Inglaterra – gerais

Quando se fala em Inglaterra, logo se pensa em Londres. E não há dúvida de que a grande atração da Grã-Bretanha seja realmente esta cidade. Mas o país também tem muito a oferecer fora da capital. Além de imponentes castelos e bonitos vilarejos, a Inglater

  
  

Quando se fala em Inglaterra, logo se pensa em Londres. E não há dúvida de que a grande atração da Grã-Bretanha seja realmente esta cidade. Mas o país também tem muito a oferecer fora da capital. Além de imponentes castelos e bonitos vilarejos, a Inglaterra tem a variedade de paisagens, a cultura, a literatura, a tradição das grandes universidades, a arte e a arquitetura.

Parlamento em Londres iluminado durante a noite

Parlamento em Londres iluminado durante a noite

A cidade de Canterbury, no sul do país, merece uma visita. O lugar se tornou o centro da Igreja Católica na Inglaterra. A catedral que hoje atrai milhares de turistas foi erguida em 1070 sob as ruínas de uma antiga igreja anglo-saxã. O momento mais marcante da história da catedral ocorreu exatamente cem anos depois quando o arcebispo de Canterbury, Thomas Becket, foi assassinado no local. Alguns dizem que foi a pedido do rei Henrique II. Outros já comentam que o rei apenas praguejou o arcebispo, seus homens da guarda ouviram e decidiram matar o religioso. Uma capela (Trinity) foi erguida para abrigar os restos mortais de Becket. O local se tornou um ponto de peregrinação cristã. A catedral é muito grande e belíssima.

Ônibus e o telefone público, as marcas da capital londrina

Ônibus e o telefone público, as marcas da capital londrina

Hoje em dia não se vê mais peregrinos por aqui, mas turistas e muitos jovens, alguns estrangeiros que vêm estudar inglês, circulando pela cidade e se deliciando com o fast food típico inglês: fish and chips (um pedaço gigante de peixe frito com batatas fritas em volta). A refeição não é servida em pratos, mas em folhas de papel, mesmo parecendo estranho, a comida é deliciosa, além de ser a cara dos ingleses.

A Catedral de Canterburry, erguida sobre ruínas da antiga, uma anglo-saxã, data de 1070

A Catedral de Canterburry, erguida sobre ruínas da antiga, uma anglo-saxã, data de 1070

No litoral, Brighton é encantadora. A cidade é o balneário da costa sul mais perto de Londres. A maior atração é o Royal Pavilion que passou de uma casa de fazenda a um magnífico palácio oriental. À noite, a cidade ferve principalmente no verão, quando é invadida por estudantes do mundo inteiro interessados em aprender o idioma. À beira mar, funcionam concorridas boates.

Arcos Catedral de Canterbury

Arcos Catedral de Canterbury

Perto de Salisbury fica Stonehenge, o monumento pré-histórico mais famoso da Europa. Supõe-se que tenha sido erguido em várias etapas a partir de 3000 a.C.. A disposição circular das pedras, que medem cerca de quatro metros de altura, leva a crer que rituais relacionados ao Sol e às mudanças de estação eram realizados no local.

Pequeno castelo no interior da Inglaterra

Pequeno castelo no interior da Inglaterra

O país ainda abriga Bath, as cidade universitárias de Oxford e Cambridge, a famosa Liverpool dos Beatles, York, entre outras.

Atenção – Redobrada para dirigir ou mesmo para caminhar nas cidades britânicas. A mão inglesa é um desafio. Na Inglaterra o uso da buzina não é educado, mesmo assim, não são raras as vezes que ela é acionada para chamar atenção de algum motorista ou pedestre desatento.

A travessia pelo canal da Mancha pode ser feita de ferry ou pelo Eurotúnel. Normalmente o túnel é mais caro, mas mais rápido também. Os preços variam muito de uma companhia para outra, por isso, é necessária paciência para procurar os melhores descontos.

A Lufthansa voa para Londres saindo de São Paulo - para embarque até 12 de outubro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 755 durante a semana e US$ 780 de sexta a domingo, com conexão em Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11)3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em