Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Blogs > Eurotrip > Dicas de Viagens > 

Lourdes - França

Lourdes no sul da França cresceu em torno da gruta onde Nossa Senhora apareceu para uma menina chamada Bernadette Soubirous no século XIX. A cidade vive do turismo e da peregrinação dos mais de seis milhões de fiéis que visitam o santuário durante todo o

12 de Novembro de 2003.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Lourdes no sul da França cresceu em torno da gruta onde Nossa Senhora apareceu para uma menina chamada Bernadette Soubirous no século XIX. A cidade vive do turismo e da peregrinação dos mais de seis milhões de fiéis que visitam o santuário durante todo o ano. O Santuário é gigantesco e compreende várias capelas, igrejas e locais de recolhimento e oração.

Já na chegada a vista da Basílica de Lourdes é encantadora

Já na chegada a vista da Basílica de Lourdes é encantadora

A Capela-mor da Basílica foi construída, a pedido de Nossa Senhora, exatamente em cima da Gruta Massabielle onde Ela apareceu 18 vezes para a pequena Bernadette. As aparições aconteceram entre os dias 11 de fevereiro e 16 de junho de 1858. A imagem de Nossa Senhora na Gruta (com seus 2,5 metros de altura) representa a Aparição à escolhida pela Virgem Maria, no mesmo lugar e atitude.

A fé não deixa as orações e as milhares de velas se apagarem

A fé não deixa as orações e as milhares de velas se apagarem

Na época, a Virgem falou repetidas vezes no dialeto local, identificando-se como sendo a “Imaculada Conceição”. No fundo da Gruta existe a “Fonte Milagrosa”, que brotou no dia 25 de fevereiro de 1858, durante a nona aparição, quando Bernadette cavava a terra com as mãos, seguindo as orientações de N. Senhora que lhe dizia: “Vá beber da fonte e lavar-se nela”.

A água do Santuário é levada pelos fiéis para todo o mundo

A água do Santuário é levada pelos fiéis para todo o mundo

Hoje, a água desta fonte é recolhida em reservatórios que alimentam 17 piscinas e nove fontes, onde se pode tomar banho e beber a água tida como milagrosa. Por causa disso, o número de pessoas doentes que fazem tratamentos em Lourdes é enorme. Existem vários hospitais na região. É possível encher garrafas com a água e levá-la para casa. Há quem encha até galões. O Fórum de Informação é o único órgão habilitado a enviar a água da nascente por correspondência para quem queria solicitá-la. Apenas as despesas de envio são cobradas. Os interessados podem se informar pelo telefone 33 (0) 5 62 42 79 84.

O encontro com a Imaculada Conceição na gruta das aparições

O encontro com a Imaculada Conceição na gruta das aparições

A Cripta, que fica embaixo da Basílica Superior, foi a primeira capela aberta ao público. A primeira missa, celebrada no dia 19 de maio de 1866, teve a presença de Bernadette. O corredor principal foi cavado no próprio rochedo por 25 homens que trabalharam dia e noite durante três meses, entre eles o pai de Bernadette, François Soubirous.

O detalhe na capela lembra o pedido de oração da Virgem

O detalhe na capela lembra o pedido de oração da Virgem

A Basílica Nossa Senhora do Rosário foi construída trinta anos depois da primeira aparição e é dedicada ao Santo Rosário em honra a Santíssima Virgem. Consagrada em 1901, é dedicada ao Santo Rosário. Isso, porque a Imaculada Conceição aparecia sempre a Bernadette com um terço na mão, lembrando da importância e da necessidade de se rezar o rosário.

Além do Santuário, é possível visitar em Lourdes outros pontos de peregrinação ligados à vida de Bernadette. O “calabouço” onde ela morava com a família na maior pobreza e de onde saiu para buscar lenha em 11 de fevereiro de 1858, dia da primeira aparição. A “pia batismal”, onde Bernadette foi batizada na igreja paroquial, construída em 1858. O “Hospício Santa Bernadette”, onde ela fez a Primeira Comunhão e onde durante oito anos foi educada pelas Irmãs da Caridade de Nevers, congregação da qual anos mais tarde veio a fazer parte. “Bartrès”, aldeia a 4 Km de Lourdes, onde a menina foi criada, na sua primeira infância.

conhecendo um pouco da vida de Bernadete Soubirous - A menina tinha 14 anos quando Nossa Senhora apareceu pela primeira vez a ela. Bernadette viveu em Lourdes até os 22 anos quando se mudou para o convento Saint Gildard em Nevers. Um ano depois fez votos de enfermeira e trabalhou durante seis anos ajudando os doentes. Em 1873, Bernadette adoeceu e cinco anos mais tarde, aos 35 anos de idade, morreu de infecção generalizada causada por uma tuberculose óssea e pulmonar. Em 8 de dezembro de 1933 ela foi canonizada pelo Papa Pio XI.

peregrinações - A região de Lourdes já mantinha a tradição em receber a visita de peregrinos. Quando Bernadette vê a Imaculada Conceição em 1858, Nossa Senhora de Garaison, a 75 quilômetros de Lourdes, já era um centro mariano desde 1515, quando a Virgem Maria apareceu para Anglèse de Sagazan, uma pequena pastora de 12 anos.

O Guia Oficial dos Santuários indica seis caminhos de peregrinação para os fiéis, partindo de Bartrès (4 Km), Bétharram (15 Km), Ibos (22 Km), Pau (40 Km), Tournay (30 Km) e Piétat (30 Km). A primeira dela aconteceu em 1872. Um ano mais tarde, 183 peregrinações levam a Lourdes 140 mil fiéis. Com elas nascem também as grandes cerimônias: o culto eucarístico, a procissão e bênção dos doentes (às 17h - de abril a outubro) e a bela procissão Mariana com velas, esta diariamente às 21h, também de abril a outubro.

Quem quiser acompanhar o Terço rezado direto da Gruta de Lourdes pode acessar a internet no endereço www.radiopresence.com das 10h30 às 11h diariamente (lembrando que no Brasil estamos no horário de verão, por isso agora as transmissões acontecem uma hora antes). Quem quiser saber mais sobre o Santuário, as histórias de Lourdes, as mensagens de Nossa Senhora, hospedagem para enfermos, visitas em grupo ou sozinho e trabalho voluntário pode consultar também o site www.lourdes-france.com .

A Lufthansa voa para Paris saindo de São Paulo - para embarque até 12 de outubro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 815 durante a semana e US$ 842 de sexta a domingo, com conexão em Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários

Francisco Juca da Silva

 postado: 26/8/2008 23:55:14editar

Muito lindo! Grande fonte de inspiração e fé.Estive em Lourdes em julho próximo passado e só peço a Nossa Senhora a chance de voltar para cumprir novas mições.

 

Jeannette Campos Basto Cabral

 postado: 5/9/2008 20:07:28editar

Demais! Um sonho que pude realizar. Estive em Lourdes no dia 11 de Junho próximo passado e até hoje estou deslumbrada,extasiada quase sem acreditar que estive lá!Espero em Deus poder retornar um dia pois foram poucas horas que lá passei.Obrigada Senhor por esta benção.

 

Maria Luiza Lazarete Castellucci

 postado: 25/9/2008 14:26:59editar

Estarei em Lourdes em Outubro de 2008, é um grande sonho que vou realizar. Agradeço a Deus por esta oportunidade.

 

Marisa Brito

 postado: 27/9/2008 13:05:19editar

Estamos com uma peregrinação saindo aqui do Recife Pe em 18 de outubro proximo e chegando em Lourdes no dia 23.O meu coração já bate forte de ansiedade para conhecer este lugar maravilhoso.Peço a Deus e pelos nossos companheiros que saibamos colher todoas a s graças que N.Senhora está reservando para cada um de nós.

 

Amândio Almeida

 postado: 4/10/2008 14:46:56editar

A minha fé pela Nossa Senhora é enorme e não tenho palavas para a descrever... Tenho pena é de todos os pecadores que muito afendem a Deus. Nossa Senhora pediu e continua a pedir para nó orarmos por eles e por sua salvação. Louvada seja a Mãe Rainha dos Céus ( MARIA). Sou natural do distrito de Coimbra Portugal concelho de Penela bem perto onde a Senhora tb apareceu a 3 criancinhas (FÀTIMA) Adorava visitar Lourdes em frança.

 

sandra samara fontana

 postado: 20/10/2008 17:43:32editar

Foi uma das mais lindas experiências que vivi em minha vida por 2 vezes.Alem de visitar muitos lugares turisticos, lojas de genero católico etc, fui à procissao dos enfermos que se faz todos os finais de tarde, e tomei o banho que é como renovaçao do batismo. Faz um frio!!! Espero voltar outras vezes:-)

 

Gealdo Rodrigues dos Santos

 postado: 6/12/2008 17:13:32editar

Estivemos eu e minha esposa(Ione) em Lourdes no início de novembro/2008. Foi uma benção, poder estar alí, onde Nossa Senhora apareceu a Bernadette. A presença Dela torna-se muito forte na vida da gente.Sempre rezamos. Mas, em Lourdes, tornou-se mais forte a vontade de rezar por nós e por todas as Pessoas, principalmente as doentes. Nossa Senhora é Mãe de Jesus e nossa. Precisamos Louvá-La e estarmos atentos às suas orientações. Geraldo e Ione.

 

Lucia Helena Pereira da Costa

 postado: 8/12/2008 17:30:46editar

Estive em Lourdes no ano passado com minha filha, minha mãe chama-se Lourdes e queria muito conhecer. Ficamos muito emocionados com tudo que vimos, tivemos a felicidade de participar da procissão das velas e ficar bem próximo da Santa Imaculada.

 

Laura Cãndida

 postado: 14/1/2009 16:48:41editar

Linda matéria. Sou devotíssima de Nossa Senhora das Graças e procuro sempre dar medalhas de Nossa Senhora das Graças às pessoas. Um abraço e Deus os abençoe.

Laura

 

ANDREA PAULA PONTES DOS SANTOS

 postado: 12/2/2009 01:46:42editar

Foi maravilhosa a experiência que vivi em Loudes, o local transmite uma paz enorme. Impressionante é o Terço rezado em várias linguas e todos entendem. Espero de ter graça de voltar novamente a Loudes.

 

Valdelice da Costa Leite Barba

 postado: 3/4/2009 15:11:46editar

Sou uma pessoa abençoada porque tive a graça de estar neste lugar maravilhoso e partilhar com pessoas do mundo inteiro, orações, bênçãos e muitas maravilhas e principalmente sentir Deus e Nossa Senhora em minha vida. Agradeço a Deus e ao meu esposo Adalgiso Campos Barba (a quem eu amo com toda a minha alma),que me patrocinou esta viagem inesquecível.

 

Jeannette Campos Basto Cabral

 postado: 17/4/2009 11:08:49editar

Benção poder assistir ao terço ao vivo. Quase todos os dias consigo acompanhar,e,aviso as pessoas para que elas desfrutem deste maravilhoso momento. E um dia se Deus quiser voltarei lá para assistir bem de perto.AMEM.

 

Jeannette Campos Basto Cabral

 postado: 21/6/2009 00:11:58editar

É uma verdadeira maravilha!Quando imaginei que um dia iria até Lourdes?Mas Deus me deu este presente e agora poder quase todos os dias assistir ao terço.Quantas graças em minha vida! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.Agradeço muito,muito,muito.Nossa Senhora de Lourdes rogai por nós.AMEM

 

Maria José

 postado: 27/6/2009 16:30:13editar

Emocionante os depoimentos. É um dos sonhos que breve realizarei, poder estar em Lourdes e participar de todas as orações dos dias que passarei lá. Em breve a Mãe do Céu a de me conceder esta graça. E desde já agradeço ao Pai do Céu. Maria José - Belém/Pará

 

Jeannette Campos

 postado: 26/8/2009 19:16:52editar

Maravilha assistir a Adoração ao Santíssimo Sacramento Só mesmo louvando e agradecendo à Deus podemos encontrar tanta paz. Lourdes,lugar abençoado,onde se Deus quiser voltarei.Amem.

 

José Eduardo Costa

 postado: 10/9/2009 10:08:23editar

Lourdes: Lugar con/sagrado onde a Mãe de Jesus escolheu outra vez um ajovem para se manifestar. Estive lá em 12 de Agosto de 2009 e achei fabuloso todo o envolvimento. Muito semelhante a Fátima, em termos de fé e ambiente. A diferença é que Fátima fica bem mais perto do sítio onde vivo (100 km)sendo, por isso, muito mais acessível.

 

Maria lucia

 postado: 20/10/2009 16:25:33editar

Tenho um sonho de ir a Lourdes com o meu marido, já estive em Fátima, Aparecida e só falta ir a Lourdes e sei que será de grande emoção. Nossa senhora, tenho confiança e esperança de podermos visitar um local sagrado como é lá.

 

Maria de Lourdes de Moraes Oliveira

 postado: 21/10/2009 19:59:28editar

Sou devota de Nossa Senhora de Lourdes e nasci no Dia 11 de Fevereiro,o meu maior sonho é ir a Lourdes.
Eu acredito que terei esta oportunidade.Tenho certeza que o Pai Celestial vai me proporcionar este meu Encontro em um momento mágico.O universo está se movimentando!!!!

 

alberto ribeiro coelho

 postado: 23/10/2009 11:39:00editar

A gruta das Aparições é a coisa mais linda que eu já vi. Já estive lá e se puder voltarei

 

adriana_zim@hotmail.com

 postado: 4/12/2009 23:21:49editar

Sinto um desejo enorme de conheçer este santo lugar, mas minhas condições financeiras não me permite. Me contento em assistir o filme de Benadete e orar por todos que la conseguem chegar. Me emociono todas as vezes que revejo o filme. Parabens pela materia, é magnifico o quanto me toca o coração...

 

Avelar Araujo Santos (Aracaju/Se)

 postado: 18/12/2009 17:30:13editar

Em outubro de 2009 fui agraciado com uma visita ao santuario de N.S.de Fátima, vivi instantes de profunda paz e felicidade; quero agradecer a minha mãe santissima por essa grande benção. Esperando ser mais uma vez abençoado com uma próxima visita ao Santuario de N.S. de Lurdes.

 

Carla Ines - Curitiba - PR

 postado: 18/4/2010 19:58:54editar

Estive em Lourdes em Outubro de 2007 e posso afirmar que depois de você visitar lourdes, você nunca mais esquece de Lourdes...é maravilhoso...existe uma força inexplicável naquele lugar. Peço a N. Sra. de lourdes que me conceda a graça de poder voltar novamente.

 

maria severina do nascimento mascarenhas

 postado: 28/4/2010 04:18:12editar

magnifico ,o santuário de Lourdes.Tenho fé e um dia visitarei o santuário , a gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

 

Leleuza

 postado: 1/7/2010 22:29:38editar

Se um dia eu puder, visitarei esse lugar, se Deus quiser, pois só de ler me arrepio...Vim pesquisar sobre o assunto pq minha mana esteve recentemente em Lourdes na França e teve a felicidade de ir até a Gruta, ela me falou que é um lugar encantador e iluminado, transmite energia positiva.

 

Daniela

 postado: 6/7/2010 12:10:01editar

Estive em Lourdes mes passado, a gruta possui uma energia incrivel... me emocionei muito.

 

maria bernadette cardoso schlup

 postado: 9/7/2010 17:55:46editar

estive em lourdes em 1997 e fiquei maravilhada com a cidade e a gruta e o santuario.la tudo parece estarmos no ceu pena que foi pouco tempo.fui nos locais que bernadette morou ficou presa e sofreu muito la tudo cheira o sagrado gostaria de poder voltar la . se for da vontade de deus eu irei

 

BJRM

 postado: 3/8/2010 23:37:16editar

Já fui a LOURDES 4 vezes e estou prestes a ir uma 5 vez, agora no dia 16 de Agosto 2010.
É um lugar magnifico, esplêndido, pode-se dar todos os nomes de elogios que houver que todos caem na perfeição.
Há um enorme respeito em todos os sentidos, que não existe em Fátima.
Podia estar para aqui a escrever um dia inteiro de elogios a LOURDES que não me cansava.

 

sara busato

 postado: 3/9/2010 10:12:56editar

Eu sou mais uma das felizes devotas que teve a felicidade de ir a Lourdes,emjulho de 20002.Foi realmente emocionante a procissão das velas, a bençao dos enfermos,enfim,espero poder voltar outras vezes.SALVE MARIA,MÂE DE DEUS!!!!!!!!!

 

EB

 postado: 27/9/2010 19:50:39editar

Estive en Lourdes no começo deste mes (setembro de 2010) fiquei muito emocionada com tudo que vi, a minha fé ficou mais consolidada depois dessa visita. Espero poder voltar com minha familia um dia.

 

Angela Mota

 postado: 16/12/2010 01:42:43editar

Adorei os comentários,em especial o de BJRM,que já esteve em Lourdes 4 vezes!!!!!!! tenho muita vontade de conhecer, mais sempre que viajamos Lourdes não consta do roteiro.Estudei em colégio religioso, que se chamava N. S.de Lourdes, tinha uma gruta cm a imagem da santa, maravilhosa. Ainda terei a graça de conhecer esse templo divino.

 

Maria Guadalupe Korecek

 postado: 29/1/2011 12:18:42editar

Realizarei em Maio mais um desejo, Ir a Lourdes, me sinto abençoada. Já estive em Santiago de Compustela, em Fátima, no Bom Jesus de Praga, em Nossa Srnhora da Aparecida no Brasil, e no Santuario de N.s de Guadalupe no México, nesta visita realizai um grande sonho pois meu nome é Maria Guadalupe, estarei lá, pois N.S. de Lourdes me consederá mais esta Graça.

 

 

Últimos boletins

  • 12/Jan/04 Barcelona – Espanha A cidade de Barcelona, capital da Catalunha, abriga um dos portos mais movimentados do mar Mediterrâneo. Com ruas amplas e cercada pelas obras do arquiteto Antoni Gaudí, a cidade rivaliza com Madri o posto de cidade mais importante da Espanha em cultura,
  • 3/Jan/04 Espanha – gerais Vários países dentro de um único. Assim é a Espanha, o terceiro maior país da Europa, com uma população que se aproxima dos 40 milhões de pessoas. Uma nação de quatro idiomas oficiais (espanhol, euskera, galego e catalão), com duas metrópoles (Madri e Bar
  • 22/Dez/03 Faro – Portugal De origem pré-romana, a cidade já foi chamada antigamente de Ossónoba, um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal. Em 713 d.C. foi ocupada pelos árabes que construíram a sua fortificação. Em 1249 foi conquistada pelo rei português D
  • 17/Dez/03 Lagos – Portugal A cidade de Lagos fica em uma das maiores baías do Algarve, foi a capital da região entre 1576 e 1756 e no século 15 tornou-se um importante centro naval, transformando-se no primeiro mercado de escravos da Europa. As construções da cidade obedecem um bra
  • 12/Dez/03 Sintra - Portugal A pequena cidade de Sintra tem 23 mil habitantes e no seu auge era o local preferido de veraneio dos reis portugueses. O centro histórico é cheio de agradáveis restaurantes e vielas estreitas. É nele também que fica o Palácio Nacional de Sintra, que chama
  • 9/Dez/03 Abadia em Batalha, Santuário de Fátima e Pegadas de Dinossauros – Portugal São poucos quilômetros de distância que separam três lugares interessantíssimos em Portugal: a encantadora Abadia dominicana de Santa Maria da Vitória, em Batalha, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima e o povoado de Bairro, onde ficam as Pegadas de Dino
  • 4/Dez/03 Porto – Portugal Segunda maior cidade de Portugal e a mais imponente do Norte do país, Porto deu o seu nome ao famoso vinho. Sua rica história e conjunto arquitetônico lhe garantiram o título de Patrimônio Mundial da Humanidade cedido pela Unesco. No interior das igr
  • 3/Dez/03 Lisboa (parte II) – Portugal Comece um passeio pelo centro de Lisboa pelo Arco do Triunfo, na Praça do Comércio (mais detalhes sobre a praça ver em Lisboa (parte I). Siga pela rua Augusta até a Praça do Pedro IV, também chamada de praça do Rossio. Neste caminho, você encontrará a pou
  • 2/Dez/03 Lisboa (parte I) – Portugal A capital portuguesa é uma mistura de cidade pequena e metrópole. Bem no centro de Lisboa, é comum encontrar ruas espremidas e casarios antigos com as tradicionais roupas penduradas nos varais, lençóis gigantescos, camisas, calças, toalhas... O bairro da
  • 29/Nov/03 Coimbra – Portugal Uma das mais antigas cidades universitárias da Europa, Coimbra preserva as seculares tradições acadêmicas nas capas negras dos estudantes, no lírico fado, na Festa da Queima das Fitas – tradição de mais de 700 anos mantida pelos universitários - e na agit

Veja também

Mont St.- Michel – FrançaVale do Loire (Parte II) – França

 

editar    editar    editar    13.815 visitas    31 comentários