Nosso último passeio por Roma

Roma é cheia de lugares históricos. Praticamente a quase meia quadra se encontra um. Nós queríamos fotografar três deles que achamos interessantes. O Circo Massimo (onde ocorriam as famosas corridas de bigas – aquelas do clássico filme Ben Hur), a Bocca d

  
  

Roma é cheia de lugares históricos. Praticamente a quase meia quadra se encontra um. Nós queríamos fotografar três deles que achamos interessantes. O Circo Massimo (onde ocorriam as famosas corridas de bigas – aquelas do clássico filme Ben Hur), a Bocca de la Verità (a boca da verdade, onde segundo a lenda, as pessoas que mentiam tinham a mão cortada quando julgadas diante da boca) e no coração de Roma, a estátua da lendária Loba amamentando Rômulo e Remo, os fundadores de Roma.

A estátua original da Loba (séc. V a.C.) que amamentou Rômulo e Remo

A estátua original da Loba (séc. V a.C.) que amamentou Rômulo e Remo

Segundo a lenda, os dois meninos teriam sido abandonados pela mãe no rio Tibre dentro de um cesto e a loba que passava à beira do rio os resgatou e amamentou. Isso teria acontecido no século VII a.C.

Circo Massimo, onde eram realizadas as famosas corridas de bigas romanas

Circo Massimo, onde eram realizadas as famosas corridas de bigas romanas

Mas antes disso, nós enchemos o reservatório do nosso carro de água, conhecemos o padre Dom Gianfranco, páraco da igreja Deus Pai Misericordioso e nos divertimos com as histórias de Adriano. A propósito, Rosana, mãe dele, e Antonino, o padrasto, trabalham recepcionando grupos de turistas, muitos deles brasileiros, que visitam Roma. Eles têm um site (www.guideroma.org) muito interessante, com todas as informações sobre a cidade. A página, originalmente em italiano, está sendo traduzida para várias línguas, inclusive para o português. Vale a pena dar uma olhada!!! Uma câmara instalada na varanda do apartamento focaliza a igreja vizinha ao condomínio (a mais moderna de Roma, lembra?) 24 horas por dia. Agora se você acessar o site que mencionamos, poderá observá-la.

Fabiula e Cláudia testam a sinceridade na Bocca de la Verità

Fabiula e Cláudia testam a sinceridade na Bocca de la Verità

Nosso amigo Adriano foi o guia por estes últimos pontos turísticos que queríamos conhecer. Foi ótimo, por que além de vermos tudo e mais um pouco – como os museus do Campidoglio, sede do governo romano, cujo espaço foi remodelado por Michelângelo -, tínhamos as correspondentes explicações, feitas por quem realmente conhece. Adriano realmente é muito gentil. E, pra completar tanta gentileza, ele ainda nos presenteou com algumas das suas obras, entre gravuras e fotografias belíssimas que vamos levar para o Brasil muito gratas e lisonjeadas.

Cláudia, em casa, durante a entrevista pelo telefone a Rádio Rai

Cláudia, em casa, durante a entrevista pelo telefone a Rádio Rai

Depois de jantarmos, terminamos a noite jogando cartas e ouvindo o programa Brasil da Rádio Uno Rai, aquele no qual fomos entrevistadas há duas semanas pelo nosso amigo Gianluca de Fúria. Entramos em contato com a produção do programa e fomos convidadas para entrarmos ao vivo pelo telefone e falarmos mais um pouco da nossa querida Foz do Iguaçu.

No final da noite, a descontração tomou conta do motorhome

No final da noite, a descontração tomou conta do motorhome

Esta noite foi a Cláudia quem conversou com Gianluca e com Max. Isso sem falar no quanto nossos amigos reforçaram novamente o destino para seus ouvintes amantes do Brasil. Mais uma vez, muito obrigada amigos! Max aproveitou para nos dar o recado da nossa amiga e também jornalista de Foz, Silvana Canal, com quem ele mantém contato desde que viajou para a Terra das Cataratas. Um grande abraço pra você também, amiga!

A partir de agora comecaremos a fazer a viagem de volta para a Alemanha. Nos próximos dias estaremos na estrada e poderemos ficar alguns dias sem atualizar o nosso site...

Que façamos uma boa viagem...

  
  

Publicado por em