Um mergulho na vida da imperatriz Sissi

Apesar do nosso primeiro compromisso estar marcado para as 10 horas da manhã, nosso dia começou cedo. A alvorada hoje foi às 7h30. Como ainda não temos noção das distâncias da cidade, é melhor garantir. Fomos até a embaixada de Portugal à procura de info

  
  

Apesar do nosso primeiro compromisso estar marcado para as 10 horas da manhã, nosso dia começou cedo. A alvorada hoje foi às 7h30. Como ainda não temos noção das distâncias da cidade, é melhor garantir. Fomos até a embaixada de Portugal
à procura de informações do país, mas encontramos apenas um aviso de greve. Os funcionários reclamam da falta de reajuste salarial, horas extras, atrasos etc... Problemas comuns entre nós, colonizados, que parecem ainda afetar nossos colonizadores. Quem diria?

Coroa usada na época do Império Austro-Húngaro

Coroa usada na época do Império Austro-Húngaro

Fomos à nossa embaixada torcendo para que a greve não tivesse sido geral entre os povos de língua portuguesa. E não é que os brasileirinhos estavam trabalhando! Conseguimos boas informações com a Valerie Corcuera, do departamento comercial, que nos conseguiu uma relação com ótimos contatos na cidade. E é claro, um bom papo com um carioca funcionário de carreira do Itamaraty. Ele nos contou um pouco de suas andanças pelo mundo.Como é bom conversar com outras pessoas em português. Incrível como sentimos falta de coisas tão simples quando estamos longe de casa.

Passamos a tarde toda conhecendo o Complexo Hofburg, uma fortaleza transformada em palácio real e que foi sede da monarquia do país durante seis séculos. Esta era a residência oficial da famosa Imperatriz Elizabete, mais conhecida como Sisi, eternizada no cinema pela atriz Romy Schneider. O lugar é encantador. Fizemos um tour pelos aposentos reais, salões, salas, salinhas e tudo o que se pode imaginar, tudo muito bem preservado. Como os palácios são imensos... A família real tinha tanta prataria, porcelanas e cristais, que uma parte do museu foi especialmente reservada para isso. É muita riqueza para apenas uma família.

As jóias da coroa são impressionantes, diamantes e outras pedras preciosas, todas gigantescas. Hoje descobrimos que “nascer em berço de ouro” não é apenas um ditado, vimos o berço usado pela família real, ele era realmente feito de ouro!

O passeio demorou horas a fio, saímos de lá bastante cansadas, porém muito mais ricas com a história do império austro-húngaro. Na volta para casa, demos uma paradinha no mercado para comprar o jantar, uma hiper salada de folhas verdes com ovos cozidos. Com o calor escaldante que estamos pegando aqui, haja salada para refrescar.

  
  

Publicado por em