A mais bela cidade medieval da República Tcheca

A cidadezinha de Cesky Krumlov, ao sul de Praga, tem pouco mais de 15 mil habitantes e é um encanto. Ruelas estreitas, casarios coloridos, pinguelas e um castelo do século 13, com uma torre ricamente pintada, compõem o cenário que atrai turistas o ano int

  
  

A cidadezinha de Cesky Krumlov, ao sul de Praga, tem pouco mais de 15 mil habitantes e é um encanto. Ruelas estreitas, casarios coloridos, pinguelas e um castelo do século 13, com uma torre ricamente pintada, compõem o cenário que atrai turistas o ano inteiro.

Vista do alto do castelo Krumlovsky Zamek

Vista do alto do castelo Krumlovsky Zamek

Paramos o motorhome em um dos cinco ou seis estacionamentos da cidade. Fora esses estacionamentos, ninguém consegue vaga na Cidade Velha a não ser os moradores. Por isso, nem procuramos muito e paramos no primeiro que encontramos. Depois de um almoço rápido, mas delicioso preparado por Cláudia, fomos conhecer o lugar.

O castelo Krumlovsky Zamek e sua torre

O castelo Krumlovsky Zamek e sua torre

A cidade realmente vale uma visita e não é difícil encontrar lugar para se hospedar – o que não é o nosso caso. A cada dois ou três passos, sem exagero, uma placa informa que ali funciona uma pensão. Um quadro logo na entrada apresenta fotos dos quartos, banheiros e do restaurante. A maioria é de muito bom gosto.

Movimentação de turistas no centro histórico de Cesky Krumlov

Movimentação de turistas no centro histórico de Cesky Krumlov

O Rio Vlatava (que corta também a capital Praga) contorna parte da cidade. Durante o passeio, encontramos um sem número de lojas de artesanato, restaurantes e cafés. Nossa primeira parada foi no Schiele Centrum, um belíssimo e gigantesco museu que abriga desde novembro do ano passado uma exposição inédita de Salvador Dali. Pela primeira vez, são reunidos numa mesma mostra cerca de 500 trabalhos gráficos de Dali na Europa. Além de fotografias do artista, datadas de 1969, que expõem a genialidade do espanhol.

Agradáveis pensões estão por todos os lados

Agradáveis pensões estão por todos os lados

Seguimos pelas vielas e nos deparamos com o Krumlovsky Zamek – o castelo de Cesky Krumlov. De abril a outubro é possível passear pelos caminhos que levam até a construção que fica no alto de um monte. Quando chegamos, já era tarde demais para visitar o interior do castelo. Mas vamos permanecer na cidade por mais alguns dias e oportunidade não vai faltar.

Exposição de Salvador Dali em Cesky Krumlov

Exposição de Salvador Dali em Cesky Krumlov

O clima de Cesky Krumlov enfeitiça os visitantes. Estamos sob a magia de uma das mais belas cidades medievais da República Tcheca...

  
  

Publicado por em