Dia do Trabalho: Feriado Mundial

Feriado de Dia do Trabalho, não saímos do motorhome. O café da manhã e o almoço foram juntos. Como trabalhadoras que somos, aproveitamos o feriado mundial pra descansar também. Mas, como sempre, o dia nem foi de total despreocupação. À tarde, o nosso Diár

  
  

Feriado de Dia do Trabalho, não saímos do motorhome. O café da manhã e o almoço foram juntos. Como trabalhadoras que somos, aproveitamos o feriado mundial pra descansar também. Mas, como sempre, o dia nem foi de total despreocupação. À tarde, o nosso Diário de Bordo e o Dicas de Viagem não tiveram trégua, assim como nós, que revezamos em frente à tela do computador. Os momentos de descanso foram aproveitados em meio às nossas ‘literaturas’.

Praça Venceslau e o Museu Nacional ao fundo

Praça Venceslau e o Museu Nacional ao fundo

Esse negócio de manter o site em dia não é mole não. Se não escrevemos um dia apenas, o trabalho já começa a acumular e quando o retomamos ele fica mais lento. Afinal, os fatos já não estão tão frescos assim na nossa memória como quando escritos no mesmo dia em que eles acontecem. Por isso, o esquema é não deixar acumular. Isso sem falar na edição das fotos.

Turistas passeando na praça histórica

Turistas passeando na praça histórica

À noite, um passeio no supermercado ajudou Cláudia e Patrícia a espairecerem um pouco, enquanto Fabiula preferiu ficar um pouco sozinha no motorhome. Durante o jantar, que teve cachorro-quente com salsichas tchecas defumadas como prato principal, assistimos a um filme transmitido pela TV local. Sorte que já o tínhamos visto em português, caso contrário, acho que não teríamos entendido muita coisa.

Agente de viagem recebendo material de Foz

Agente de viagem recebendo material de Foz

Na manhã seguinte, teríamos alguns compromissos importantes a cumprir. O primeiro deles era a visita à Embaixada do Brasil em Praga. Saímos de casa munidas do mapa da cidade e do material de divulgação que trouxemos. Não fosse por uma letra, teríamos acertado o endereço. Como já estava próximo do meio-dia, abortamos a missão. Na sexta-feira à tarde, dificilmente receberíamos a atenção que desejávamos. O melhor mesmo é voltar na segunda-feira.

Outra agência visitada pela Eurotrip

Outra agência visitada pela Eurotrip

Dali, fomos procurar um outro endereço, o de uma loja de equipamentos para caravans e campings. Precisávamos reparar um dos canos do motorhome. Acreditam que não encontramos o lugar? Pois é, desta vez o endereço estava certo, mas a loja não funcionava mais ali. Mas, nem tudo estava perdido. No caminho, havíamos passado por uma loja da Sony e aproveitamos a volta para fazer algumas pesquisas.

Biblioteca da expedição ganha novos exemplares a cada país visitado

Biblioteca da expedição ganha novos exemplares a cada país visitado

Já de volta ao centro da cidade, paramos em um dos pontos históricos mais importantes de Praga: a Praça Venceslau (Václavské Námestí). Ali se passaram dois dos principais episódios da história recente da antiga Tchecoslováquia: o fim da Primavera de Praga (1968) e a Revolução de Veludo, que pôs fim aos 41 anos do sistema comunista no país. No topo da praça, que na verdade é uma larga avenida, fica o Museu Nacional, o segundo maior da República Tcheca. O lugar estava repleto de turistas.

Aproveitamos e entregamos o material de divulgação de Foz do Iguaçu em duas agências de turismo de Praga. Nas duas, a tríplice fronteira faz parte de um pacote que inclui chegada pelo Rio de Janeiro, visita às Cataratas do Iguaçu pelos lados brasileiro e argentino, Amazônia e Salvador - o roteiro clássico no Brasil. Mesmo não conseguindo fazer tudo a que nos propúnhamos no dia, ainda saímos no lucro.

Faltava ainda encontrar uma loja especializada onde pudéssemos fazer os consertos no carro. Conseguimos o endereço de outras duas, pra onde fomos no outro dia. A primeira estava fechada, mas o proprietário nos atendeu mesmo assim. Com o orçamento na mão, seguimos para a outra. Esta nos pareceu mais interessante e com o melhor preço, mas teremos que voltar na segunda-feira. Tudo bem, temos mesmo planos de ficar mais alguns dias em Praga. O óleo do motor vamos trocar na segunda também, às 8h. Viajar de carro nem sempre é tão prático como se imagina, ainda mais durante um ano.

  
  

Publicado por em