Paranapiacaba/SP - Onde a Natureza e a História se misturam

A Vila de Paranapiacaba é um marco da presença Britânica no Brasil, e a única Vila ferroviária conservada desde sua fundação, reunindo um importante Patrimônio Histórico, Cultural e Natural.

  
  

A Vila de Paranapiacaba

Detalhes da Vila

A Vila de Paranapiacaba é um marco da presença Britânica no Brasil, e a única Vila ferroviária conservada desde sua fundação, reunindo um importante Patrimônio Histórico, Cultural e Natural. Seu patrimônio arquitetônico foi tombado como Patrimônio Nacional.

Detalhe da Estação

Foi construída para atender os trabalhadores da estrada de ferro São Paulo Railway (atual Santos-Jundiaí). Suas casas são de madeira estilo inglês, suas ruas são planejadas, há um relógio no centro da vila que controlava o ritmo das atividades, a estação ferroviária e o movimento de seus trens, além da neblina que cobre constantemente a Vila, todos esses fatores, aliados aos recursos naturais, encantam todos que a visitam.

Vista da Vila

A região é composta por Mata Atlântica, fazendo parte da Reserva da Biosfera. O Parque Natural de Paranapiacaba é uma Unidade de Conservação que garante a preservação de toda a área verde no entorno da vila.

A Vila está localizada na região Sudeste do município de Santo André, entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar. Está a 60 Km de São Paulo.

Detalhe da Estação

Atualmente, Paranapiacaba funciona em prol do Turismo Histórico e Cultural e do Ecoturismo, com diversas opções de trilhas, cachoeiras, mirantes, atividades esportivas e de lazer. Conta com infra-estrutura de pousadas, restaurantes, agência de turismo, artesanato, casas históricas tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, centro de visitantes e informações turísticas, Centro de Educação Ambiental e a Sede da AMA-Associação dos Monitores Ambientais.

O Parque

Flora

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba foi criado com o objetivo de preservar os recursos naturais da Mata Atlântica no entorno da Vila, com uma área de 4 milhões de m2 pode-se encontrar exemplares da flora brasileira, além de espécies da fauna.

Entrada do Parque

É possível visitar as trilhas e cachoeiras do Parque com o acompanhamento de Monitores Ambientais credenciados pela AMA. Dentre os principais atrativos destacam-se as Trilhas Olho d´água, Tanque do Gustavo, Pontinha, Água Fria, Comunidade, Mirante, Cachoeria Escondida, Vale do Quilombo, Vale do Rio Mogi, entre outras.

Água Fria e Pontinha

Flora

Saímos por volta de oito horas da manhã em direção a trilha e cachoeira da Água Fria. O percurso é de 1.200 metros em meio à Mata Atlântica. Levamos cerca de meia hora, podendo contemplar a natureza, até chegar à cachoeira.

Flora

Durante a caminhada observamos diversas espécies de plantas, flores, árvores, pássaros e muitas nascentes, onde pudemos nos refrescar e abastecer o cantil de água.

Cachoeira Água Fria

Chegamos à cachoeira da Água Fria, e pudemos verificar depois de um banho, que a temperatura da água se mantém fria, mesmo nos dias mais quentes. Após um banho de cachoeira o qual foi muito bem vindo, devido ao calor daquele dia, seguimos para a Trilha da Pontinha.

Antigo Grupo Escolar

Com um pouco mais de 1 Km, caminhando pela Trilha da Pontinha, apreciamos bromélias e curtimos o percurso em meio à Mata. Chegamos em um local onde se pode observar uma parte do sistema de abastecimento de água da Vila, fizemos uma parada para o lanche, depois seguimos de volta à Vila, para conhecermos alguns pontos históricos que foram apresentados pelos Monitores.

Mirante e Escondida

Inicio da Trilha

O dia amanheceu nublado, como de praxe, e até as nove da manhã, quando saímos para conhecer as trilhas, o sol ainda não tinha aparecido. De qualquer forma, seguimos em frente num percurso extremamente agradável, em meio à Mata Atlântica.

Fonte

Passamos por fontes de águas cristalinas, nascentes e riachos, observando a fauna e flora exuberante, tudo isso na excelente companhia do Monitor Wagner que nos deu um show de aula sobre a Mata Atlântica, além de ser muito atencioso e conhecedor da região.

Samambaia

O clima é muito úmido em meio à Mata, onde quase não se vê o sol, que some em meio à neblina e às imensas árvores da floresta. Curtimos o ambiente, ouvindo os sons da natureza.

Mirante

Após uma hora e meia de caminhada, chegamos ao Mirante, de onde se avista o Mar, as serras, a estrada de ferro e uma parte da cidade de Santos, litoral paulista. Por ali fizemos uma parada para o lanche, contemplando a bela paisagem do Vale do Quilombo e o Vale do Rio Mogi.

Flora

Seguimos para a Trilha da Cachoeira Escondida, onde adentramos o Vale do Quilombo. Caminhamos em torno de duas horas com paradas para fotografar as belezas naturais e aprender um pouco mais sobre a região.

Cachoeira Escondida

Avistamos a cachoeira Escondida, descemos para tomar um banho. Por ali, ouvimos histórias contadas pelo Wagner, ao som do canto dos pássaros e dos demais animais.

Equipe

Retornamos à Vila por volta de três horas da tarde, visitamos o Centro de Educação Ambiental e algumas construções históricas como o Antigo Mercado, onde provamos algumas frutas típicas da Mata Atlântica. Chegou a hora de ir embora, então nos despedimos de todos, mas já programando para voltar!

Dicas da Autora

Velha Locomotiva

Como Chegar: Partindo de São Paulo, seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (sentido Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (Estrada Velha de Santos), até o Km 33, pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31), até o Km 45,5. Depois seguir pela SP 122 até Paranapiacaba.

Riacho na trilha

A temperatura em Paranapiacaba costuma ser baixa, a região é muito úmida, por estar entre a Serra e a Mata. Leve um agasalho, capa de chuva, um par de meias para trocar se necessário, após fazer as trilhas, que normalmente possuem trechos com poças d´água e alguns riachos para atravessar.

Serviços

Paranapiacaba EcoTur
www.paranapiacabaecotur.com
(11) 6704 6652
(11) 9396 8578
paranapiacabaecotur@paranapiacabaecotur.com

AMA – Associação dos Monitores Ambientais
www.ama-paranapiacaba.org.br
(11) 4439 0155

  
  

Publicado por em

Sheila

Sheila

03/07/2010 20:28:44
Ir a Paranapiacaba foi uma experiência incrível e única. Ainda mais com dois amigos sendo guia pois já conheciam a cidade. É um local repleto de história, natureza e paz. Adorei e pretendo voltar novamente.

NEIA

NEIA

06/01/2010 21:46:37
CONHEÇO E ADORO NASCI LÁ

Maria Aparecida Rathol

Maria Aparecida Rathol

27/10/2009 20:22:03
Adorei rever Paranapiacaba.
Na década de 80, me efetivei como professora estadual e saí de Águas da Prata (que vcs fizeram uma excelente reportagem) para lecionar aí em Paranapiacaba.
Foi uma época muito boa:o trem, a neblina, o frio,a natureza e principalmente os alunos e o pessoal daí.
Saudades daquela época.
Maria Aparecida

Lourdes

Lourdes

02/02/2009 13:40:15
ja estive em paranapiacaba, achei o lugar fantastico ,planejo voltar logo mas gostaria de fazer uma trilha mais completa,ouvi que ha algumas grutas e queria conhece-las;existe a possibilidade de fazer a trilha,com um pouco de cada coisa? cachoeiras ,grutas e etc.... aguardo uma resposta .desde já obrigada
lourdes.

Equipe EcoViagem

Equipe EcoViagem

Lourdes, para saber mais sobre Paranapiacaba, digite www.paranapiacaba.vou.la Boa Viagem
Angely alexandra

Angely alexandra

13/10/2008 17:25:59
adorei de conhecer paranapiacaba, pois vira e mexe vou para lá, é o lugar que me deixa em paz com a vida e especialmente com a natureza.
angely.

Ysiad

Ysiad

13/09/2008 20:22:35
eu fui a paranapiacaba e simplesmente adorei!!!!!
foi a maior expereência da minha vida!!!!