto espaço de tempo.
Mas.....já providencio uma ida até lá novamente.
Espero que continue acompanhando as colunas e te convido a interagir nelas também, ok? Convide seus amigos a ler também.

Angela, muito obrigado pelo elogio e por ter postado.

Super abração

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Fernandes

 postado: 26/10/2009 12:12:02editar

Parabéns irmão aventureiro!
É isso aí, as coisas boas devem ser compartilhadas, obrigado por compartilhar conosco essa maravilha de lugar!
Conheço São Thomé das Letras a uns 20 anos e a mais ou menos 9 trabalho com ecoturismo e inclusive faço viagens com pacote completo para esse maravilhoso lugar, com hospedagem (pensão completa) e passeios, podendo ser o pacote convencional ou exclusivos com roteiro personalizado. As saídas são de São Paulo/SP. Para ver nossos roteiros acesse nosso site: www.terraeaguatrilhas.com.br veja São Thomé e muitas aventuras por aí...
Um grande abraço!
Fenandes

Olá Fernandes, como vai?Obrigado!!!!

Maravilha por ter gostado e fica valendo seu merchan então. Ok?

Te convido a ver outras colunas e interagir, divulgar!!!!

Abraços
Eduardo Andreassi

ANA MARIA OLIVEIRA ARAUJO DA SILVA

 postado: 26/10/2009 17:58:06editar

EXCELENTE LINDAS IMAGENS QUE TRADUZEM FIELMENTE O QUE REPRESENTA ESSA LINDA CIDADE PARA O TURISMO DO NOSSO PAÍS PARABENS MAIS UMA VEZ PARA ECO VIAGEM PELO TRABALHO MARAVILHOSO.
ANA MARIA

Olá Ana, como vai???
Muitíssimo obrigado pelo elogio e por estar acompanhando.
Fico muito feliz de você ter interagido e gostado do que viu. E....te convido a ver minhas outras colunas, ok?

Qualquer dúvida, entre em contato.

Abração

Eduardo Andreassi

Natali Santarelli

 postado: 27/10/2009 07:21:15editar

Algmas dicas de uma área pouco conhecida no Tocantins.BR.

oi Natali, ainda não tive oportunidade de ir até Tocantins. Apesar que estava em meus planos conhecer Jalapão.
Mas aconselho você a entrar no EcoViagem e digitar o local que deseja informações.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com
www.andreassifotos.com.br

Flavia

 postado: 27/10/2009 10:26:55editar

Foi em São Thomé que eu também vi pela primeira e única vez em minha vida as estrelas cadentes, em uma só noite, acredito que vi umas 06, o lugar é realmente mágico!
Parabéns por postar sobre essa cidade maravilhosa.

Flavia

Obrigado Flavia. que bom que gostou e está acompanhando. Um dos poucos lugares a relatar a cidade é aqui. Acompanhe, divulgue.
E, me tire uma dúvida: fez seus pedidos ao ver a estrela cadente???

Eu fiz!!!!rss

Abraços e obrigado
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com
www.andreassifotos.com.br

JOSÉ GENTIL

 postado: 27/10/2009 11:29:06editar

EDUARDO, PARABENS PELA AVENTURA. SÃO TOMÉ É ISSO MESMO E MUITO MAIS. DA FORMA COM VOCE DESCREVEU. É UM PARAÍSO MÍSTICO. SOU FREQUENTADOR ASSIDUO. VALE, MESMO, DAR UMA CHEGADA ATÉ LÁ. UM GRANDE ABRAÇO. GENTIL.

Muito obrigado e espero que continue acompanhando, afinal, essas matérias e dicas de fotografia são feitas para divulgar locais e principalmente para vocês, leitores.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com
www.andreassifotos.com.br

Flavia

 postado: 28/10/2009 08:14:46editar

Hehe, é claro que eu fiz os pedidos, mas como 2009 está sendo o meu ano da "paciência" acredito que eles se realizarão em 2010 rs, afinal fiz mtos pedidos, tenho mesmo que ter paciência.

Abraços!

oi Flávia. então escreve ai: vão se realizar sim, mas vc abusou da estrela, entao, não espere muito, rssss
Abraços

Mirna

 postado: 28/10/2009 20:43:46editar

Boas imagens Eduardo.Parabéns.avise a Flavia que pedidos pra estrelas cadentes pode ser uma ameaça a felicidade por que trazem o que pedimos e muitas vezes isso é prejudicial e inoportuno e so vem atrapalhar e confundir. então precisa cautela com os pedidos irrefletidos frutos de momentos e sem valor real.abraço

Olá Mirna, como vai?
Obrigado pelo elogio e certamente se tiver oportunidade, ela mesmo ira ler.

Abraços

Eduardo Andreassi

Flavia

 postado: 29/10/2009 08:53:29editar

Eu prometo que assim que se realizarem eu conto aqui rs

Eu acredito muito que trazem o que pedimos, e pedi em um momento de pura reflexão e contemplação (Em São Thomé não tem como não parar para refletir e contemplar)

Eduardo, entrei no seu site, orkut, quantas fotos maravilhosas! parabéns mais uma vez, fotografar é maravilhoso, vou colocar como um dos meus objetivos um curso de fotografia...

Oi Flávia, tudo bem?
Concordo com você e eu também fiz meu pedido num momento e lugar muito místico e especial, que só sabe como é quem já foi e sentiu.

Obrigado pelos elogios e pode me add no rkut, msn, e etc's, ok?

Abração

Eduardo

Cezário Aschar

 postado: 1/11/2009 17:39:33editar

Tenho um amigo que conheceu São Thomé das Letras já faz uns bons anos. Ele fazia Letras na UFMT e por curiosidade foi conhecer o lugar. Trouxe-me um cartão-postal em preto e branco encantador que mostrava a cidade à noite com uma neblina forte. Ele ficou apaixonado pela cidade. Até mesmo pelo bonito nome que atrai.
Você realmente é um cara muito feliz por ter estado lá.
Eu quero conhecer São Thomé um dia... ou seja logo logo.
Parabéns pela dicona.

Olá Cezário, como vai?

Fui a S.Thomé varias vezes e sempre acontece algo diferente. Me permito a estar numa ligação legal com o lugar e saio por ai para explorar.
Legal que gostou!!!!
E obrigado por acompanhar.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Silvia Regina

 postado: 4/11/2009 19:57:20editar

Essas cidades dessa região de Minas são mesmo encantadoras,obrigado por dividir c/ a gente as melhores paisagens!!!

Oi Silvia, tudo bem?

Pois então aguarde que ainda esses dias terão mais coisas de MG, e confesso que particulamente admiro muito o Estado todo, sua natureza, sua gente.

Muito obrigado pelo elgio, espero que continue acompanhando e aproveito para convidar a olhar todas as minhas outras colunas e convidar seus amigos a interagir, ok?

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com

Glaucia _ SP

 postado: 11/11/2009 20:58:59editar

PEssoal adorei a Matéria e as dicas, quero ir com uma turma de amigos no proximo feriado, alguém tem um nome de Camping para indicar? aguardo retorno.

bjos

Olá Glaucia, tudo bem?
Ótimo que gostou da coluna e está mesmo acompanhando.
Sugiro que entre nas sugestões de hospedagem que o próprio EcoViagem indica.
Te dou o link http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/minas-gerais/sao-tome-das-letras/hotel-pousada
se
precisar de algo, contate-me, ok?

E obrigado por acompanhar.
Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Andrewis de Oliveira

 postado: 30/11/2009 10:57:57editar

Sinceramente é um sonho, que pretendo realizar, porem vou utilizar o jetinho brasileiro! Vou organizar um grupo para ir de van, um van escolar com capacidade tranquila para 12 pessoas com conforto e bagagens de mão. Ja tenho um frequencia de ida a Paraty, no rj
Essa mensagem fica como uma dica para que pretende ir.

Olá Andrewis, como vai?

Espero mesmo que vá, que curta as maravilhas e enigmas de São Thomé, e aproveite muito.
Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Edmir Almeida

 postado: 29/1/2010 12:46:28editar

Olá, Eduardo. Parabéns pelo bom trabalho. Estou pensando em visitar São Tomé, mas ouvi falar que teria problemas para percorrer os caminhos com o meu Peogeut 206, por ser muito baixo, próximo ao chão. Vi que vc tbém viajou com um carro pequeno... Terei problemas mesmo?

Olá Edmir, como vai?

Imagine!!!!
Olha, tudo vai depender de cada pessoa e do modo como dirige. Já vi gente com carro traçado (4x4), tendo receio de andar mais forte e outros, com carros simples, andando muito.
Particularmente eu gosto de andar na terra, tanto que achei mais confortável trafegar pelos trechos e arredores de S.Thomé do que andar na cidade (horrível o piso de pedra de lá para nossos pés, pneus e suspenção do carro).
Já nas estradas de terras, andei muito mesmo por lá, indo até Luminárias. Sempre estive com carro baixo e tração dianteira e nunca encontrei problemas.
A maior atenção que você deve ter por lá, são com as pedras, mas nada de preocupante não.

Se quiser mais detalhes, escreva-me.
Espero ter ajudado e muito obrigado pela sua participação.

Abraços
Eduardo Andreassi

valeria assis

 postado: 12/2/2010 10:20:12editar

da forma como vc documentou seu passeio,parece que eu já conheço São Tomé ,parabéns e obrigada . valeria Assis BH MG.

Olá Valeria, como vai?
Essa é a idéia! Passar o máximo possível de informações nas matérias, de modo que o leitor "viaje" nelas e conheça o local.
Grato por acompanhar e interagir.

Muito obrigado e fico feliz por ter gostado.

Abraços

Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Yara

 postado: 19/2/2010 20:07:09editar

vc.indica alguma agencia do Rio de Janeiro que faça este roteiro ?

Yara, como vai?
Desconheço agências que fazem esse percurso. O que mais vi em São Thomé, todas as vezes que fui, foram pessoas indo com carro próprio e muitos em turmas, seja de carro ou ônibus.
Eu mesmo já tentei contato com a Prefeitura no intuito de dar mais informaões para vocês leitores, mas não obtive respostas.

Se precisar de algo, me contate, ok?Estarei disposto a te passar mais detalhes.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Adelaide

 postado: 28/2/2010 22:20:14editar

Sou grata! Meu coração está aquecido e maravilhado com os comentários das suas vivências. Sinto mais vontade ainda de ir até São Tomé das Letras. Seu modo de escrever é gentil e carinhoso. Muito bom mesmo.

Como vai Adelaide?
Muitíssimo obrigado por tamanho elogio e espero que meu objetivo de escrever e passar um pouco dessas vivências, estejam acontecendo.
Aproveite e comece a pensar em passar um final de semana na cidade, ou em outra que eu tenha feito matéria.
Abraços

Eduardo Andreassi

Ligia

 postado: 29/3/2010 01:20:55editar

Estou planejando uma viagem completamente sozinha de 5 dias para São Tomé, em alguns momentos fico meio em dúvida se valerá a pena mesmo, mas ao ler o que li aqui, tive certeza que será tudo fantastico!
Volto para dar noticia!
Obrigada!!!!

Olá Ligia, como vai?

Acredito que toda e qualquer viagem, independente de ir só ou não, é gratificante e nos traz benefícios.
São Thomé é mágico. E com esse espírito de aventurar-se lá, acredito que de alguma forma você estará com a pessoa mais importante de sua vida. Você mesma!

Eu mesmo já fui várias vezes, sempre me identifiquei com o local, porque eu traçava o meu rumo e estou com vontade de voltar...

Portanto, espero mesmo que curta, se permita e me de notícias de como foi, ok?

Super abraço
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com

Marcos |Vilan

 postado: 27/6/2010 07:49:06editar

Bem, eu já fui para São Thomé com 10 pessoas.Saimos de Campinas a tarde e quando estava proximo a chegar, olhei de londe e vi um grande círculo iluminado.Era Sao Thomé.Para mim, parecia um disco voador.Tínhamos alugado uma casa e aconteceram comigo alguns eísódios inesplicáveis:
- Na casa que alugamos tinha outra de frente com uma varanda e com muitas pessoas.O céu estava azul e então disse sem querer a uma dessas pessoas da casa que iria chover em meia hora.Inacreditável,choveu mesmo, um toro!
-Outra coisa misteriosa foi quando saímos para ir em um barzinho, lembro-me que estava em uma saveiro no banco da frente com minha amiga na direção e duas atrás.Disse a ela que iria ter um apagão na cidade toda.Inacreditável! houve mesmo.
-Outro episódio foi perto da gruta de São Thomé.Vi uma mulher chorando e uma moça ao lado dela.Então resolvi perguntar o que tinha acontecido.Ela respondeu que sua amiga foi para se suicidar.Fiquei assustado e tentei ajudar.Fui até ela,conversei muito e logo saiu um sorriso do seu rosto,elas seguiram comigo e fomos para um barzinho tomar vinho.O papo foi maravilhoso e como tenho o dom de alegrar as pessoas,ela ficou sem os pensamentos negativos.Foi para Sçao Paulo e 6 meses depois mandou uma carta no meu endereço para agradecer, pois disse que salvei a vida dela.
Bem, em resumo é uma cidade que tem poderes, pois onde há pedras,há muita energia.Quero voltar!!!....
Eduardo, parabpens pelas fotos e pela matéria, vc foi claro e objetivo.

Caro Marcos,
Se eu não tivesse sentido na pele algumas coisas inexplicáveis em São Thomé, eu não entenderia. E vou mais além: pessoas sensíveis captam com muita facilidade esses tipos de situações.
Médium, espíritos, "encostos", casualidade (coisa que não acredito), magia, álcool, cada um dirá que é uma coisa.
Sinceramente estou rindo pois achei muito espontâneo, sincero e até cômico seu relato.
Acredito que se identificou muito nesse lugar e impossível ir a São Thomé uma única vez. Sempre queremos voltar...
Cachoeiras, pedras, localização, enigmas do local, tudo isso é propício, mas o elemento primordial para tais manifestações foi VOCÊ.
Aconselho a trabalhar essa parte espiritual, sensações e seguir suas intuições.

Curiosidade: seus amigos ainda querem voltar a viajar com você? rsss (brincadeira)
Muito boa sua participação, como já disse.

Obrigado pelo relato e pelos elogios.
Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

Flávia

 postado: 20/12/2010 09:30:11editar

Eu vou para São tomé na virada, anciosissima ao extremo....*-* Vai ser incrivel

Olá Flávia, tudo bem?
São Thomé é fascinante. Eu mesmo já fui várias vezes.
Vá, aproveite tudo e mais um pouco de divirta-se. Sinta o clima.
Grato por participar.

Abraços
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

MAYARA

 postado: 7/1/2011 15:39:31editar

Se a Flávia foi realmente para São thomé deve ter passado o melhor reveillon da sua vida.Sou de Três Corações cidade vizinha,aMO São Thomé,realmente lá é mágico até mesmo o ar de lá é diferente,reflete uma paz...VISITEM SÃO THOMÉ TENHO CERTEZA QUE NÃO VÃOSE ARREPENDER..

Mayara, como vai?

Assim como São Thomé, o Brasil como um todo tem lugares maravilhosos, para todos os gostos e bolsos.
Acompanhe que verá aqui mesmo, muitas novidades.
E desde já, desejo um excelente 2011 e votos de sucesso para sua cidade.

Agradeço imensamente sua participação.
Abraços.
Atenciosamente,
Eduardo Andreassi
www.andreassifotos.com.br

helena

 postado: 29/1/2012 23:31:09editar

Eduardo parabens!Sempre ouvi muitas histórias ,contos e lendas sobre São Tomé infelizmente ainda não tive oportunidade de conhecer ,mas ainda vou porque sou mística e amo a natureza,não acredito em Papai Noel mas acredito em São Tome.Abraços

Cara Helena,
Muito obrigado pelas palavras.
Fui na primeira vez, na segunda....na quarta vez e sempre, sempre algo me surpreedeu.
A energia de lá, para quem se permite, é realmente algo que não tem explicação. Muito bom!
Ainda tento encontrar oportunidade de voltar e pautar com muito mais detalhes.
Aguarde novidades.
Abraços.

Atenciosamente,

Eduardo Andreassi

Fotógrafo
Fotojornalista
http://www.andreassifotos.com.br
http://www.eduardoandreassi.com
http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

|]]

SUELLEN

 postado: 4/6/2012 14:45:30editar

OI ADOREI SUA DICA FIQUEI APAIXONADA PELO O LUGAR SO DE LE O QUE VC ESCREVEU ,,VOCE ACHA SE EU FOR DE ONIBUS VOU APROVEITAR LA ...OU SO DA PARA IR DE CARRO
BEIJOS

Suellen, como vai?
De antemão, agradeço sua participação e suas palavras.
Olhe, creio que irá aproveitar bem as atrações no entorno de São Thomé. Já quanto à cachoeiras, grutas, terá que andar bastante.
Mas vi na ocasião alguém que fazia alguns passeios com turistas. Assim como vi muita gente indo na caminhada ou mesmo de carona.
Independente se consegue ver tudo ou não, programe-se, vá e tenho certeza que irá gostar.
E desde já convido a retornar aqui nesse espaço e registrar a sua opinião.

Suellen, divirta-se muito!
Beijos.
Eduardo Andreassi
http://www.eduardoandreassi.com
[[http://www.andreassifotos.com.br
http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br
|]]

Maria de Fátima

 postado: 2/7/2012 03:13:12editar

Vou a são tome daqui a 11 dias na esperança de sentir essa energia diferente,mas também de ter algum avistamento de ovnis,pois estudo ufologia e faço parte de um grupo ufológico.Há uns 20 anos atrás vi no programa do Goular de Andrade uma reportagem que falava das cavernas sem um fim e de avistamentos frequentes. Por isso pretendo fazer vigilia noturna e se tiver sorte conseguir registrar algum disco voador chegando ou saindo ou então um extraterrestre perdido por lá. Pelo menos esse é o motivo que me levará até lá.

Cara Maria,

Desde já agradeço sua participação e seu comentário. Espero que consiga mesmo sentir essa tal energia que cito. Cada um à sua maneira.
Quanto a essa caverna, creio que seja na ladeira do amendoim (consulte).
Pesquisei na época e obtive informações que um grupo militar teria tentado explorar mas que não foram muito longe.
Enfim, você vai ouvir muitas e muitas histórias e espero que aproveite bem.
Se desejar, retorne aqui e deixe o seu depoimento.
Um abraço!
Eduardo Andreassi
http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br
http://www.eduardoandreassi.com
http://www.andreassifotos.com.br

Márcio Figueiredo Brochado

 postado: 17/7/2012 11:36:55editar

Estive em São Tomé ao cair da tarde do dia 14 de julho/2012. Infelizmente não deu pra conhecer tudo de maravilhoso descrito aqui. Mas pude estar presente e assistir o por do sol. Muitas pessoas realmente aguardam o por este momento, que por sinal é muito lindo quando observado no alto das pedras. Tive oportunidade de tirar algumas fotos deste lugar maravilhoso e mistico, e certamente não deixei de registrar o por do sol. Fiquei maravilhado com a beleza natural ali presente, e com certeza pretendo voltar com mais tempo, para conhecer melhor este lugar maravilhoso.

Caro Márcio,
Realmente muitas pessoas esperam o pôr do sol como um espetáculo à parte ou mesmo "reverenciação", assim como faziam os Incas.
Creio que haverá mais oportunidades de você retornar a São Thomé e apreciar outras belezas.
No mais, agradeço sua participação.

Um abraço.
Eduardo Andreassi

Aline de Castro

 postado: 9/8/2012 22:07:38editar

Muito obrigada pelas dicas, fiquei realmente fascinada com seu relato! Estou indo pra lá amanhã! :)

Aline, como vai?
Então desejo uma boa viagem e espero que aproveite cada momento.
E desde já convido você a dar sua opinião sobre o local, as dicas e mais alguma novidade, caso tenha.

Boa viagem!!!
Abraços
Eduardo Andreassi
http://eduardoandreassi.com
http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

Claudia

 postado: 13/1/2013 09:51:58editar

A loja meia lua em São Thomé das Letras Mg, tem o dono da loja muito estupido e arrogante. Não tem paciencia com crianças e parece que esta fazendo um favor vendendo para os turistas. Cuidado turma, não entrem esta loja.

Claudia, como vai?

Por pouco seu comentário não chega em minhas mãos.
Por problemas no sistema do portal há muitos meses e pelo mesmo "sistema" ter identificado "palavras que consideraram ofensivas", quase vetaram. Confesso que não vi nada disso!

Vamos lá: é isso mesmo. O canal aqui, ao menos o meu, é para interagir e mostrar as verdades doa a quem doer. Sejam eles comerciantes, guias, editores ou donos de estabelecimentos.
Pelo que me lembro, até nas pousadas parecem que faziam um favor a nós turistas (eu, jornalista tb).
O comércio local idem. Percebi que o foco principal lá são jovens e muita bebida e afins.

Está registrada sim sua indignação. E sinta-se no direito de manifestar-se sempre que achar necessário.
Eu ao menos, irei aprovar o post para alertar a muitos outros interessados, ainda que não agrade a poucos que "manipulam" e vendem "ilusões" ao público.
Obrigado por participar.
Um abraço e vire a página.

Eduardo Andreassi
http://www.eduardoandreassi.com

Mariana

 postado: 6/2/2013 15:22:05editar

Olá, gostei muito das fotos e os comentários realmente parecem ser úteis para quem vai conhecer. Não conheço São Thomé, mas tenho muita vontade. Já ouvi falar que existem grandes dificuldades para quem vai de ônibus, pois as atrações ficam muito longe umas das outras. O que você acha? Dá pra aproveitar algumas coisas mesmo sem carro?

Marina, como vai?
Desde já agradeço seu contato elogios. Também fico grato que esteja participando.

Não existe uma divulgação mais profunda de São Thomé - relatando sua estrutura e atrações - tampouco há o interesse disso por parte dos Órgãos Responsáveis e interessados, sejam eles Prefeitura ou mesmo estabelecimentos. Foi o que eu percebi.
Pelo que presenciei e pelos relatos, ir de ônibus é um pouco mais trabalhoso. Desconheço se há conduções dentro da cidade.

As atrações que citei são longe sim. Tem que fazer uma bela caminhada. O maior problema é que se perde muito tempo dessa maneira. Se optar em ir, por exemplo, na Lareira do Amendoim (a pé ou carona) perde-se horas que seriam úteis para ver outros lugares.

Vi que muitos faziam o passeio a pé ou mesmo buscando caronas.
Aconselho a programar-se e antes de ir, buscar um mapa da região que mostre onde estão as atrações.
Surgindo mais dúvidas, me contate.
Um abraço
Eduardo Andreassi
www.eduardoandreassi.com

Lia

 postado: 17/2/2013 18:22:39editar

Parabéns pela matéria, fui algumas vezes a S. Thomé, e suas fotos ficaram maravilhosas!! Muito bem feita, ótimas descrições. Parecia até que você já tinha ido várias vezes pra lá.

Obrigado Lia.
Um abraço

Carla

 postado: 22/3/2013 11:40:00editar

Olá,
estou indo para lá em abril e já estou fascinada pelo lugar, ótima matéria a sua, tudo bem explicado e organizado, fotos lindas. Você sabe me dizer se essa piscina natural que existe no final da gruta do sobradinho é esta deste vídeo? http://www.youtube.com/watch?v=2dlgccz34gi

abç.|]] Obrigada!

Carla, tudo bem?

Obrigado pelas palavras de elogios e por participar.
Esse link do vídeo não esta disponível.

Não cheguei a postar a foto desse lago porque havia pessoas lá e eu teria que obter autorização, coisa e tal....

Pelo que lembro tem uma queda d'agua e é muito legal.
Disponha sempre ;)

Um abraço
Eduardo Andreassi

Maria Isabel

 postado: 22/4/2013 22:26:24editar

Quero ir para São Tomé das Letras e gostaria de saber se vocês tem endereço de excursão que saia de Praia Grande SP

Maria, como vai?
Desconheço quaisquer excursões para São Thomé.
O que percebo são pessoas formando grupos e eles mesmo organizando excursões.
Espero ter ajudado.

Um abraço,
Eduardo Andreassi -
www.eduardoandreassi.com

CLAUDIA F

 postado: 18/5/2013 16:33:32editar

OLÁ EDUARDO ,ESTIVE AGORA EM MARÇO EM S.TOMÉ DAS LETRAS,FOI UM SONHO EU E MINHAS AMIGAS FOMOS DE CARRO.NOS HOSPEDAMOS NA POUSADA DAS LETRAS\FERNANDA,UMA GRAÇA O ATENDIMENTO,AS PESSOAS DA CIDADE TAMBEM ,MAIS O MELHOR FICOU POR CONTA DA NATUREZA,QUE NOS RECEBEU LINDA E AMOROSA ,GENTE VCS PRECISAM SENTIR A ENERGIA QUE VEM DAQUELA CIDADE EDE OUTRO MUNDO IREMOS VOLTAR LÁ SE DEUS QUISER,FIZEMOS ÓTIMAS AMIZADES UM ABRAÇO

Forte Abraço e obrigado pela participação, Claudia.
Att,

Eduardo Andreassi

Alexandre Schirmer

 postado: 2/7/2013 19:22:30editar

Ola meu amigo Eduardo;sou de lavras proximo a São Thome 70km ,quando eu quero carregar minhas baterias eu sempre vou para lá!pelo menos em 2 em 2 meses la e um lugar otimo,e Parabéns pelo trabalho ki vc esta fazendo Sucesso!Abraç!

Caro Alexandre,
Como vai?

Fico grato pelas palavras de elogio, que são um estímulo, e por ter participado.
Realmente São Thomé é um local e tanto para resgatar as energias.
Aproveito a ocasião e convido-o a visualizar outras matérias e notas que publico, onde cito muitos outros locais e assuntos.
No mais, mais uma vez obrigado.
Forte abraço,
Eduardo Andreassi

Maria Elvira

 postado: 4/9/2013 15:37:04editar

um sonho que acho que vai ser realizado conhecer esse lugar encantado , obrigado pelas dicas

Espero que aproveite mesmo, Maria Elvira.
Muito obrigado pela sua participação.

Att,
Eduardo Andreassi

julio cesar faria

 postado: 22/10/2013 21:22:22editar

caro amigo,pretendo ir p sao tmé ainda esse ano,abçs

Como vai Julio?

Espero que aproveite bem o local.
Um abraço,
Eduardo Andreassi
http://www.eduardoandreassi.com

Alex

 postado: 27/10/2013 14:05:33editar

boa tarde galera, quero conhecer a cidade de sao tomé das letras, pode me recomendar alguma pousada boa pra um casal?? me manda um e-mail admedeiros1@gmail.com.

Respondido.

Abs

Claudia

 postado: 11/2/2014 12:57:37editar

Quando tirei minha carta a primeira viagem que eu fiz com meu carro foi a São Tomé das Letras,lugar incrível e inesquecível,e isso foi a mais de vinte anos atras,e sempre quando eu vou ainda conheço lugares maravilhosos,um outro lugar que indico que eu tambem acho maravilhoso e pouco conhecido é Carrancas,poucas horas depois de São Tomé.
Bjs e parabens boas fotos

Como vai Claudia?

Desde já agradeço sua participação.
Realmente S.Thomé é lindo, enigmático e indico para os que não conhecem, visitarem a cidade.
Já Carrancas, fiz o percurso por terra, porém não fiz a matéria.
Obrigado pelas palavras de elogios e espero que participe sempre.
Um abraço,
Eduardo Andreassi

Jornalismo/Fotografia/Comunicação

www.andreassifotos.com.br

www.eduardoandreassi.com

http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

http://www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi|]]

cristiano

 postado: 28/2/2014 08:53:32editar

ola gostei muito da matéria,e gostaria de saber se da pra levar a família?pois tenho um filho de 5 anos e gostaria muito de leva ele pra desfrutar dessa beleza natural!!vai ser nossa primeira ida a São Thomé e pretendo curti o máximo com a família....

Olá, como vai?
Peço desculpas pela demora em responder mas estive fora pautando o carnaval em PE. Pode ser fotos no Portal Terra, se desejar.

Em minha opinião pode e deve levar seu filho. Apenas existem locais como a Pedra da Bruxa que não aconselho a subir com ele. Atenção redobrada com as pedras de lá, pois escorregam. O resto, é tranquilo e lindo!

Se necessitar de mais dicas, me acione.
E obrigado por sua participação, caro Cristiano.

Um abraço,
Eduardo Andreassi

Jornalismo/Fotografia/Comunicação

www.andreassifotos.com.br

www.eduardoandreassi.com

http://www.webventure.com.br/home/conteudo/colunistas/colunista/id/65

http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br|]]

Dani

 postado: 4/3/2014 19:46:20editar

Parabéns pela sua abordagem e pelas fotos!! Já pretendia conhecer a cidade ( quem sabe até morar lá um dia, rs), e depois deste relato a vontade aumentou mais ainda. Tudo indica que irei só, caso não encontre companhia. Qual é o melhor trajeto pra quem sai do Nordeste (Sergipe)? Acho tão distante, de ônibus seria muito cansativa e demorada a viagem. Penso em ir de avião. Qual é o aeroporto mais próximo de São Thomé das Letras? Aceito sugestões.
Um abraço

Dani, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder mas estive fora pautando o carnaval em PE. Pode ser fotos no Portal Terra, se desejar.

Estou com uma pauta para retornar a São Thomé e quem sabe nos encontramos por lá. ;)

Creio que o aeroporto de Belo Horizonte é o mais próximo. Depois, ônibus para Extrema, se não estou enganado. De lá, outro para STLetras.
Se necessitar de mais dicas, me acione.
E obrigado por sua participação e elogios.

Um abraço,
Eduardo Andreassi

Jornalismo/Fotografia/Comunicação

www.andreassifotos.com.br

www.eduardoandreassi.com

http://www.webventure.com.br/home/conteudo/colunistas/colunista/id/65

http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br|]]

Alessandro

 postado: 13/4/2014 08:36:12editar

sao tome tudo de bom

 

regina

 postado: 23/6/2014 12:18:10editar

Oi td bem eu amo São Thomé das Letras fui com meu amor em dezembro e vivi a melhor coisa do mundo belas cachoeiras grutas calor cerveja gente boa da paz lugar e viagem inesquecivel eu recomendo e pretendo voltar em breve.

Olá Regina, como vai?

Obrigado por sua participação e depoimento, onde citou o que mais lhe agradou.
Desde já a convido a ver, participar e compartilhar outras reportagens nos sites abaixo.

Um abraço,

Eduardo Andreassi

Jornalismo/Fotografia/Comunicação

www.andreassifotos.com.br

www.eduardoandreassi.com

UOL: http://www.webventure.com.br/home/conteudo/colunistas/colunista/id/65

uol:|]] http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

w.s.c.

 postado: 3/8/2014 13:44:42editar

Olá, gostei muito das dicas e fotos, parabens. Estou no Amazonas e vou passar cinco dias em Minas, agora em setembro. Pouco tempo para conhecer tudo, por isso busquei na internet uma cidade diferente e especial, e me deparei com seu relato. Não tenho mais dúvida, é pra que eu que vou. Minha dúvida agora é apenas com relação à segurança. Pretendo alugar um carro em BH e seguir pela estrada. Sabe se há perigo de assalto, acidente (além do normal em qualquer estrada)?

Caro Wagner,

De antemão agradeço sua participação e elogios.
Até onde eu sei, irá pela rodovia Fernão Dias e desconheço qualquer tipo de problema desse gênero.
Evidente que acidentes ocorrem em qualquer lugar do mundo, mas é só ficar na ofensiva e apreciar as paisagens.
Mantenha prudência ao volante e divirta-se, sem pressa para chegar.

Um abraço,
Eduardo Andreassi
Jornalismo/Fotografia/Comunicação
www.andreassifotos.com.br
www.eduardoandreassi.com
UOL: http://www.webventure.com.br/home/conteudo/colunistas/colunista/id/65
uol:
http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br

Ana Martins

 postado: 4/9/2014 09:22:45editar

Já agradeço de antemão, já sei para onde vou nas férias.
=D

Várias dicas bacanas.

Obrigado Ana e divirta-se bastante.
;)

Um abraço,
Jornalismo/Fotografia/Comunicação
http://www.andreassifotos.com.br
http://www.eduardoandreassi.com
UOL: http://www.webventure.com.br/home/conteudo/colunistas/colunista/id/65
uol:
http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br
facebook:
https://www.facebook.com/eduandreassi


 

Últimos boletins

Veja também

Inhotim, MG - Um espaço que reserva muitas surpresas agradáveis.== Pantanal. As maravilhas de uma natureza selvagem ==

 

editar    editar    editar    4.386 visitas    46 comentários