As incríveis paisagens de Lagos...

Nossa torcida deu certo, o domingo amanheceu com um sol forte e agradável. Demos uma volta pelo centro antigo da cidade, ainda murado. A arquitetura das casas segue o estilo barroco bem como a das igrejas. A Igreja de Santo Antônio, do século XVIII, está

  
  

Nossa torcida deu certo, o domingo amanheceu com um sol forte e agradável. Demos uma volta pelo centro antigo da cidade, ainda murado. A arquitetura das casas segue o estilo barroco bem como a das igrejas. A Igreja de Santo Antônio, do século XVIII, está em reforma, mas mesmo assim é possível visitá-la. Para isso é necessário pagar dois euros por pessoa. Um fato nos chamou a atenção, muitos dos bares de Lagos são de estrangeiros (a maioria ingleses). Quando perguntamos se alguém falava português nos estabelecimentos, eles nos responderam: “Só um poquito”. Que português, hein???

Eurotrip na Praia de Dona Ana, em Lagos, um lugar surpreendente

Eurotrip na Praia de Dona Ana, em Lagos, um lugar surpreendente

O melhor de Lagos não se encontra na cidade, mas nas praias. E se deslocar por Lagos com um carro do tamanho do nosso não é problema, já que a cidade possui uma rede de estacionamentos gratuitos que possibilita chegar a todos os lugares.

O contraste de cores dos rochedos e do azul da água na Praia de Dona Ana

O contraste de cores dos rochedos e do azul da água na Praia de Dona Ana

A primeira praia que conhecemos foi a Praia Dona Ana. São apenas alguns metros de areia cercados por falésias (rochedos de arenito ocre). O lugar é surpreendente!!! Os carros ficam no alto da montanha de onde se têm uma vista panorâmica do lugar. Uma pequena escadaria leva até o mar. Alguns corajosos estavam arriscando um banho, mesmo com a temperatura não passando dos 15 graus. Ficamos um bom tempo admirando a paisagem e caminhando pela areia.

As grutas arquitetadas pela natureza na Ponta da Piedade, em Lagos

As grutas arquitetadas pela natureza na Ponta da Piedade, em Lagos

Daí, seguimos para a Ponta da Piedade que protege a baía de Lagos. Mesmo nessa época do ano muitos turistas visitam essa região. Do alto, é possível avistar o mar aberto e algumas praias ao longe como a Dona Ana e Meia Praia (que se estende por quatro quilômetros).

Fragmentos de conchas sedimentaram ao longo de muitos anos nos rochedos de Lagos

Fragmentos de conchas sedimentaram ao longo de muitos anos nos rochedos de Lagos

Cláudia e Fabiula foram à procura dos melhores ângulos e descobriram um lugar fascinante. Seguindo as placas que indicam algumas grutas, elas chegaram ao pé do paredão e encontraram várias delas esculpidas nas rochas pelo vai-e-vem das ondas.

O vermelho alaranjado do entardecer em Meia Praia

O vermelho alaranjado do entardecer em Meia Praia

A violência da água assusta e é preciso ter um pouco de cuidado. Nas encostas é possível encontrar milhares de fragmentos de conchas que foram depositadas ali ao longo dos anos. O lugar é realmente imperdível!!!

Fomos abastecer o carro com água e fazer umas compras no mercado. Já havíamos decidido seguir para Faro ainda no domingo. Mas passamos por uma placa que indicava outra das praias de Lagos: Meia Praia. Fomos lá apenas dar uma espiada antes de ir embora... Mas acabamos encontrando um lugar belíssimo para passar a noite e os nossos planos mudaram.

A Meia Praia, completamente diferente de Dona Ana, não possui rochedos e tem uma grande extensão de areia. Estacionamos ao lado de outros quatro motorhomes numa área de areia a menos de 20 metros da água do mar. Não havia cercas ou qualquer coisa que pudesse impedir a nossa visão do mar. Quando chegamos estava anoitecendo e o céu tomado por tons de vermelho e alaranjado. Dormimos cedo ao som das ondas...

  
  

Publicado por em

Débora

Débora

23/01/2009 10:00:00
Gostei muito do paisagens pois são muito belas e encatadoras gostei muito.

Débora

Débora

23/01/2009 09:56:42
Gostei muito da imagem pois gosto paisagens belas da natureza acho muito bela uma criação de Deus.