Despedindo-nos de Cesky Krumlov...

Tudo bem... o europeu pode ser um povo com mais história, ter mais tradição de leitura, alguns dizem que tem mais cultura. Agora, o que alguns têm de sobra também é falta de educação. No Brasil, a gente até encontra pessoas mal humoradas ou cansadas da ro

  
  

Tudo bem... o europeu pode ser um povo com mais história, ter mais tradição de leitura, alguns dizem que tem mais cultura. Agora, o que alguns têm de sobra também é falta de educação. No Brasil, a gente até encontra pessoas mal humoradas ou cansadas da rotina que levam e acabam descontando nos outros, mas aqui tivemos exemplos de que o problema é falta de simpatia mesmo.

Chafariz do jardim do palácio convidam para o passeio

Chafariz do jardim do palácio convidam para o passeio

No mês que vem (junho) vão sair de circulação as moedas de 10, 20 e 50 centavos de coroas (a moeda tcheca). O que significa que elas ainda têm valor, afinal as recebemos diariamente como troco nos supermercados. Patrícia separou o dinheiro para pagar o ônibus. No meio das moedas estavam dez de 10 centavos. Quando o motorista, que aqui também é cobrador, pegou as moedas, fez uma cara de dor de barriga, guardou as maiores e simplesmente atirou com raiva as outras dez sobre o painel do ônibus. Parecia que ela tinha dado a ele uma comida ruim, que ele provou e depois cuspiu. Nunca vimos nada parecido... Patrícia ficou até sem ação, o máximo que conseguiu fazer foi dizer obrigado em tcheco com um ar de deboche. Isso foi demais...

Detalhe das estátuas que formam o chafariz do jardim

Detalhe das estátuas que formam o chafariz do jardim

Outro dia estávamos no cyber aqui mesmo em Cesky Krumlov. Já era quase hora de fechar e já estávamos nos preparando para ir embora quando um funcionário, também desprovido de bom senso, disse em um tom um tanto quanto grosseiro: TÁ FECHANDO! Com licença, por favor e obrigada não fazem parte do vocabulário dele nem em tcheco, nem em inglês ou em qualquer outra língua que o valha.

Na subida para o jardim, uma vista maravilhosa de Cesky Krumlov

Na subida para o jardim, uma vista maravilhosa de Cesky Krumlov

Mas isso não é privilégio apenas dos tchecos, os alemães também são campeões em grosserias, os ciclistas holandeses acham que são donos da calçada e das ruas e os funcionários de supermercado na Bélgica enxotam os clientes na hora de fechar... Os polacos não figuram nesta lista e os ucranianos, bem, não deu tempo da gente comprovar qualquer coisa.

Para ninguém perder a conta, já passamos por seis países, rumo ao sétimo...

Para ninguém perder a conta, já passamos por seis países, rumo ao sétimo...

Feito o desabafo... Vamos às atividades do dia... Nesta terça-feira, caminhamos mais pelo interior do castelo da cidade e pelos jardins que ficam no alto. Ao lado fica um imenso bosque e uma arquibancada ao ar livre utilizada para espetáculos durante o verão.

Falando em verão, o veranico que nos acompanhava desde Praga deu lugar a um dia chuvoso e até meio frio hoje. Talvez isso explique o mau humor do pessoal daqui... Mas, o importante é não nos deixarmos contagiar.

  
  

Publicado por em