As Serras Verdes do Sul de Minas - Confira dicas de viagem.

Confira opções de viagem para curtir os finais de semana e feriados em locais pouco conhecidos - Veja Fotos

  
  
Borda da Mata

Nessa viagem, meu objetivo era conhecer lugares diferentes, fugindo um pouco da mesmice dos locais mais badalados . Novas paisagens e muito verde .

Não foi uma rota planejada. Ela foi sendo traçada no caminho, como os antigos bandeirantes o faziam. Ecoturismo de verdade!

Saindo de São Paulo já de noite, meu único rumo definido era a Rodovia Fernão Dias.
Utilizando mapas e GPS fui traçando meu destino e claro, sempre pedindo informações nas paradas durante o percurso.

Situado aproximadamente 250 km de São Paulo , passei por Pouso Alegre e desloquei-me por dentro da região.
Foi assim que cheguei a Tocos do Moji.

Um dos melhores climas do Brasil

Começou aqui o caminho para as Serras Verdes.

Santo Antonio do Pinhal
Tocos do Moji

Pouco explorada e com poucas pousadas, inclusive moradores até desconhecem a existência de alguma, convém reservar com antecedência as reservas de hospedagens.

Tocos do Moji

Tocos do Moji

Cidade nova, com cerca de 3500 habitantes, vive da pecuária e agricultura, mais voltada à produção de morangos.
Clima agradável e propicio para quem quer fugir do stress e caos de cidades já exploradas, tanto no quesito movimento quanto nos preços.
População local muito hospitaleira e fica fácil fazer amizade e conseguir informações.

Como em toda cidade pequena e inexplorada, além de se prevenir com hospedagens, a alimentação pode ser feita optando-se por compras no mercado que há na pequena e linda praça, ou buscando pequenos restaurantes, com típica comida caseira feita na hora.

Tocos do Moji
Tocos do Moji

Infelizmente, estamos engatinhando ainda em nossa cultura quanto à exploração consciente e divulgação desses lugares maravilhosos, pois se já não é explorado e restrito para poucos de maneira gananciosa, o Governo e empresários não colaboram de alguma forma com incentivo ao Ecoturismo nessas regiões, seja POR FALTA DE VERBA E OPORTUNIDADES, OU FALTA DE INFORMAÇÕES, o que alavancaria e muito a economia local.

Indo para Borda da Mata
Indo para Borda da Mata
Indo para Borda da Mata
Indo para Borda da Mata

Seguindo por trechos de terra, voltei a Borda da Mata, uma cidade relativamente grande, com eventos durante o ano todo e tem como destaques naturais e Ecológicos, as suas cachoeiras.

Agências de bancos, hotéis, pousadas, correios e outros, oferecem ao viajante uma opção a mais, sem deixar de lado o sabor de uma cidade calma, povo hospitaleiro e atrações como as cachoeiras.

A Cachoeira Ponte da Pedra fica bem ao lado da estrada principal que liga Borda da Mata e Tocos do Moji, exatamente no ponto da divisa. Na ocasião, estava sendo construída uma estrutura para acampamento e chalés para temporada .

Mais informações sobre os eventos realizados durante o ano você pode encontrar no site da Prefeitura de Borda da Mata.

Borda da Mata
Borda da Mata
Borda da Mata
Entrada de Bom Repouso

A simplicidade me fascina. Nada de pressa, de horários, de telefones tocando, de pessoas se atropelando. Aprendemos que ainda é possível viver bem e sem correrias.

Meu próximo destino, sempre apreciando a riqueza de belas paisagens, foi a cidade de Bom Repouso.

Região de passagem de muitos Romeiros, lá se encontra a imagem de Nossa Senhora das Graças, com seus mais de 20 metros de altura.

Nossa Senhora das Graças
Bom Repouso
Bom Repouso
Bom Repouso

E continuei caminhando pelas estradas de terra rumo a Pouso Alegre.

Saindo pela MG-290, estrada de pista simples, mas em boas condições e tráfego calmo, meu sentido foi ir a Pouso Alegre e de lá, depois eu iria resolver para onde ir.

Decidi ir por dentro até Santo Antonio do Pinhal, para uma breve passagem e daí sim, retornar a São Paulo.

Saindo de Borda da Mata e indo no sentido de Pouso Alegre, inúmeras confecções de camisetas, tapetes, malhas em geral eram vistas pelo caminho. E muitas, mas muitas confecções de pijamas!

Boa dica para quem quer conhecer a cidade e trabalha com malhas, pois me deparei com peças realmente de qualidade.

Já em Pouso Alegre, optei por atravessar a Fernão Dias (aliás, excelente trabalho de manutenção da concessionária OHL!), pegar a rodovia MG-173 e ir passando pelas cidades de Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, sentido Paraisópolis, até São Bento do Sapucaí.

São cidades pequenas, acolhedoras, receptivas, mas por serem cidades de passagem de turistas e romeiros, é ideal para quem quer simplicidade e descanso, além de oferecerem belos atrativos naturais e estarem relativamente perto de Campos do Jordão e cidades que citei até então.

Em Sapucaí Mirim , a próxima cidade, foi a que achei mais propícia para me hospedar, e optei pela Pousada Florada da Serra.

Pousada
Visão da Pousada

Percebe-se claramente que essas cidades, inclusive Sapucaí Mirim, são uma ótima opção tanto para quem quer um lugar tranquilo para viver, quanto para quem busca explorar a região e o turismo Ecológico.

Turismo esse ainda inexplorado. Sua localização facilita e muito o deslocamento para cidades vizinhas, que possuem mais recursos e estrutura de acomodação e comércio.

A exploração no quesito acomodações e refeição ainda não chegaram por lá e isso é ponto a favor para a hospedagem, alimentação e passeio.

Sua vizinha, São Bento do Sapucaí é um espetáculo de beleza e estrutura.

Ideal também para a prática de esportes e para os amantes de paz e Ecoturismo, que vão para lá se deliciar na famosa Pedra do Baú.

Pedra do Baú

A Região da Pedra do Baú possui uma rampa natural para decolagem de Asa Delta e Paraglider - condições necessárias para a prática dessa modalidade - sendo frequentada por inúmeras pessoas.

Pedra do Baú
Pedra do Baú
Pôr do Sol na região

Pela SP-050, já no Estado de SP, o destino era uma breve passagem por Campos do Jordão e depois Santo Antonio do Pinhal, já que o feriado estava no fim.

Entrei em Campos de Jordão por um acesso não muito conhecido pelos turistas, onde a habitação desenfreada dos moradores carentes já ocupou o seu lugar.E saí pelo portal da mesma, onde é mostrado nos cartões postais da cidade.

Campos do Jordão
Campos do Jordão
Campos do Jordão
Campos do Jordão

Campos do Jordão é linda. Cidade muito bem estruturada, em hotelaria, gastronomia, passeios e famosa pelo seu festival de inverno.

Mas com um pouco de incentivo ao Ecoturismo e viagens, faz com que o brasileiro - o paulista mais precisamente nesse caso - procure outros lugares e indicações.

Ainda assim, vale a pena conhecer.

Finalmente, uma breve passagem em Santo Antonio do Pinhal, onde se localiza uma antiga estação ferroviária, que já foi palco de muitas e muitas histórias na região e que foi referência de um Brasil que já ficou no passado.

Evidente que é apenas a porta de entrada da cidade, mas ainda é necessário desbravar e descobrir um pouco mais dessa maravilhosa cidade, assim como sua história, seu comércio e seus pontos turísticos.

Estação de Trem- Foto selecionada pela National Geographic
Estação de Trem -

A grande vantagem desses lugares visitados é que se hospeda com facilidade, tem belíssimos atrativos naturais e não explorados, tanto no quesito ambiente como em preços, e suas cidades são relativamente próximas uma das outras, o que nos dá a vantagem de nos hospedar em uma cidade qualquer e sair para se aventurar.


Dicas de viagem para curtir outros lugares

Outros tantos lugares, acessíveis a todas as classes sociais e relativamente próximo de onde você mora, podem ser visualizados nas inúmeras reportagens feitas, como por exemplo, Monte Verde, Penedo Visconde de Mauá,cidades Históricas de Minas Gerais, Inhotim (próximo a Belo Horizonte), São Thomé das Letras, Peruíbe, Bonito (MS), Santos, Deserto do Jalapão, o majestoso Arquipélago de Fernando de Noronha, assim como parques maravilhosos e convidativos.


Parceria e Apoio


• Seja um franqueado. Consulte

• Mundo Cheff - Loja especializada no segmento de cozinha e lazer com grande variedade de produtos entre artigos de decoração, utensílios, eletroportáteis.

Missão: OFERECER a melhor EXPERIÊNCIA de compras para o cliente, onde ele estiver, garantindo EXCELÊNCIA na qualidade de produtos e ATENDIMENTO.

empresa verdadeiramente MULTICANAL, reconhecida como a melhor opção para os clientes, pela QUALIDADE de nossos produtos e nossa forma de RELACIONAMENTO

1. Impressionar os nossos clientes, internos e externos
2. Agir com integridade
3. Promover orgulho, entusiasmo e espírito de equipe dentro da nossa organização
4. Incentivar e premiar a inovação, a criatividade e a tomada de riscos
5. Contribuir e apoiar o crescimento pessoal e profissional dos indivíduos.
6. Esforce-se para melhorar continuamente a forma como operamos nosso negócio

Atende em todo o Brasil.
• Loja
SAC: (11) 4301-5277
Site: www.mundocheff.com.br
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 510 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05420-000


• Editora Photos

• Photo Magazine

Distâncias e Serviços

Consulte dentro de cada ícone negritado ou no site Oficial de sua cidade


Consulte serviços jornalísticos, fotográficos e Banco de Imagens


Eduardo Andreassi
Jornalismo| Fotografia| Comunicação
Contato: edu_andreassi@hotmail.com
Sites :
www.eduardoandreassi.com
www.andreassifotos.com.br

Copyright 2015 - Eduardo Andreassi - Todos os direitos reservados
Todas as fotos deste álbum virtual estão protegidas pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das minhas imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e autorização.

  
  

Publicado por em

Jean Carlos de Andrade

Jean Carlos de Andrade

26/11/2013 11:39:40
Olá, parabéns pela matéria, gostei muito e deixo aqui para vocês uma dica de livro muito boa, sobre a as histórias e lendas da cidade de Bom Repouso MG, fatos marcantes e engraçados de uma cidadezinha do Interior de Minas, Livro "Viver em Bom Repouso". Neste Link:
https://clubedeautores.com.br/book/40449--Viver_em_Bom_Repouso#.UpSkSFRTvIU

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Jean. Fica aqui sua dica. Um abraço, Como vai Juninho? Quem sabe em alguma outra ocasião eu consigo reportar essas cachoeiras. Obrigado por sua participação. Um abraço, Eduardo Andreassi Jornalismo/Fotografia/Comunicação www.andreassifotos.com.br www.eduardoandreassi.com [[http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br http://www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi|]]
Juninho

Juninho

24/11/2013 11:29:47
Legal a Matéria, Tócos do Moji tem lindas cachoeiras e muito verde é uma cidade simpática.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Como vai Juninho? Quem sabe em alguma outra ocasião eu consigo reportar essas cachoeiras. Obrigado por sua participação. Um abraço, Eduardo Andreassi Jornalismo/Fotografia/Comunicação www.andreassifotos.com.br www.eduardoandreassi.com [[http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br http://www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi|]]
Vanuza

Vanuza

16/11/2013 23:40:27
Olá, Eduardo!
Que belíssimas imagens!!
Adorei seu trabalho, parabéns pelas imagens e todo o conteúdo!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cara Vanuza, Como vai? Obrigado peço comentário e palavras que soam como incentivo. Um abraço, Eduardo Andreassi Necessita de fotógrafo para cobertura de eventos, shows, festas, workshop e outros? Consulte Eduardo Andreassi Sites: Jornalismo/Fotografia/Comunicação www.andreassifotos.com.br www.eduardoandreassi.com [[http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br http://www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi e-mail:|]] edu_andreassi@hotmail.co
Christiane

Christiane

14/11/2013 13:05:40
Olá, Eduardo
Não canso de elogiar seu trabalho..adorei esta matéria e as fotos, nem se fala...amei a foto da Nossa Senhora das Graças, sem falar nas demais...principalmente preto e branco...adorei, que lugar fantástico..
Parabéns pelo belo projeto..
bjs

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Ola Chris, como vai? Obrigado. Essa em PB saiu na National Geographic. Em breve, se depender de mim, trarei mais matérias. Um beijo, Eduardo Andreassi Jornalismo/Fotografia/Comunicação www.andreassifotos.com.br www.eduardoandreassi.com [[http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br http://www.webventure.com.br/blogeduardoandreassi|]]
Reginaldo machado rocha

Reginaldo machado rocha

06/12/2012 15:12:43
MEU NOME É REGINALDO MACHADO ROCHA, tenho 54 anos e moro em Goiânia. Tenho grande vontade em conhecer o SUL DE MINAS, com intenção de conhecer serras, cachoeiras, muita água, cidade tranquila e acolhedora, com preços de hospedagem baixos, preferencialmente em pousadas. Pretendo viajar de carro, provavelmente em FEVEREIRO/2012, juntamente com minha esposa.

Necessito de sua ajuda.

Antecipadamente agradeço

REGINALDO MACHADO ROCHA
62-3942-2753 - 8137-9595

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Caro Reginaldo, como vai? O que estiver ao meu alcançe para que realize sua viagem, o farei. Você e sua esposa podem fazer esse roteiro (já que tem detalhes) e ir para o local que for mais conveniente. Sugiro entre todos citados, Santo Antonio do Pinhal, Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí. Porém, quanto a preços e atrativos, eu mesmo tive dificuldades em pautar. Passoua impressão que não havia interesses, assim como em muitos outros lugares que fui no Brasil Entre nos links de hospedagens e averigue, entrando em contato com os mesmos. Peça fotos atuais das acomodações, sempre que for a qualquer lugar. Outro local maravilhoso, com cachoeira que pautei mas não publiquei, foi Aiuruoca ([[http://blogs.estadao.com.br/viagem/os-trunfos-da-pacata-aiuruoca/). obtei|]] por postar no Estado de S.Paulo (versão net e impressa), pois deram mais ênfase. Porém, informe-se do mesmo modo quanto a estrutura e se optar por esse local, vá a Matutu! Necessitando de mais informações, me contate.
Tereza

Tereza

19/04/2012 14:48:33
Eu nasci em Borda da Mata. Realmente um lugar lindo.
More lá por algum tempo e voce vera que o povo não é assim tão hospitaleiro.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Cara Tereza, como vai? Como estive de passagem, sem me identificar e conforme o relato, procurando lugar para ficar, foi tudo muito rápido. Talvez por eu ser "turista", conversando e gastando, tive sorte. Mas gostei do pessoal sim. No entanto, fica registrada sua opinião, que será útil para alguém, em algum lugar, um dia... Um abraço. Eduardo Andreassi www.eduardoandreassi.com www.andreassifotos.com.br [[http://eduardoandreassi.ecoviagem.com.br |]]
Diego Moraes

Diego Moraes

17/05/2010 20:10:48
Eu Sô De Sapucai Mirim,Voçe se hospedou na pousada florada da Serra,e achou a paisagen linda né??
É q voçe ñ foi para o Bairro do juncal,visitar a Pedra q dá nome ao bairro,a Pedra do Campestre no bairro Currupira lá voçe ía ficá sem ar,a Vista é Fáscinate,fora de sério mais bonita do mundo,um clima propicio pra tudo pra se encantá em familia...abraço...

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Boa sugestão. Quem sabe da próxima vez, mesmo indo a trabalho, eu tenha a oportunidade de ver toda essa beleza. Obrigado pela participaão. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Vladimir Koenig

Vladimir Koenig

31/03/2010 14:25:13
Andreassi: - Boa tarde. Estou na fase de pesquisa porque não aguento mais megalópoles: - brasileiras, de Oiapoque ao Chuí; europeias, de Lisboa a Vladivostok; nas Américas, do Alaska à Terra do Fogo e Africanas,de Fez a Capetown. Sou professor de física nuclear aposentado e quero morar numa cidadezinha que tenha uma única rua com o larguinho no final e um coreto, a igreja e a casa do padre, a delegacia e a casa do delegado, a casa do médico e e o pronto socorro, uma agência do banco e Casas Pernambucanas. Ah! Ah! Ah! Quero comprar uma casinha e descanso. O Amigo, como profissional de fotografia, possui bom gosto, pode ajudar a este desconhecido. É um pedido sério ! Prefiro Sul de Minas onde a mente do povo ainda não foi "contaminada", pelas carioquices e sãopaulistices. Você me ajuda ? Obrigado ! Feliz Páscoa.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Sr. Koening, como vai? Ajudo, lógico. Sugiro que, despretenciosamente, vá conhecendo algumas cidades. Talvez, se identifique com alguma e por lá queira ficar. Particularmente, adoro MG e conheço um pouco do Sul do Estado. Em todas as cidades, haverá os prós e contras, pois essa tal "modernidade" está chegando e trazendo soluções e problemas, das quais esses últimos não existiam, rs. Conhece a região de Arceburgo,Guaranésia,Guaxupé? Eis uma dica dentre muitas outras... E Monte Verde? Sapucaí-Mirim? Tocos do Moji? Pode me acessar e iremos conversando, se assim desejar. Abraços Eduardo Andreassi
Benedito Rodrigues Coutinho

Benedito Rodrigues Coutinho

22/01/2010 21:36:28
Olá.
, turma de (Entradas e bandeiras.) Gostei de ve-los viajando por essas paragens lindas que tive a oportunidade de conhecer algumas. Acho que preciso me esmerar mais nas visitas, pois em Santo Antonio do Pinhal não me lembro dessa foto da estação ferroviária. Parabenizo a todos, que estão mostrando a nós as cidades que nem imaginamos como são. Um grande abraço do Coutinho.(Arujá-SP)

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Benedito, como vai? Grato pelo elogio e está ai mais um motivo para conhecer essas lindas regiões e relembrar da estação, ainda que desativada (infelizmente) Abraços Eduardo Andreassi Fotógrafo
Cleber Dantas

Cleber Dantas

26/11/2009 21:56:36
Eduardo admirei vosso espirito aventureiro,vosso profissionalismo fotografico aliados a teus olhos de aguia mediante tamanha beleza nas terras de Minas. Nos brinde sempre com mais reportagens

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Muitíssimo obrigado pelos elogios e procurarei sempre melhorar em cada matéria e principalmente, nas fotos, coisa que faço com amor, e muita atenção e sensibilidade. Agradeço também por ter gostado e por sua participação. Qualquer coisa, pode opnar e te convido a ver as demais fotos dos outros lugares que fui e acompanhar outros que ainda espero que eu vá. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Alfredo oliveira alves

Alfredo oliveira alves

17/11/2009 08:25:35
rapaz, kbon vc existir, são otimas suas reportagens, faltaram extrema no começo da viagem, divisa sp mg e gonçalves, aliás, vc passou por la, continue seu trabalho, parabens, abraços, alfredo

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Alfredo e espero que continue acompanhando e gostando. Sim, passei perto, mas como era uma viagem sem destino mesmo, fui aonde o vento me levava, rs. Grato e divulgue para os amigos, pois terá mais novidades em breve. E vide outras colunas minhas. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Fenelon Mossmann

Fenelon Mossmann

16/11/2009 18:35:57
Eduardo, boa noite!
Elogiar seu trabalho seria uma redundancia. Lógicamente qdo realizamos nosso trabalho, é sempre bom recebermos elogios. Faz muito bem ao ego. No entanto, chegamos tarde e já disseram tudo. É a primeira vez que visitamos o seu site e endossamos o que já foi dito.
Parabéns!!!!
Um forte abraço,

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá, como vai Fenelon? Muito obrigado por estar apreciando e espero que continue acompanhando, gostando e interagindo. Será um prazer!!! Realmente faço para vocês, leitores. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Anaiza

Anaiza

15/11/2009 19:59:04
Boa noite André!
Como sempre você com este olhar sensível, ao ver as fotos me faz sentir como se estivesse lá com você.
Adoro a maneira como conduz esta matéria, e as fotos são lindas principalmente as tiradas em preto e branco.
PARABÉNS!!!
Abraços e até a próxima.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Boa Noite Anaiza, como vai? Muito legal sua participação e vejo que acompanha mesmo. E obrigado por tudo isso!!! Minha intenção não é só mostrar o lugar e fotos, mas sim, fazer com que você "viage" até o lugar. Abração Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Glória Drummond

Glória Drummond

15/11/2009 16:54:12
Matéria excelente. Só faltou uma ida e osiderações sobre Monte Verde, paRA ONDE pretendo morar.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Glória, como vai/ Obrigado pelo elogio e Monte Verde e matéria para um futuro bem próximo. mas te convido a ver alguns releases em meus site sobre lá, ok? [[http://www.andreassifotos.com/page_36.html abraços eduardo|]] Andreassi www.andreassifotos.com.br
ZULMIRA LINHARES

ZULMIRA LINHARES

15/11/2009 15:40:48
BORDA DA MATA, REALMENTE , SIMPLICIDADE E TRANQUILIDADE SEMPRE ME FASCINARAM, DÁ VONTADE DE MUDAR PRA LÁ,E MORO EM UM LUGAR BEM TRANQUILO TIRADENTESMG.PENSANDO BEM ACHO QUE A CIDADE NÃO DEVE MUDAR EM NADA.DEIXE-A QUETINHA LÁ SE NÃO O TURISMO TOMA CONTA E COM CERTEZA ALGUMA COISA VAI MUDAR. ABRAÇOS.ZULMIRA

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Zulmira, tudo bem? Bem organizado, com cultura e preservação, dá sim para ser visitado, sem ser explorado. Obrigado pela sua participação, ok? desde já te convido a ver outras colunas e divulgar e Tiradentes, está dentro dos meus planos de viagens. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
João

João

14/11/2009 11:06:10
Poxa, q bacana está o site!! sou aqui do rio g. do norte e sou apaixonado por Minas Gerais... Quem me dera conhecer esta região de cachoeiras... ah!! mas quem sabe um dia. Por favor, continuem a mandar novidades , e quem quizer trocar informações comigo sobre as belezas do meu estado, estejam a vontade. Muita paz e saúde pra todos nós, João Hortencio Sobrinho.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá João, como vai? Seu Estado tem outras maravilhas que encantam os olhos de qualquer pessoa e um dia, irei conhecer, assim como você possivelmente irá também conhecer essas regiões de cachoeiras, que não ficam somente em MG. Muito obrigado por estar acompanhando, visite minhas outras colunas e verá outras belezas naturais e grato pelo elogio. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Genny F

Genny F

11/11/2009 10:53:08
Interessante o seu trabalho pois, você divulga cidades que jamais alguém pensaria em incluir no roteiro de férias. De fato, dentre as cidades mencionadas, só conheço Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, onde impera o verde e muito ar puro.
Parabéns!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Genny, por acompanhar e pelos elogios. Espero que continue gostando e convido você a ver minhas outras colunas e divulgar entre os amigos. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Junior

Junior

11/11/2009 10:51:34
Deveria ter vindo até Brazópolis onde passa o caminho da fé e de Frei Galvão.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Junior, como vai? Pois é, como disse, foi viagem sem rumo e me faltou mais tempo para conhecer e explorar outros lugares. Muitos desses ainda desconhecidos na mídia. Obrigado pela indicação e por estar acompanhando e desde já convido-o a ver e divulgar minhas outras colunas. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com
Jeannette Campos

Jeannette Campos

10/11/2009 15:09:48
Eduardo,conheci algumas cidades do sul de Minas,mas Tocos do Mogi,não cheguei a conhecer.Cidade muito simpatica e transmitindo paz,que é o que mais precisamos hoje em dia,ainda mais, quem mora em cidade grande,meu caso.As fotos como sempre lindas.Abraços Jeannette

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Em tempo, estando naquela região que descrevi, fica extremamente fácil se deslocar e o melhor: o contato com a natureza e a simplicidade das pessoas. Experimente se tiver oportunidade. Abraço Eduardo
Jeannette Campos

Jeannette Campos

10/11/2009 15:07:50
Eduardo,conheci algumas cidades do sul de Minas,mas Tocos do Mogi,não cheguei a conhecer.Cidade muito simpatica e transmitindo paz,que é o que mais precisamos hoje em dia,ainda mais, quem mora em cidade grande,meu caso.As fotos como sempre lindas.Abraços Jeannette

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Pois é Jeannette, enquanto isso não acontece o jeito é buscarmos aonde esta a tranquilidade que desejamos e onde nos identificamos mais. Por essas e outras que na maioria das vezes, deixo as imagens (fotos) falarem por si só. Abraço e obrigado! Eduardo
Pedro A. Silva

Pedro A. Silva

10/11/2009 01:03:44
Parabéns Eduardo pelo inusitado passeio!Você através da magia dos seus clickes nos transporta aos encantos de MG.Dá vontade de ir em busca de tudo isso,ou até melhor, passar uma temporada ecológica e sonhar com um mundo menos poluído e sem violência. Um abraço.

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Pedro, como vai? Pelo visto anda mesmo acompanhando minhas colunas e gostando, não? Muitíssimo obrigado por isso!!! Faço-as para vocês! Por ser tudo isso que você disse e buscando lugares com sossego, tanto no espaço físico quanto na busca de nossa paz interior, que faço e relato tudo isso à vocês. Procuro dar o máximo de detalhes e até divulgar sim o local, que infelizmente na maioria das vezes, não dá o devido valor. (prefeituras) Até tento avisar os orgãos competentes, mas em vão... Por isso conto comigo mesmo e vou em busca desses paraísos, sempre deixando tudo registrado da maneira que faço melhor. Em fotografias!!! Agradeço novamente sua participação e espero que consiga um dia se permitir a fazer uma viagem dessas, sem rumo, sem pressa, sem horários. Forte abraço Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Vlademir souza

Vlademir souza

09/11/2009 13:54:58
Olá boa tarde! Parabens por mais esse trabalho magnifico , lugares maravilhosos esses pelos quais passou e pode nos mostrar um pouco dessas maravilhas!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Vlademir, como vai? Muito obrigado e espero que continue apreciando. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Ivan

Ivan

09/11/2009 10:18:38
Eduardo,
Vc não viu nem 10% experimente de Pouso a alegre até Itajuba por terra depois de Pirangussu(MG) até Campos, depois passando pela estrada que liga Campos a SBento (Campista) ir até Luminosa(MG), Brasopolis(MG) (Observatário Nacional, não é atoa que vc viu um ceu assim)depois pode ir de Sbento a Monte Verde, passando perto de Gonçalves, na Terra Fria, Juncal.
Vc terá tantas opções quem vai precisar de muito mais tempo e tb de um 4X4 mas pode ter certeza vc vai ficar encantado com tanta beleza.
Se preferir passe antes em SBento e damos todas as dicas e roteiros, daqui dá para fazer passeios maravilhosos.
Abraços.

Abços

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado pelas dicas e por estar acompanhando, Ivan. Só sabia que tinha um observatorio, e não é a toa que esta lá. Nunca vi um ceú como esse. Nunca tinha visto a Via Láctea a olho nu!!!! Como você disse, vou precisar de muito mais tempo e tenho a intenção mesmo de explorar e divulgar a região. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Maria

Maria

07/11/2009 22:46:11
Adoorei suas fotos, seus comentarios....Realmente fascinante. Amo suas matérias, quero muito fazer essa viagem, vou imprimir todas as suas dicas, pois, existem muitas cidades com pouca divulgação e que são maravilhosas. Eh otimo ter vc, vc vai primeiro, na frente e depois conta tudo pra gente e mto bem contado neh. Bjs e parabens....

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado por estar gostando e tenho certeza esta acompanhando. Sim, vou nos lugares, exploro mesmo como um visitante, busco lugares diferentes, e relato em 1 pessoa para os leitores, como você, no intuito de informar locais bacanas de serem visitados. A intenção é você "viajar" comigo no relato e interagir, como esta fazendo agora. Continue acompanhando. Em breve, mais novidades e qualquer coisa, pode perguntar. Divulgue!!! Beijos Eduardo www.andreassifotos.com
Grazi

Grazi

07/11/2009 14:17:28
Oi Eduardo!
Nossa adorei sua coluna... adoro essas cidades do interior, geralmente elas são muito mais hospitaleiras do que várias cidades turísticas... Que região linda heim!!! Parabéns!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Oi Grazi, tudo bem? Percebo que realmente anda acompanhando as novidades e achando legal, não? Ótimo!!!! Realmente, como eu disse, a simplicidade desses lugares, me fascina. Adoro isso e vejo que pessoas como você também gostam. E obrigado estar gostando e lendo. Abraços Eduardo
Kelly

Kelly

06/11/2009 23:11:52
Parabéns! Gostei muito do roteiro,diferente de tudo,dá vontade de sair por aí da mesma forma que vc fez.Conheço apenas Campos do Jordão e Sto A.Pinhal mas as outras cidades "ainda" não e parece que tem muito o que descobrir por lá.Valeu a dica!

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Kelly, como vai? Muito obrigado pelo elogio e por acompanhar minhas colunas. Compartilhe com os amigos. Como citei na coluna, não programei absolutamente nada e na primeira parada quase que fico na pequena cidade e dormi no carro. Mas as paisagens que eu vi, realmente nunca tinha visto antes e nenhuma foto conseguirá retratar. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Everton

Everton

06/11/2009 17:22:43
Que legal..show de bola essa sua "viagem sem rumo"!!!!
Só senti falta de um pouco mais de informação (e fotos é claro..rsrs) de Campos do Jordão, já que sempre ouço que realmente é uma cidade atipica e muito bonita.
No entanto os outros lugares foram muito bem apresentados, Parabéns!
Abraço

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Olá Everton, como vai? Um leitor sempre atento às minhas colunas. Muito obrigado!!! Por ser mesmo uma viagem sem rumo, fui andando de cidade em cidade e Campos do Jordão foi bem no último dia, junto com Santo Antonio dos Pinhais, e por falta de tempo e condições do clima, não consegui material suficiente da cidade, onde sem dúvida, merece uma matéria. Sugestão: De uma visitada em meu site e vide Monte Verde. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Colunazero.com.br

Colunazero.com.br

06/11/2009 12:56:45
Grande Eduardo!

Mais uma vez parabéns pelas imagens. Que lugar fascinante, realmente o céu é lindo.
Muito show essa Pedra do Baú, vou marcar uma viagem para conhecer essa bela cidade.

Grande abraço,

Bruno Rezende

www.colunazero.com.br

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Opa Bruno, beleza? Legal estar participando de novo e ta aí uma indicação legal para você ir e cobrir. Vale a pena!!! Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br
Alexandre

Alexandre

06/11/2009 09:46:56
parabéns, é através de divulgações assim que temos a oportunidade de conhecer realmente nosso País.
Se dependermos da mídia normal, esta só se interessa em divulgar lugares que estão na moda... ou entre as celebridades, esquecendo do restante do País, que possui lugares fantásticos....

Eduardo Andreassi

Eduardo Andreassi

Obrigado Alexandre. Legal mesmo você ter gostado e estar participando, comentando o que achou. Pois é, concordo com o que diz, e por isso sempre que tenho oportunidade, divido minhas viagens de alguma forma com vocês, que nesse caso, é relatando e mostrando fotos. Uma maneira de divulgar os lindos locais e deixar os leitores mais informados sobre os mesmos. Abraços Eduardo Andreassi www.andreassifotos.com.br