Viena – Áustria (parte I)

Grande, mas com suas principais atrações concentradas em torno do Hofburg (residência de inverno dos Habsburgo e sede da antiga Corte Imperial), Viena abriga hoje pouco mais de 1,5 milhão de habitantes. Com a demolição dos muros que cercavam a antiga capi

  
  

Grande, mas com suas principais atrações concentradas em torno do Hofburg (residência de inverno dos Habsburgo e sede da antiga Corte Imperial), Viena abriga hoje pouco mais de 1,5 milhão de habitantes. Com a demolição dos muros que cercavam a antiga capital do Império Austro-Húngaro, foi construída uma avenida circular, a Ringstrasse, para delimitar o centro da cidade e ligar as novas instituições políticas e culturais. Quem quiser conhecer os mais famosos pontos turísticos de Viena sem caminhar muito, basta tomar os bondes 1 ou 2, ele percorre boa parte da Ringstrasse. O bonde número 5 também é uma ótima pedida. A pé, o tour também pode ser bem interessante. Aproveite para dar uma paradinha em alguns dos vários parques que circundam o Hofburg. O passeio também pode ser feito de carruagem, ao velho estilo.

Jardim de Sissi: todos os tipos de rosas

Jardim de Sissi: todos os tipos de rosas

curiosidade – você já deve ter ouvido falar ou até arriscado alguns passos ao som da clássica valsa Danúbio Azul. Pois é, o rio Danúbio, que corta a cidade pelo lado leste, tem mesmo a cor azul, mais intenso na primavera. Confira.

Coroa imperial dos Habsburgos exposta na Schatzkammer

Coroa imperial dos Habsburgos exposta na Schatzkammer

especialidade – não deixe de provar a tradicional torta Sacher, considerada a mais famosa do mundo, a original e melhor torta vienense desde 1832, feita pela primeira vez pelo aprendiz de cozinheiro Franz Sacher, quando tinha apenas 16 anos.

As iniciais de Sissi estão em alguma peças da coleção imperial

As iniciais de Sissi estão em alguma peças da coleção imperial

principais atrações:

Amostras da tradicional torta Sacher

Amostras da tradicional torta Sacher

Hofburg – A pequena fortaleza construída em 1275, aos poucos foi sendo ampliada e se transformou no magnífico palácio de Hofburg, sede do império austríaco ao longo de seis séculos. O grande complexo não parou de crescer até pouco antes da queda dos Habsburgo, em 1918, e cada imperador que por ali passou quis deixar a sua marca. Por isso, o estilo de seus vários edifícios vai do gótico ao neo-renascentista.
Boa parte do complexo está aberta à visitação. Um dos trechos mais interessantes do passeio fica por conta dos aposentos imperiais, muito bem preservados. A parte privada do palácio, onde ficam os quartos, salas de banho e escritórios do imperador Francisco José e da imperatriz Elizabete, a Sissi, estão praticamente intactos e só há poucos anos foram abertos ao público. A mesa do salão de banquetes está exatamente no lugar que ocupava na última fase do reinado dos Habsburgo, até a morte de Francisco José, em 1916. A entrada deve ser feita pelo Portão Michaelertor, na Michaelerplatz.
Neste mesmo lado do complexo, não deixe de visitar também a Hofburg Silberkammer, a coleção de pratarias. Alguns dos jogos de jantar e objetos pessoais de Sissi preservam a letra inicial de seu nome. Um belo ‘E’ adorna os conjuntos.
Ainda no palácio funciona a Escola Espanhola de Equitação, fundada em 1572. Garanhões brancos da raça Lipizzaner são treinados e fazem exibições de 80 minutos no edifício da Escola de Equitação de Inverno.
Outro ponto alto do Hofburg é a exposição com os tesouros dos Habsburgos (Schatzkammer). São peças religiosas e seculares, como relíquias do Sacro Império Romano, jóias da Coroa, objetos litúrgicos e porcelanas usadas nos banquetes imperiais, acumuladas durante o império e que hoje estão expostas em 21 salas.
No Schweizerhof, passando pelo Schweizertor (portão do século 16), uma escada leva à Burgkapelle, onde aos domingos, sempre às 9h15 – de janeiro a julho e de setembro a dezembro – se apresentam os Meninos Cantores de Viena. Atenção, para assistir a uma das apresentações é preciso fazer reserva.
Os jardins são umas das grandes riquezas de Viena. Entre os principais estão o Burggarten (particular e vetado ao público até 1918) e o Volksgarten (aberto desde 1820 e onde outro jardim com todo tipo de rosas leva o nome de Sissi), construídos pelos Habsburgos sobre o terreno que sobrou ao redor do Hofburg depois que Napoleão destruiu parte das muralhas que cercavam a cidade.
Na ala mais nova do palácio (Neue Burg), concluída em 1913, hoje funciona a Biblioteca Nacional Austríaca com o grandioso Salão de Honra, revestido de painéis de madeira. Este mesmo espaço abriga vários museus como o Ephesos Museum e o Museu dos Instrumentos Musicais, com pianos que pertenceram a Beethoven, Shubert e Haydn. A coleção de armas do Hofjagd und Rüstkammmer é uma das mais belas da Europa.

O bonde 5 passa enfrente ao Parlamento e à Prefeitura de Viena

O bonde 5 passa enfrente ao Parlamento e à Prefeitura de Viena

Mais informações podem ser obtidas no site www.hofburg-wien.at

A Lufthansa voa diariamente para a Áustria, com conexão em Frankfurt, na Alemanha. Até 28 de julho, a passagem aérea em classe econômica, ida e volta, custa US$ 1.205 de segunda a quinta-feira e US$ 1.240, de sexta a domingo. Para mais informações e reservas, basta ligar (11) 3048 5800 e no Rio (21) 3687 5000. Ou pela Internet
www.lufthansa.com.br

continua...

  
  

Publicado por em

FABIO

FABIO

21/06/2011 07:45:55
Olá! Passei por Viena apenas algumas horas e estou indo agora nesta semana por 4 dias. Obrigado pela explicação!

Carla Utiyama

Carla Utiyama

17/08/2010 21:57:31
Do jeitinho que deve ser! Direto, pratico e com informacoes que realmente podemos aproveitar. Estarei la em setembro e espero encontrar todos os lugares por vcs relatados. Abracos

Beth

Beth

02/06/2010 13:25:51
Olá! Estaremos em Viena-Austria, entre os dias 20 de julho a 03 de agosto/2010. Estou pesquisando pelo google e estudando para uma viagem de Reconhecimento. Que Deus abençõe a nossa viagem. Amem.

Isabel Couto

Isabel Couto

04/05/2010 16:18:04
Vou a Viena no próximo mês e fiquei ainda mais entusiasmada! Vou certamente seguir as sugestões aqui apresentadas!

Cristina L de medeiros Lacerda

Cristina L de medeiros Lacerda

09/04/2010 19:43:39
Obrigada pelas dicas , principalmente sobre as apresentações dos famosos Meninos Cantores de Viena , na Burgkapelle aos domingos . Parabens pela clareza com que nos passou seus conhecimentos sobre Viena .
Cristina L de Medeiros Lacerda

Ligia Sonnewned

Ligia Sonnewned

05/03/2010 11:30:55
Este relato sobre Viena, me fez sentir como se estivesse visitando a cidade neste momento. Gostei muito! Vou estar lá no próximo mês, mas já sabendo um pouco mais sobre a cidade.

Dr Gilberto Barbosa

Dr Gilberto Barbosa

25/09/2009 11:28:33
Excelente síntese da cidade e de sua história e de dicas de locomoção importantes.Estarei em Viena de 15-10 a26-10 em congresso médico.Obrigado