Faro – Portugal

De origem pré-romana, a cidade já foi chamada antigamente de Ossónoba, um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal. Em 713 d.C. foi ocupada pelos árabes que construíram a sua fortificação. Em 1249 foi conquistada pelo rei português D

  
  

De origem pré-romana, a cidade já foi chamada antigamente de Ossónoba, um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal. Em 713 d.C. foi ocupada pelos árabes que construíram a sua fortificação. Em 1249 foi conquistada pelo rei português D. Afonso III e, com a expansão marítima, Faro foi elevada à cidade em 1540. Desde 1830 é capital do Algarve.

As muralhas erguidas pelos árabes protegiam a cidade contra as invasões cristãs

As muralhas erguidas pelos árabes protegiam a cidade contra as invasões cristãs

Parte de sua muralha, assim como algumas construções, foi destruída durante o grande terremoto de 1755. A maioria das edificações data dos séculos XVIII e XIX. Os pontos de interesse turístico da cidade podem ser visitados em apenas um dia e todo trajeto normalmente é feito a pé.

Arcos de uma das antigas entradas da fortificada Faro

Arcos de uma das antigas entradas da fortificada Faro

Arco da Vila: De origem árabe esta antiga porta do castelo é a principal entrada da parte murada conhecida por Vila-Adentro.

Os tradicionais chaminés da Andaluzia tomam conta dos telhados

Os tradicionais chaminés da Andaluzia tomam conta dos telhados

Sé Catedral: Devido a sucessivas reconstruções, a Catedral apresenta vários estilos arquitetônicos (gótico, renascentista e barroco). Da construção original dos séculos XIII e XIV restaram apenas o portal principal, a torre e duas capelas do cruzeiro. Em 1596 sofreu um incêndio e saques passando por uma grande obra de reconstrução, continuadas anos mais tarde devido aos abalos de terra em 1722 e 1755. Entre as capelas internas, a de Nossa Senhora da Conceição e São Domingos merecem destaque, ambas são revestidas com azulejos e mantiveram o estilo gótico.

No centro histórico, é fácil se perder por entre as inúmeras vielas

No centro histórico, é fácil se perder por entre as inúmeras vielas

Museu Arqueológico: Instalado num antigo convento, possui uma coleção de grande valor arqueológica além de uma das mais importantes mostras de arte sacra de Portugal.

Igreja do Carmo: É um imponente templo barroco construído no início do século XVIII. Vale a pena visitar também a Capela dos Ossos que fica no pátio interno. As paredes são todas revestidas com ossos e crânios humanos retirados de um antigo cemitério desativado que ficava na parte posterior da Igreja. A capela foi construída em 1816 como uma homenagem à memória das pessoas que ali estavam enterradas.

Museu Etnográfico: É um bom programa para quem pretende saber mais sobre a vida das pessoas da cidade. O museu oferece uma valiosa coleção de objetos típicos que permite conhecer a cultura da região.

Igreja de São Francisco: Merece destaque a rica ornamentação em azulejos feita para as imagens religiosas.

Muralhas: Os muros foram construídos pelo príncipe muçulmano Bem Bekr, no século IX, para reforçar a defesa da cidade.

O longo cordão de dunas que separa o mar da Ria Formosa é, para quem gosta de sol e mar, considerado um paraíso. A Ria Formosa é um conhecido patrimônio natural de interesse mundial dotado de ecossistemas únicos e abriga uma grande variedade de espécies ameaçadas. As praias estão nas ilhas de Faro, Barreta, Farol e da Culatra. A única com acesso de carro é a de Faro, ligada por uma estrada ao continente. A da Barreta é muito tranqüila e solitária já que não existem barcos regulares que levem os turistas até ela, para conhecer a ilha é preciso alugar alguma embarcação. As praias do Farol e da Culatra têm acesso por linhas regulares de barco a partir de Faro (verão) e Olhão (todo o ano).

na internet: www.rtalgarve.pt , www.cm-faro.pt

A Lufthansa voa de São Paulo para Lisboa e para o Porto. Para embarque até 11 de dezembro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 667 durante a semana e US$ 695 de sexta a domingo, com conexão em Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11)3048 5800 e no Rio
(21) 4503 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em