Visitamos as operadoras de turismo do Porto

Dia de muito trabalho no Porto... visitas às agências de viagem, operadoras de turismo, imprensa e, se sobrar um tempinho, conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade conhecida pelo seu licoroso vinho. Deixamos o carro cedo e no shopping mesmo, onde e

  
  

Dia de muito trabalho no Porto... visitas às agências de viagem, operadoras de turismo, imprensa e, se sobrar um tempinho, conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade conhecida pelo seu licoroso vinho. Deixamos o carro cedo e no shopping mesmo, onde estamos como o motorhome estacionado, fizemos a primeira visita a uma agência. Na vitrine da loja estavam fotos das principais praias brasileiras, já denunciando a preferência dos portugueses que vão ao Brasil. Neste caso, Foz do Iguaçu fica reservada aos turistas que viajam com tempo. Para poucos dias, as praias nordestinas são as eleitas.

Alberto Macedo, diretor da Abreu, a mais importante operadora de Portugal

Alberto Macedo, diretor da Abreu, a mais importante operadora de Portugal

Depois de uma longa espera no ponto de ônibus, cruzamos o rio Douro e finalmente chegamos ao bairro da Cordoaria. Paramos bem em frente à Igreja dos Clérigos, com sua torre de 75 metros de altura. Dali logo percebemos que iríamos ter de enfrentar uma cidade cheia de `sobes e desces`. No começo, uma maravilha, uma bela descida recheada de bares e padarias não nos deixou outra alternativa se não entrar em provar um tradicionalíssimo e delicioso bolinho de bacalhau.

Segundo os agentes de viagem, as praias do nordeste são as preferidas

Segundo os agentes de viagem, as praias do nordeste são as preferidas

Dali, seguimos por mais umas quadras até chegarmos à Avenida dos Aliados, a principal do Porto, onde fica a Prefeitura e a Câmara Municipal. Aqui visitamos a maior operadora de turismo de Portugal. A Abreu organiza viagens desde 1840 e mantém 100 lojas em todo o país e outras sete no exterior, inclusive no Rio de Janeiro e São Paulo. Conversamos com o diretor Alberto Macedo. Ele nos confirmou a grande quantidade de portugueses que viajam para o Brasil todos os anos, mas mais uma vez destacou o gosto pelas praias.

A cidade do Porto guarda muitos patrimônios tombados pela Unesco

A cidade do Porto guarda muitos patrimônios tombados pela Unesco

Subindo um pouco mais a ladeira, fizemos uma visita à agência Top Atlântico. Em seguida, chegamos a sede do Jornal de Notícias, pertencente a um dos grupos de comunicação mais fortes de Portugal. Só ali funcionavam a sede e algumas sucursais de pelo menos sete jornais e mais uma rádio. Deixamos nosso material e esperamos que pelo menos um deles se interesse pelo trabalho que estamos desenvolvendo aqui na Europa.

Do alto da Sé, o bairro antigo de Barredo e suas casas típicas

Do alto da Sé, o bairro antigo de Barredo e suas casas típicas

Nestes dias, todos os jornais têm reservado grandes espaços para matérias sobre pedofilia. Os tribunais portugueses estão para julgar um dos casos de agressão sexual a menores mais chocante da história do país. Um ex-funcionário de uma casa de reabilitação é acusado de abusar sexualmente de menores. O caso Casa Pia, como é chamado, está mobilizando a imprensa nacional e toda a população, revoltada com a bizarra história.

Da torre da Igreja dos Clérigos se tem uma ótima vista da cidade

Da torre da Igreja dos Clérigos se tem uma ótima vista da cidade

Andamos mais um pouco e falamos com um jornalista de outro periódico português, com sede aqui no Porto. Falamos um pouco sobre o trabalho de divulgação de Foz do Iguaçu e sobre as nossas experiências nestes oito meses e meio de viagem pela Europa. Ele se interessou pelo material e marcamos uma entrevista para amanhã, às 11h. Mais umas quadras a diante e conversamos com o diretor da Paxtur, outra importante agência de Portugal.

Com um pouco de luz ainda, subimos para a colina Penaventosa, que abriga a Catedral da Sé, originalmente uma igreja-fortaleza. Tombada pela Unesco, a catedral está passando por uma reforma completa e ainda abriga parte das muralhas que a cercavam no início da sua construção. Ali do alto é possível ver parte da Ribeira, um bairro à beira do rio, cheio de casas com fachadas azulejadas. Ancorados no cais, alguns barcos completavam a paisagem.

Nem tão bonitas, mas muito tradicionais, algumas casas antiqüíssimas e outras até abandonadas, chamam a atenção no bairro de Barredo, pouco modificado desde a Idade Média. Nas fachadas, intermináveis varais cheios de roupas esperam uma trégua da chuva para secar. A cidade do Porto é mesmo impressionante e em certos pontos lembra muito o Brasil, principalmente as cidades onde, bem ou mal, aportaram os primeiros portugueses e colonizadores.

  
  

Publicado por em