Abadia em Batalha, Santuário de Fátima e Pegadas de Dinossauros – Portugal

São poucos quilômetros de distância que separam três lugares interessantíssimos em Portugal: a encantadora Abadia dominicana de Santa Maria da Vitória, em Batalha, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e o povoado de Bairro, onde ficam as Pegadas de Dino

  
  

São poucos quilômetros de distância que separam três lugares interessantíssimos em Portugal: a encantadora Abadia dominicana de Santa Maria da Vitória, em Batalha, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e o povoado de Bairro, onde ficam as Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire. Fátima, Batalha e Bairro ficam entre Coimbra e Lisboa. No caminho, preste atenção ao solo calcário da região e à área de plantação de oliveiras.

O gótico Portal Manuelino que leva às Capelas Inacabadas, em Batalha

O gótico Portal Manuelino que leva às Capelas Inacabadas, em Batalha

Batalha:

Contornos da Abadia Santa Maria da Vitória, construída com pedras de calcário

Contornos da Abadia Santa Maria da Vitória, construída com pedras de calcário

A pequena cidade de Batalha abriga uma obra fantástica da arquitetura gótica portuguesa: a Abadia dominicana de Santa Maria da Vitória. O monastério de calcário foi erguido (a partir de 1388) para celebrar a vitória de João I em Aljubarrota (batalha que lhe valeu o trono), em 1385. João I, sua mulher inglesa, Filipa de Lancaster, e o filho, Henrique, o Navegador, repousam na Capela do Fundador.

A imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, em Fátima

A imagem de Nossa Senhora, na Capelinha das Aparições, em Fátima

Mas, mais interessante do que a igreja, são as chamadas Capelas Inacabadas, que ficam em um anexo nos fundos. O rei Duarte, irmão de João, iniciou o mausoléu octogonal para a casa real de Avis. O projeto foi retomado e depois abandonado por Manuel I. O lugar não possui telhado e é de uma riqueza de detalhes impressionante. As Capelas Inacabadas guardam os túmulos de alguns nobres portugueses. O Portal Manuelino, que leva às Capelas Inacabadas, é belíssimo. Sem dúvida, vale a pena uma visita!

Peregrinos pagam suas promessas de joelhos ao longo da passarela até a Capela

Peregrinos pagam suas promessas de joelhos ao longo da passarela até a Capela

Fátima:

As incríveis pegadas de dinossauros deixadas há 175 milhões de anos na Serra de Aire

As incríveis pegadas de dinossauros deixadas há 175 milhões de anos na Serra de Aire

Fátima é um lugar que atrai muitos brasileiros. São muitas as famílias que têm devoção por Nossa Senhora de Fátima e este fenômeno talvez seja cultural, já que nossa proximidade dos portugueses é grande. A Virgem apareceu para três pequenos pastores em 13 de maio de 1917 na Oca da Iria. Lucia de Jesus e os irmãos Jacinta e Francisco Marto, então com 10, 9 e 7 anos respectivamente, viram Maria juntos em seis ocasiões. Os dois menores morreram santamente poucos anos depois. Lucia é freira carmelita e continua viva, dividindo com o Papa João Paulo II o Terceiro Segredo de Fátima.

Dia e noite, pessoas chegam a Fátima para pagar as suas promessas. A maior parte faz sua peregrinação de joelhos por uma trilha que inicia ainda fora do Santuário e segue até a Capela da Aparição. São mulheres e homens acompanhados por seus familiares ou solitários, alguns carregam os filhos no colo durante o trajeto.

A Capela das Aparições fica à esquerda do Santuário e está sempre cheia de fiéis. A imagem de Nossa Senhora foi colocada no exato local onde ela teria aparecido em 1917. No alto, mais ao centro, foi construída uma igreja onde estão os corpos dos irmãos pastores Jacinta e Francisco. As duas crianças já foram proclamadas beatas pelo Papa João Paulo II, um dos passos para que se tornem santos. Ao lado do túmulo de Jacinta, há outro vazio. Provavelmente deve receber o corpo de Lucia.

na internet: www.rt-leiriafatima.pt

Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire:

A 10 quilômetros de Fátima, a localidade de Bairro, na Serra de Aire, guarda um tesouro: o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauros. As marcas são um importante registro fóssil do período Jurássico e de alguns dos maiores seres que já povoaram o planeta: os dinossauros saurópodes (herbívoros). Essas marcas foram deixadas no local há 175 milhões de anos. Há poucos anos, no local funcionava uma pedreira e em 4 de julho de 1994 um pesquisador fez a descoberta das pegadas.

Antes de desbravar a pé o parque, é apresentado um vídeo que explica a importância do lugar. Fazendo a visita é possível entender como as marcas ficaram registradas no local até hoje. As pegadas foram deixadas pelos animais numa superfície lamacenta, a invasão das águas permitiu a acumulação de sedimentos que protegeram as marcas e esses sedimentos endureceram dando origem a uma camada de rochas.

Uma trilha de cerca de 1,2 km permite observar as pegadas do alto e depois se caminha lado-a-lado com elas, algumas ficam mesmo na trilha por onde os visitantes passam. Realmente é incrível observar os rastros deixados pelos dinossauros. Do alto, é necessária certa atenção para conseguir observar as pegadas, já que elas não são grandes. Mas depois que se consegue identificar um dos trilhos é fascinante.

Segundo os especialistas, essas marcas são muito nítidas se comparadas a outras encontradas pelo mundo. O parque é protegido pelo governo português.

Mais informações podem ser obtidas pela internet no site: www.pegadasdedinossaurios.org

A Lufthansa voa de São Paulo para Lisboa e para o Porto. Para embarque até 11 de dezembro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 667 durante a semana e US$ 695 de sexta a domingo, com conexão em Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11)3048 5800 e no Rio
(21) 4503 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em

Fátima

Fátima

19/11/2008 09:49:03
Estou muito emocionada,em primeiro lugar com o lugar onde N.S de Fátima apareceu...Meu maior sonho é conhecer o lugar,pois só de olhar na internet já me emociona.Meu nome foi em homenagem á ela.Quanto á Portugual em si,é esplêndido!Como tem pontos turísticos e históricos a serem vistos...Tenho que parabenizar o governo deste país que tão bem sabem cuidar,administrar,cada cidade que tem seus pontos de acontecimentos no passado e que aos turistas embeleza e admira.Parabens á internet por divulgar culturas desse nível...Meu comentário é um só: Portugual,é fantástico e a casa de Nossa Senhora deve ser a maior emoção que existe chegar lá...Quem sabe um dia possa acontecer um milagre e eu ir até lá para ver onde esteve minha protetora.

Goretti

Goretti

14/11/2008 22:05:06
Texto muito bem redigido. Maravilhoso para quem tem curiosidade de saber algo sobre as cidades que irá visitar