Antuérpia - Bélgica

informações - A cidade fica bem no norte do país, quase na fronteira com a Holanda. Antuérpia é uma das maiores cidades da Bélgica e a principal cidades flamengas do país, com mais de meio milhão de habitantes. O lugar é conhecido como o centro do comérci

  
  

informações - A cidade fica bem no norte do país, quase na fronteira com a Holanda. Antuérpia é uma das maiores cidades da Bélgica e a principal cidades flamengas do país, com mais de meio milhão de habitantes. O lugar é conhecido como o centro do comércio internacional de diamantes. O trânsito é confuso e conseguir uma vaga para estacionar é sempre complicado.

Antuérpia é conhecida pela qualidade dos seus diamantes

Antuérpia é conhecida pela qualidade dos seus diamantes

o que ver – Bem no centro do velho bairro medieval fica o Grote Markt, que significa “grande mercado”, onde está a prefeitura da cidade e também o centro de informações turísticas. Lembre-se, na Bélgica, as prefeitura são sempre pontos turísticos, por serem antigas e pela bela arquitetura. Esta foi construída em 1565.
- A Onze Lieve Vrouwe Kathedraal (a Catedral de Nossa Senhora) fica a poucos metros da praça principal numa outra praça. O prédio é de 1352. A catedral é uma grande obra de arte, dentro dela entre as várias pinturas estão dois grandes trípticos (quadros divididos em três partes) de Peter Paul Rubens. Para visitá-la é preciso pagar 1,50 euros.
- A cidade em si não é muito bonita. Mas o pequeno centro é lindíssimo. Com estreitas e sinuosas ruas, a cidade velha guarda preciosidades. Os prédios são muito antigos e cada um tem sua história.
- Antuérpia tem diversos museus. Entre eles o Koninklijk Museum voor Schone Kunsten, o National Scheepvaart-museum (museu marítimo) e o Museum Plantin-Moretus, dedicado aos primórdios da imprensa. Ainda é interessante visitar o prédio que serviu de casa e de estúdio do artista flamengo Rubens nos últimos 30 anos de sua vida (Rubenshuis).

Centro de Antuérpia

Centro de Antuérpia

compras – Famosa na lapidação de diamantes, além dos museus e leilões, o cliente comum também pode gastar um pouco mais e levar para casa um bela jóia. O melhor lugar para comprar é na Pelikaanstraat, próxima à Estação Central, no bairro judeu. Os dois lados da rua são repletos de pequenas lojas com os mais variados modelos de jóias e diamantes.

Catadral da cidade onde podem ser vistas telas do pintor Rubens

Catadral da cidade onde podem ser vistas telas do pintor Rubens

não perca – Gaste um pouco de tempo andando pelas ruelas que ficam perto da catedral. Lá você encontrará dezenas de restaurantes e bares simpáticos. Mas um deles é especial. O ‘T Efde Gebod (Décimo Primeiro Mandamento, em português). O bar fica num belo prédio do século 16 que escapou de um grande incêndio. A decoração é composta por mais de 300 imagens de santos que foram compradas ao longo de 30 anos. No teto, do mesanino é possível verificar a pintura original na madeira, um trabalho que tem quase 500 anos. Se você der sorte encontrará a proprietária do bar Irena Maltsen, uma belga muito simpática que nos contou que a idéia foi do marido. Quando começaram a comprar as imagens, elas eram muito baratas. Agora se transformaram em antiguidades. As obras religiosas dividem espaço com quadros modernos que decoram as paredes do lugar. O endereço do bar é Torfbrug, 10, B-2000 Antuérpia – Bélgica.

T Efde Gebod - o bar dos santos

T Efde Gebod - o bar dos santos

A Lufthansa voa diariamente para Bruxelas, na Bélgica, com conexão em Frankfurt. Até 25 de abril, a passagem aérea em classe econômica, ida e volta, custa US$ 827 de segunda a quinta-feira e US$ 856, de sexta a domingo. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em