Nossos dois primeiros dias em Munique

Logo que chegamos a Munique conseguimos um lugar seguro para parar o carro. A cidade é a mais importante do sul da Alemanha, é capital da Bavária e abriga a maior festa folclórica alemã: a Oktoberfest. Pena que chegamos cedo demais, mesmo assim nos divert

  
  

Logo que chegamos a Munique conseguimos um lugar seguro para parar o carro. A cidade é a mais importante do sul da Alemanha, é capital da Bavária e abriga a maior festa folclórica alemã: a Oktoberfest. Pena que chegamos cedo demais, mesmo assim nos divertimos muito.

A Neues Rathaus construída em estilo neogótico é o prédio mais impressionante da Marienplatz

A Neues Rathaus construída em estilo neogótico é o prédio mais impressionante da Marienplatz

O estacionamento que encontramos era de uma loja de utensílios para casa. Aqui essas lojas vendem tudo, desde enfeites para jardim até escadas prontas, passando por piscinas, banheiros e eletrodomésticos. Só fomos perceber que o lugar que escolhemos não era tão silencioso assim na manhã seguinte. Paramos o carro ao lado de umas prensas gigantes e o trabalho dos operários começou antes das seis da manhã...

Siegtor: monumento em homenagem ao rei bávaro Ludwig I

Siegtor: monumento em homenagem ao rei bávaro Ludwig I

Depois de um despertar, um pouco tumultuado, aproveitamos a quarta-feira para escrever as dicas e os diários atrasados, editar fotografias e conferir as imagens feitas até então. Somente no fim da tarde é que fomos dar uma volta pela cidade e começar a nossa busca por uma internet onde pudéssemos atualizar o nosso site.

Torre da Neues Rathaus, na Marienplatz

Torre da Neues Rathaus, na Marienplatz

Munique é uma cidade grande e muito simpática, assim como o seu povo. Bem diferente dos moradores do norte da Alemanha. Quem vive no sul é mais festeiro, parece ter mais alegria. É claro que aqui também existem pessoas sem muita educação. A propósito, em toda a nossa vida no Brasil não nos deparamos com tantas pessoas grosseiras como aqui na Europa nesses quase seis meses de expedição. Tudo bem. Cada um, cada um...

Residenz (antiga residência dos reis da Bavária)

Residenz (antiga residência dos reis da Bavária)

As linhas de metrô, ônibus e tram (bonde) cobrem todos os cantos de Munique e nós ficamos estacionadas bem perto do Olympiapark. Onde, é claro, existe uma linha de metrô. O Olympiapark é um complexo construído para os Jogos Olímpicos de 1972 e conta com três grandes áreas para a prática de esportes, todas com cobertura transparente. Além disso, existe ainda pista de skate, trilhas para bicicletas, quadras de tênis. Durante o verão, o lugar é sede de vários eventos como espetáculos de música e festas.

No centro, fomos à procura de uma internet. Encontramos uma na estação de metrô que fica embaixo de uma das praças mais bonitas de Munique, a Marienplatz. A praça abriga a Neues Rathaus (nova prefeitura) em estilo neogótico. O prédio realmente chama a atenção pela riqueza de detalhes e pelo colorido das flores nas janelas. No período medieval, funcionava na Marienplatz o mercado de sal e de milho de Munique. No centro fica a Coluna de Santa Maria. Na praça, ainda ficam a antiga prefeitura (Altes Rathaus), construída originalmente no século 15 sem muita beleza, e o Spielzeugmuseum, o museu do brinquedo.

Neste cyber (na estação de metrô), só conseguimos ver os nossos e-mails e acompanhar a reportagem sobre a capela de ossos de Kutná Hora que produzimos para o caderno de turismo do jornal Folha de Londrina (se você quiser acompanhar acesse www.bonde.com.br, procure Folha de Londrina e busque a seção Turismo). Por algum motivo, que só Deus sabe qual é, não foi possível atualizar a nossa página.

No dia seguinte, nossa tarefa número um era encontrar outro cyber. Caminhamos muito, fomos a três e, acreditem, em nenhum conseguimos fazer o nosso trabalho. Em um não havia leitor de cd, em outro havia o leitor, mas faltava um programa que permitisse a abertura dos textos e das fotos. Isso sem contar que tomamos o maior banho de chuva enquanto saíamos de um cyber para outro. Resumindo, nada feito, nosso site continuava sem as novidades.

Mas nem tudo deu errado. Aproveitamos para fotografar e filmar a cidade. Passamos por um monumento ao rei Ludwig I, o Siegtor (que se assemelha um pouco com o Arco do Triunfo de Paris), pela Residenz (antiga residência dos reis da Bavária), pelo Hofgarden (um belo jardim sempre cheio de ciclistas) e terminamos na Marienplatz.

  
  

Publicado por em