Hamburgo - Alemanha

Informações – A segunda maior cidade da Alemanha, com 1,8 milhões de habitantes, abriga o maior porto do país e o segundo da Europa. Além do movimento de chegada e partida dos navios, o turista pode visitar dois deles que hoje se tornaram museus: o

  
  

Informações – A segunda maior cidade da Alemanha, com 1,8 milhões de habitantes, abriga o maior porto do país e o segundo da Europa. Além do movimento de chegada e partida dos navios, o turista pode visitar dois deles que hoje se tornaram museus: o cargueiro Cap San Diego e o veleiro Rickmer Rickmers. Hamburgo foi alvo dos ataques Aliados na Segunda Guerra Mundial. A destruição ainda pode ser vista na Nikolaikirche, no centro da cidade. As ruínas da torre da igreja servem como lembrança dos bombardeios.

Torre reconstruída da Nikolaikirche, no centro de Hamburgo

Torre reconstruída da Nikolaikirche, no centro de Hamburgo

Transporte – Hamburgo tem uma boa rede de metrô. Além disso, os ônibus e os trans (trens elétricos que circulam na cidade e dividem espaço com os automóveis em algumas ruas) fazem roteiros que cobrem toda a cidade.

Fachada da estação central

Fachada da estação central

Internet – Por incrível que possa parecer, encontrar acesso à internet em Hamburgo é um problema, principalmente no centro da cidade. Uma grande loja de eletrônicos, na área central da cidade, é o local indicado pelos funcionários do departamento de informação turística. Caso o internauta precise usar também disquetes e cds, aí começam os problemas. Depois de caminhar muito, encontramos um cyber café a duas quadras da estação central. A dica pode até parecer dispensável. Mas, em se tratando de Hamburgo, não é...

Prefeitura de Hamburgo

Prefeitura de Hamburgo

O que ver – Além da Nikolaikirche e dos navios-museu, a cidade oferece uma infinidade de pubs, cafés, museus, teatros e restaurantes. Muitos deles ficam na Reeperbahn, onde a noite acontece em Hamburgo. A rua, uma das mais famosa da cidade, fica na região de St. Pauli. Ela mistura uma cena cultural com teatros, musicais, museus e galerias e os tradicionais shows eróticos, criando uma atmosfera única. Ainda na Reeperbahn fica o único museu de cera da Alemanha, o Panoptikum. O museu conta com mais de 100 figuras da história, entre eles políticos e artistas, incluindo os Beatles.

Detalhe da St. Michaeliskirche

Detalhe da St. Michaeliskirche

O Mercado de Peixes é o mercado mais antigo de Hamburgo e funciona desde 1703.
É um ponto de encontro das pessoas que saem na noite de sábado. Depois que os pubs fecham, muitos jovens se dirigem ao mercado já na manhã de domingo para o último drink.

Vista da Reeperbahn durante o dia, geralmente à noite é mais movimentada e apimentada

Vista da Reeperbahn durante o dia, geralmente à noite é mais movimentada e apimentada

A Rathaus (prefeitura), construída entre 1886 a 1897 em estilo neo-renascentista, fica na Rathausmarkt. O interior tem 647 salas e para visitá-la é preciso pagar ingresso.

Entre as igrejas estão: a St. Michaeliskirche (construída entre 1751 a 1762, é a mais importante igreja barroca do norte da Alemanha), a St. Katharinenkirche (erguida entre 1350 e 1420), a St. Jakobkirche (fundada no século 13, ela abriga um órgão do século 17 e um tríptico que enfeita o altar-mor).

Para quem gosta de aventura de arrepiar os cabelos, o Hamburg Dungeon tem como atração uma espécie de barco fantasma que leva o visitante a todas as catástrofes imagináveis do século 18. São incêndios, enchentes, decapitações e torturas. Um festival de horrores, tudo de brincadeira... Ainda bem.

Em Hamburgo, o visitante pode comprar um cartão que dá direito ao transporte público gratuito e redução no valor das entradas em teatros, museus e parques. O cartão pode ser comprado nos escritórios de informações turísticas de Hamburgo, em vários hotéis e pelo Hamburg-hotline (40 / 300 51 300).

Mais informações podem ser obtidas pela internet no endereço eletrônico: www.hamburg-tourism.de

A Lufthansa voa diariamente para Frankfurt na Alemanha e de lá oferece conexões para as principais cidades alemãs. Até 25 de abril, a passagem aérea em classe econômica para qualquer cidade da Alemanha, ida e volta, custa US$ 856 de segunda a quinta-feira e US$ 886, de sexta a domingo. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em

Cátia

Cátia

17/6/2011 16:04:18
Linda e amada cidade natal do meu saudoso avô Frederico Minder!!! Um dia eu vou conhecê-la pessoalmente!!!

DGCP

DGCP

18/1/2010 17:43:11
Maravilhosa, cidade simpática e de povo extremamente agradável. Pretendo voltar ou quem sabe morar muito em breve.

Thailan Schwindt

Thailan Schwindt

11/11/2009 20:58:59
Daqui 3 anos estarei nessa cidade magnifica'
Vou morar por alguns meses com minha madrinha. To muito ansioso!

Celia

Celia

15/10/2009 20:15:52
Hamburgo,cidade onde minha avó nasceu, é linda trás à nós da família muitas recordações.Linda......

Camilla

Camilla

29/9/2009 17:05:59
é uma cidade bastate antiga e escura mais deve ser otimo morar ali!

Akice

Akice

7/2/2009 07:44:43
Oi tudo bem? Gostaria de saber se na cidade de Hamburgo existe a igreja Universal do Reino de Deus ou outras igrejas evangelicas...obrigada.

Adriana BArtholo.

Adriana BArtholo.

15/12/2008 22:17:08
linda!!!!
conheci um membro da família Crocker,que me falou sobre hamburgo,e fiquei extremamente curiosa para conhecer a cidade.Verdadeiramente linda