Ludwigslust - Alemanha

Informações: A cidade que fica entre Hamburgo e Berlim é muito pequena e a única atração é o castelo que leva o mesmo nome do lugar: Ludwigslust. A construção data do século 18 e foi erguida por ordem do Duque Christian II Ludwig (1683 – 1756), que

  
  

Informações: A cidade que fica entre Hamburgo e Berlim é muito pequena e a única atração é o castelo que leva o mesmo nome do lugar: Ludwigslust. A construção data do século 18 e foi erguida por ordem do Duque Christian II Ludwig (1683 – 1756), que gostava muito de artes e caçadas. O filho dele, Friedrich, transformou o castelo na sua residência oficial.

Vista do imponente castelo de Ludwigslust

Vista do imponente castelo de Ludwigslust

O palácio é em estilo barroco – o único do norte da Alemanha - e tem amplos jardins em estilo inglês, com chafariz. O projeto do castelo com parques, palácio, torre e igreja representa a idéia de um estado ideal. Quando o filho de Friedrich, Duque Friedrich Franz I, morreu em 1837, a corte retornou a Schwerin e a era dourada do castelo chegou ao fim.

Igreja erguida ao lado do castelo

Igreja erguida ao lado do castelo

Em 1920 alguns quartos do castelo foram abertos ao público pela primeira vez. Mas somente em 1986, se tornou um museu. O palácio era aberto para visitas guiadas por poucas horas no mês. Em 1991, o museu foi gradualmente expandido e desde então alguns quartos foram restaurados com pinturas em estilo original.

Sala de Concertos, a mais ricamente decorada do castelo

Sala de Concertos, a mais ricamente decorada do castelo

Até hoje, alguns quartos continuam fechados ao público. A renovação do prédio vem sendo feita em estágios e o acesso do público também. Nas salas e corredores, o visitante pode caminhar apenas sobre um tapete vermelho, para não danificar o assoalho original.

O que ver – A sala mais impressionante do castelo é a Sala de Concertos. Ricamente decorada, ela possui vários lustres de cristal. A vista é para o jardim do palácio. O visitante encontra ainda coleções do século 18 e 19, retratos da família real, objetos de decoração, armas e móveis. O castelo tem ainda um café com estilo de Sala de Caça e uma loja. Eventualmente ocorrem festivais no jardim e concertos no castelo.

Visitação – O castelo é aberto de terça a domingo. No verão, das 10h às 18h e, no inverno, das 10h às 17h. O palácio fica na Schlossfreiheit.

Importante – Embora não haja aviso algum, é proibido usar máquinas fotográficas durante a visita, mesmo sem flash.

Saiba mais no site www.museum-schwerin.de

A Lufthansa voa diariamente para Frankfurt na Alemanha e de lá oferece conexões para as principais cidades alemãs. Até 25 de abril, a passagem aérea em classe econômica para qualquer cidade da Alemanha, ida e volta, custa US$ 856 de segunda a quinta-feira e US$ 886, de sexta a domingo. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em