Neblina segurou a Eurotrip no alto da montanha

Nossa programação era acordar bem cedo e descer a montanha rumo a Interlaken, uma cidadezinha bem simpática que fica - como o nome já diz - entre dois lagos. Mas tivemos de mudar nossos planos assim que acordamos. A montanha estava tomada por neblina. Não

  
  

Nossa programação era acordar bem cedo e descer a montanha rumo a Interlaken, uma cidadezinha bem simpática que fica - como o nome já diz - entre dois lagos. Mas tivemos de mudar nossos planos assim que acordamos. A montanha estava tomada por neblina. Não conseguíamos enxergar mais do que um metro à nossa frente. Isso sem contar a chuva. Obviamente mudamos de idéia e ficamos por lá mesmo até a neblina se dissipar. Estava mais frio do que no dia anterior, o que nos obrigou a ligar a calefação do motorhome.

Neblina que impediu a nossa descida logo cedo

Neblina que impediu a nossa descida logo cedo

Desde que chegamos aqui na Europa, estamos à procura de um bar, restaurante, lanchonete, boteco, enfim, algum lugar que venda pastéis... Nada feito, em quase cinco meses de viagem não encontramos um estabelecimento sequer que venda essa delícia. Então foi isso que a Patrícia inventou de fazer nesse dia frio e chuvoso. Foi uma novela... Isso sem contar que Patrícia nunca tinha se arriscado a fazer a massa para os pastéis e nem tinha a receita.

Claudia e Fabiula no alto da montanha

Claudia e Fabiula no alto da montanha

“Bem acho que vai farinha de trigo, ovo, água, vodka pra massa não ficar cheia de gordura, sal e um pouquinho de açúcar”, disse ela. Fez a massa, espichou com a ajuda de uma garrafa e quase uma hora depois estavam prontos os benditos pastéis de queijo. A tarefa de fritá-los ficou com a Cláudia. Claro que já saboreamos alguns mais gostosos, mas como marinheira de primeira viagem, a nossa cozinheira não se saiu muito mal não. Para as próximas vezes, prometeu que vai conferir a receita com a avó ou com a mãe pra não dar erro. Se alguém tiver alguma receita de família, pode mandar pro nosso e-mail. Depois a gente conta como ficou.

Chalé tipico suiço

Chalé tipico suiço

A neblina subia e baixava, até que no meio da tarde decidimos enfrentar a descida. Não tivemos problema. Passamos por algumas cidadezinhas nos vales que são um encanto. Na verdade, são pequenas comunidades com menos de vinte casas. A arquitetura é muito típica. Muitas são de madeira com caimento grande nos telhados para não dar problema durante as nevascas, janelas e sacadas cheias de flores. Os moradores das montanhas, assim que o tempo esquenta, levam os animais para pastar lá no alto. Por isso, vaquinhas e ovelhas nós vimos centenas, muito mais do que na Holanda. A terra das vacas holandesas...

Olha as cataratas no café suiço

Olha as cataratas no café suiço

No caminho das montanhas, é freqüente encontrar placas que indicam venda de produtos como manteiga, queijo e leite... Infelizmente só nos deparamos com essas placas na subida e estávamos tão encantadas com a paisagem que não paramos. Da próxima vez, vamos parar e provar essas delícias alpinas.

A bela vista dos Alpes do centro de Interlaken

A bela vista dos Alpes do centro de Interlaken

Em pouco tempo, chegamos a Interlaken. A cidade é muito pequena e extremamente turística. O comércio fica aberto até as dez da noite. Uma raridade por aqui. As vitrines estão cheias de relógios de marcas famosas, canivetes suíços e chocolates. Difícil resistir. Foi aqui que pagamos a internet mais cara até agora. Foram CHF 14,40 (francos suíços), o equivalente a R$ 32,00, por menos de uma hora... Caríssimo. Realmente aqui é a Suíça. Estávamos esquecendo. O lugar onde encontramos internet chamava-se Café Latino. E numa das paredes vimos uma pintura brasileiríssima com mulata, onça, Cristo Redentor e as nossas queridas Cataratas do Iguaçu...

Passeamos um pouco pela cidade e depois partimos para encontrar um lugar tranqüilo para estacionar o carro e passar a noite. Paramos numa cidadezinha bem próxima, que nem sabemos o nome... A noite foi tranqüila, é isso que importa. Amanhã, estaremos seguindo para Berna - a capital suíça.

  
  

Publicado por em