As operadoras de turismo em Lisboa

Depois de um dia de folga, segundona braba pela frente e nós na rua outra vez. Temos hoje no mínimo cinco visitas a operadoras de turismo e também à Embaixada do Brasil em Lisboa. O detalhe é que cada uma fica num canto da cidade e como a capital é relati

  
  

Depois de um dia de folga, segundona braba pela frente e nós na rua outra vez. Temos hoje no mínimo cinco visitas a operadoras de turismo e também à Embaixada do Brasil em Lisboa. O detalhe é que cada uma fica num canto da cidade e como a capital é relativamente grande, pernas pra que te quero! Uma vantagem nisso é que podemos dizer que conhecemos tudo daqui, passamos por todos os lugares, dos bonitos aos mais feios.

Embaixada do Brasil em Lisboa, prédio do século XVIII

Embaixada do Brasil em Lisboa, prédio do século XVIII

Pouco depois do almoço fomos até a Embaixada. O prédio que data do século XVIII é maravilhoso, considerado patrimônio cultural de Portugal. O governo brasileiro é o proprietário, mas devido a um acordo, não pode fazer qualquer alteração ou reforma no lugar. Qualquer obra precisa ser autorizada por técnicos e do governo português que trabalham na conservação e preservação destes monumentos.

Agente da Solférias recebe material de Foz do Iguaçu

Agente da Solférias recebe material de Foz do Iguaçu

Lá, fomos recebidas por Gedião Vargas, responsável pelo Setor Comercial da Embaixada. Foi ele quem nos explicou toda a história e valor da casa. Além de receber o material de Foz do Iguaçu, o senhor Vargas nos “guiou” por uma visita pela Quinta das Rosas, onde funciona a representação diplomática. Uma verdadeira aula de história e simpatia deste brasileiro que vive na Europa já há 34 anos.

Visitamos também a operadora de turismo Lusa Nova

Visitamos também a operadora de turismo Lusa Nova

Sobe e desce, entra e sai de ônibus, segue reto e dobra esquinas, visitamos quatro das operadoras programadas para hoje: Abreu, Solférias, Lusa Nova e Mundo Vip. Juntas formam a rede serve as mais de 700 agências de Portugal. Vôos particulares diários saem de Lisboa para o Brasil, com destino principalmente às praias nordestinas e ao Rio de Janeiro.

A capital Lisboa fica muito interessante à noite

A capital Lisboa fica muito interessante à noite

Os portugueses realmente adoram a nossa terrinha e, como mesmo disse o senhor Vargas, o Rio deve ser a segunda ou terceira maior cidade portuguesa, ficando atrás apenas da capital Lisboa e rivalizando com Paris. Pode? A recíproca também é verdadeira... estima-se que entre legais e ilegais vivam cerca de 120 mil brasileiros em Portugal.

Gedião Vargas, nosso simpático “guia” no prédio da Embaixada

Gedião Vargas, nosso simpático “guia” no prédio da Embaixada

Como observou o senhor José Esteves, dono de uma lanchonete onde paramos para tomar um café e comer um delicioso pastel de nata, ora é a vez de Portugal, ora a do Brasil tentar fugir da crise. “Como somos irmãos, é assim que vamos nos virando”, disse. Ele viveu quase 20 anos em São Paulo, tem dois filhos brasileiros, mas como sua vida não deu muito certo por lá, resolveu voltar. “Adoro aquele país e procuro fazer o meu Brasil aqui.”

Voltamos para casa já noite, fugindo do frio. Pra janta, nada melhor do que um belo prato à base de bacalhau, fresquinho, preparado pela nossa cozinheira-mor, e acompanhado de um ótimo vinho verde. Uma delícia!!! Mais típico do que isso, impossível.

  
  

Publicado por em