Portugal - geral

História - Portugal atingiu o seu apogeu durante o reinado de Manuel I com a chegada de Vasco de Gama às Índias em 1498 e a descoberta do Brasil em 1500. Em 1580 a Espanha invadiu Portugal e governou o país durante 60 anos. Após recuperar a independência,

  
  

História - Portugal atingiu o seu apogeu durante o reinado de Manuel I com a chegada de Vasco de Gama às Índias em 1498 e a descoberta do Brasil em 1500. Em 1580 a Espanha invadiu Portugal e governou o país durante 60 anos. Após recuperar a independência, o país saneou as finanças com o ouro vindo do Brasil. A invasão de Napoleão em 1807 e a perda do Brasil em 1822 trouxeram o empobrecimento e dívidas ao país. A monarquia foi derrubada em 1910 durante a revolução republicana. Com a economia fraca o país sofreu um golpe militar em 1926 iniciando um longo período de ditadura. A Revolução dos Cravos em 74 marcou o fim da ditadura, mas a democracia plena só foi restaurada em 76. Dez anos depois o país ingressou na Comunidade Européia melhorando o desempenho econômico do país.

Painel de azulejos, herança dos mouros que dominaram o país durante um longo período

Painel de azulejos, herança dos mouros que dominaram o país durante um longo período

Conhecido como o “jardim da Europa”, Portugal para nós brasileiros é sempre muito interessante. Há quase 800 anos, Portugal mantém as mesmas fronteiras geográficas, o que torna o país um dos mais antigos da Europa. Apesar de pequeno, o cenário das regiões varia bastante. O norte é repleto de paisagens rurais como Minho e Trás-os-Montes, já as praias do Algarve são concorridas durante o verão.

Roupa típica portuguesa à venda numa loja de bordados

Roupa típica portuguesa à venda numa loja de bordados

A capital Lisboa é rica em opções, oferece aos turistas desde as antigas arquiteturas azulejadas aos grandes e modernos centros comerciais. Durante anos a cidade se preparou para a Expo 98, e foi a exposição a maior responsável por sua modernização. A partir daí a cidade ganhou novas linhas de metrô e muitas áreas foram reurbanizadas.

A íngreme cidade de Coimbra e sua bandeira

A íngreme cidade de Coimbra e sua bandeira

Passear por Portugal pode parecer uma viagem no tempo, é conhecer um pouco do Brasil colonial. Becos, igrejas em estilo barroco e senhoras de avental podem ser vistos em todo lugar. O Porto é um grande centro comercial. A cidade oferece dezenas de patrimônios tombados pela Unesco - infelizmente nem tão preservados quanto mereciam - e produz um dos vinhos mais famosos do país.

Marina em Viana do Castelo, no litoral norte do país

Marina em Viana do Castelo, no litoral norte do país

Vale a pena visitar as caves e conhecer um pouco da fabricação do licoroso vinho “descoberto” pelos ingleses. Antigamente eles levavam os barris de navio para a Inglaterra, mas como a viagem era muito longa o vinho estragava. Na tentativa de preservar a bebida, começaram a adicionar aguardente. A mistura agradou e vem daí o famoso vinho do Porto, até hoje 90% das caves pertencem aos ingleses.

Igreja em estilo barroco, parecida com as que temos no Brasil

Igreja em estilo barroco, parecida com as que temos no Brasil

Coimbra é uma das mais antigas cidades universitárias da Europa e preserva as seculares tradições acadêmicas nas capas negras dos estudantes. Além da Universidade, há muito para se ver na cidade. O túmulo da rainha Santa Isabel pode ser visitado no Convento de Santa-Clara-a-Nova. O corpo ainda intacto está num caixão de prata e vidro no alto da nave principal da Igreja.

O centro de peregrinações do país fica em Fátima, local onde Nossa Senhora apareceu a três pastorinhos num local conhecido como “Cova da Iria” em 1917. No local onde Francisco, Jacinta e Lucia viram N. Senhora foi construída a simples Capela das Aparições. Mas existe também uma enorme basílica, onde estão enterrados Francisco e Jacinta, que morreram pouco tempo depois da visão. Lucia ainda vive e é freira em clausura. A cidade vive do turismo religioso.

Apesar de falarmos o mesmo idioma, o português de Portugal é bastante diferente do nosso, isso sem contar o sotaque, é claro. Ônibus são autocarros, pontos de ônibus são paragens, fila é bicha, pedestres são peões, confeitarias são pastelarias e por aí vai... Aliás, a culinária portuguesa é deliciosa e vale a pena provar de tudo, principalmente os bacalhaus. Os portugueses oferecem dezenas de pratos diferentes à base de bacalhau. Por apenas um euro é possível experimentar um Caldo Verde (sopa de batatas com couve e paio) na maioria dos restaurantes, o pastel de Belém (parecido com uma empadinha de creme) é o doce mais tradicional.

A Lufthansa voa de São Paulo para Lisboa e para o Porto. Para embarque até 11 de dezembro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 667 durante a semana e US$ 695 de sexta a domingo, com conexão em Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11)3048 5800 e no Rio
(21) 4503 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em

Catarina

Catarina

06/02/2009 18:50:31
Acho um lugar muito interessante onde eu recolhi informação para um trabalho sobre o estilo Barroco para a disciplina de História

Andressa Cabral da Silva

Andressa Cabral da Silva

23/11/2008 16:26:22
acho que deveriam,tambem citar algumas dicas de roupa daí de portugal para usarmos no verão,sim e só lembrando eu amo a história de portugal; conta sobre sua origem em petropolis,parabéns continui assim nos ensinando.

Larissa de Aaújo Alves

Larissa de Aaújo Alves

17/09/2008 15:42:00
meu biza vô era português eu adoro , portugual e ser de origem portuguesa adoro o trabalho q vcs fazem todos os dias parabéns e que esse trabalho dura muitos anos

obrigada!!!!!!!!! ASS:Larissa de Araújo Alves