Mais trabalho na capital espanhola e uma visita ao Santiago Barnabéu, estádio do Real Madri

Os nossos muitos compromissos em Madri acabaram dificultando que conhecêssemos a cidade como gostaríamos. Até agora ainda não estivemos no Palácio Real, encomendado pelo rei Filipe V, depois que a fortaleza real, que ocupava o lugar, foi destruída no incê

  
  

Os nossos muitos compromissos em Madri acabaram dificultando que conhecêssemos a cidade como gostaríamos. Até agora ainda não estivemos no Palácio Real, encomendado pelo rei Filipe V, depois que a fortaleza real, que ocupava o lugar, foi destruída no incêndio de 1734; no Centro de Arte Reina Sofia, instalada num antigo hospital, esse museu se dedica à arte do século XX e abriga obras de importantes artistas como Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró. Nossa curiosidade aqui se concentrava no quadro Guernica (1937), de Picasso. E outros tantos lugares que Madri oferece aos que se lançam em conhecer a cidade.

José Alfredo Mejia, chefe de redação da LatinClub, durante nossa visita à sede da revista

José Alfredo Mejia, chefe de redação da LatinClub, durante nossa visita à sede da revista

Nosso primeiro compromisso nesta terça-feira era um encontro com José Alfredo Mejia, chefe de redação da Revista LatinClub. A revista é destinada ao público latino e espanhol, é distribuída em toda a Espanha e a tiragem é de 30 mil exemplares. Mensalmente, a revista traz uma reportagem de turismo e em dezembro será a primeira vez que o enfoque cairá sobre o Brasil. Graças ao nosso contato, o tema escolhido foi Foz do Iguaçu.

A gigantesca bandeira espanhola na Praça da Bandeira, próximo à Embaixada

A gigantesca bandeira espanhola na Praça da Bandeira, próximo à Embaixada

Conversamos com Mejia sobre o destino, atrativos, capacidade hoteleira e sobre a nossa expedição que viaja pela Europa para divulgar as Cataratas do Iguaçu, Itaipu e as fronteiras com a Argentina e com o Paraguai. Deixamos fotografias e material de divulgação da cidade. A revista que já mostrou as atrações da Colômbia, Equador, Argentina, República Dominicana, Chile, Costa Rica, Porto Rico e Cuba, trará agora em dezembro um destaque para Foz, no Brasil.

O entardecer gelado na Praça da Espanha, na capital Madri

O entardecer gelado na Praça da Espanha, na capital Madri

No mesmo prédio da revista fica uma rádio: a Caribe FM. Fizemos uma visita rápida e conseguimos marcar uma entrevista ao vivo para quarta-feira. Nossa intenção era deixar Madri na quarta mesmo, mas pelo visto ficaremos mais um dia por aqui.

Demos uma passada no Escritório de Comércio e Turismo da Embaixada do Brasil para, em primeiro lugar, agradecer o apoio que recebemos e depois para nos despedir dos amigos que fizemos por aqui: Hildebrando e Tjibbe. Ah! Eles nos informaram que os termômetros hoje cedo marcavam menos dois graus centígrados... Aí está a explicação de termos visto uma grossa camada de gelo sobre os automóveis e sobre as folhas que encontramos no caminho.

Tínhamos trabalho para fazer nas redondezas do Estádio do Real Madri, Santiago Barnabéu. Acabamos conhecendo um pouco do estádio e visitando a loja oficial do clube. Só vimos Ronaldo, Roberto Carlos e as outras estrelas do Real Madri em fotografias autografadas, como era de se esperar. A loja tem todo e qualquer objeto com a marca do clube e a todos os custos, obviamente.

Nas redondezas do estádio, pessoas vendiam ingressos para o clássico que acontecerá nesta quinta-feira entre o Real Madri e o Atlético de Madri. A propósito, a venda de ingressos por cambistas deve ser um ótimo negócio aqui. Nas bilheterias do clube, uma placa indica o valor das entradas, que custam entre 25 e 125 euros (R$ 90 e R$ 450), imaginem nas mãos dos cambistas. Demos uma volta pelo bairro, nos deparamos com vários edifícios comerciais e residenciais e chiques centros de compras. Nem sinal dos temidos skins por aqui. Ainda bem...

Dali, seguimos para o último compromisso do dia, uma visita à Irene Caballero, da operadora de turismo Club Vacaciones. A empresa trabalha basicamente com destinos do Nordeste e Rio de Janeiro e é responsável por enviar ao Brasil cerca de 500 pessoas por semana. Deixamos nosso material de divulgação e ficamos na torcida que a visita estimule a operadora a trabalhar com Foz do Iguaçu também.

Um fato nos chamou atenção no caminho para a Club Vacaciones. Eram entre 16h e 17h da tarde e todas as lojas estavam fechadas. Numa delas vimos uma placa informando que o horário de siesta é das 13h às 17h30... Isso sim que é um bom horário de almoço, não?

Na volta pra casa, tentamos mais uma vez encontrar o diretor da Casa do Brasil. Mas novamente chegamos em hora errada e não conseguimos fazer a visita oficial. Mas aproveitamos para assistir ao filme Eu, tu, eles, de Andrucha, com Regina Casé, Stênio Garcia e Lima Duarte. Já tínhamos visto, mas é sempre bom ver esse filme novamente. É muito sensível e divertido.

Legenda:

José Alfredo Mejia, chefe de redação da LatinClub, durante nossa visita à sede da revista
A gigantesca bandeira espanhola na Praça da Bandeira, próximo à Embaixada
O entardecer gelado na Praça da Espanha, na capital Madri

  
  

Publicado por em