Lagos – Portugal

A cidade de Lagos fica em uma das maiores baías do Algarve, foi a capital da região entre 1576 e 1756 e no século 15 tornou-se um importante centro naval, transformando-se no primeiro mercado de escravos da Europa. As construções da cidade obedecem um bra

  
  

A cidade de Lagos fica em uma das maiores baías do Algarve, foi a capital da região entre 1576 e 1756 e no século 15 tornou-se um importante centro naval, transformando-se no primeiro mercado de escravos da Europa. As construções da cidade obedecem um branco quase imaculado, herança dos mouros.

Detalhes de Lagos, cidade que se tornou o primeiro mercado de escravos da Europa

Detalhes de Lagos, cidade que se tornou o primeiro mercado de escravos da Europa

A arquitetura das casas segue o estilo barroco bem como a das igrejas. A Igreja de Santo Antônio, do século XVIII, está em reforma, mas mesmo assim é possível visitá-la e apreciar os azulejos e os entalhes barrocos. Para isso é necessário pagar dois euros por pessoa.

A Praia de Dona Ana, em Lagos, um lugar surpreendente

A Praia de Dona Ana, em Lagos, um lugar surpreendente

O melhor de Lagos não se encontra na cidade, mas nas praias. E se deslocar por Lagos de carro não é problema, já que a cidade possui uma rede de estacionamentos gratuitos que possibilita chegar a todos os lugares (isso pelo menos fora da estação de veraneio).

As grutas arquitetadas pela natureza na Ponta da Piedade

As grutas arquitetadas pela natureza na Ponta da Piedade

A Praia Dona Ana é impressionante. São apenas alguns metros de areia cercados por falésias (rochedos de arenito ocre). Os carros ficam no alto da montanha de onde se têm uma vista panorâmica do lugar. Uma pequena escadaria leva até o mar. Há restaurantes e hotéis a poucos metros da praia.

A extensa faixa de areia de Meia Praia que chega a quatro quilômetros

A extensa faixa de areia de Meia Praia que chega a quatro quilômetros

A Ponta da Piedade, a poucos quilômetros da Praia Dona Ana, protege a baía de Lagos. Do alto, é possível avistar o mar aberto e algumas praias ao longe como a Dona Ana e Meia Praia (que se estende por quatro quilômetros). Seguindo as placas que indicam algumas grutas, é possível chegar ao pé do paredão e encontrar várias delas esculpidas nas rochas pelo vai-e-vem das ondas.

O vermelho alaranjado do entardecer em Meia Praia

O vermelho alaranjado do entardecer em Meia Praia

A violência da água assusta e é preciso ter um pouco de cuidado. Nas encostas se vê milhares de fragmentos de conchas que foram depositadas ali ao longo dos anos. O lugar é realmente imperdível!!!

Do outro lado de Lagos fica a Meia Praia. Completamente diferente de Dona Ana, Meia Praia não possui rochedos e tem uma grande extensão de areia que chega a quatro quilômetros. Não há cercas ou qualquer coisa que impeça a visão ou o acesso ao mar. O entardecer visto dali é algo mágico...

na internet: www.rtalgarve.pt , www.cm-lagos.pt

A Lufthansa voa de São Paulo para Lisboa e para o Porto. Para embarque até 11 de dezembro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 667 durante a semana e US$ 695 de sexta a domingo, com conexão em Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11)3048 5800 e no Rio
(21) 4503 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em