ECOZEN em Joanópolis/SP - Hotel Ponto de Luz

Convidados pelo Hotel Ponto de Luz, o primeiro hotel holístico do Brasil, fomos passar um final de semana mais do que ZEN em meio à natureza.

  
  

Apresentação

Piscina do Hotel

Piscina do Hotel
Foto: M.Claudia Silveira

Convidados pelo Hotel Ponto de Luz, o primeiro hotel holístico do Brasil, fomos passar um final de semana mais do que ZEN em meio à natureza. Localizado na cidade de Joanópolis, a 135 Km de São Paulo, o hotel está em meio à serra da Mantiqueira, e todos os apartamentos possuem varandas com vista para as montanhas.

Vista dos Quartos

Vista dos Quartos
Foto: M.Claudia Silveira

Desde o início, soubemos que dentro da área existe um bosque com várias cachoeiras, onde podem ser realizadas caminhadas. Sabíamos também que o restaurante do hotel preocupa-se em fornecer uma alimentação saudável e natural para os hóspedes, contando com uma horta própria onde são cultivados verduras e legumes, sem a utilização de agrotóxicos, o que nos deixou ainda mais animados!

Chegamos de noite, após duas horas de viagem tranqüila saindo de São Paulo. Já era tarde e, ainda assim, fomos muito bem recebidos pelo Sr. Carlito, com chazinho, biscoitinhos e sopa.

Primeiro dia

Templo

Templo
Foto: M.Claudia Silveira

Logo cedo, o café da manhã foi servido no restaurante, que possui a frente toda de vidro e vista para as montanhas. Pães, bolos, iogurte, granola, sucos, tudo caseiro, irresistível! Já muito bem nutridos, saímos para a caminhada matinal com o Glauco, guia do hotel.

A temperatura estava ideal para caminhar, mas sem sol. Fomos dar uma volta por dentro do Hotel, conhecemos o templo e saímos para uma caminhada pela estrada. Glauco foi nos situando e mostrando para que lado estava Monte Verde, para onde, inclusive, é possível fazer uma caminhada, além de São Francisco Xavier e Bragança.

Caminhada Matinal

Caminhada Matinal
Foto: Marcelo Maestrelli

A caminha foi leve, pudemos ver os vales, fazendas do entorno e, após uma hora, estávamos de volta. Já era hora de mais uma atividade em grupo, a aula de yoga. O sino tocou e Eucí nos convidou para a prática. A maioria das pessoas era leiga no assunto, o que não nos impediu de participar. Ao final, todos saíram com ar de realizados. A vista da sala é maravilhosa e os aromas que perambulam no ar, mágicos e calmantes! Aliás, esta é uma das características do hotel: por onde você passa, sempre tem aromas de deliciosas essências pairando no ar, algo muito sutil e, sem perceber o porquê, você se sente muito bem.

Quase flutuando, fomos almoçar. O tempo estava fechado e parecia comprometer as atividades ao ar livre. Por isso, após o almoço - só para dar água na boca: saladas direto da horta com flores comestíveis, salmão com molho de maracujá e funghi, arroz integral e branco, torta de escarola, entre outros - agendamos um banho de ofurô.

Lemos um pouco, visitamos a lojinha que vende, inclusive, as essências, e às 16h00 fomos conduzidos, um a um, à uma salinha com uma banheira de ofurô, um banho quente desintoxicante, analgésico, relaxante, que acelera a circulação sanguínea. Além das plantas medicinais acrescentadas, nos deram aveia (num saquinho de pano), para amaciar a pele e limpar de impurezas. Que delícia!

Yoga

Yoga
Foto: M.Claudia Silveira

Já às 18h30, o sino tocou novamente: era a chamada para a meditação. Aprendemos uma técnica para iniciar uma meditação. Foi uma experiência incrível, onde cada um entrava em sintonia com seu coração e parava para se observar. Já era final de tarde, parou de chover, o céu ficou rosa e os pássaros pareciam entrar naquela sinergia.

Lojinha Zen

Lojinha Zen
Foto: M.Claudia Silveira

Quando acabamos, fomos direto jantar. E, após o jantar, o musicista Tato Fischer convidou-nos para uma `vivência cantante`. Fomos todos participar, havia duas crianças, uma moça grávida, jovens e adultos, todos cantando junto com Tato! Todos foram se aproximando, ele cantava, nos ensinava e íamos todos juntos. Depois de um dia como este, todos pareciam estar alinhados, conectados, energizados e abertos para trocar. Nessa situação, a música nos guiou.

Segundo dia

Alongamento

Alongamento
Foto: M.Claudia Silveira

O dia amanheceu muito limpo, com sol e céu azul! Após o café, fomos novamente caminhar com Glauco, o guia. Hoje Glauco conduziu um belo alongamento, para depois seguirmos para uma caminhada, também pela estrada, mas hoje até a nascente que abastece o hotel. Apesar da subida, o passeio foi light, rapidinho chegamos e pudemos matar a sede tomando água direto da fonte! Na volta, subimos até o mirante, em uma pedra que te chama para sentar ou deitar. Ventava bastante e de lá víamos a trilha que faríamos de depois.

Nascente

Nascente
Foto: Marcelo Maestrelli

Voltamos e fomos direto para a yoga. Depois, pilhados, fomos para a cachoeira e, em seguida, para a trilha que vai beirando todo o rio, e permite contemplar cada queda. São inúmeras possibilidades de se jogar na água, de deixar a cachoeira te massagear, e a vista... só mata, borboletas e flores! Com certeza, a trilha é um pouco mais puxada que as anteriores, mas também a mais bonita. Ficamos encantados.

Mirante

Mirante
Foto: M.Claudia Silveira

De tarde, para finalizar as atividades corporais com chave de ouro, ofereceram-nos uma massagem utilizando as técnicas de reflexologia, tui-ná, jin-shi-do, shiatsu, ayurvédica e crânio-sacral, com óleos essenciais e tintura de plantas medicinais. Antes de começar, a massagista conversa com você para saber um pouco do seu bem estar físico e emocional, para então conduzir à massagem ideal para você! Saímos inconversáveis, HIPER-RELAXADOS, só sorrindo! Que maravilha!

Cachoeira

Cachoeira
Foto: Marcelo Maestrelli

Depois de trocar figurinhas com os outros hóspedes, arrumamos tudo para irmos embora. Wagner (o gerente) insistiu para que ficássemos para a pizza caseira do Emanuel. Tudo bem, né? Ficamos! Estava demais! A lua cheia começou a nascer e pegamos a estrada... Era mais um `ponto de luz` iluminando nosso caminho...

Serviços

Hotel Ponto de Luz
www.hotelpontodeluz.com.br
(11) 4539-4076
4539-4075 / 4539-9382
hotelpontodeluz@uol.com.br

  
  

Publicado por em

Sueli

Sueli

05/11/2009 13:16:40
Gostei muito, quero ir conhecer, gostaria de receber informações de preços, estadia e comidas. Muito obrigada, Sueli

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Olá Sueli, Para abter informações sobre preço, estadia, entre outros, acesse o anúncio do hotel e contate-os diretamente: [[http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/sao-paulo/joanopolis/hotel/hotel-ponto-de-luz/ abraços, equipe|]] EcoViagem
Denise Ribas

Denise Ribas

26/12/2008 12:35:33
estou tentando entrar em contato e todos os nmeros indicados aqui não atende e dizem não existir.como fçao para fazer reservas e falr com alguém antes?

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Denise, no site www.hotelpontodeluz.com.br está divulgado este número: 4539-9382 - tente este. Abs e boa sorte. Equipe EcoViagem.
SRA LUY VIEIRA

SRA LUY VIEIRA

21/10/2008 01:12:39
ACHEI LINDO O HOTEL PONTO DE LUZ, E COMO SOU UMA PESSOA MUITO MISTICA
GOSTARIA DE SABER SE VOCES VÃO FAZER O REVEILLON AI
E QUANTO VAI CUSTAR?
PODE ME MANDAR INFORMAÇOES POR GENTILEZA, GRATA SRA LUY VIEIRA

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Sra Luy Vieira, somos do EcoViagem e não temos a informação que precisa. Recomendamos que entre em contato direto com o Hotel Ponto de Luz em www.joanopolis.vou.la