Frankfurt – Alemanha

Um dos principais centros culturais e econômicos da Europa, Frankfurt é uma cidade com cerca de 700 mil habitantes e cheia de atrações: dezenas de museus (muitos se concentram na região chamada Schaumainkai), casas de escritores famosos (como Johann Wolfg

  
  

Um dos principais centros culturais e econômicos da Europa, Frankfurt é uma cidade com cerca de 700 mil habitantes e cheia de atrações: dezenas de museus (muitos se concentram na região chamada Schaumainkai), casas de escritores famosos (como Johann Wolfgang von Goethe), construções seculares que apresentam a típica arquitetura alemã (no Römer), além de prédios arrojados localizados num bairro à beira do Main, apelidado de “Mainhattan”. Os alemães orgulham-se dos arranha-céus da cidade. A paixão pelo moderno e pelas alturas está em alguns dos inúmeros cartões postais vendidos em toda Frankfurt.

A moderna e arrojada Frankfurt

A moderna e arrojada Frankfurt

Entre os museus da cidade estão o Städelsches Kunstinstitut (com obras dos artistas Van Eick e Rembrandt), o Deutsches Architekturmuseum (que aborda a evolução arquitetônica no século 20), o Historisches Museum (com um acervo de peças relacionadas à história de Frankfurt), o Museum für Moderne Kunst (Museu de Arte Moderna) e Deutsches Filmmuseum (Museu do Filme). Este último é bastante interessante, com uma coleção de documentos e objetos relacionados à produção cinematográfica. Quando passamos por lá, os índios americanos eram o tema de uma exposição que contava com alguns figurinos antigos. O museu possui um cinema - com sessões geralmente a partir do entardecer e à noite - que exibe títulos antigos. Fica em Frankfurt também o Museu Heinrich Hoffman, o fotógrafo oficial de Hitler.

Römerberg, no centro antigo da cidade

Römerberg, no centro antigo da cidade

Às margens do rio Main, perto da região dos museus, funciona aos fins de semana um mercado de pulgas, onde é possível encontrar de tudo, desde TVs usadas, equipamentos de informática a roupas e uma infinidade de velharias. É sempre bom lembrar que a pechincha é livre e normalmente funciona.

A Alte Nikolaikirche: única construção da praça que não foi destruída com os bombardeios aliados

A Alte Nikolaikirche: única construção da praça que não foi destruída com os bombardeios aliados

No centro da cidade velha ficam as casas de madeirame à vista dos séculos 15 a 18 chamadas de Ostzeile. Em frente fica a Altes Rathaus (antiga prefeitura). Embora pareçam antigas, as construções têm pouco mais de meio século. É que tudo teve de ser reconstruído depois da Segunda Guerra Mundial. A única construção que permaneceu em pé depois dos bombardeios foi uma igreja à direita do prédio da Altes Rathaus, a Alte Nikolaikirche (Igreja Nikolai antiga). O lugar realmente é bastante interessante, ainda mais se compararmos as fotografias feitas logo em seguida aos ataques aliados com a praça hoje.

Detalhe da porta da Altes Rathaus

Detalhe da porta da Altes Rathaus

Em Frankfurt há dois postos de informações turísticas, um deles fica na estação central (Hauptbahnhof) e outro no centro antigo da cidade. O material informativo não é tão rico como em outros lugares, mas é suficiente para quem quer conhecer os lugares mais interessantes da cidade.

Mercado de pulgas nas margens do Main

Mercado de pulgas nas margens do Main

É muito fácil encontrar cybers em Frankfurt. Somente nas ruas próximas à estação central existem vários lugares para se usar a internet a um preço razoável.

O aeroporto de Frankfurt é um dos maiores do mundo. Por aqui partem e chegam vôos internacionais das mais variadas partes do planeta. A posição privilegiada, bem no centro da Europa, é uma das razões de tanto movimento.

na internet: www.frankfurt-tourismus.de
e-mail: infor@tcf.frankfurt.de

A Lufthansa voa para Frankfurt saindo de São Paulo. Para embarque até 12 de outubro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 815 durante a semana e US$ 842 de sexta a domingo. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em