Praga – República Tcheca (parte II)

Ponte Carlos (Karluv Most) – Construída a pedido do rei Carlos 4°, a obra foi iniciada em 1357. Seguindo o estilo gótico, ao longo de seus 520 metros existem réplicas de estátuas góticas e barrocas de santos católicos. A atração é a estátua de São João Ne

  
  

Ponte Carlos (Karluv Most) – Construída a pedido do rei Carlos 4°, a obra foi iniciada em 1357. Seguindo o estilo gótico, ao longo de seus 520 metros existem réplicas de estátuas góticas e barrocas de santos católicos. A atração é a estátua de São João Nepomuceno, onde fiéis e turistas passam a mão e fazem pedido, às vezes é preciso enfrentar filas para seguir este ritual. Desde 1950 é proibido o tráfego de carros sobre a ponte, que se tornou um movimentado calçadão. Artistas de todos os tipos aproveitam o grande vai e vem de turistas para expor suas obras e tocar instrumentos, outros fazem caricaturas e retratos a lápis. Da ponte ainda é possível vislumbrar uma bela vista da cidade. Segundo uma lenda a data da inauguração desta ponte foi escolhida de acordo com os conceitos da cabala e da astrologia. Inaugurada por Carlos 4° no dia 9 de julho de 1357, às 5 horas e 31 minutos, o dia e a hora prometiam ser de muita força. A ponte é ponto de encontro de inúmeros casais que acreditam na magia especial do lugar.

Praça onde fica a Igreja de Nossa Senhora Diante de Tyn

Praça onde fica a Igreja de Nossa Senhora Diante de Tyn

Praça Central (Staromestke Namesti) – é ponto de partida da maioria dos roteiros que se faz na cidade, no local é possível alugar carruagens para um passeio romântico pelas antigas ruas de Praga. Pela grande quantidade de turistas que se reúnem no local, músicos, artistas e artesãos também aproveitam para expor seus trabalhos em uma simpática feira. Bares ocupam o calçadão e oferecem cervejas (pivo) de várias marcas. Apesar de tantos atrativos, o que mais chama a atenção no lugar é o Relógio Astronômico e Calendário da Torre da Prefeitura da Cidade Velha. Construído em 1490 pelo relojoeiro Hanus, teve seu mecanismo aperfeiçoado entre os anos de 1552 e 1572 por Jan Táborský. O relógio marca o tempo em três calendários diferentes, o da antiga Boêmia, o babilônico e o romano (atual), além de mostrar o movimento da lua e do sol por meio dos doze signos do zodíaco. Mas, os momentos mais esperados, que reúnem multidões, acontecem a cada hora cheia, quando figuras articuladas mecanicamente aparecem em duas janelinhas. Um esqueleto, representando a morte é quem aciona o carrilhão por onde passam os 12 apóstolos seguindo São Pedro.

Imagem milagrosa do Menino Jesus de Praga

Imagem milagrosa do Menino Jesus de Praga

Igreja de Nossa Senhora Diante de Tyn – sua belíssima construção, iniciada em 1365, com campanários góticos, chama a atenção de quem passeia pela praça central. A igreja foi o principal templo hussita em Praga no período entre o início do século 15 até 1620.

Os famosos cristais da região da Boêmia

Os famosos cristais da região da Boêmia

Igreja do Menino Jesus de Praga – é nesta pequena e simples igreja, se comparada a outras na cidade, que está a imagem feita de cera, do Menino Jesus de Praga. Conta a história que durante a reconstrução de um mosteiro da cidade, arrasado pelos espanhóis após uma invasão, um dos monges sobreviventes percebeu a presença de um menino que rezava ao seu lado. Vendo a cena, o monge resolveu começar a rezar também, ao final o menino lhe disse que era Jesus e desapareceu. O monge ficou tão impressionado com a visão que passou a vida inteira tentando reproduzir o menino em esculturas de cera. Certa noite, já velhinho, o monge ainda tentava fazer a escultura quando o menino surgiu novamente à sua frente e falou que ficaria ali até que o monge conseguisse fazer o que sempre sonhou. Como mágica, a cera foi se moldando sozinha aos toques do monge. No dia seguinte, os outros monges do convento encontraram a imagem pronta e o corpo do monge deitado já sem vida, mas com uma expressão de felicidade na face. Hoje em dia, a igreja tornou-se lugar de peregrinações, devido aos milagres realizados pelo Menino Jesus.

Relógio Astronômico na Torre da Prefeitura da Cidade Velha

Relógio Astronômico na Torre da Prefeitura da Cidade Velha

Bairro judeu (Josefov) – o local fica a uns cinco minutos a pé da praça central e reúne seis das mais antigas sinagogas da Europa. A mais famosa e mais antiga do continente é a Staronová, construída em 1270. A construção gótica foi uma das primeiras do estilo na cidade e sobreviveu a incêndios, demolições e massacres anti-semitas, servindo várias vezes de abrigo à comunidade. Ao lado fica o velho Cemitério Judaico, de 1478. Durante cerca de 300 anos, este era o único local onde os judeus podiam ser enterrados e quando o espaço se tornou pequeno os corpos foram sendo depositados uns sobre os outros, formando mais de 12 camadas. Hoje no cemitério existem 12 mil lápides de cerca de 100 mil pessoas. O último corpo foi enterrado em 1787. O túmulo mais visitado é o do Rabino Löu (1526 – 1609). Vem dele a lenda mais conhecida do povo judeu na República. Tcheca. Segundo a história, o rabino criou uma criatura de lama, chamada Golem, para proteger os judeus. Durante a noite a criatura percorria as vielas da cidade fazendo vigílias e de dia ajudava o rabino. O período de ócio ainda era grande e Golem começou a prestar trabalhos à comunidade. Mas como era muito grande e desajeitada, a criatura começou a destruir praças e parques da cidade. Militares tentaram comprar o ser do rabino. Vendo que isso poderia representar um perigo ainda maior, o religioso resolveu destruir sua criatura. Mas alguns dizem que Golem ainda pode ser visto rondando as vielas escuras da cidade.

Siga a silver line e conheça o que Praga tem de mais bonito

Siga a silver line e conheça o que Praga tem de mais bonito

Praça Venceslau – apesar de não ser exatamente uma praça e sim uma avenida, o lugar é assim chamado. Palco de várias revoluções – em 1848, 1968 e 1989 - a praça é o símbolo da história do país. Em novembro de 1989, testemunhou o protesto contra a violência policial que deu início à Revolução de Veludo e o fim do comunismo. Na época medieval, o local era usado como mercado de cavalos e até hoje é um importante centro comercial, com lojas, hotéis, boates e restaurantes. É aqui também que está localizado o Museu Nacional, uma imponente construção tombada pela Unesco. O museu reúne coleções de arqueologia, mineralogia, antropologia e história natural.

transporte – a cidade conta com um ótimo sistema de transporte público, com 3 linhas de metrô (amarela, verde e vermelha), tram (bonde) e ônibus. Existem vários tipos de passes (válidos para todo o sistema), com duração de 15, 60 ou 90 minutos, diário, mensal ou anual. Apesar do transporte ser eficiente, a melhor maneira para se conhecer a cidade é mesmo a pé e siga a silver line - uma linha imaginária indicada por setas prateadas no chão.

Para Praga, a Lufthansa também oferece vôos diários, com conexão em Frankfurt. Para o embarque de 26 de abril a 20 de junho, o valor é de US$ 753 de segunda a quinta-feira e US$ 777, de sexta a domingo Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em

Boris cunha neto

Boris cunha neto

13/06/2010 16:09:32
Estive em Praga no Abril de 2010 com minha esposa e com mais dois amigos e de todas as cidades que visitamos foi a que mais nos encantou. Certa vez eu li o seguinte comentário: o melhor de Praga é se perder em Praga!! Não perca essa dica quando vc estiver lá!

Reservamos o hotel Hotel Kampa Garden 3* ,limpinho, arrumadinho e muito bem localizado, num parque tranquilo a dois passos da Ponte Carlos IV. Dependendo de como você faz a reserva, pode ter desconto com o pagamento à vista. Peça essa informação. E se possível, também peça um quarto com vista para o canal de Diabo.

o site de hotel: http://www.kampagarden.cz/

fizemos|]] o tour com a Tania Sochorova foi ótimo, bem explicado e nada de correria. Além de nos encantarmos com a cidade maravilhosa, também ficamos conhecendo um pouco mais da história deste lindo país. Tania é muito inteligente e fala muito bem portugues. Foi uma experiência enriquecedora. Ela falou muito sobre a época de comunismo. Entrar em contato com Tania é fácil escrever um email: amazon@volny.cz ou entrar no site dela: http://www.guia-em-praga.com.br

outra|]] dica:
Nunca trocar dinheiro nas casas de câmbio WESTERN UNION e CHECK POINT espalhados pelo centro. Eles trocam 1 por 17 19 coroas. O valor oficial é 1 por 25 coroas tchecas.