Conhecemos o Zapiekanki

Tiramos a segunda-feira para deixar o nosso site em dia. Com tantas atividades não estava dando tempo para parar e escrever. O quarto do Fabrício, no Acadêmico, foi transformado em escritório da Eurotrip, assim como fizemos em outros lugares. O Acadêmico

  
  

Tiramos a segunda-feira para deixar o nosso site em dia. Com tantas atividades não estava dando tempo para parar e escrever. O quarto do Fabrício, no Acadêmico, foi transformado em escritório da Eurotrip, assim como fizemos em outros lugares. O Acadêmico é uma casa de estudantes aqui de Cracóvia. Dos cerca de 700 mil habitantes, 120 mil são estudantes. Muitos são estrangeiros. Pessoas que vêm, por exemplo, do Iêmen, Vietnã, Equador, Grécia e do Brasil, é claro. Fica em Cracóvia a sexta universidade mais antiga do mundo. Por aqui passaram estudantes ilustres como Nicolau Copérnico e o Papa João Paulo II.

Casa do estudante onde o Fabricio mora

Casa do estudante onde o Fabricio mora

A Polônia tem um ensino superior considerado bastante rigoroso. Em dia de prova, os alunos têm de ir para a faculdade vestindo terno e gravata. Os professores só atendem se forem chamados pela titulação que possuem. A palavra Senhor é a máxima intimidade que permitem. A cobrança é tão grande que alguns alunos chegam a se suicidar, atirando-se pelas janelas dos acadêmicos. Mas os brasileiros que estudam aqui dizem nunca ter presenciado uma cena destas. Ainda bem!!!!!

Eurotrip prova o zapiekanki com os amigos Fabricio e Mauro

Eurotrip prova o zapiekanki com os amigos Fabricio e Mauro

No fim do ano letivo, sempre há festas entre os estudantes. Nesse dia, é comum ver alunos assando lingüiça, o que eles chamam de grill, nos jardins dos acadêmicos. Quem está se formando, promove uma chuva de papel picado em chamas e objetos como geladeira, computador e tudo que não querem levar para casa voam pela janela. A festa é tradicional. Em frente aos acadêmicos, parece que passou um furacão.

Um passeio pelo centro da cidade

Um passeio pelo centro da cidade

Depois de passarmos horas em frente ao computador editando fotos e escrevendo, já era noite quando fomos dar um passeio pelo centro histórico da cidade. Durante a caminhada, provamos outra comida típica daqui: Zapiekanki. É uma metade de baguete com queijo e cogumelos servida quente. O zapiekanki ainda recebe uma generosa porção de ketchup, se alguém preferir.

  
  

Publicado por em