Sintra - Portugal

A pequena cidade de Sintra tem 23 mil habitantes e no seu auge era o local preferido de veraneio dos reis portugueses. O centro histórico é cheio de agradáveis restaurantes e vielas estreitas. É nele também que fica o Palácio Nacional de Sintra, que chama

  
  

A pequena cidade de Sintra tem 23 mil habitantes e no seu auge era o local preferido de veraneio dos reis portugueses. O centro histórico é cheio de agradáveis restaurantes e vielas estreitas. É nele também que fica o Palácio Nacional de Sintra, que chama a atenção por suas enormes chaminés gêmeas. As outras atrações da cidade ficam mais distantes do centro e para visitar tudo o ideal é alugar um carro já que Sintra é repleta de colinas e fazer todo o trajeto a pé além de tomar muito tempo é bastante cansativo. Outra opção bem mais charmosa é conhecer a cidade em deliciosos passeios de charrete ou a cavalo.

Sobre duas colinas, o Palácio dos Mouros sempre imponente

Sobre duas colinas, o Palácio dos Mouros sempre imponente

O Palácio Nacional de Sintra é considerado a mais importante construção áulico-realenga de Portugal e foi erguido em duas etapas. A primeira no reinado de D. João I, no final do século XIV, responsável pelo corpo central do edifício, e a segunda no reinado de D. Manuel I, que ampliou a obra e enriqueceu seu interior. Atualmente o Palácio Nacional possui a mais significativa coleção de azulejos mudéjares do mundo, herança dos mouros, povo do norte da África que por muito tempo viveu nestas terras. Além dos reis que passavam o verão no Palácio, figuras ilustres como os escritores Luís de Camões e João de Barros também se hospedaram aqui. O Paço Real, como também é conhecido, tornou-se refúgio de verão preferido pela Corte e continuou sendo usado como residência da realeza até 1880.

A arquitetura de Sintra e seu forte estilo manuelino

A arquitetura de Sintra e seu forte estilo manuelino

Mas o Palácio também traz histórias macabras, como a do rei Afonso VI que viveu durante nove anos preso em um dos cômodos enquanto seu irmão Dom Pedro lhe roubava o trono e a esposa, alegando que Afonso VI era louco. Hoje em dia paira a dúvida se Afonso VI era realmente louco ou se seu irmão é que era louco de esperto. Seja como for, as grades na janela continuam no mesmo lugar e podem ser vistas pelo turista.

As chaminés gêmeas marcam o Palácio Nacional

As chaminés gêmeas marcam o Palácio Nacional

Além do Palácio Nacional de Sintra, atrações como o Palácio da Pena (construído no século XIX para Ferdinando, rei consorte de Maria II), o Castelo dos Mouros (do século VIII) e a Quinta da Regaleira formam o principal circuito turístico da cidade. A arquitetura destes prédios é caracterizada pelo estilo mourisco. Os riquíssimos azulejos dos séculos XVI-XVII pintados à mão estão presentes em quase todas as paredes.

Na Quinta da Regaleira, um banquete para os olhos

Na Quinta da Regaleira, um banquete para os olhos

O Palácio Nacional da Pena fica no alto da Serra de Sintra e o acesso é feito de carro até uma etapa e o restante do percurso em um ônibus da empresa privada que toma conta do local. Em estilo romântico português e de grande importância histórica, abriga hoje em dia concertos de música clássica e exposições.

O colorido se espalha por toda a cidade, inclusive nos telhados

O colorido se espalha por toda a cidade, inclusive nos telhados

Construído no século VIII pelos mouros, durante sua ocupação, o Castelo dos Mouros está sobre dois cumes da Serra de Sintra. Conquistado definitivamente, depois de várias tentativas, por D. Afonso Henriques, em 1147, ali foi construída a primeira capela cristã do Conselho, dedicada a São Pedro. Para visitar o local é preciso fazer caminhadas que levam em média 40 minutos entre os bosques de Sintra. Roupas e sapatos confortáveis ajudam na caminhada.

O Palácio e Quinta da Regaleira são formados por jardins, poços, torres, lagos, estátuas e grutas, considerados pelos portugueses componentes de um percurso alquímico e sagrado.

Desde 1995, a cidade é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

na internet: www.cm-sintra.pt , www.parquesdesintra.pt

A Lufthansa voa de São Paulo para Lisboa e para o Porto. Para embarque até 11 de dezembro na classe econômica, a passagem aérea custa US$ 667 durante a semana e US$ 695 de sexta a domingo, com conexão em Frankfurt. Para mais informações e reservas, basta ligar (11)3048 5800 e no Rio
(21) 4503 5000. Ou pela Internet www.lufthansa.com.br

  
  

Publicado por em

Lucia frias

Lucia frias

03/06/2011 10:13:10
Estive em Sintra e fiquei encantada com o acervo cultural que vi lá. Vou repassar tais experiencias no cuso de Inglês,como homework. Tenho certeza de que eles amarão Sintra como eu amei.

Conceição Costa

Conceição Costa

14/03/2011 10:38:26
Quero ir a este lugar lindo e maravilhoso. Vou me organizar financeiramente para isto.

Célia de Oliveira e Silva Furlan

Célia de Oliveira e Silva Furlan

10/11/2010 01:22:32
Estive em Sintra, que lugar romantico, transportamo-nos ao passado, o Palácio faz a gente inserir-se na historia, é tudo belo e grandioso, e a nossa Pátria-Mãe,Portugal, pais que todos nos brasileiros deviamos conhecer , para como eu, sentir na pele o inicio da historia do Brasil, é fascinante ir a Portugal.Em maio de 2009, lá estive e se Deus quiser voltarei para conhecer mais e mais.......

Alessandra Ferreira

Alessandra Ferreira

19/07/2010 15:38:18
Estive em Sintra no final de fevereiro e início de março. Mesmo naquele frio, consegui conhecer todos estes lugares relacionados nestas dicas. O lugar é apaixonante!!! Namoro um português que nasceu e mora neste lugar, e se tudo continuar no ritmo que estamos indo, início do ano de 2011 estarei de volta a esta cidade para viver ao lado do meu amor. Tem lugar melhor pra começar uma história de amor? Duvido muito...

BERNADETE

BERNADETE

15/05/2010 01:55:00
AMEIIIIIIIII A REPORTAGEM SOBRE SINTRA, REALMENTE É UM CONVITE. É UM PASSEIO AO PASSADO. AINDA CONHECEREI

Linda

Linda

29/04/2010 12:08:51
Sintra! Linda, linda! Um dia retornarei aí!

MAGALI

MAGALI

21/04/2010 17:37:55
SOU BRASILEIRA E CONHECI SINTRA EM JUNHO DE 2009. AMEI ESTA CIDADE. PRETENDO VOLTAR.

MARCIA AP.A PINTO

MARCIA AP.A PINTO

10/03/2010 17:27:40
Conheci,um rapaz de Sintra,um encanto de pessoa!! Desde então sonho em conhecer este lugar maravilhoso,e de pessoas encantadoras...

Janéte

Janéte

18/01/2010 18:53:20
Quero um dia conhecer Sintra esse lugar me deixa cheia de encanto.amei

Neuza

Neuza

26/11/2009 20:57:21
Acalento o sonho de conhecer Sintra. Quem sabe em 2010.

Rildo Mendonça

Rildo Mendonça

18/11/2009 11:33:05
Espero que goste de Sintra ,pois irei no mês de fevereiro. Mas pelo que me dizem é uma cidade espetacular!!! Vou ver isso pessoalmente, depois falo!!!

José Eduardo Costa - Sintra - Portugal

José Eduardo Costa - Sintra - Portugal

10/09/2009 10:14:11
Pois!... É mesmo maravilhosa a nossa Sintra. E sei do que estou falando: nasci e vivo em Sintra desde há 50 anos.
Tudo é maravilhoso: o Castelo, os Palácios, a Serra, a vegetação num "mix" único na Europa. E depois a zona costeira e o ponto mais ocidental do continente europeu (Cabo da Roca). Para já não falar das maravilhas gastronómicas da região: os doces tradicionais e os suculentos pratos típicos...hummm.

Kécio Amaral

Kécio Amaral

14/08/2009 16:07:12
Em Março de 2010, irei conhecer esse paraiso. Só não sei se volto.rssssss

Lindalva

Lindalva

17/06/2009 20:51:09
Linda, romântica, é como nunca acordar de um sonho maravilhoso

Berenice

Berenice

10/01/2009 16:08:24
A cidade de Sintra é um convite ao romantismo,os deuses gregos devem ter nascido aí...., pois tudo é muito belo e romântico.

DENISE

DENISE

24/10/2008 23:45:35
NOSSA COM ESSA DESCRIÇÃO TODA NÃO DA PARA ACHAR MENOS SÓ MAIS