Bilbao – Espanha

Não há dúvida de que a maior atração de Bilbao é o moderníssimo Museu Guggenheim, um dos cinco espalhados pelo mundo (os outros quatro ficam em Nova York, Las Vegas, Berlim e Veneza). O prédio hi-tec impressiona. Parece até que brota do chão e se ergue im

  
  

Não há dúvida de que a maior atração de Bilbao é o moderníssimo Museu Guggenheim, um dos cinco espalhados pelo mundo (os outros quatro ficam em Nova York, Las Vegas, Berlim e Veneza). O prédio hi-tec impressiona. Parece até que brota do chão e se ergue imponente, tentando se misturar ao resto da cidade. Nos três andares, exposições permanentes e temporárias trazem o que há de mais moderno na arte. São instalações, pinturas, vídeos e fotografias que mostram principalmente o desenvolvimento da cultura no pós-guerra.

Vista da cidade de Bilbao

Vista da cidade de Bilbao

“Imagens em Movimento” é uma das mostras temporárias que fica no museu até maio do próximo ano (2004). Formada fundamentalmente por obras que pertencem à Coleção Permanente dos Museus Guggenhaeim, concentra-se na variedade de enfoques utilizados pelos artistas que trabalham com cinema, vídeo e fotografia na atualidade.

Escultura gigante que adorna os fundos do museu

Escultura gigante que adorna os fundos do museu

A exposição mostra a expressão de artistas que procuram captar a essência da arte contida na arquitetura urbana, no corpo e fisionomia humana assim como também na natureza. Muitos artistas criam um ambiente ou cenário para dali captar uma expressão e transformá-la em mensagem. Um dos trabalhos mais impressionantes é o registrado pelo artista Francis Alÿs. Ele convocou centenas de voluntários peruanos para mover uma duna na periferia da capital Lima. A duna foi removida 10 centímetros de sua localização original. A mensagem: quando a fé move montanhas. Para quem gosta de arte moderna, este é um prato cheio.

Mas a cidade que é o centro industrial do País Basco e maior porto comercial da Espanha e uma população de pelo menos 380 mil habitantes tem mais a oferecer: o Museo Arqueológico, Etnográfico e Histórico Vasco e o Museo de Bellas Artes, por exemplo.

Em Bilbao, como em todo o País Basco (que quer a independência do resto da Espanha), há dois idiomas oficiais: o espanhol e o euskera (uma língua que tem uma certa semelhança com o alemão). Entender as placas é uma tarefa quase impossível para quem não tem familiaridade com o idioma, mas não se preocupe, elas aparecem também em espanhol. Ainda bem!!!

Chegando a Bilbao, você pode se dirigir ao centro de informações turísticas que fica ao lado do Guggenheim. Lá é possível obter todas as informações sobre a cidade e arredores. Mas preste atenção, o escritório não abre às segundas-feiras.

A Lufthansa voa de São Paulo para Bilbao. Para embarque até 11 de dezembro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 691 durante a semana e US$ 718 de sexta a domingo,
com conexão em Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 4503 5000. Ou pela internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em