Coimbra – Portugal

Uma das mais antigas cidades universitárias da Europa, Coimbra preserva as seculares tradições acadêmicas nas capas negras dos estudantes, no lírico fado, na Festa da Queima das Fitas – tradição de mais de 700 anos mantida pelos universitários - e na agit

  
  

Uma das mais antigas cidades universitárias da Europa, Coimbra preserva as seculares tradições acadêmicas nas capas negras dos estudantes, no lírico fado, na Festa da Queima das Fitas – tradição de mais de 700 anos mantida pelos universitários - e na agitação das “repúblicas” (casas de estudantes). No topo da cidade, a Universidade com sua a célebre torre do campanário abriga a suntuosa biblioteca Joanina - que pode ser vista pelos visitantes – e a coleção de mais de 300 mil livros.

Arcos e escadas, típica arquitetura de Coimbra

Arcos e escadas, típica arquitetura de Coimbra

origens– Afonso Henriques elegeu a íngreme cidade como sua capital em 1139, condição mantida até 1256. Criada em 1290 pelo rei Dinis, a universidade originalmente alternou-se entre Lisboa e Coimbra, mas acabou instalada no palácio real de Coimbra em 1537. As construções mais antigas cercam o Pátio das Escolas.

No alto da cidade, a mais antiga universidade de Portugal

No alto da cidade, a mais antiga universidade de Portugal

atrações - Não deixe de ver a Sé Velha e também a Sé Nova. Nas velhas ruas de muralhas medievais, arcos e escadinhas, visite o Mosteiro de Santa Cruz (fundado em 1131), a Igreja de Santiago e seus portais (construção romântica do século XII) e o Mosteiro de Celas (do século XIII). O prédio da Câmara Municipal (prefeitura) e a Igreja do Pendão Nacional, um ao lado do outro, remetem o turista a quase mil anos de história. No centro, aproveite para dar uma paradinha no Jardim do Mango.

À noite, Coimbra ganha um novo colorido

À noite, Coimbra ganha um novo colorido

Na outra margem do rio Mondego, estão o Convento de Santa Clara-a-Velha e o de Santa Clara-a-Nova (construção barroca do século XVII). Neste último está o corpo de Santa Isabel, rainha de Portugal a partir de 1282, quando se casou, aos 12 anos, com o Rei de Portugal, Dom Diniz. Ainda em vida, a rainha Isabel era muito venerada por sua caridade.

O Jardim do Mango, no centro da cidade

O Jardim do Mango, no centro da cidade

A mais conhecida história sobre a santa conta que, flagrada por seu rígido marido quando ia distribuir pão aos pobres, teria transformado os pedaços de comida em rosas ao abrir o avental. Seu corpo, intacto, está num caixão de prata e vidro no alto da nave principal da igreja.

na internet: www.cm-coimbra.pt , www.coimbra2003.pt , www.ippar.pt, www.turismo-centro.pt

A Lufthansa voa de São Paulo para Lisboa e para o Porto. Para embarque até 11 de dezembro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 667 durante a semana e US$ 695 de sexta a domingo, com conexão em Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11)3048 5800 e no Rio
(21) 4503 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em