Áustria – gerais

Informações: A Áustria, localizada bem no centro da Europa, encanta os turistas pelas belezas naturais principalmente nos Alpes, com os picos cobertos de neve, estações de esqui e vales encravados em montanhas e o Danúbio. O país reserva cidadezinhas enca

  
  

Informações: A Áustria, localizada bem no centro da Europa, encanta os turistas pelas belezas naturais principalmente nos Alpes, com os picos cobertos de neve, estações de esqui e vales encravados em montanhas e o Danúbio. O país reserva cidadezinhas encantadoras como Melk, Hallstatt e Altmüster, com a belíssima arquitetura típica, e a agitação e charme da capital Viena.

Janelas floridas na cidade de Melk

Janelas floridas na cidade de Melk

A Áustria tem forte tradição musical - a longa lista de grandes compositores inclui Mozart, Schubert, Haydn, Mahler, além dos dois Strauss, pai e filho – acessível a todos. Pode-se assistir a uma ópera famosa no Staatsoper (em Viena) por apenas dois euros. No verão, várias cidades austríacas promovem festivais de música, como o Festival de Música de Viena, de julho a setembro, e o Festival de Salzburgo, considerado o maior evento do tipo no mundo, realizado de fins de julho a agosto. Os bolos e as tortas também são tradicionais no país, além dos aconchegantes, embora caros, cafés.

Castelo de Schönbrunn, em Viena

Castelo de Schönbrunn, em Viena

Os austríacos também possuem um passado imperial glorioso que deixou de herança dezenas de castelos, incríveis acervos de obras de arte, tempos do reinado de Maria Teresa e da imperatriz Sissi, uma mulher à frente do seu tempo, independente e símbolo de beleza da época.

Acervo da família real

Acervo da família real

A vida intelectual e artística, principalmente de Viena, floresceu no fim do século 19 e início do 20, com o movimento secessionista (o mais importante do país que ocorreu quando artistas romperam com a Academia de Viena em 1815), a arquitetura e o design. Nesta época também, ocorreram os estudos de Sigmund Freud, pai da psicanálise.

Caverna de gelo nas montanhas do país

Caverna de gelo nas montanhas do país

Para os amantes do eco-turismo, o país é perfeito. Têm montanhas, cavernas geladas ou não e lagos a serem explorados. Na região de Allstatt, por exemplo, é possível alugar uma caverna, desfrutar da tranqüilidade e ter uma experiência semelhante à dos moradores da região há centenas de séculos. O país tem também várias trilhas para ciclistas.

A Áustria existe como nação desde 1919, quando os territórios que faziam parte do império Austro-Húngaro (como Hungria e Tchecoslováquia) conquistaram a independência com o final da Primeira Guerra Mundial. A maior parte da população, 98%, fala alemão, embora existam alguns dialetos regionais.

Estradas – As rodovias austríacas são ótimas. É necessário comprar um selo para transitar por elas. O adesivo pode ser adquirido em postos de combustíveis e tem validade mínima de dez dias. Em alguns túneis e estradas de montanhas são cobrados pedágios.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.austria-tourism.at .

A Lufthansa voa diariamente para a Áustria, com conexão em Frankfurt, na Alemanha. Até 28 de julho, a passagem aérea em classe econômica, ida e volta, custa US$ 1.205 de segunda a quinta-feira e US$ 1.240, de sexta a domingo. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em