Kutná Hora - República Tcheca

Informações - Com a descoberta das minas de prata, a cidade saltou de pequena comunidade mineradora para a segunda mais importante cidade da Boêmia. Kutná Hora fica a 70 quilômetros de Praga e ainda mantém o conjunto arquitetônico gótico e barroco. Isso t

  
  

Informações - Com a descoberta das minas de prata, a cidade saltou de pequena comunidade mineradora para a segunda mais importante cidade da Boêmia. Kutná Hora fica a 70 quilômetros de Praga e ainda mantém o conjunto arquitetônico gótico e barroco. Isso talvez tenha ocorrido devido à decadência econômica que a cidade enfrentou com o fim da exploração de prata no século 17.

Catedral de Sta. Barbara, tombada pela Unesco

Catedral de Sta. Barbara, tombada pela Unesco

Na cidade abandone o carro num dos estacionamentos e aproveite passeando a pé. Logo na praça central fica o posto de informações turísticas (com acesso à internet) e o Museu da Alquimia.

Fonte de pedras no centro da cidade

Fonte de pedras no centro da cidade

O que ver - Nesta praça, preste atenção nos três prédios (um deles é o posto de informações) que ficam ao fundo. São os mais antigos da cidade. O centro histórico faz parte da lista de patrimônios tombados pela Unesco. Como ponto de partida a praça, siga em direção à Catedral de Santa Bárbara (também tombada pela Unesco, em 1995). No caminho pelas pequenas ruas estréias, existem pousadas, lojas de artesanato, restaurantes e pubs. A catedral construída em estilo gótico há mais de 500 anos é incrivelmente bonita vista de fora e homenageia a padroeira das minas de prata.

Brasão na capela de ossos

Brasão na capela de ossos

Em Kutná Hora ainda é possível visitar o Palácio Italiano (Vlassky dvur), uma antiga casa da moeda e o Museu da Mineração.

Montanha de ossos e caveiras decoram a pequena igreja

Montanha de ossos e caveiras decoram a pequena igreja

Não perca - Numa visita a Kutná Hora é imprescindível conhecer a Capela dos Ossos, construída sobre um cemitério e que foi decorada com ossos de mais de 40 mil pessoas. O lugar é assustador, mas muito interessante. Para entrar é preciso pagar. Filmagens e fotografias são permitidas, mas também cobradas. Na saída, é possível levar pra casa caveiras de plástico e de gesso como souvenir.

Existem excursões para Kutná Hura saindo da capital. Se você tiver apenas um dia para conhecer a cidade, não faça o passeio na segunda-feira. Várias atrações não abrem nesse dia, assim como a principal delas, a Catedral de Santa Bárbara.

Para Praga, a Lufthansa também oferece vôos diários, com conexão em Frankfurt. Para o embarque de 26 de abril a 20 de junho, o valor é de US$ 753 de segunda a quinta-feira e US$ 777, de sexta a domingo Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em